• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Linux - Dúvidas iniciantes

  • Criador do tópico Silenzio
  • Data de Criação
S

Silenzio

Visitante
Bom, eu estou querendo formatar meu pc e estou pensando em começar a usar Linux.
Eu não sou tão apegado ao Windows, uso o Firefox e tal, mas eu sou viciado em Office. Uso quase tudo disponível do pacote (com exceção do Access), principalmente Excel e Outlook (completo), programas que não vivo sem e uso praticamente todos recursos (incluindo macros), além do Project que estou começando a usar bastante.
Então eu queria saber se há substitutos a altura, que possuam todos recursos disponíveis pelo Office.
E qual Linux vocês recomendam.
A config do meu notebook é Acer 3002 Sempron 2.8 HD 40gb 512 Ram

Vou usar basicamente pra trabalhar e ver filmes. Não jogo nenhum game.
 
Última edição por um moderador:
Office = OpenOffice.
Faz tudo que o office da microsoft faz sem problemas, só não inclui um programa compatível com Outlook, mas tem o Evolution e outros programas do tipo pra Linux.

Esse Project eu não conheço então não posso dizer se tem algo parecido, mas deve ter, sempre tem :P

Pra começar recomendo Suse ou Ubuntu, que são mais 'iniciantes'.
Gosto muito do Ubuntu, é a que uso, bem simples, sem frescuras, fácil de usar e com uma comunidade sempre disposta a ajudar.
 
Pois é cara. Eu andei pesquisando e parece que cobre mesmo. O problema agora é o Project (é um aplicativo novo, que já vem no Office 2003, utilizado na elaboração de projetos).
E o Evolution tem tudo o que o Outlook completo tem?
 
O OUtlook é bem substituído pelo Thunderbird, não?
Eu sempre preferi o Thunderbird (free) ao Outlook.

Mas enfim. O critério mais delicado é a escolha da distro, Jedan. Acho uma boa vc dar uma pesquisada. Não tenha dúvida que vc vai ter uma certa encheção de saco pra encontrar drivers pro seu hardware, etc .... já esbarrei com muitos drivers que simplesmente ñ existem ou ñ são compatíveis com o módulo do kernel, blá blá blá.
No Suse, que deveria ser uma distro completa, eu tive problemas com mp3 e DVD (um de seus propósitos, claro). Tive que ir atrás de codecs pra rodar mp3 (olha isso!!).

Enfim. Se vc quer fazer a opção de matar seu Windows e utilizar apenas sua distribuição Linux, não pense que vai conseguir as coisas muito fácil. Vai muito além de substituir os seus principais programas.
 
O OUtlook é bem substituído pelo Thunderbird, não?
Eu sempre preferi o Thunderbird (free) ao Outlook.

É verdade, tem o Thunderbird, nem lembrei! Mas o Evolution tb, é outra alternativa.

Mas enfim. O critério mais delicado é a escolha da distro, Jedan. Acho uma boa vc dar uma pesquisada. Não tenha dúvida que vc vai ter uma certa encheção de saco pra encontrar drivers pro seu hardware, etc .... já esbarrei com muitos drivers que simplesmente ñ existem ou ñ são compatíveis com o módulo do kernel, blá blá blá.

Sim, mas a escolha da distro acho que é na base do teste mesmo. Pega uma e testa, vê o que gostou, o q falta. Aí pega outra, etc.
Sobre os drivers, bem, os famosos problemáticos são os winmodems. Nos pcs novos não é tão comum ter problemas com drivers.

No Suse, que deveria ser uma distro completa, eu tive problemas com mp3 e DVD (um de seus propósitos, claro). Tive que ir atrás de codecs pra rodar mp3 (olha isso!!).

Problemas de licença...
Se não me engano a maioria dos DVDs vem encriptados com um tal de algoritmo CSS que é proprietário no território dos EUA. Com engenharia reversa descobriram como desencriptar mas esse 'desencriptador' não pode ser distribuído com o linux pq é 'proibido' seu uso em território norte-americano. Nada que um download não resolva. É algo parecido com mp3.

Mais informações:
http://ubuntu.linuxval.org/smf/index.php?topic=5715.0
https://help.ubuntu.com/community/RestrictedFormats

Enfim. Se vc quer fazer a opção de matar seu Windows e utilizar apenas sua distribuição Linux, não pense que vai conseguir as coisas muito fácil. Vai muito além de substituir os seus principais programas.

Bom, acho que não precisa desencorajar o garoto assim!
Claro que sempre tem algumas dificuldades, como o Flash [a Adobe promete mas até hoje não lançou uma versão maior que a 7 pra Linux, ou seja, sites que exigem Flash 8 ou superior só por meio de emulação].
Mas não é pra tanto, é só ter a cabeça aberta, persistência e compreender que Linux não é difícil, só é diferente de Windows.
 
Nada que um download não resolva.
Um download, não! Vários downloads, pois falta sempre um pacote, que tem dependência para outros dois ou três, que tem dependência para mais outros dois ou três, etc ...
Se bem que as distribuições vêm com recursos pra tratar bem disso, e buscar as dependências de cara (claro, tem que ter o modem e internet configurada na boa).

luizfar disse:
Sobre os drivers, bem, os famosos problemáticos são os winmodems
E a plataforma 64 bits tmb. Muita coisa não está esgotada pra ela, e às vezes não há drivers compatíveis com plataforma 64 bits.
 
Bom, passei um tempo estudando um pouco o assunto e cheguei a conclusão que a melhor coisa a fazer é manter um dual-boot no meu notebook pessoal, e no da empresa usar apenas o Windows mesmo (e no pessoal, preferencialmente o Linux).
Eu tentei usar o Ubuntu mas está dando um erro (error device on hdc, ou algo assim), e como eu deletei o arquivo .iso, resolvi tentar baixar outra distro, e quando comecei a ler sobre elas descobri uma tal de Kurumin, que foi desenvolvida por um tal de Carlos E. Morimoto, que eu conheci apenas como Mori, líder de um dos clãs de Age of Empires que fiz parte, o TDW (The Darkness Warrior). :ahn?:
Naquela época (uns quatro anos atrás) ele já era viciado em Linux, mas não imaginei que fosse se tornar responsável por uma empreitada dessa.
Você lembra dele Luiz? Ele não era muito famoso na comunidade ager, mas enfim.

Anyway, eu agradeço muito a ajuda de vocês, e depois posto minhas primeiras impressões.
 
O Linux que recomendo é o Kurumim lançado no final de 2005 (vou confirmar a versão).

Ele já vem com um pacote de programas completos e todos atuais.
Já vem com o OpenOffice 2.0 e outros pacotes tanto de aúdio como de vídeo, sem contar com o pacote de internet que é muito bom.
Firefox atual, ThunderBird tbém, programas de Torrent e P2P e um progama
que faz o papel de MSN Messenger, melhor do que o próprio Messenger (IMO).

Além de tudo, ele é bem simples e roda no PC. :cerva:

E só para constar, já fiz vários testes com vídeos e mp3... nenhum problema.

Edit: Esqueci do seu post acima, mas eu completei sua busca. (acho)
 
Última edição:
Fiz o primeiro teste, e achei a interface infinitamente mais bonita do que a do Windows XP.
E até mais amigável.
Não consegui ainda habilitar a net, vou ver isso com calma amanhã.
O único problema é que o touchpad está dando uns erros. Acho que é falta do driver né.
E outra coisa, eu queria saber se é recomendável instalar mesmo ou ficar no Livecd.
 
Não é recomendável instalar um SO no seu disco a partir de um Live CD. Se quiser instalar, há modos melhores de conseguir. Na banca de jornal há diversas distribuições, e tmb na Linux Mall.

Quanto a interface, ela é independente da distribuição. São os chamados gerenciadores de janela (KDE, Gnome, FluxBox, etc ...).
Vc sempre vai conseguir ajuda nos fóruns tmb. Underlinux, LinuxIT, Viva o Linux, etc. E há vários e vários fóruns específicos de distros.
 
Não é recomendável instalar um SO no seu disco a partir de um Live CD. Se quiser instalar, há modos melhores de conseguir. Na banca de jornal há diversas distribuições, e tmb na Linux Mall.
Ué, pq? Qual é a diferença?
 
Ué, pq? Qual é a diferença?
Isso dá pano pra manga. Há quem diga q não faz a menor diferença, mas se há um flanco que não recomenda, os motivos devem ser considerados.
Parece que os Lives CDs carregam distribuições muito menos completas e robustas. Ora, ora, pelo menos na minha máquina o S.O operante deve ser robusto e permitir os recursos que me der na telha, e não os disponíveis em um que deveria rodar apenas por um CD bootável.
Cada qual com sua intenção.
 
Bom, passei um tempo estudando um pouco o assunto e cheguei a conclusão que a melhor coisa a fazer é manter um dual-boot no meu notebook pessoal, e no da empresa usar apenas o Windows mesmo (e no pessoal, preferencialmente o Linux).
Eu tentei usar o Ubuntu mas está dando um erro (error device on hdc, ou algo assim), e como eu deletei o arquivo .iso, resolvi tentar baixar outra distro, e quando comecei a ler sobre elas descobri uma tal de Kurumin, que foi desenvolvida por um tal de Carlos E. Morimoto, que eu conheci apenas como Mori, líder de um dos clãs de Age of Empires que fiz parte, o TDW (The Darkness Warrior). :ahn?:
Naquela época (uns quatro anos atrás) ele já era viciado em Linux, mas não imaginei que fosse se tornar responsável por uma empreitada dessa.
Você lembra dele Luiz? Ele não era muito famoso na comunidade ager, mas enfim.

Anyway, eu agradeço muito a ajuda de vocês, e depois posto minhas primeiras impressões.
jedan, nao quero lhe desestimular, mas tenho de ser sincero.
vc quer usar o note para trabalho (office) e para hobby (filmes).
tenha amor a seus cabelos, nao se de ao trabalho de tentar ir direto usar o linux para isso.

primeiro que o open office eh legal, mas nao eh chega aos pes do office em gama de aplicacoes e funcionalidades (ateh hoje tenho pesadelos com a aba de graficos do "excel" do open office)
filmes...
vc vai ver como pode ser legal e problematico ao mesmo tempo.
vai ver que tal arquivo precisa de codec, que precisa disso para rodar, daquilo....

recomendacao de quem tentou, mas com muita vontade ir na comunidade linux.
fica com teu windows, aprenda aos pouquinhos usar o lado bom do linux.
mas nao fique de birra com teu windows, ele eh bom com vc... na hora que vc tiver um pepino na mao no linux vc vai lembrar disso.
 
vc vai ver como pode ser legal e problematico ao mesmo tempo.
vai ver que tal arquivo precisa de codec, que precisa disso para rodar, daquilo....

Nesse ponto de codecs eu sempre achei o Linux melhor que o Windows. Você baixa o mplayer, e o "win32 codecs pack", e com isso nunca houve um vídeo que não conseguisse rodar.

Já no windows, volta e meia precisa de um codec que não tenho. (Embora existam também "codec packs", alguns que trazem além dos codecs spywares junto como bônus.)
 
No Windows eu quase nunca tive problema com codecs não. Só com ffdshow instalado da pra rodar tudo. Só outro dia, tive que baixar um codec, pra assistir videos em x264.
 
Jedan disse:
Você lembra dele Luiz? Ele não era muito famoso na comunidade ager, mas enfim.

Claro que conheço! (err, não conheeeeço, mas já li sobre, visitei sites, etc.. bem, vc entendem)
Mas só como Carlos Morimoto, todo brasileiro que usa Linux já pelo menos ouviu falar dele. Como ager nunca ouvi falar não, sorry hehehe
Aliás, acho q conheci pouca gente como ager, o mais legal era o interno do KwsN mesmo! Ni!

O Kurumin é o famoso conhecido como a distribuição oficial pra iniciantes brasileiros! Não sei como não citei ela de cara pra você.. é, não sou mto bom pra dar dicas mesmo... :/

Mas então, eu nunca usei o Kurumin, então não posso te falar mais do que isso aí.
Anyway, achei estranho esse erro no Ubuntu.
De qualquer maneira, sempre procure em fóruns. Não espere dar tudo certo da primeira vez mesmo, e fóruns são os melhores lugares pra encontrar a solução dos seus problemas.
Aliás, até o Windows é assim. A diferença é que ou você já tá cansado de resolver o problema ou sempre tem um amigo por perto que sabe como resolver. Quem nunca teve probleminha em achar driver pra som/vídeo/modem/etc quando formatou o micro e instalou o Windows? Bom, eu já :P

Varatar disse:
Não é recomendável instalar um SO no seu disco a partir de um Live CD.
...
Parece que os Lives CDs carregam distribuições muito menos completas e robustas. Ora, ora, pelo menos na minha máquina o S.O operante deve ser robusto e permitir os recursos que me der na telha, e não os disponíveis em um que deveria rodar apenas por um CD bootável.

hummm, desculpa mas acho que não tem nada a ver o q vc disse :P
Prova disso é o próprio Ubuntu que até a versão anterior sempre tinha dois CDs: o Live e o Install e a partir da última versão tá vindo com tudo junto num único CD, sem perder nada.

Além do mais, permitir os recursos que te der na telha não é entulhar o disco com um zilhão de programas que você nem faz idéia pra q servem.
O Suse mesmo tem 5 CDs de instalação se não me engano. O negócio instala MySQL server, Mono dev, etc, sem nem mesmo saber se vc sabe programar.

Instala o básico ali, que todo mundo usa, o resto você pega nos gerenciadores de pacote. O que precisar. Se quiser pode gravar os pacotes adicionais num cd separado pra não ter que ficar fazendo download sempre q quiser reinstalar o sistema, eu particularmente prefiro assim.
O Synaptic que o diga!

Tem vários usuários que vejo pelo fórum que só usam Linux, achei estranho nenhum ter aparecido aqui ainda.
Tanta gente dizendo pro Jedan desistir... não vou deixar!

Comecei a usar Linux no fim do ano passado.
Migrei totalmente lá pra fevereiro deste ano, quando conheci o Ubuntu.
Foi a primeira distribuição das que usei (Slack/Debian/Suse) que consegui por pra rodar 100% do jeito que eu queria, graças aos fóruns:

http://ubuntu.linuxval.org/smf/index.php e
http://ubuntuforums.org/

Só tive que usar Windows em alguns momentos, todos por causa da faculdade, como quando tive que fazer um trabalho em Delphi.

O resto faço tudo no Linux: escuto mp3, vejo vídeos no Youtube, vejo filmes, DVDs, falo no MSN, no Skype, posto no fórum, etc.
E não, não foi nenhum pouco difícil fazer isso.
Aliás, foi só ir no Synaptic, uns 3 cliques no mouse pra selecionar uns 2 ou 3 pacotes, ele já me disse "Olha, esses pacotes têm tais dependências, você quer instalá-las?" Eu disse "Sim, amigo, seja feliz" E tcharan!

E eu posso afirmar com toda certeza: estou longe zilhões de quilometros de ser um expert em Linux. E isso mostra que hoje Linux já não é só pra nerd/hacker/computeiro/etc.
Todo mundo já sofreu com Windows. Não dá pra esperar chegar num SO diferente e querer tudo de mão beijada. As coisas são diferente, você tem que pegar o jeito. Depois que você pega fica fácil, é só não desanimar.
 
Última edição:
Ninguém quer fazer o Jedan desistir, pelo contrário. Só estamos apontando possíveis dificuldades.

luiz disse:
Foi a primeira distribuição das que usei (Slack/Debian/Suse) que consegui por pra rodar 100% do jeito que eu queria, graças aos fóruns:
Só por curiosidade, por que vc naum conseguiu deixar 100% adequado com essas distros? Eu uso Slackware e Suse, e de repente vou acabar caindo no Ubuntu mesmo, por isso a dúvida, já que devo seguir um caminho bem parecido com o seu.

luiz disse:
hummm, desculpa mas acho que não tem nada a ver o q vc disse :P
Prova disso é o próprio Ubuntu que até a versão anterior sempre tinha dois CDs: o Live e o Install e a partir da última versão tá vindo com tudo junto num único CD, sem perder nada.
O que falei é que há vertentes que preferem não instalar o S.O de um LiveCD, e vertentes que dizem exatamente o que vc disse.
 
Bom, passei um tempo estudando um pouco o assunto e cheguei a conclusão que a melhor coisa a fazer é manter um dual-boot no meu notebook pessoal

Era exatamente o que eu ia falar para você, o melhor mesmo eh o dual-boot....


Ah e se você quiser pelo dual boot tem como pelo Linux você mexer nos arquivos do windows....ou seja enquanto você não se acostuma com o Linux vá trabalhando com o windows, que quando você se sentir seguro pode continuar trabalhando no Linux, programa não muito específicos claro, como a maioria dos documentos do office e etc....


Se você quiser saber posso ver isso e depois te responder melhor, mas é certeza que isso acontece.....
 
Mas é importante lembrar que muitas distros (ou sistemas de arquivo, quem sabe) têm problemas pra enxergar partição NTFS. Ainda mais pra escrita.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo