• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ficção Científica

Contato, de Carl Sagan, é muito bom...

Não sei se 1984 se enquadra em ficção cientifica, mas vale a pena ser mencionado.
 
Existe uma coletânea de livros compilada pelo Assimov que é muito boa. Focada em contos sobre robôs. Tem vários autores de forma que em cada livro sempre haverá uma ou duas histórias que com certeza agradaram os leitores.
"Histórias de Robôs" da L&PM.
Vale a pena arriscar.
 
nao sei se é um risco muito grande asimov eh um grande escritor e tem um bom olho para escolher contos nunca li uma coletania escolhida por ele q nao fosse boa (e ja inumeras)
 
Logan Mcloud disse:
nao sei se é um risco muito grande asimov eh um grande escritor e tem um bom olho para escolher contos nunca li uma coletania escolhida por ele q nao fosse boa (e ja inumeras)

Tá certo. Não é risco nenhum. O homem era muito bom. Seja escrevendo ou escolhendo. Pena que seus livros sejam tão caros pra comprar nas livrarias.
 
Tem Blade Runner do Phillip K. Dick. Em português ganhou um nome estranho que não lembro... Andróides Sonham com Ovelhas... ou algo assim. Tem a Cidade e as Estrelas do C. Clarke, uma sci-fi não muito conhecida dele. O Enigma de Andrômeda é um terror de outro mundo literalmente!
 
Não sei se 1984 se enquadra em ficção cientifica, mas vale a pena ser mencionado.

Decerto que merece ser mencionado. Mas, não aqui. Não como ficção científica.

Oras, ninguém lembra de 2001, 2010, 2061, 3001..?
Arthur C. Clarke é "O" Pai, gentem 8-O
 
Pessoal tem um do Assimov muito muito bacana chamado "O futuro começou" o legal desse livro é que é composto pelas primeiras histórias publicadas por ele. E pra cada história há um texto de autoria dele comentando falhas, origem, tentativas e outros fatos envolvendo como a história foi feita e seu processo de aprendizagem como escritor.
 
O blade runer em portugues acho q eh blade runer mesmo, o Sub titulo em ingles inclusive é "do the androids dream about eletric sheps?"

o 2001 eu ja falei num topico aki... acho q nesse mesmo, eh maravilhoso, e finalmente da para entender mais o filme

mas dele eu recomendo cronicas marcianas... o fim da infancia e Um estranho numa terra estranha....

todos maravilhosos
 
Pessoal acabei de comprar num sebo, pela bagatela de R$ 5,00 uma coletânea de contos selecionados pelo Arthur C. Clarke. Abaixo segue uma relação dos escritores selecionados.
Robert A. Heinlein;
Murray Leinster;
Theodore L. Thomas;
Robert Silverberg;
James H. Schmitz;
Issac Assimov;
Cyril Kornbluth;
Philip Lattham;
Arthur C. Clarke;
Jack Vance;
e Julian Huxley encerra a coletânea. Começo a ler hoje mesmo.
 
Robert A. Heinlein; faz contos maravilhosos, mas perde o folego e,m romances


Murray Leinster; muito bom adoro ele

Theodore L. Thomas;o nome nao me é estranho

Jack Vance; um caso estranho vencedor de pelo menos dois premios nebula, mas a maioria de seus contos mistura muito fantasia convencional [com dragoes e etc , recomendo mesmo..... e parece q muitas pessoas tb... no mamuth da fantasia q acabei de ler recentemente ele é tido como um dos expoentes da fantasia.... vai ser bom assim no inferno....

Arthur C. Clarke; peguei para ler dele hoje "Imperial Earth" q comprei por 3 reais nna internacional de rpg, esse desgraçado escreve muito !!!
 
O blade runer em portugues acho q eh blade runer mesmo, o Sub titulo em ingles inclusive é "do the androids dream about eletric sheps?"

Tudo do Philip K. Dick é simplesmente fantastico!!!!!! Acabei de ler o conto O pagamento! Magnifico!!!!! Vcs podem achar muito de4sse autor em sebos, daquela coleção velhona da Europa-America, que editava os contos em separado. Vale a pena e dá para achar por 5,00 livros esgotados... tem inclusive o proprio Blade Runner...
 
Tem Blade Runner do Phillip K. Dick. Em português ganhou um nome estranho que não lembro... Andróides Sonham com Ovelhas... ou algo assim.

O nome do romance do Philip K. Dick que deu origem ao filme Blade Runner é mesmo Do Androids Dream of Electric Sheep? e não Blade Runner :yep:
 
Tudo do Philip K. Dick é simplesmente fantastico!!!!!! Acabei de ler o conto O pagamento! Magnifico!!!!! Vcs podem achar muito de4sse autor em sebos, daquela coleção velhona da Europa-America, que editava os contos em separado. Vale a pena e dá para achar por 5,00 livros esgotados... tem inclusive o proprio Blade Runner...

Só se for em Sampa, aqui em Floripa eu estou na luta e até agora nada. Há dois anos eu achei o Blade Runner num sebo em Joinville, mas estava pobre e não deu pra pagar R$14,00 no livro.
 
eu achei por 5 reais num cara vendendo livros na calçada aki em nit/rj


estou lendo
imperial earth (q tive q parar pra ler Sharpe em trafalgar) mas ja voltei do Arthur c. clarke

e o 2010 tb é muito bom
 
Jack Vance; um caso estranho vencedor de pelo menos dois premios nebula, mas a maioria de seus contos mistura muito fantasia convencional [com dragoes e etc , recomendo mesmo..... e parece q muitas pessoas tb... no mamuth da fantasia q acabei de ler recentemente ele é tido como um dos expoentes da fantasia.... vai ser bom assim no inferno....

Abaixo transcrevo as palavras de Arthur C. Clark.

"Muitos dos seus trabalhos situam-se na margem da fantasia e ele é um dos poucos herdeiros do cetro do Professor J.R.R. Tolkien"
 
É, o Clarke viajou legal nessa. Jack Vance é bom, mas nem tanto para uma comparação dessas.

Se tem alguém que seguiu e bem a esteira do Tolkien foi o Frank Herbert com a série Duna.
 
É, o Clarke viajou legal nessa. Jack Vance é bom, mas nem tanto para uma comparação dessas.

Se tem alguém que seguiu e bem a esteira do Tolkien foi o Frank Herbert com a série Duna.

Sei lá!!!!!!
Eu li Duna e estou acompanhando outro livro da série e não achei muita semelhança com Tolkien.
Obs1: Eu gosto muito do trabalho do Frank Herbert
Obs2: Não sou avalizado pra concordar ou discordar com o Arthur C. Clark.
 
Não é questão de ter semelhança com Tolkien (pois não tem muita mesmo), e sim questão de capacidade criativa, força imaginativa, principalmente de um universo inteiro à parte, com suas culturas, línguas, etc., de uma maneira plausível.

Além do Tolkien, só o Herbert conseguiu fazer isso decentemente nessa escala.
 
nao sei gabriel, a questao é das imagens ... jake vance tem imagens tao maravilhosas quanto tolkien, bem fantasia mesmo. ja Dune, eh mais SF muito embora seja bom tb ele nao é tao descritivo (perte importante de Vance) as imagens de dune sao mais politicas q visuais.... vance prima pelo visual.. as cores... os lugares...

alem disso quem eu sou para discordar de Arthur C. Clark.


cabei o Imperial Earth .... q pena... parecia tao bom... no fim das contas foi chocho .... q pena...



maneiro seu Avatar gabriel, eu e a namorada adoramos a banda tb
 
Última edição:
Na verdade, Duna está mais para fantasia futurista, como Star Wars, do que ficção científica propriamente dita, se seria algo mais na linha de Fundação e Star Trek. Pode parecer que são a mesma coisa, mas é só observar com cuidado para ver como não são. Duna e SW usam temas clássicos de fantasia (ainda que remodelados em outro visual) num cenário futurista, geralmente afastado milênios da nossa era; a ficção científica propriamente dita usa basicamente a proposta da "engenhoca mecânica", como tudo aquilo que ST "antecipou" e hoje usamos no dia a dia, e a ação em si pode se dar num futuro relativamente próximo (ver as primeiras histórias de robôs do Asimov, que ainda se passam na Terra, e a própria série Star Trek, que vai no máximo até o século XXIV).

Como eu disse antes, não é por seguir a linha exata de Tolkien que Herbert foi bem sucedido: afinal, ele não usa dragões e as outras figuras padronizadas do gênero; ele segue e bem a "linha" no que diz respeito à parte criativa, a de criação de culturas, línguas etc. de modo a construir um universo à parte que é bastante crível, pois é internamente coerente no que se propõe a apresentar. Além de haver, é claro, uma profundidade incrivelmente superior a qualquer obra do gênero, principalmente na parte filosófica.

É disso do que estou falando. No que diz respeito à criação, à mitopéia, Herbert só fica atrás do próprio Tolkien, e mesmo assim não muito longe.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo