• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Segunda profecia de Mandos

AragornII

Usuário
Não seria o papel de Turin na 2 profecia de mandos um "premio"pelas injusticas sofridas pelos filhos de Hurin,q foram causadas por Melkor?
 
Talvez tanto um premio qto uma punição,pois enfrentar o Inimigo do Mundo não é para qualquer um mesmo com ajuda de Tulkas e de Finwë não é isso?Talvez pela convicção em seus atos ele tenha ganhado essa tarefa-prêmio de presente pois msm qdo estava errado ele tinha a convicção de estar certo a maldição só o atrapalhou em vida o que induzia ele a praticar atos não muito nobres mas com a msm convicção de com se estivesse certo.
 
Desculpe mas nao me lembro de uma segunda professia de Mandos, alguem pode escreve-la? Ou ao minimo falar onde posso ler (certinho) ela?
 
Sim, também creio que o papel de Túrin, ao dar o "golpe final" em Melkor é uma "compensação" por tudo que Morgoth fez à sua família e à todos os homens.
 
Não seria o papel de Turin na 2 profecia de mandos um "premio"pelas injusticas sofridas pelos filhos de Hurin,q foram causadas por Melkor?

Aragorn, quando for abrir um tópico verifique se ninguém já abriu com uma mesma dúvida...

Para verificar use a opção "Procurar" que está localizada no menu (topo) do fórum...

Mas de uma olhada aqui
Pode te ajudar...
 
A despeito da repetição, ou não, do tema, temos que, de fato, como meu amigo 10º colocou, sim, era uma compensação, uma elevação do "patamar" humano perante os seres de Arda e seus feitos.

Abraços.
 
Poxa, desculpas, mil desculpas!
Confundi-me com o seu avatar, desculpa Neithan, mas, dê um "desconto", olha a hora do post...hahahaha.

Abraços, e desculpe-me caro amigo. =]
 
Aragorn, quando for abrir um tópico verifique se ninguém já abriu com uma mesma dúvida...

Para verificar use a opção "Procurar" que está localizada no menu (topo) do fórum...

Mas de uma olhada aqui
Pode te ajudar...
Ai ai, esses moderadores novatos! :lol:
Mene, o cara abriu esse tópico em fevereiro de 2005 e a última visita dele aqui na Valinor foi em novembro daquele mesmo ano! :lol:
 
Hey, acontece Snaga, Mene não tem culpa. =]
Eu também não saberia moderar, creio que foi melhor eu "não ter me candidatado", mas quanto ao tópico, que achou da questão?

Considera uma "compensação" aos humanos por todos males sofridos?

Abraços.
 
Bem, não quis dizer que você não sabe, mas caso for um erro o que fez, coloquei que faria de mesma forma, ou até mesmo pior.
Mas calma lá com as "lembranças", hehehe. Brincadeira.
Não me intrometo nesses assuntos, apenas gosto de fomentar questões para nosso deleite intelectual.

Abraços. =]
 
Acho que essa "tarefa" foi(será) confiada a Túrin pela própria grandeza dele. Os outros motivos também pesam, mas ele foi um dos maiores humanos(em minha própria opinião) de todas as Eras.
 
Compartilho de sua opinião, mas creio que não seja esse o fator principal, mas sim o da representação da raça humana, sendo ele a representação da vontade, da honra, e de muitas outras virtudes humanas.

Abraços.
 
Foi um grande homem, mas não creio que tenha sido escolhido pois era o maior de todos os humanos...talvez pelas tristeza, talvez pela maldição de Morgoth, creio que seja um pocu de cada, uma pouco graças aos seus atos, e um pouco por sua sina.
 
Exato, apenas ressaltei que em minha opinião pessoal ele seria o "maior" dentre os humanos, mas não seria esse o motivo, vide as circunstâncias, como colocou o 10º Membro, e como havia dito antes. =]
 
Há um tópico no "E se..." que trata da morte de Túrin Turambar: se ele não tivesse se matado? Será que eu encaixando-o aqui, poderia dizer que, se caso ele não tivesse se matado, ele poderia tentar matar Morgoth pra conseguir? Ou seria mais ou menos como foi com Fingolfin? Assim não haveria Profecia, muito menos Guerra da Ira!
 
Última edição:
Mas, gente, a Segunda Profecia foi descartada. Ela apresenta várias incoerências com aspectos fundamentais da Obra: [e dito que Túrin mata Morgoth com sua Espada Preta, mas ela foi despedaçada e perdida pra sempre no afundamento de Beleriand. Se Túrin (e sua até Niënor, na versão do HoMe II) fosse(m) feito(s) imortal(ais) isso iria contra aquela idéia que Tolkien descreveu em algum HoMe (agora eu não lembro =]) de que somente um Homem teve o destino dos Elfos e um Elfo teve o destino dos Homens: Tuor e Lúthien, respectivamente.

Outra coisa: como Morgoth ia lutar na Dagor Dagorath? Seus pés e mãos foram decepados e, apesar de ele construir um novo corpo para si, esses "traumas" ficam gravados para sempre na memória do espírito, e Morgoth estava permanentemente "encarnado" (Ósanwë-kenta; Morgoth's Ring). Isto é, ele retornaria sem pés e mãos (e Sauron voltou sem o dedo que havia perdido no fim da Segunda Era, só para citar um exemplo).

Para finalizar: no Valaquenta escrito no fim dos anos 1950, Tolkien incluiu em seu final aquelas palavras finais do Quenta Silmarillion publicado (que C.T. decidiu incluir no final deste último, não do Valaquenta propriamente dito). Quanto a isso, C.T. comentou:

The Second Prophecy of Mandos (V.333) had now therefore definitively disappeared. This passage was used to form a conclusion to the published Silmarillion (p.255).
[Morgoth's Ring, "The Valaquenta"]
 
Desculpe-me caro colega, mas não era esse o foco em discussão do tópico.
Estavamos levantando hipóteses para entender o motivo da criação deste trecho das obras, descartado, ou não, é passível e imprescindível que haja uma análise.

Christopher Tolkien fez uma compilação através de uma análise, que, não é absoluta, portanto não é nem um pouco incoerente debater acerca de assuntos, mesmo descartados.
O tópico não nos coloca os motivos de se aceitar como parte integrante das obras, ou não, a Segunda Profecia, mas sim entender quais aspectos levam Tolkien a entender que Turambar derrotaria Melkor (que voltaria, como uma divindade que é, à luta, indiferente de possuir "pés" e "mãos", sabe-se que os Valar podem restituir seus poderes). Mas isso não vem ao caso.

O cerne da questão é que eram hipóteses, porém, de grande importância para o entendimento de muitos colegas com relação aos demais aspectos de obras, como O Silmarillion, por exemplo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo