• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam foi mesmo para as Terras Imortais?...

A pergunta é bem simples: o SdA diz q os hobbits criam que Sam tinha atravessado o mar, partindo dos portos cinzentos, após a morte de sua amada esposa.
Foi isto mesmo o que se deu com ele?
 
A Enciclopédia Valinor diz:"... Dizem que Sam partiu para Valinor após a morte da sua querida esposa, Rosinha Villa, pois ele também foi Portador do Anel por um tempo muito breve. "

:)
 
Pois é, N'liärien, acho que Tolkien só escreveu isso mesmo sobre o destino de Sam: nada certo. Nunca mais foram reportadas notícias de Aman para a Terra-média desde que ela foi "tirada" dos Círculos do Mundo, e ele deve querido manter a fidelidade desse fato.
 
Eu até que tentei encontar algo mais, no entando creio que temos que usasr a nossa imaginação mesmo e escolher o final de Sam por conta própria.
Eu prefiro acreditar que ele foi pra lá mesmo.
 
Exato. No final de Rdr, fala que ele partiu, mas não se sabe com certeza se ele conseguiu chegar ou não. Aí depende do que você acredita =]
 
Mesmo não gostando muito da idéia eu acredito que o Sam conseguiu chegar sim, vai ter sorte assim lá longe, o proprio Frodo fala nessa possibilidade. Agora imaginar Sam em um barco, sozinho e em uma longa viagem é que é legal.
 
Mesmo não gostando muito da idéia eu acredito que o Sam conseguiu chegar sim, vai ter sorte assim lá longe, o proprio Frodo fala nessa possibilidade.

Por que você não gosta muito da idéia?

Agora imaginar Sam em um barco, sozinho e em uma longa viagem é que é legal.

:rofl: Sim! Imagina se ele fica com seus monólogos... falando com ele mesmo...Se bem que ele tava mais velho, mais maduro, tinah sofrido mais perdas... :tsc:
 
Post original elfah; Por que você não gosta muito da idéia?
Coisa de fã, Sam teve tudo o que o Frodo não teve, esposa, filhos e ainda vai para Valinor, não é justo.:disgusti:
Post original elfah: Se bem que ele tava mais velho, mais maduro, tinah sofrido mais perdas...
Pode até ser mais imagina: Sam velho, ranzinza, remungão, talvez caduco e sozinho em um barco, coisa que ele detestava. E ele nem sabia nadar :lol: .
 
:rofl: Sim! Imagina se ele fica com seus monólogos... falando com ele mesmo...Se bem que ele tava mais velho, mais maduro, tinah sofrido mais perdas... :tsc:

Não adianta. A perda de Mr. Frodo e do aparato de cozinha em Mordor só deixou o coitado pior... :lol:


Sobre o assunto, encontrei isso em um ensaio:
Através de Fastred e Elanor se originaram os Lindofilhos das Torres, das colinas das Torres, e guardiões do Livro Vermelho onde muitas historias e relatos da Terra-média estão anotados após a passagem de Sam para o Oeste, pelos Portos Cinzentos.
 
Muito esclarecedor. Queremos saber SE ele chegou lá. O barco pode ter afundado e a Ariel (sim, a pequena sereia da Disney!) pode ter levado ele para atlântida...
 
Muito esclarecedor. Queremos saber SE ele chegou lá. O barco pode ter afundado e a Ariel (sim, a pequena sereia da Disney!) pode ter levado ele para atlântida...

Se fala que ele passou para o Oeste, quer dizer que ele chegou lá.
Mas isso está em um ensaio, não em um livro de Tolkien. Não escalarece lá muita coisa.
 
Pois é, menina: que "dizem", eu sei...
O que eu quero saber é se ele foi mesmo...
Valeu pela resposta.


Certeza, certeza ninguém pode te dar....


Mas era direito dos portadores do Anel irem para Valinor, e duvido que Sam não tenha chegado....a Terra-Média possui uma mágica sutil...e tenho pra mim que essa mágica foi que guiou Sam para Valinor....ela está presente em tudo...mas certeza certeza ninguém pode te dar....ou você acredita:lol: ou não....
 
eu também prefiro acreditar que Sam chegou sim as Terras imortais
mas é triste pensar que ele pode não ter encontrado Frodo lá
já que dizem que Frodo não teve uma vida muito longa
devido aos seus ferimentos, mesmo estando em Valinor.
com certeza Sam ficaria muito feliz em rever Frodo...
 
O fato é o seguinte:

Se Sam foi para Valinor, ele levou o livro Vermelho junto com ele, e lá estavam Bilbo e Frodo. Mas, se o livro está em Valinor, como ele "chegou até nós"? Isso seria um ponto interessante...
Se fosse seguida essa linha de pensamento, e para que futuras gerações tenham acesso às escrituras, ou Valinor voltou a se unir com o mundo depois da Ultima Batalha ou, por algum motivo ou de alguma forma, ele voltou para a Terra Media.

Eu posso estar viajando, mas foi o que pensei imediatamente quando lí o nome do tópico... :g:
 
O fato é o seguinte:

Se Sam foi para Valinor, ele levou o livro Vermelho junto com ele, e lá estavam Bilbo e Frodo. Mas, se o livro está em Valinor, como ele "chegou até nós"? Isso seria um ponto interessante...
Se fosse seguida essa linha de pensamento, e para que futuras gerações tenham acesso às escrituras, ou Valinor voltou a se unir com o mundo depois da Ultima Batalha ou, por algum motivo ou de alguma forma, ele voltou para a Terra Media.

Eu posso estar viajando, mas foi o que pensei imediatamente quando lí o nome do tópico... :g:

Sam entregou o Livro Vermelho a sua filha, Elanor, antes de partir para Valinor.
 
Sam entregou o Livro Vermelho a sua filha, Elanor, antes de partir para Valinor.
É... então realmente eu estava viajando... :think:

Mas, isso é o próprio Sam que escreve no livro, ou se inclui nos "dizem"? Ou a própria Elanor comenta sobre o que acontece?
Porque, veja bem... se ele realmente entrega o livro pra Elanor, a Bela, porque a própria não deu certeza de que o pai tinha ido pra Valinor?

Bem, fazem uns 5 anos desde que lí O Retorno do Rei, então não me lembro bem desse final... =]
 
É... então realmente eu estava viajando... :think:

Mas, isso é o próprio Sam que escreve no livro, ou se inclui nos "dizem"? Ou a própria Elanor comenta sobre o que acontece?
Porque, veja bem... se ele realmente entrega o livro pra Elanor, a Bela, porque a própria não deu certeza de que o pai tinha ido pra Valinor?

Bem, fazem uns 5 anos desde que lí O Retorno do Rei, então não me lembro bem desse final... =]

Esta escrito no conto dos anos que ele da o livro para sua filha. =]

E nao confunda uma coisa, que Sam partiu para Valinor eh certeza, so nao se sabe se ele chegou la.
 
E nao confunda uma coisa, que Sam partiu para Valinor eh certeza, so nao se sabe se ele chegou la.

Bom, já que estamos no terreno do "acredite se quiser", acredito que nem Tolkein sabia se ele chegou ou não!:eek:
Explico: Tolkien, como todo gênio, tinha as suas "manias" e uma delas - talvez a principal - era pensar que estava "narrando" uma história e que esta história "já estava lá", pronta para ser contada e que ele, Tolkien, apenas tinha escolhido um modo de contá-la. É mais ou menos como Michelângelo a aquela visão de que a estátua já está dentro da pedra e que o escultor apenas retira dos pedaços maiores de pedra...
Bom, tendo isto por base, creio que Tolkien não se deteve, longamente, sobre este ponto do sucesso da viagem de Sam e, conseqüentemente, não meditou sobre ela, a ponto de definir se ele chegou ou não a Valinor...:blah:

Talvez eu esteja errado...

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo