• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Forgotten Realms - Tire suas Dúvidas

Kramer

O Obscuro
Criei este tópico para todos aqueles que gostam deste cenário tirar as suas dúvidas e aumentar seus conhecimentos sobre ele.

Me prontifico a responder todas as perguntas que souber a resposta, que acredito que não são poucas.

E não vamos tornar este tópico numa discussão inútil sobre ele ser plágio de Arda. Todo mundo sabe disso.

Abraços.
 
Eu gostaria de saber como anda o cenário em termos de historia... ja deve ter passado +- um ano dentro do cenário como ficam os acontecimentos. Mas vai uma duvida? Bhaal era um deus maior, menor ou intermediario? Ele tinha importancia mesmo ou era um dakeles deuses q não faz falta. Pq pow, jogando Baldur's Gate fikei curioso a respeiro dele. Mas muitos dos misterios q eu gostaria de saber eh sobre Netheril (eu tenhu um livro de AD&D em pdf q peguei no site da wizards mas nunca li) e sobre o atual deserto... fikei curioso ao ler sobre Anauroch, queria saber mais sobre o lugar e oq atualmente está acontecendo...
 
Ok
Vamos lá
Uma pergunta de cada vez:

Eventos recentes:

-O Retorno dos Shades, ameaçando o equilíbrio arcano de Faerûn
- O Silêncio de Lolth : A Deusa maior dos Drows está desaparecida. Ninguém sabe o que ocorreu com ela.

Bhaal era um deus intermediário, deus dos assassinatos e das mortes provocadas. Sobre sua importância, isso vai do ponto de vista. Bhaal obedecia e servia Bane, e quando estes, mais Myrkul, roubaram as tábuas do destino, AO, o deus supremo, jogou todos os deuses em formas mortais no mundo de Toril para recupera-las, inclusive, é claro, os três deuses. A única excessão foi Helm que ficou protegendo a entrada para os outros planos.
Nesta confusão toda, Bhaal morreu. Ele tentou inicialmente invadir as ilhas Moonshaes mas acabou derrotado pelo rei Kendrick e a espada criada pela deusa protetora da ilha. Bhaal voltou para o continente para encontrar seus parceiros, mas Myrkul havia sido incinerado por Midnight na torre de Khelben e Bane invadia Tantras para destruir Torm, o Deus dos Paladinos. Para se fortalecer no combate, Bane sacrificou todos os seguidores... de Bhaal, que acabou absurdamente enfraquecido.
Neste momento é que Bhaal encontra Cyric portando a Godsbane. Sem chances, o deus dos homicídios acaba morto. Suas únicas sementes são seus filhos que estão estrategicamente espalhados pelo mundo.

Netheril era o antigo império mágico de Toril. Suas cidades eram voadoras e pairavam sobre a verdejante terra. A magia estava em tudo, mas o controle sobre ela não existia. A ambição do mais poderoso arcano, Karsus, levou o império a ruína. Criando uma magia de 13° círculo, ele drenou os poderes de um deus, no caso, os de Mystryl, a antiga encarnação de Mystra. Mas o corpo de Karsus era incapaz de conter tamanha energia e a trama da magia entrou em colapso. Naquele momento, toda magia falhou, inclusive aquelas que mantiam as cidades flutuantes. Em um último esforço Mystryl se sacrificou para salvar a trama da magia. Karsus virou pedra, Mystryl renasceu como Mystra e recriou a Trama, para que nenhuma magia acima de 9° círculo pudesse ser realizada. As cidades cairam, e a mortandade foi enorme. Os sobreviventes acabaram criando os reinos conhecidos atualmente. Uma única cidade flutuante escapou da devastação se teletransportando para o plano das Sombras. São eles os Shades.

Ah
Cansei haha
Depois escrevo mais.
 
Dexa eu ressuscitar esse tópico aqui (e ressuscitar minha presença na Valinor também...)

Quais foram as divindades que morreram no Tempo das Perturbações??
 
Uma pergunta: Qual o nivel de Vanguerdast, e suas classes? Onde Nasceu Khelben "Cetro Negro" Arunsun? Ainda existem deuses do original Panteão de Unther?

PS: Kramer... Já ouvi esse nome....
 
Garth Blackwood disse:
Quais foram as divindades que morreram no Tempo das Perturbações??
E ainda: existe algum suplemento com informações completas sobre o Tempo das Perturbações?

Erúnamo Kalring ¥ disse:
PS: Kramer... Já ouvi esse nome....
... em um finado fórum de Forgotten Realms?
 
algem pode me explicar pq raios cormantor e o local mais perigoso de fairum? pq drow naum eh nenhum demonio ou diabo pra deixar aquilo tão perigoso quanto a montanha do mago manto negro (ralaster eu acho). e tb acho q com os mitais em decadencia aquilo naum deveria ser o local mais perigoso de fairum.
 
sobre waueken

só para saber esta deusa não havia falecido no tempo das pertubações? se sim, como é que ela retona?

outra coisa que queria saber é quais são as regras de Ao para um mortal ascender a posição divina e como são distribuídos os cartéis.

valeu.
 
Olá galera! Estou vendo que há muitos jogadores com bons conhecimentos em FR por aqui.
Se algum de vocês puder tirar uma dúvida eu agradeceria muito.

Qual é a melhor região para se começar uma campanha de RPG em Forgotten Realms?

Irei iniciar uma Campanha com personagens no 1o nível e tenho esta pequena dúvida...

Para interessados o link do PBF é este:

http://www.espacorpg.com.br/modules.php?name=Forums&file=./viewforum&f=437


E desde já convido a todos daqui que queriam jogar, é só entrar lá e ler as regras de criação de fichas e me mandar a ficha de seu personagem.

Abraços
 
Cara te aconselho a começar nas Terras Centrais do Ocidente, logo abaixo das Silver Marches e da Costa da Espada. É uma região grande e relativamente tranquila, abriga várias raças e está perto de outras regiões mais "tensas" que os personagens poderão explorar quando progredirem.

Outra boa opção pra começar é no reino de Cormyr, o mais "civilizado" e estrutado. As cidades são menos perigosas e mesmo as estradas são mais patrulhadas que a média dos outros lugares. Além disso, em termos de itens e serviços os jogadores estarão bem servidos de opções.
 
Garth Blackwood disse:
Dexa eu ressuscitar esse tópico aqui (e ressuscitar minha presença na Valinor também...)

Quais foram as divindades que morreram no Tempo das Perturbações??

Mystra, Morta pelas mãos de Helm.
Bane, Baal e Myrkul também dançaram!

Bane ressucitou depois e Kelenvor ascendeu a divindade!
 
Mystra morta por Helm? Tenho que confirmar isso mas tenho quase certeza que ta errado, ele é um Deus justo LN. Se nao me engano ele matou foi o Bane, ou ele ou o Torm, vou verificar.
 
KADU disse:
Mystra morta por Helm? Tenho que confirmar isso mas tenho quase certeza que ta errado, ele é um Deus justo LN. Se nao me engano ele matou foi o Bane, ou ele ou o Torm, vou verificar.

Isso está certo. Tem tudo no Wikipedia. Ela foi morta por Helm durante o Time of Troubles por tentar recuperar sua divindade apesar do que Ao fez. Helm, como único deus que continuou com a sua divindade, matou Mystra por desrespeitar as ordens de Ao.

Vale lembrar que antes do Time of Troubles, Mystra era tbm LN. Depois da morte de Mystra, a maga Midnight tomou o seu lugar como deusa da magia, restaurando a magia em Faerûn.

Quem matou Bane, no entanto, foi de fato Torm, que morreu nessa luta protegendo uma das Tables of Fate. Porém, ao contrário do outros deuses que morreram nessa época, Ao permitiu que Torm revivesse já que morreu se sacrificando. Lógico que mais tarde outros deuses achariam maneiras de reviverem, como o próprio Bane, mas isso é outra história....

Do wikipedia, uma lista completa dos deuses que morreram:

Bane, greater god of tyranny, strife, and hatred and one of the Dead Three gods, was slain in a climactic battle with the demigod Torm in battle outside of Tantras.

Bhaal, intermediate god of murder, was slain by the young mortal Cyric with the sword Godsbane. However, Bhaal had foreseen his own death, and had populated Faerûn with his progeny, the Bhaalspawn, in a bid to resurrect himself, as explored in the Baldur's Gate series.

Gilgeam, demigod and king of Unther, was slain by Tiamat.

Ibrandul, a lesser god of caverns, was destroyed by Shar, who still masquerades as the dead deity.

Leira, lesser goddess of deception and illusion, was slain by Cyric.

Myrkul, greater god of the dead and another of the Dead Three, was killed in a duel with Mystra in the skies over the city of Waterdeep.

Mystra, greater goddess of magic and among the most powerful of the gods, was in turn destroyed when she attempted to bypass Helm at the Celestial Staircase.

Ramman, Untheric lesser god of war and storms, was slain by Hoar, but his portfolio was stolen by Anhur of the Mulhorandi pantheon.

Torm, demigod and patron deity of paladins, was annihilated by Bane with his dying breath.

Waukeen, lesser goddess of wealth, attempted to reclaim her divinity during the Time of Troubles, but was imprisoned in the Argent Palace, enslaved to the demon prince Graz'zt
 
Última edição:
Barlach disse:
Bhaal, intermediate god of murder, was slain by the young mortal Cyric with the sword Godsbane. However, Bhaal had foreseen his own death, and had populated Faerûn with his progeny, the Bhaalspawn, in a bid to resurrect himself, as explored in the Baldur's Gate series.


Tira uma dúvida aki: os eventos acontecidos no jogo Baldur's Gate (1&2) fazem parte da cronologia de FR? Eu vi em algum lugar que tem os romances baseado no jogo (eu axu), mas não sei muita coisa sobre eles. Todo aquele negocio das crias de Bhaal ~fazem mesmo parte do cenário? E em relação ao Trono de Bhaal? O que de fato aconteceu com ele, se ele existe mesmo no cenário (pq ele tem no jogo, na ultima expanção do BG2, onde, se não me engano, as crias de Bhaal ficam guerrando entre si, querendo assumir o Trono de Bhaal...)?

E se tudo faz parte, que importancia isso teve no cenário?

Abraço a todos!
FUUUIIII!!!!
 
Arcanjo[SK] disse:
Tira uma dúvida aki: os eventos acontecidos no jogo Baldur's Gate (1&2) fazem parte da cronologia de FR? Eu vi em algum lugar que tem os romances baseado no jogo (eu axu), mas não sei muita coisa sobre eles. Todo aquele negocio das crias de Bhaal ~fazem mesmo parte do cenário? E em relação ao Trono de Bhaal? O que de fato aconteceu com ele, se ele existe mesmo no cenário (pq ele tem no jogo, na ultima expanção do BG2, onde, se não me engano, as crias de Bhaal ficam guerrando entre si, querendo assumir o Trono de Bhaal...)?

E se tudo faz parte, que importancia isso teve no cenário?

Abraço a todos!
FUUUIIII!!!!

Acredito que tudo que acontece no jogo faz parte sim da cronologia oficial. Lógico que tem uma versão oficial, com um protagonista oficial, no caso um homem chamado Abdel Adrian.

SPOILERS DO JOGO A SEGUIR

Eu não sei o resultado no novel. Mas pelo menos no jogo (de acordo, mais uma vez com o Wikipedia), é dado ao jogador a possibilidade de voltar a sua vida normal ou a de assumir a divindade da Bhaal, seja se tornando o novo deus da morte ou então um deus bom e justo. Imagino que no novel ele tenha voltado a ser mortal, já que não se fala dele hoje. Pode ser ainda que ele tenha se tornado um deus bom, mas com certeza ele não se tornou o novo deus da morte. (obs: Não seria bem deus da morte, pois esse portifólio pertence a Kelemvor, e sim God of Murder, algo como deus dos assassinatos).
 
algem pode me explicar pq raios cormantor e o local mais perigoso de fairum? pq drow naum eh nenhum demonio ou diabo pra deixar aquilo tão perigoso quanto a montanha do mago manto negro (ralaster eu acho). e tb acho q com os mitais em decadencia aquilo naum deveria ser o local mais perigoso de fairum.

É o seguinte: Myth Drannor caiu e não foi por causa de drow. O que mais ferrou foi a invocação de Nycaloths (yugoloths), que arregaçaram a região, mais uma raça de elfos-meio-demonios (Tanarruks) e varios outros fatores, principalmente alianças com demonios e diabos, que ajudaram (bastante) para a queda. Há ainda a furia dos dragões, que se volta para Myth Drannor toda vez que um cometa especial (Kingkiller) passa por toril.

Quanto a deuses mortos estão: Myrkul, Bhaal, Mystra, Ibrandul, Moander, Bane (mais de uma vez), Ammaunator, Aupenser, Gilgeam, Ramman e outros.

Pra mim, o melhor lugar para começar jogando é Cormyr, no tempo do encontro dos escudos de 1372

Ok
Uma única cidade flutuante escapou da devastação se teletransportando para o plano das Sombras. São eles os Shades.

Não está totalmente correto. O enclave (a cidade voadera) se chama Thultantar, é comandado por Thelamont Thantul (o Sombra), de ND 39 (Mag25, Arq5, Som5, template sombra +4), mas não foi a única que sobreviveu. Tem mais um enclave (Selunarra) que fugiu para o plano de Selune (Brightwater, eu acho), e continua por lá...

Outra resposta: REALMENTE, Helm matou Mystra na porta dos Planos com PORRADAS dadas só com as suas MÃOS. Ela tentou atacar e Ao probiu qualquer deus de entrar nos planos sem as tabuletas do destino, e já que ela forçou, Helm só cumpriu seu dever (chutando a coitada do alto da escada perto do castelo Kilgrave, e explodindo tudo)

Inté a próxima!!!
 
Última edição por um moderador:
É o seguinte: Myth Drannor caiu e não foi por causa de drow. O que mais ferrou foi a invocação de Nycaloths (yugoloths), que arregaçaram a região, mais uma raça de elfos-meio-demonios (Tanarruks) e varios outros fatores, principalmente alianças com demonios e diabos, que ajudaram (bastante) para a queda. Há ainda a furia dos dragões, que se volta para Myth Drannor toda vez que um cometa especial (Kingkiller) passa por toril.

Essa Kingkiller é inclusive tema dos novels do Year of Rogue Dragon, em que a fúria dos Dragões perde o controle.
 
Dexa eu ressuscitar esse tópico aqui (e ressuscitar minha presença na Valinor também...)

Quais foram as divindades que morreram no Tempo das Perturbações??

Além de Mystra, Bhaal, Myrkul e Bane (mais de uma vez), também morreram Ibrandul, deus das cavernas (morto por Shar), Gilgeam, Rei-Deus de Unther (Morto por Tiamat), Ramman (Deus da Guerra de Unther), Moander, Deus da Podridão (morto por Finder Wyvernspur, o bardo), mas existiram outros deuses mais antigos, dentre os quais os Sete, Ammaunator (deus sol), Auppenser (deus psionico) e outros mais.
 
Re: sobre waueken

só para saber esta deusa não havia falecido no tempo das pertubações? se sim, como é que ela retona?

outra coisa que queria saber é quais são as regras de Ao para um mortal ascender a posição divina e como são distribuídos os cartéis.

valeu.

Bom, primeiro precisa-se de um lugar vago
Segundo, precisa-se de seguidores devotos exclusivamente a voce (entre 1000 e 1.000.000).
Terceiro, voce precisa ser "O Cara", tendo, pelo menos uns quarenta niveis.Esse é o método direto (incomum)
Há um outro método (usado por Talos, The Destroyer para ascender Velsharoon), que consiste numa vassalagem direta. Assim, o deus "te apresenta" para Ao e ele arranja alguma coisa pra voce fazer, te dá aspectos e permite que voce conceda poderes a mortais.Você ganha um ranking divino (varia conforme o numero de seguidores), vira extra-planar e todos os blá-blás dos deuses...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo