• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Caráter do Frodo

Tia Neera

Pinguin. Aditivada com café!
Não sei se é aqui, se não for, por favor, removam para o lugar certo. Ou se houver outro, me pedoem. Não achei.

Semana passada andei relendo o SdA, e assisti os DvD's... :think: .
Agora com calma, analizando tudo, acho que:
Frodo para mim foi um fraco, que queria aparecer.
Por fraco, quero dizer do caráter dele. Ele não estava preparado para a missão para a qual ele se ofereceu tão prontamente. Como uma criança que assiste um desenho de super-herói, e quer voar ou ter superpoderes. Acho que Frodo leu muito sobre isso, e quando surgiu a oportunidade, quis se transformar. Gandalf o alertou de que o que carregava era perigoso, mas parece que ele não acreditou. Quer um exemplo? No Topo do Vento.

Frodo sempre tem que ter alguém que banque a muleta dele: Gandalf, Aragorn, Sam, Gollum... Tanto é, que se estivesse preparado, não teria fracassado no final. Pq ele fracassou, disso não tenho dúvidas. Quem destruiu o Um foi Gollum. Para mim, Frodo subestimou o poder do Um Anel. No fim, sempre achei que se não fosse por Sam, ele não teria conseguido chegar nem a Bree. Como foi dito no tópico de enquete sobre Sam e Frodo, Sam carregou o Frodo nas costas, literalmente.
E no filme, Elijah Wood interpretou muito bem esse caráter.
 
Re: Caráter do Frodo.

Eu concordo com vc, mas Frodo nao era uma criança, eu acho q ele estava acomodado com a vida calma do condado e nao se preparou depois q o GAndalf falou q ele devia partir... pra mim Frodo achava q seria simples e nao teria com q se precupar, tanto q no final ele foi possuido pelo Anel
 
Re: Caráter do Frodo.

Frodo não era uma criança, vc diz. Então concorda que isso piora a situação dele?
 
Re: Caráter do Frodo.

Neera disse:
Por fraco, quero dizer do caráter dele. Ele não estava preparado para a missão para a qual ele se ofereceu tão prontamente. Como uma criança que assiste um desenho de super-herói, e quer voar ou ter superpoderes. Acho que Frodo leu muito sobre isso, e quando surgiu a oportunidade, quis se transformar.
Acho que Frodo não teve escolha, ele foi obrigado a carregar o anel (pelo menos até reencontrar Gandalf na Casa de Elrond) ... Depois acredito que ele subestimou o poder do anel e se ofereceu para carregá-lo.

Neera disse:
Frodo sempre tem que ter alguém que banque a muleta dele: Gandalf, Aragorn, Sam, Gollum... Tanto é, que se estivesse preparado, não teria fracassado no final. Pq ele fracassou, disso não tenho dúvidas. Quem destruiu o Um foi Gollum. Para mim, Frodo subestimou o poder do Um Anel. No fim, sempre achei que se não fosse por Sam, ele não teria conseguido chegar nem a Bree. Como foi dito no tópico de enquete sobre Sam e Frodo, Sam carregou o Frodo nas costas, literalmente.
E no filme, Elijah Wood interpretou muito bem esse caráter.
Concordo com seu ponto de vista, sempre alguém carregou Frodo...Seria Frodo um :loser: ????
 
Re: Caráter do Frodo.

Concordo sim, ele foi fraco e foi dominado pelo Um, parecido com o Isuldur, lutou pra dstrui-lo e de ultima hora deu pra tras. Frodo devia ter se preperado psicologicamente pro negocio, digo ir preparado pra lidar com o poder, devia ter visto pelo q aconteceu com Bilbo, nao querer abandonar o Anel no final (mas Bilbo abandonou
 
Re: Caráter do Frodo.

Frodo não foi um fraco e muito menos quis só "aparecer". Vc tem que levar em conta que o Anel já estava em sua posse há um bom tempo, e que ele não sabia o que ele realmente era. Frodo quando vai à Valfenda, vai com a intenção de levar o anel e deixá-lo lá, para que os poderosos resolvessem a pendega, mas durante o conselho, ele percebe finalmente como o anel e sua natureza maligana poderia(já estava) influenciar negativamente todos alí, poderosos ou não, e como seria difícil escolher um novo portador para levá-lo até as fendas da perdição.Aqui um carta de Tolkien discutindo o assunto. Espero que lhe esclareça alguns pontos. :D

E lembre-se que se Frodo fosse movido por desejo de fama ou qualquer outro tipo de coisa, senão o desejo de salvar o Condado, acredito que ele teria fraquejado(isso faz parte da natureza dos homens, ele não está alí pra ser a versão Hobbit de Cristo) antes das Fendas da Perdição e a demanda estaria perdida.
 
Última edição:
Re: Caráter do Frodo.

Frodo não foi um fraco e muito menos quis só "aparecer". Vc tem que levar em conta que o Anel já estava em sua posse há um bom tempo, e que ele não sabia o que ele realmente era. Frodo quando vai à Valfenda, vai com a intenção de levar o anel e deixá-lo lá, para que os poderosos resolvessem a pendega, mas durante o conselho, ele percebe finalmente como o anel e sua natureza maligana poderia(já estava) influenciar negativamente todos alí, poderosos ou não, e como seria difícil escolher um novo portador para levá-lo até as fendas da perdição.Aqui um carta de Tolkien discutindo o assunto. Espero que lhe esclareça alguns pontos.

E lembre-se que se Frodo fosse movido por desejo de fama ou qualquer outro tipo de coisa, senão o desejo de salvar o Condado, acredito que ele teria fraquejado antes das Fendas da Perdição e a demanda estaria perdida.

Concordo plenamente, ele foi comandado pelo desejo de salvar o Condado, mas no final de sua jornada, esse desejo já estava quase perdido, e acho que na beira das Fendas, bateu uma dúvida nele, se o que estava fazendo era certo, devido aos grandes perigos que passou,e Gollum acabou por finalizar o serviço :joy: . Mas mesmo assim ele foi muito corajoso :obiggraz:



Abraços!
 
Re: Caráter do Frodo.

Eu também penso que Frodo foi fraco sim, pq realmente, quem destruíu o anel foi o Gollun!! :loser:
Mas eu acredito na vontade dele de salvar o Condado, e não de aparecer... :tsc: :tsc: talvez ele tenha pensado em ter uma aventura como a do Bilbo, só que quando ele estava dentro da aventura percebeu que ela era grande demais, e só continuou pelo Condado. Mas para mim, ele não teria chegado nem a Valfenda, sem o Sam...Ele carregou o anel, e o Sam carregou ele e o anel...

:think: :think:
 
Re: Caráter do Frodo.

Shantideva disse:
E lembre-se que se Frodo fosse movido por desejo de fama ou qualquer outro tipo de coisa, senão o desejo de salvar o Condado
Nesse ponto tudo bem, concordo
Mas ainda acho q ele foi fraco.

Shantideva disse:
Frodo quando vai à Valfenda, vai com a intenção de levar o anel e deixá-lo lá, para que os poderosos resolvessem a pendega, mas durante o conselho, ele percebe finalmente como o anel e sua natureza maligana poderia(já estava) influenciar negativamente todos alí, poderosos ou não, e como seria difícil escolher um novo portador para levá-lo até as fendas da perdição

Mas Frodo podia ter falado q nao ia. E esse msm mal tbm jah estava sobre ele, nao culpo ele por nada, mas ainda acho q até msm pelo q Gandalf falou pra ele , podia ter se preparado melhor.
Mas essa é minha opiniao
 
Última edição:
Re: Caráter do Frodo.

Realmente Frodo não teria feito muito sem a ajuda não só de Sam, mas de toda a comitiva, mas nessa mesma idéia eu me apóio para concluir que seu papel foi fundamental. A Sociedade partiu de Valfenda com a missão de ACOMPANHAR Frodo evitando que a demanda fracassasse, ele era um dos nove membros e teve seu papel, por exemplo, não fosse pela sabedoria que ele adquiriu durante o período que esteve em meio aos "grandes" ele não teria conseguido escapar da cobiça de Faramir e desvia-lo da tentação do Um ou, se fosse Sam o portador, ao desejo de entregar o Anel a Galadriel e "livrar-se" do fardo.

Gandalf sabia que a esperança era a "esperança de um louco", sabia que o Anel poderia destruir o portador e que os perigos poderiam abate-lo, como abateram Sméagol transformando-o em Gollun.

Lady Ellwen disse:
Frodo devia ter se preperado psicologicamente pro negocio, digo ir preparado pra lidar com o poder, devia ter visto pelo q aconteceu com Bilbo, nao querer abandonar o Anel no final (mas Bilbo abandonou

Sim, Bilbo abandonou o Anel, mas de que modo? Se Gandalf não tivesse de certa forma "usado seu poder" Bilbo teria sucumbido e de um modo muito pior do que Frodo, pois ele sempre usou o Anel tendo-o como algo bom e vantajoso diferente de Gollun que tinha o peso do assassinato de Déagol e Frodo que já começou a carregá-lo sabendo tratar-se de algo maligno.

Os filmes me fizeram sentir a "fraqueza" de Frodo, mas pensando melhor chego a todas essas conclusões e vejo que certamente ninguém melhor do que ele para carregar o fardo, qualquer outro teria sido dominado, não, na minha opinião Frodo não foi fraco...
 
Re: Caráter do Frodo.

Será que qualquer outro seria dominado?
Não sei.
Movido pelo desejo de salvar o Condado?
Talvez.
Mas me parece que ele quis abocanhar uma parte maior do que lhe caberia na boca. Por isso chamo ele de exibido. Não foi por falta de aviso, de que o que carregava era muito maléfico.
E foi fraco, pq mesmo sabendo o que aconteceria se se rendesse ao poder do UM, no final ele se rendeu. Em vez de fortalecer o caráter, o deixou mais fraco. No fundo, acho que ele tinha um tantinho de ambição, onde o poder do Anel se pegou.
E, Shantideva, vou ler a carta de Tolkien, com mais calma, para poder dizer alguma coisa :joinha: .

:abraco: :kiss:
 
Re: Caráter do Frodo.

Lady Ellwen disse:
Mas Frodo podia ter falado q nao ia. E esse msm mal tbm jah estava sobre ele, nao culpo ele por nada, mas ainda acho q até msm pelo q Gandalf falou pra ele , podia ter se preparado melhor.
Mas essa é minha opiniao
Frodo aceita a tarefa livremente:
" - Mas o fardo é pesado. Tão pesado que ninguém poderia impô-lo à outra pessoa. Não o imponho à você. Mas se o toma livremente, direi aque a escolha foi acertada."
Então pense, se não fosse ele, quem seria? Aragorn? Gandalf? Glorfindel? Poque vc acha que algum deles faria mais do que Frodo fez? Se algum deles achasse isso, teriam se oferecido pra tarefa. No entanto nenhum deles se pronuncia.

Lady Ellwen disse:
Concordo sim, ele foi fraco e foi dominado pelo Um, parecido com o Isuldur, lutou pra dstrui-lo e de ultima hora deu pra tras.
Vc esquece que o anel tem o poder de seduzir seu portador. Nenhum outro teria feito diferente dele. Poderia até apostar que teria feito pior, e ter cedido ao seu poder antes daquela hora.

Lady Ellwen disse:
Frodo devia ter se preperado psicologicamente pro negocio, digo ir preparado pra lidar com o poder, devia ter visto pelo q aconteceu com Bilbo, nao querer abandonar o Anel no final (mas Bilbo abandonou

Ninguém ali estava preparado pra lidar com o poder do Anel. Todos, grandes ou pequenas estavam fadados à ceder ao seu poder. Se lidar com o poder fosse algo que realmente fizesse diferença, Gandalf, mas que qualquer outro alí, seria o mais apto à tarefa.
 
Última edição:
Re: Caráter do Frodo.

Eu já penso que, se Frodo não tivesse se "obrigado" a usar o Anel (pra ficar invisível), que a fraqueza dele não seria notada. Mas como o Anel o seduzia, conforme ele caminhava ele ficava mais fraco, pois o peso aumentava.

Concluindo: acho que, se tivesse sido qualquer um dos outros da Comitiva, que o objetivo não teria sido alcançado, pois Frodo tinha a humildade e a força de vontade dos Hobbits e conhecia o "legado" do Anel (através de Bilbo) suficiente bem para reconhecer que o "peso" seria tão grande para qualquer um outro quanto era pra ele.

Falassion
 
Re: Caráter do Frodo.

Fraco?! Desculpem mas quem de vocês aqui teriam a força que o coração dele teve de entrar em Mordor carregando o Um anel de Sauron?! Que ele fracassou não é dúvida... Mas ele foi mais forte que qualquer um da comitiva...Quem lá carregaria o anel por tanto tempo sem ser corrompido?! Sam?! Sem ajuda ele também cairia.
Até mesmo Isildur da linhagem Real fracassa, pensando que o anel poderia ser usado para o bem, e se seduz por ele não ousando destruí-lo.

Frodo perde a consciência dentro de Orodruin...E Gollum não destrói o Um por mérito e sim por escorregar...

Shantideva, até mesmo Gandalf se seduziria pelo poder do anel, ele fala isso.
Um ser grande sempre quer ser maior, com aquele poder em mãos ele sucumbiria como Saruman.
 
Re: Caráter do Frodo.

Primeiramente: não acho que Frodo quisesse aparecer. Ele não tinha resquícios de apresentar essa característica no livro.

E fraco ele pode ter sido em determinado sentido, como por exemplo, não ter resistido ao poder do Um em momentos que poderiam colocá-lo em extremo perigo de vida e minar toda a missão da comitiva. Fora isso, não vejo fraqueza naquela. Alias, Galadriel e Gandalf sentiam uma fraqueza pelo Um Anel também. Portanto neste quesito, todos os seres da Terra-média estão quites (exceto Tom Bombadil, que é um caso a parte).

Ter decidido continuar portando o Anel depois de Valfenda era a única escolha que se tinha, pois ele já portava o Um a muito tempo e nenhum dos 9 seria capaz de conduzir a obra de Sauron rumo a destruição (Gandalf recusou-se, Aragorn tinha outros planos, Boromir se desviaria e levaria o Um para Minas Tirith e por aí vai...).


Shantideva disse:
E lembre-se que se Frodo fosse movido por desejo de fama ou qualquer outro tipo de coisa, senão o desejo de salvar o Condado, acredito que ele teria fraquejado(isso faz parte da natureza dos homens, ele não está alí pra ser a versão Hobbit de Cristo) antes das Fendas da Perdição e a demanda estaria perdida.

Sim, fraquejaria. Vide Boromir, gente! Ele deseja o Um mais do que ninguém e foi a loucura! Se Frodo quisesse aparecer, provavelmente teria o mesmo destino de Boromir! :think:
 
Re: Caráter do Frodo.

Gente, não misturem o filme com o livro... Frodo não parte na semana seguinte à festa de aniversário de Bilbo, quando ele tinha 33 anos, mas 17 anos depois, quando ele já tinha 50 e usou deliberadamente o Um (não se "obrigou a usar o anel para ficar invisível"). Foram 17 anos sendo tentado pelo Anel, dominado. Quando descobre o que se trata e finalmente se dispõe a carregá-lo para as Câmaras de Fogo, ele o fez por livre vontade.

Frodo estava destinado a "herdar" o Anel de Bilbo. Estava destinado a levá-lo até a borda do fogo e recebeu forças suficientes para chegar até lá. Mas por ter usado por muito tempo o Anel, uma força muito maior que Sauron ou o próprio Anel já havia determinado que não seria Frodo quem teria que destruí-lo e Gollum ainda teve um papel a cumprir antes do fim. Sua vontade pode ter vacilado no último momento, mas foi praticamente um ano de jornada, aproximando-se cada vez mais do local onde o Anel se tornava mais pesado e ocupava mais sua mente.

Faço uma pequena analogia: se hoje estivéssemos em uma guerra, um soldado que lutou por dias valorosamente mas morreu no front de batalha, mas com seu esforço e o de muitos outros seu exército foi capaz de vencer. Isso faz dele um fraco ou um herói da guerra (não quero usar o termo mártir)?
 
Re: Caráter do Frodo.

Erulasto disse:
Frodo estava destinado a "herdar" o Anel de Bilbo. Estava destinado a levá-lo até a borda do fogo e recebeu forças suficientes para chegar até lá. Mas por ter usado por muito tempo o Anel, uma força muito maior que Sauron ou o próprio Anel já havia determinado que não seria Frodo quem teria que destruí-lo e Gollum ainda teve um papel a cumprir antes do fim. Sua vontade pode ter vacilado no último momento, mas foi praticamente um ano de jornada, aproximando-se cada vez mais do local onde o Anel se tornava mais pesado e ocupava mais sua mente.

E justamente por ter passado tanto temp com o Anel qu ele deveria destruí-lo. Ele soube lhe dar com a força do Um durante todo esse tempo. O problema é que os filmes tem de encurtar o tempo e muitos se confundem neste ponto.

Isildur vacilou na hora de destruir o Um e ,aparentemente, estava disposto a dar um fim no Anel. Foi como eu disse: qualquer um vacilaria, pois o poder que ele exerce na pessoa que o porta é imenso, é descomunal até.

Não é questão de ser fraco; Frodo resistiu muito até! Boromir não resistiu somente ao ver o Um e não resistira se o possuísse em mãos. É apenas mais um exemplo pra ilustrar que chamar Frodo de fraco é um engano.


Faço uma pequena analogia: se hoje estivéssemos em uma guerra, um soldado que lutou por dias valorosamente mas morreu no front de batalha, mas com seu esforço e o de muitos outros seu exército foi capaz de vencer. Isso faz dele um fraco ou um herói da guerra (não quero usar o termo mártir)?

Um herói. Mas sempre tem quem o chamará de fraco.
 
Re: Caráter do Frodo.

Um grande problema que eu sempre vi em relação ao filme foi esse, a visão que os filmes passam é a de que Frodo era um estorvo e que Sam é que deveria receber todas as honras por ter "salvo a Terra-Média".

Concordo com a Idril, infelizmente não é possível mostrar todos os detalhes de um livro em filmes, já acho surpreendente a forma como foram feitos, acho que são obras de arte, mas não tem jeito, há certas "falhas" e esta é uma delas, causada pela maior dificuldade, a meu ver, na adaptação: mostrar o poder do PRÓPRIO Anel sobre os seres que o usavam.

Parabéns ao Erulasto pela analogia, adorei :clap:. Acho que o problema é valorizarmos demais o fim, sem dar importância àquilo que mostra o íntimo das coisas: o desenrolar dos fatos, é neles que podemos ver o valor de Frodo.
 
Re: Caráter do Frodo.

Bom, todos os hobbits conseguiam suportar a força do anel muito bem, eles eram as criaturas mais ávidas para suportar a força do Um, também não acho que Frodo tenha sido fraco, pelo fato de ter ido o mais longe que qualquer um foi com o Um anel... Acho que qualquer um que se visse na montanha da perdição com um anel tão poderoso, se sentiria intimidado para joga-lo no fogo... Isildur simplemente pensou "ah, eu matei Sauron, agora ele não pode fazer mais mal algum, então porque vou jogar algo tão precioso no fogo? Vou usar para me tornar mais forte" este foi o erro dele, pois ele não sabia que Sauron poderia voltar em outra forma e tentar recuperar o Um Anel... Acho que o único modo do anel ter sido destruido foi com Gollum tropeçando em si mesmo e caindo na lava, de outra forma acho que tudo teria ido por água abaixo, pois Sam não iria conseguir recuperar o anel de volta e logo logo Gollum seria copturado por Sauron e ele teria finalmente recuperado seu poder...
 
Re: Caráter do Frodo.

Deixem-me defender meu personagem preferido de 'O Senhor dos Anéis", mas deixo bem claro que respeito todas as opiniões divergentes.
Também acredito que essa visão de Frodo fraco decorre muito dos filmes, pois tiveram de adaptar muitos fatos e de resumir outros.
Quanto à primeira questão: Frodo é orgulhoso, ou seja, ele quer só aparecer? Ou ele aceitou o compromisso por amor ao Condado e à sua gente, mesmo sabendo de suas limitações?
Para mim, Frodo se sacrificou pelo Condado, porque ele aceita tirar o Anel de lá, sem pensar muito, mas já sabendo um pouco do que estaria enfrentando, porque ele era estudioso e tinha observado Bilbo por muito tempo. Ele aceitou o primeiro sacrifício, sabendo o que representava o Um.
Em defesa de meu ponto de vista, há ainda o fato de que em Valfenda, quando ele aceita levar o Anel até às Fendas da Perdição, ele, de novo, não pensa em si. Por ele, ele ficaria em Valfenda com Bilbo. Há referência disso no próprio texto, antes de ele dizer que aceitava levar o Um Anel. Vejam: (Desculpem-me citar em inglês. Eu emprestei minha edição em português). "A great dread fell on him, as if he was awaiting the pronouncement of some doom that he had long foreseen and vainly hoped might after all never be spoken. An overwhelming longing to rest and remain at peace by Bilbo's side in Rivendell filled all his heart."
Assim, para mim, esse trecho prova a excelência de Frodo, sua bondade e sua humildade.
Bom, tanto à questão de Frodo ter falhado ou não, já é mais complexa. O próprio Tolkien diz em uma carta que ele não falhou, porque ele fez tudo o que poderia fazer para destruir o Um Anel. Frodo foi além de seus limites, estava com fome, com sede e muito cansado, por isso ele foi salvo. Na visão de Tolkien, é como na oração do Pai Nosso: "livra-nos do mal". Frodo foi livrado dele, pois cumpriu sua tarefa.
Frodo fraquejou, sem dúvida, mas quem não fraquejaria? Todos, não é mesmo?
Antes de julgá-lo com tanto rigor, nós deveríamos lembrar de que ele durante a jornada foi perdendo tudo e no final não sobrou para ele quase nada do que ele amava: o Condado, Bolsão, os amigos. Mas, não fiquemos tristes, afinal, ele foi para o Reino Abençoado se curar e foi na companhia de Bilbo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo