• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo, e a "passagem de Arwen".

Negrada, é verdade que Frodo tomou o lugar de Arwen, no navio que levou Gandalf, Galadriel, Bilbo e Celeborn?
Mais ainda: é verdade que a sugestão foi dela?
 
O lance de a sugestão ter sido dela é um pouco suspeito. Arwen não tinha poderpara decidir quem vai ou nãopara o oeste. Ela até podia ceder sua 'vaga' no navio para algém, mas ela não poderia autorizar um imortal a entrar em Valinor.

E tem outra coisa: Bilbo também foi para o Oeste. Se Frodo pode ir porque tinha a 'vaga' de Arwen, Bilbo teve que arrancar quem do navio para embarcar?

Eu posso estar falando uma graaaande besteira, mas acho que a coisa não foi bem por aí, não....
 
O lance de a sugestão ter sido dela é um pouco suspeito. Arwen não tinha poderpara decidir quem vai ou nãopara o oeste. Ela até podia ceder sua 'vaga' no navio para algém, mas ela não poderia autorizar um imortal a entrar em Valinor.

Pelo que eu saiba Bilbo e Frodo tinham o direito de ir para Valinor por terem sido destinados ao anel.
Se vocês notaram as pessoas que viajaram com eles foram justamente os que tinham os três anéis que pertenciam aos elfos.
Eles não foram no lugar de ninguém, pelo menos é assim que eu penso. Se estiver errada pode me corrigir.
 
Arwen cedeu sim seu lugar para Frodo. Mas não o lugar no navio, mas nas terras imortais. Ela diz isso a ele em Minas Tirith, no começo de "Muitas Despedidas":

'A gift I will give you. For I am the daughter of Elrond. I shall not go with him now when he departs to the Havens;(...) But in my stead you shall go, Ring-bearer, when the time comes, and if you then desire it.'
 
Então Bilbo foi no lugar de quem para as Terras Imortais?
Então, o Bilbo não foi no lugar de ninguém. Foi por ser um portador-do-Anel, assim como Sam, e Frodo. Isso me faz ficar em dúvida também sobre o fato de se havia necessidade da Arwen ceder seu lugar ao Frodo. Ok, ela não ia pra lá, mas o Frodo já tinha passe livre por ser portador do Anel, não? É aí que fico na dúvida também.
 
Arwen cedeu sim seu lugar para Frodo. Mas não o lugar no navio, mas nas terras imortais. Ela diz isso a ele em Minas Tirith, no começo de "Muitas Despedidas":

'A gift I will give you. For I am the daughter of Elrond. I shall not go with him now when he departs to the Havens;(...) But in my stead you shall go, Ring-bearer, when the time comes, and if you then desire it.'


Acho que isso é mais simbólico do que real......acho que ninguém em Valinor estava contando quantos viriam...mas sim quem viria e porque, como os portadores dos anéis eles tinham esse direito, a Arwen só fez isso para mostrar para Frodo que ele estava na lista de quem poderia entrar.....
 
E talvez seja porque Arwen suspeitou desde o início que Frodo precisaria ir lá por causa da facada do nazgûl. Talvez ela não soubesse que, por ser portador do anel, ele precisaria ou poderia ir para lá de qualquer maneira.
 
assim...
jah pensou que ela podia tah d bom humor,t al...tirou uma onda....
eh uma suposição....
mas acho q ela diz isso soh por dizer...ela ñ ia mermo...e acho q sabia q os portadores poderiam ir....então disse soh por dizer....
e de qualquer geito, teve elfo q preferio ficar...então vaga tinha muita....pq num levram a comitiva toda ?
acho q foi sem significado relevante....
 
Filho, olha só:think: . Nosso amigo Frodo, foi de extrema importancia para o livro e sua história, que por falar nisso gira entorno dele e do anel. Então porque ele não pode ir para o oeste se várias vezes os elfos fizeram coisas que não podiam por causa de alguma regra besta ou por puro preconceito, como o fato de poder casar elfo e humano.
 
Filho, olha só:think: . Nosso amigo Frodo, foi de extrema importancia para o livro e sua história, que por falar nisso gira entorno dele e do anel. Então porque ele não pode ir para o oeste se várias vezes os elfos fizeram coisas que não podiam por causa de alguma regra besta ou por puro preconceito, como o fato de poder casar elfo e humano.
Simples. Ele não era um Elfo, logo, teoricamente não poderia ir pra Aman. Foi por ter sido portador do Anel.
 
post original: Haran Alkarin
E talvez seja porque Arwen suspeitou desde o início que Frodo precisaria ir lá por causa da facada do nazgûl.
É isso mesmo, está em uma das cartas (desculpe, não me lembro qual). Talvez Frodo preferisse ficar no Condado mas talvez com essas palavras Arwen apenas sugerisse a Frodo que se o Condado não fosse o suficiente havia um lugar para ele, onde ele pudesse voltar a ser o que era antes do anel.
 
Arwen cedeu sim seu lugar para Frodo. Mas não o lugar no navio, mas nas terras imortais. Ela diz isso a ele em Minas Tirith, no começo de "Muitas Despedidas":

'A gift I will give you. For I am the daughter of Elrond. I shall not go with him now when he departs to the Havens;(...) But in my stead you shall go, Ring-bearer, when the time comes, and if you then desire it.'

Parece-me que isto encerra as discussões...
 
Não, pois não temos certeza se ela disse isso apenas metaforicamente, como uma delicadeza, uma formalidade ou se realmente o discurso valeu para alguma coisa.

Agora, isto aqui parece encerrar...

RETIRADO da CARTA 246 (as palavras são, portanto, do próprio Tolkien):
. (d) Não é explícito como ela poderia organizar isto. Ela não poderia, é claro, só transferir sua passagem do navio! Para qualquer um que não fosse da raça Élfica era proibido "navegar para o Oeste", e qualquer exceção exigia "autorização", e ela não estava em comunicação direta com os Valar, especialmente não desde sua escolha em tornar-se "mortal". O que se quer dizer é que foi Arwen que primeiro pensou em enviar Frodo para o Oeste, e fez um apelo em favor dele à Gandalf (diretamente ou através de Galadriel, ou ambos), e usou a renúncia de seu próprio direito de ir par o Oeste como um argumento. Sua renúncia e sofrimento foram relacionados e enredados às de Frodo: ambos eram partes de um plano para a regeneração do estado dos Homens. Sua súplica pôde ser então especialmente efetiva, e seu plano tem uma certa eqüidade de troca. Nenhuma dúvida que era Gandalf a autoridade que aceitou seu argumento. Os Apêndices mostram claramente que ele era um emissário dos Valar, e virtualmente seu plenipotenciário em executar o plano contra Sauron. Ele também estava em acordo especial com Círdan o Armador, que tinha cedido seu anel à ele e logo colocado-se sob o comando de Gandalf. Uma vez que o próprio Gandalf foi no Navio ele mesmo diria que não havia problema no embarcar ou no desembarque.
 
foi de gandalf a decisão de troca, isso é incontestavel. mas gandlaf tinha o conhecimento que Sam foi um portador do anel tbm, pq ele não ofereceu a frodo um espaço no mesmo barco, sabendo a tamanha admiração e amor que sam sentia por frodo e vice e versa.
talvez tenha sido para deixar a missão de "recriar" o condado?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo