• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Magos Azuis

Tecumseh

Andarilho
Sei que já existe um tópico discutindo a história dos Istari, mas decidi criar este tópico em separado para falar apenas de Alatar e Pallando, os Magos Azuis. Acredito que será melhor desta maneira, e peço aos moderadores e administradores para que não fundam este tópico com o outro. Obrigado.

Há tempos, venho pensando numa teoria sobre os eles, e acredito que eles sejam injustiçados pelos fãs e pelo próprio Tolkien, por serem relegados a posição de parte do cenário (do fundo), sempre esquecidos. E mais: toda vez que alguém lembra deles, é como magos que falharam em suas missões, traidores, fundadores de cultos de magia negra.

Porém, algo me diz que eles não são traidores da causa, pelo contrário! Acredito que eles (ou pelo menos um deles) foram tão dedicados em combater Sauron no leste quanto Gandalf foi no Oeste!

Alatar e Pallando eram também conhecidos como Morinehtar e Rómestámo, que em sindarin (é sindarin?) significa "Destruidor da Escuridão" e "Ajudante do Leste".

E é aqui que minhas teorias começam...

E se Alatar, o Destruidor da Escuridão, se empenhou em destruir criaturas e artefatos de Sauron? E Pallando, o Ajudante do Leste, não formou um exército de Homens do Leste e do Sul para combater Sauron em outro front? Por que apenas os Homens do Oeste e do Norte combateram Sauron? Seriam todos os Haradrim servos incondicionalmente submissos à vontade de Sauron? Acho que não.

Os Valar não são burros, e concentrar todos os esforços de uma guerra em apenas um front para derrotar um inimigo muito mais forte é burrice. Gandalf criou pelo menos um front extra com a restauração de Erebor. Faria sentido se os Magos Azuis criassem mais um no leste.

Na II Guerra Mundial, existiam três fronts: do oeste pela Normandia, do sul pela Itália, e do leste pela União Soviética. Esta guerra travada em tantos pontos enfraqueceu a Alemanha Nazista, e foi no fim um dos maiores motivos para sua derrota. Não seria sábio se os Istari criassem mais de uma guerra para Sauron travar?

Acredito que enquanto Gandalf era responsável pelo front ocidental, e de preparar os Dunedain para a guerra, os Magos Azuis deveriam fazer o mesmo com os Romedain, os Homens do Leste que ainda fossem leais à causa da Luz.

Talvez Alatar e Pallando tenham morrido mesmo, mas em alguma batalha contra Sauron. É uma pena que J.R.R Tolkien não tenha desenvolvido nada muito profundo sobre a história deles e do leste em geral, pois acho os Haradrim e o povo de Rhun muito interessantes. Pelo menos posso ficar sonhando, não?

Qualquer comentário/elogio/crítica/pedido de casamento/ameaça de morte é bem vindo.
 
Como a gente não tem lá muita informação sobre os Azuis, só resta teorizar... :think:

Eu creio que eles não formaram esses exércitos não, porque se houvesse algum Istari liderando esses fronts, ou incentivando-os, ou qualquer que seja o tipo de relação deles com algum exército, essa seria comentada no SdA, mesmo que brevemente. Era importante para Gandalf e os homens do norte e oeste saber quais eram seus aliados, então logo se ouvessem Istari no comando, Gandalf, ou os elfos ous os homens saberiam. É muito importante se ter um Istari ao seu lado quando se luta contra Sauron, afinal de contas, essa é a missão exclusiva deles na T-M.

Mas, agora veja o exemplo de Radagast, que se distanciou de sua missão. Como ele, os Azuis também poderiam se esquecer do motivo pelo qual estavam na T-M e acabar indo fazer outras coisas.

Ps. Quando eu li "Ajudante do Leste", entendi que Pallando ajudava Mordor. :eek:
 
A verdade é que não há maneira de saber o que lhes aconteceu, pois nada mais é dito sobre eles, então entramos no campo da especulação. Muitos acreditam que eles falharam na sua missão e foram responsáveis por iniciar cultos mágicos no Leste distante pois isso foi o que o próprio Tolkien disse que "achava" ter acontecido. A sua teoria é igualmente válida, e até interessante, mas nunca vamos poder saber ao certo. Então é só sonhar mesmo.

Acredito que enquanto Gandalf era responsável pelo front ocidental, e de preparar os Dunedain para a guerra, os Magos Azuis deveriam fazer o mesmo com os Romedain, os Homens do Leste que ainda fossem leais à causa da Luz.

Não se esqueça de que não era suposto Gandalf ser um "responsável", e nem ele era na realidade. A sua missão, e aquilo que ele fez, era incentivar e unir os povos para a luta contra Sauron. Claro que assumiu um papel de destaque, mas quando referimos um responsável na frente de batalha, acho que é mais apropriado mencionar Aragorn.

Acho que com base nisto podemos assumir que, mesmo que os Magos Azuis tenham tido algum sucesso, não eram realmente "resposáveis", mas sim instigadores. Mas volto a repetir: nunca vamos saber ao certo.
 
Me lembro de ter ouvido que os magos aqzuis faziam com que os aliados de sauron lutassem entre si o que pouparia mais um front e não faria mais uma oposição a Sauron.
 
Tolkien nos deixou essas "brechas" para que ficassemos fazendo exatamente isso....teorizar sobre o que pode ter acontecido....e realmente das brechas que ele deixou....essa é uma das mais interessantes....
 
Não se esqueça de que não era suposto Gandalf ser um "responsável", e nem ele era na realidade. A sua missão, e aquilo que ele fez, era incentivar e unir os povos para a luta contra Sauron. Claro que assumiu um papel de destaque, mas quando referimos um responsável na frente de batalha, acho que é mais apropriado mencionar Aragorn.

Era mais ou menos essa a minha idéia.
Realmente, nunca saberemos de fato o que Tolkien imaginava sobre eles (imaginava, pois ele criou um mundo tão grande que até mesmo ele em certos aspectos poderia apenas especular)
 
As vezes acho que todas as brechas deixadas por Tolkien são propositais e que esclareceria-as todas futuramente se não fosse sua morte... :think:

Eu gostei de seu pensamento Tecumesh.
Só que concordo com o Caranthir, Tolkien deixaria ao menos uma breve explicação sobre eles terem começado/utilizado um/de front de batalha para combater Sauron....
 
Olha Tecumseh lendo o seu tópico eu me lembrei disso aqui:
"Eu realmente não sei nada muito claramente sobre os outros dois - uma vez que eles não dizem respeito à história do noroeste. Eu acho que eles foram como emissários para regiões distantes, Leste e Sul, bem distantes do alcance Numenoriano: missionários para terras ocupadas pelo inimigo, aparentemente. Quanto sucesso tiveram eu não sei; mas temo que eles falharam, assim como Saruman, embora de maneiras diferentes; e eu suspeito que eles foram os fundadores ou iniciadores de cultos secretos e tradições mágicas que sobreviveram à queda de Sauron."
Isso está em um artigo aqui na Valinor, são palavras de Tolkien a respeito dos dois magos. Eu acredito que mesmo que a participação deles na guerra fosse pequena, como a do Radagast por exemplo, ela seria citada. Como não foi então acho que os homens do Oeste estavam por conta propria mesmo.
 
.{Ascagalad}.> Concordo que, se ele tivesse planos envolvendo os Magos Azuis, ele teria feito pelo menos um esboço de história para eles. Mas desconfio que Tolkien não tinha nenhum plano para eles. Talvez, se ele tivesse vivido mais um ou dois anos, ele tivesse escrito algo sobre eles e como eles criaram um foco de resistência contra Sauron. Mas agora fica tudo no "se ele".

*laninha*> Eu escrevi esse tópico com este artigo em mente. Ele é bastante inconclusivo na minha opinião.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo