• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

D&D 4E - Rumores, intriga e paranóia

D&D 4E é necessário?


  • Total de votantes
    25

Skywalker

Great Old One
Fuçando no fórum do Monte Cook, eu encontrei alguns rumores sobre uma possível Quarta Edição do Dungeons & Dragons.

Daí eu pensei "ah, nah. os caras tão zoando, certo."

Até que eu vi uma manifestação do próprio Monte, falando que não está envolvido com esse projeto, nem o Sean K. Reynolds, mas que o Eric Mona havia sido contactado pela Wizards of the Coast.

Tem se especulado sobre como seria essa 4E, quais seriam as modificações, entre outras coisas.

Os boatos mais contundentes, no site ENworld, falam que a 4E vai ser anunciada na Winter Fantasy 2006/2007 e será lançado em 2008, respeitando o anúncio de um ano que a Wizards fez com a 3E e com a 3.5.

Além disso, dizem que o sistema será mais dependente de miniaturas, que o conceito de OGL será extinto e coisas assim. E tem um rumor que diz que toda a seção de RPG da Hasbro (dona da WotC) será vendida.

Então? O que o futuro nos reserva?

Vocês querem uma Quarta Edição?

O que deve mudar no D&D enquanto mecânica de jogo?

Ao meu ver, uma 4E a essa altura do campeonato é totalmente desnecessária. Já fui contra a 3.5, que dirá em relação a uma quarta. Eu gosto do sistema como ele é. É azeitado. É dinâmico. É simples e, acima de tudo, divertidíssimo.

Pra não falar nos suplementos.
 
Ridículo. A Wizards tá ficando maluca. Nem o 3.5 foi necessário, quanto mais uma 4ª. Não acho que vá haver muita adesão a esse tipo de coisa.

Pra piorar ainda mais a nossa situação, é a cara da Devir lançar esse tipo de coisa, junto com a 3.5. Vai avacalhar totalmente o cenário.
 
Vejam só: http://www.gamingreport.com/article.php?sid=21975&mode=&order=0

Parece q as miniaturas vão ser OBRIGATÓRIAS ou altamente recomendadas.

Executivos da Hasbro (Criadoras de brinquedos para garotos ricos como o Max Steel) não se manifestaram, asism como os da Wizards, mas algusn empregados da empresa negaram que as miniaturas serão obrigatórias, entretando não falarma se elas serão necessarias para uma experiência completa de jogo, também falam que não a ninguem trabalhando em uma nova edição de D&D mas não negam que a Wizards e/ou a Hasbro estejam querneod lançar uma nova edição em 2007 ou 2008.

Sorte q isso vazou, talvez agora os jogadores notem o mal que fizeram e comprem livros q não são da Wizards para permitir q os outros sistemas sobrevivam, infelizmente isso é muito dificil e com ou sem rumores, exceto caso cada umfaça sua partete a Wizards (e o d20) podem conseguir monopolio do mercado em pouco tempo (atraves do d20) e o resultado certamente seria muito pior do que o monopolio da Devir aqui no Brasil (Mas os preços abusivos da Devir e o fato de que compensa + importar um livro básico dos EUA do q comprar na devir são assutno para outro tópico).

Não vou nem falar oq acontece se o OGL acabar, quase todas as editoras alternativas vão acabar falindo e então vamos ter realmente "um sistema para todos governar".
 
Sorte q isso vazou, talvez agora os jogadores notem o mal que fizeram e comprem livros q não são da Wizards para permitir q os outros sistemas sobrevivam, infelizmente isso é muito dificil e com ou sem rumores, exceto caso cada umfaça sua partete a Wizards (e o d20) podem conseguir monopolio do mercado em pouco tempo (atraves do d20) e o resultado certamente seria muito pior do que o monopolio da Devir aqui no Brasil (Mas os preços abusivos da Devir e o fato de que compensa + importar um livro básico dos EUA do q comprar na devir são assutno para outro tópico).

Não vou nem falar oq acontece se o OGL acabar, quase todas as editoras alternativas vão acabar falindo e então vamos ter realmente "um sistema para todos governar".

Isso que tu falou não faz o menor sentido. Os jogadores fizeram um mal comprando Dungeons & Dragons? Por quê? Só porque é de uma grande empresa?

A Wizards praticamente já tem o monopólio do mercado de RPG. O d20 system é disparado o sistema mais jogado. Se pararmos de comprar produtos d20 aí sim é que as pequenas editoras irão à falência, já que a maioria delas lançam produtos dessa linha como complemento ao D&D.

Eu não concordo com uma quarta edição pelo simples fato de que a terceira é muito boa e não necessita de reparos, não porque a Wizards é do mal, é FHC e FMI e outras associações que só os de esquerda conseguem fazer.
 
Ah, falem sério. Vocês realmente estavam achando que eles iam parar na 3ª edição? :rofl:

O que eles poderiam fazer (aka o que eu gostaria que eles fizessem) seria lançar uma 4ª edição especializadas para as miniaturas e manter a 3.5E e a 4E andando juntas. Assim teriamos dois tipos de jogos tratando das mesmas coisas mas com focos diferentes.

O que eles não podem fazer é cancelar o OGL. Eles podem até não usar, mas se desistirem da idéia e chamarem pra eles os royalties dos produtos, ferram tudo.
 
Eu não disse para pararmos de ocmprar D&D, falei apra comprarmos outros sistemas também, a Wizards tem o monopolio do RPG pq agora o povo só compra livros d20 e ignora totalmente outros sistemas, oq eu to falando é q o povo deveria entender que RPG não é só D&D e não deixar os outros sistemas morrerem, ou vão ver um aumento absurdo nos preços e queda na qualidade do material, porque semconcorrencia não tem pq melhorar, no capitalismo é a concorrencia que "força a evolução".
 
Eu não disse para pararmos de ocmprar D&D, falei apra comprarmos outros sistemas também, a Wizards tem o monopolio do RPG pq agora o povo só compra livros d20 e ignora totalmente outros sistemas, oq eu to falando é q o povo deveria entender que RPG não é só D&D e não deixar os outros sistemas morrerem, ou vão ver um aumento absurdo nos preços e queda na qualidade do material, porque semconcorrencia não tem pq melhorar, no capitalismo é a concorrencia que "força a evolução".

Tá, mas eu te pergunto: por que isso acontece? Porque D&D é D&D? Ou porque o D&D é disparado o melhor sistema e o sistema mais bem abastecido de suplementos do mercado?

E Lukaz, não acho válida essa idéia. Ter dois jogos praticamente iguais? Pra propósitos semelhantes? O D&D como ele é hoje já é dependente de miniaturas o suficiente, IMO.
 
Olha já joguei D&D, mas não sou exatamente seu fã. Nunca fui. Mas acho que, por este ser o mais popular e, de certa forma, o pai de todos, todos nós acabamos acompanhando seu rumo. Então vou dar meu pitaco:

Acho que um eventual D&D 4º ed. condiz bem com a politica comercial da WotC. Aliás, 4º ed., 5º ed., 6º ed, ad infinitum. Isso por quê a Wizards conseguiu moldar o mercado consumidor de RPG aos moldes de seu antigo sucesso - o card game colecionável "Magic". Hoje em dia nos States, e desde os anos 90, o RPG em geral segue o conceito de colecionável. E a WotC é a epítome disso.

Nesse conceito, os produtos são lançados por necessidade comercial - de vendas - e não por necessidades intrínsecas ao próprio jogo. Ou seja, se uma nova linha de cenário/regras está sendo criada, pode apostar que, ao invés de criarem 1 ou 2 livros que abordem toda sua totalidade, eles vão preferir fragmentá-la, para estendê-la há no mínimo o dobro de livros - 4, 5 ou 6. Quanto mais livros, mais vendas. Sim, meus caros, é uma política "caça-níqueis". E a Wizards é a melhor no que faz.

Então, voltando ao tópico, é óbvio que D&D 4 vai sair. E muito provavelmente antes do que muita gente imagina. Quanto à opção das miniaturas, também seria óbvio, basta ver o quão bom está o mercado de miniaturas - está vendendo muito. É tudo uma questão comercial.


Agora entrando na outra questão, que o Pereldar levantou, concordo em partes. Se o OGL foi benéfico para o mercado de RPG como um todo, por outro lado o RPG está se tornando (mais ainda) sinônimo de D&D, o que pode afastar muitos jogadores potenciais - principalmente adultos ( "Ahh que legal! esse é o famoso jogo de interpretação de papéis? vamos jogar...*1 hora depois*... "Ihh tô fora, pensei que tivesse mais a ver com interpretação... ficar matando monstrinhos.. aff... isso parece mais um vídeo-game no papel...". O hobbie RPG é uma atividade muito mais abrangente e cheia de possibilidades do que 1 sistema só (seja ele qual for ) pode representar, por isso acho importante que muitos sistemas diferentes tenham espaço na mídia e mercado. E um eventual monopólio iria ser prejudicial.

Tá, mas eu te pergunto: por que isso acontece? Porque D&D é D&D? Ou porque o D&D é disparado o melhor sistema

Sky, meu amigo, não existe melhor sistema - existe sistema que melhor agrada ao seu gosto particular. Popularidade e vendas não refletem ( ainda mais numa atividade tão subjetiva como o jogo de RPG ), o que é melhor ou pior. Popularidade e vendas refletem a preferência do mercado consumidor naquele dado momento.
 
Última edição:
Não tenho muita paranoia com isso. Ainda tenho todos meus livros 3.0, nao substitui nenhum dos que já havia comprado por 3.5. Sinceramente as diferenças são misaravelmente pequenas para terem lançado uma outra versão. Se o 4.0 vier muito diferente tudo bem, com a quantidade de livros que já tenho 3.0/3.5 consigo jogar por anos sem sentir necessidade de novos suplementos.
 
Tá, mas eu te pergunto: por que isso acontece? Porque D&D é D&D? Ou porque o D&D é disparado o melhor sistema e o sistema mais bem abastecido de suplementos do mercado?

E Lukaz, não acho válida essa idéia. Ter dois jogos praticamente iguais? Pra propósitos semelhantes? O D&D como ele é hoje já é dependente de miniaturas o suficiente, IMO.

O post do Armitage foi perfeito, concordo com oq ele diz totalemtne.

E acrescento mais, sistema favorito para os jogadores com a "mente livre" pode ser até como uma religião para um cristão fanático, mesmo que existisse uma prova absoluta de que ele está errado (não estou dizendo q ele existe, nem q está errado) ele não desistiria da crença dele, se esse tópico ocorresse a 2 meses atrás eu t daria milhares de razões pq D&D não é o melhor sistema do mundo, mas não adiantaria nada porque para vc D&D é absolutamente o melhro sistema e nada q eu diga, faça ou não sentido, adiantaria.

Mas se fossemos seguir essa linha D&d podeira a´te estar na frente mas por uam margme bem menor, o fato é que 99% dos jogadores jogam oq tá na moda, jogaram Storyteller durante a época que tava na moda, agora jogam d20 pq tá na moda, ou pq eles vem em todo lugar, se um dia por ventura GURPS ficar na moda eles vão parar d falar q é um sistema complexo e vão jogar também. Não adianta levar em conta maioria para estipular qual é o melhor sistema, pq a maioria só vai com a maré, na verdade boa parte deles nem mesmo jogaram outros jogos (pelo menos os q começaram a jogar na época em q d20 já era moda).
 
E Lukaz, não acho válida essa idéia. Ter dois jogos praticamente iguais? Pra propósitos semelhantes? O D&D como ele é hoje já é dependente de miniaturas o suficiente, IMO.

O que eu quis dizer foi que eu gostaria que essa versão fosse totalmente baseada no uso das miniaturas, por que assim não iria interfirir no jogo de quem não as usa.
 
A 4ª edição só é necessária para a WoTC mesmo.

Mas no que depender de mim, não emplaca.
 
Eu acho engraçado criticarem a WotC por querer ganhar dinheiro com o D&D. Vocês esperavam o que, que eles formassem uma ONG sem fins lucrativos pra cuidar da sua maior propriedade? É totalmente natural que a WotC queira ganhar dinheiro com o trabalho deles e se eles fazem do jeito que fazem hoje, é porque tem gente que compra.

Eu não vejo necessidade pra uma 4ª edição, mas também não acho que é o fim do mundo. Quando a 3ª edição veio, os livros de regras antigos ficaram inutilizados, mas os de cenário não. Conheço gente que joga D&D 3E e ainda usa alguns suplementos de Forgotten da segunda edição e não atrapalha em nada. Eu ficaria mais preocupado se eles falassem que vão acabar com o FR que com a 3ª edição.

Á vezes é bom ter um lançamento desses. Tirar o RPG do marasmo em que se encontra, com tantas editoras fechando. Só não gostaria, de modo algum, que eles acabassem com a OGL. Isso sim poderia ser muito mais prejudicial para o RPG como um todo que uma 4ª edição por si só.
 
Acabar com o OGL não é algo retroativo, ou seja, se acabarem com o OGL numa Quarta Edição, o mesmo não deixa de valer para o passado. Portanto...

Mas sabe o que parece essa história? Papo de boteco. No sentido de que algumas pessoas responsáveis pelo D&D estavam num boteco batendo papo e foram ouvidas por alguém de fora. Aconteceu e acontece na Valinor também, eu e Anica batendo papo "vamos banir X", "acabar com fórum Y", "fazer tal coisas" mas tudo na conjectura alcoólica e alguém acaba ouvindo e vira um auê.
 
Acabar com o OGL não é algo retroativo, ou seja, se acabarem com o OGL numa Quarta Edição, o mesmo não deixa de valer para o passado. Portanto...

Sim, mas não será possível lançar novos livros, o que significaria muitas editoras fechando as portas.

Mas não vejo porque eles fariam isso, já que eles são os que mais ganham com o D20....
 
Dá pra eles continuarem ganhando dinheiro com suplementos. Uma edição nova agora não se justifica de jeito nenhum mesmo. Eu fiquei muito fulo da vida quando saiu a 3.5, relativamente tão pouco tempo depois da 3.0. Eles podem se dar muito bem com isso, se todo mundo migrar pro 4.0, ou então criam uma imagem de aproveitadores e pouca gente compra a edição nova.
 
Sim, mas não será possível lançar novos livros, o que significaria muitas editoras fechando as portas.

Não. O OGL continuaria valendo. O que aconteceria é que as regras e o sistema da 4e não poderiam ser usadas pelo pessoal, que ficariam só com as regras da 3.5e mesmo.
 
Sim, mas não será possível lançar novos livros, o que significaria muitas editoras fechando as portas.

Mas não vejo porque eles fariam isso, já que eles são os que mais ganham com o D20....

Não, elas poderiam continuar lançando novos livros, mas com o OGL antigo, do 3 e 3.5. Não poderiam lançar com regras do 4
 
Não, elas poderiam continuar lançando novos livros, mas com o OGL antigo, do 3 e 3.5. Não poderiam lançar com regras do 4
Alguma lei proibe q eles acabem com o OGL da terceira tb?

E é claro q eles querem dinheiro, como a TSR tb queria, mas a TSR nunca usou taticas tão agressivas e tão destrutivas para os jogadores.
 
Não. O OGL continuaria valendo. O que aconteceria é que as regras e o sistema da 4e não poderiam ser usadas pelo pessoal, que ficariam só com as regras da 3.5e mesmo.

Ou seja, pra acabar com o OGL e essa coisa toda ter algum sentido, necessariamente as regras do susposto 4.0 devem ser BEM diferentes das regras do d20 atual...o que me parece totalmente inviavel. Lançarem uma nova versão daqui a 2 anos eu posso acreditar, mas dizer que essa nova versão vai ser totalmente diferente do que vemos hoje, duvido muito.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo