• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O poder dos Objetos

Menegroth

Bocó-de-Mola
:doido: Viajem total.

Mas eu estava relendo o Silma ontem e pensado no seguinte.
Engraçado como todos os grandes acontecimentos na Arda foram movidos pelo poder de um objeto. Temos as Silmarils e o Um Anel, objetos de poder que pela ganância de quem construiu ou quem os invejava, foram o estopim de muitas Guerras e massacres.
Quando os construtores desses objetos o conceberam, sabiam o poder que estavam destinando as suas obras. Mas porque colocaram esse poder em objetos e não neles mesmo? Porque Sauron transpôs uma força tremenda para um anel ao invés de fazer aquele força vigorar dentro dele?
No caso das Silmarils é um pouco mais complicado porque elas não tinham um “poder” propriamente dito. Mas porque Fëanor não transpôs aquela beleza e singularidade pra ele mesmo ao invés dele mesmo?

O que vcs acham?

 
Muito interessante Menegroth...
vale ressaltar ainda que foram objetos criados nada existisse originalmente em Arda.
Será que Tolkien não quis traçar um paralelo com algumas criações do homem que foram usados para o mal, ou que causaram guerras? Afinal o próprio Tolkien vivenciou a guerra...
 
:doido: Viajem total.

Mas eu estava relendo o Silma ontem e pensado no seguinte.
Engraçado como todos os grandes acontecimentos na Arda foram movidos pelo poder de um objeto. Temos as Silmarils e o Um Anel, objetos de poder que pela ganância de quem construiu ou quem os invejava, foram o estopim de muitas Guerras e massacres.
Quando os construtores desses objetos o conceberam, sabiam o poder que estavam destinando as suas obras. Mas porque colocaram esse poder em objetos e não neles mesmo? Porque Sauron transpôs uma força tremenda para um anel ao invés de fazer aquele força vigorar dentro dele?
No caso das Silmarils é um pouco mais complicado porque elas não tinham um “poder” propriamente dito. Mas porque Fëanor não transpôs aquela beleza e singularidade pra ele mesmo ao invés dele mesmo?

O que vcs acham?



Eu acho que as Silmarills eram mais para o Fëanor demonstrar a sua habilidade do que o poder propriamente dito e acho que nem mesmo ele consiga colocar a Luz das Árvores em alguém...nem nele mesmo



Em relação ao Um Anel, pelo que eu entendi era uma forma de impôr a sua força imobilizandos os líderes....dos homens, dos anões e mesmo o dos elfos, porque se eu não me engano com o Um Anel o Sauron poderia tentar comandar até mesmo os 3 já que não foram tocados por ele, mas foram feitos através da sua arte....era uma forma de controlar os líderes de cada um dos Povos Livres....(é...bem havia os hobbits, mas isso não vem ao caso).....

Era uma forma inteligente de desestabilizar o inimigo deixando os seus líderes no chão.....
 
...era uma forma de controlar os líderes de cada um dos Povos Livres....(é...bem havia os hobbits, mas isso não vem ao caso).....

Era uma forma inteligente de desestabilizar o inimigo deixando os seus líderes no chão.....

Aposto que Sauron também pensava assim!!!
 
Concordo....mas eu considero....por isso citei eles...:lol:



Só falei que eles não viriam ao caso para aquela parte da história.....
 
Cara, é uma história complicada, IMO.

Tipo... se o Sauron não tivesse feito o Um, se ele morresse simplesmente morreria, mas como o Anel existia, ele pôde sobreviver na forma de um espectro (ou seja lá o nome que se dava à ele na sua forma sem corpo). Então, esses objetos podem fazer coisas que os seres da Terra-Média não podem por si só, como garantir a Sauron uma "semi-vida". Isso, os objetos poderem ser/fazer algo que uma pessoa não pode, é o que fez eles os criarem.
 
Concordo com o que o Oroatan diz...

Fëanor fez as Silmarills daquela forma, para poder mostrar a todos sua capacidade e quão grande era seu feito ou o que mais ele poderia fazer...

Resumindo: Marketing. :-P

Quanto a Sauron, acho que ele fez apenas como um utilitário/arma de guerra. Que podia encantar e da mesma forma, destruir.
 
Cara, é uma história complicada, IMO.

Tipo... se o Sauron não tivesse feito o Um, se ele morresse simplesmente morreria, mas como o Anel existia, ele pôde sobreviver na forma de um espectro (ou seja lá o nome que se dava à ele na sua forma sem corpo). Então, esses objetos podem fazer coisas que os seres da Terra-Média não podem por si só, como garantir a Sauron uma "semi-vida". Isso, os objetos poderem ser/fazer algo que uma pessoa não pode, é o que fez eles os criarem.

Ele teria "sobrevivido" mesmo sem o Um, mas com o anel seu poder estaria concentrado e seria de mais fácil acesso.
 
Muito interessante Menegroth...
vale ressaltar ainda que foram objetos criados nada existisse originalmente em Arda.
Será que Tolkien não quis traçar um paralelo com algumas criações do homem que foram usados para o mal, ou que causaram guerras? Afinal o próprio Tolkien vivenciou a guerra...
Estava pensando nisso, mas ai se enquadra em "alegorias". Como dizer que o Anel de Sauron era a bomba atômica...Ou não foi isso que vc queria dizer Eleandir?

Eu acho que as Silmarills eram mais para o Fëanor demonstrar a sua habilidade do que o poder propriamente dito e acho que nem mesmo ele consiga colocar a Luz das Árvores em alguém...nem nele mesmo



Em relação ao Um Anel, pelo que eu entendi era uma forma de impôr a sua força imobilizandos os líderes....dos homens, dos anões e mesmo o dos elfos, porque se eu não me engano com o Um Anel o Sauron poderia tentar comandar até mesmo os 3 já que não foram tocados por ele, mas foram feitos através da sua arte....era uma forma de controlar os líderes de cada um dos Povos Livres....(é...bem havia os hobbits, mas isso não vem ao caso).....

Era uma forma inteligente de desestabilizar o inimigo deixando os seus líderes no chão.....
Humm interessante, mas Sauron não podia controlar os 3 ou poderia?:think:


Concordo com o que o Oroatan diz...

Fëanor fez as Silmarills daquela forma, para poder mostrar a todos sua capacidade e quão grande era seu feito ou o que mais ele poderia fazer...

Resumindo: Marketing. :-P

Quanto a Sauron, acho que ele fez apenas como um utilitário/arma de guerra. Que podia encantar e da mesma forma, destruir.
Quando eu disse que Fëanor poderia por nele o poder das pedras não era no sentido de sair brilhando feito um Abajur Louco e sim do o esplendor, enfim, o poder de encantar como as pedras tinham.
Mas concordo plenamente com o que vc diz sobre o marketing...

Mas quanto ao anel ser somente um utilitário de guerra eu não penso assim. Claro que ele servia como um instumento belicoso mas Sauron queria exteriorizar aquele poder na forma de um anel e ai é que não consigo achar um porque...
 
um bom motivo para se colocar tanto poder em um objeto é que muitos se sentem "atraídos" por eles, como a história dos anéis, Sauron exercia seu poder através da cobiça dos homens e dos anões...
 
um bom motivo para se colocar tanto poder em um objeto é que muitos se sentem "atraídos" por eles, como a história dos anéis, Sauron exercia seu poder através da cobiça dos homens e dos anões...
Mas pensa assim. Melkor não tinha o poder de contar suas mentiras e fazer uma trama para que todos seus inimigos caissem nela?
Concordo plenamente que ele poderia usar o anel para atrair alguns aliados, mas digamos que aquele poder do anel poderia ficar retido dentro (no corpo) de Sauron... Oras ele poderia ter a certeza que só seria destruido se alguém muito poderoso o derrotasse em batalha e não destruindo o Um.
 
Humm interessante, mas Sauron não podia controlar os 3 ou poderia?:think:

Sim, poderia. Pois a "receita" da feitura dos anéis era dele.

Mas quanto ao anel ser somente um utilitário de guerra eu não penso assim. Claro que ele servia como um instumento belicoso mas Sauron queria exteriorizar aquele poder na forma de um anel e ai é que não consigo achar um porque...

O objetivo de Sauron era controlar, e não destruir, como Melkor. Ele não queria os elfos, homens e anões mortos e sim sob seu julgo, trabalhando pra ele.
O Um Anel não era um instrumento bélico, não disparava raios, ou coisa que valha, era um instrumento de controle. O objetivo de Sauron com o Um era controlar os outros aneis, que foram feitos seguindo suas intruções e controlando os anéis, ele controlaria os que os usassem.
 
Sim, poderia. Pois a "receita" da feitura dos anéis era dele.



O objetivo de Sauron era controlar, e não destruir, como Melkor. Ele não queria os elfos, homens e anões mortos e sim sob seu julgo, trabalhando pra ele.
O Um Anel não era um instrumento bélico, não disparava raios, ou coisa que valha, era um instrumento de controle. O objetivo de Sauron com o Um era controlar os outros aneis, que foram feitos seguindo suas intruções e controlando os anéis, ele controlaria os que os usassem.


Só me resta dizer um Concordo!!
 
Dessa vez não. Agora ele virou nadinha.
Acho que não, Edrahil.
Após a destruição do Anel, o "espírito" de Sauron permaneceu vivo, afinal ele era um maia. No entanto, como 99% de seu poder estava no Anel, o que sobrou passaou a ser quase insignificante e impossível de se regenerar.

Sobre as perguntas de Menegroth...
Quanto a criação do Um, Sauron o forjou usando a mesma arte usada para a forja dos Três, dos Sete e dos Nove, e depositou ali todo o seu poder para que pudesse controlar todos eles.

Quanto a Fëanor e as Silmarills, ele as criou como um adorno, uma jóia nada mais. Apenas por vaidade. E foi por pura vaidade de elfos e maiar que todas as guerras aconteceram por causa das três pedras.

E você acabou respondendo sua própria pergunta, Menegroth. Veja:

Menegroth disse:
Temos as Silmarils e o Um Anel, objetos de poder que pela ganância de quem construiu ou quem os invejava, foram o estopim de muitas Guerras e massacres.

Como você mesmo disse, não foram bem os objetos que causaram as guerras, mas o desejo daqueles que os desejavam por pura ganância, inveja e vaidade.
 
ou então pode ser uma maneira de prevenção: caso, em uma guerra ele foss "destruido", o poder dele que estava no Anel seria uma forma de ele retornar..
 
Após a destruição do Anel, o "espírito" de Sauron permaneceu vivo, afinal ele era um maia. No entanto, como 99% de seu poder estava no Anel, o que sobrou passaou a ser quase insignificante e impossível de se regenerar.

Com o passar de um certo (longo) tempo, então, Sauron poderia voltar a ser poderoso?

Edit: voltar a ser poderoso após o Anel ser destruído.

Quanto a criação do Um, Sauron o forjou usando a mesma arte usada para a forja dos Três, dos Sete e dos Nove, e depositou ali todo o seu poder para que pudesse controlar todos eles.

Pelo pouco que eu entendo (e li, graças a Shantideva que me passou uns links :cerva: ) dos Anéis, mesmo tendo lido a obra de Tolkien, Sauron poderia fazer isso pelo motivo que o Snaga disse, de ter sido por meio da técnica dele que os 3 foram feito. Até é por isso que nem Gandalf, nem Galadriel e nem Gil-Galad/Elrond usam seus anéis.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo