Home

Sarati - Forma Antiga

Conteúdo

Língua das Amostras: Inglês

Amostras: R1, R2

Introdução

Esta valoração foi utilizada em alguns dos mais antigos textos Sarati, possivelmente os mais antigos de todos, o que torna esta a mais antiga forma conhecida desta escrita.

Consoantes

A Figura 1 mostra os valores sonoros de cada sarat. (Os sons são dados de acordo com o Alfabeto Fonético Internacional.) Abaixo de cada sarat está escrita uma palavra na qual ele foi utilizado para um valor sonoro (tanto em R22 como em R23). As letras Romanas que correspondem a cada sarat estão sublinhadas. Os sarati mostrados em cinza não são atestados. Onde vários sarati são mostrados para um mesmo som, assume-se que todas são formas intercambiáveis. O sarat estenográfico para /st/ é opcional. Consoantes longas ou duplas não são diferenciadas.

Nota do Tradutor: as palavras na figura abaixo foram deixadas como no original em inglês pois seria inviável encontrar paralelos adequados na língua portuguesa, principalmente pelas diferenças entre valores sonoros entre as duas línguas.

Figura 1: Sinais consonantais da Forma Antiga

Quando subsequentes a outra consoante, especialmente no fim das palavras, os sons [s] e [z] devem ser feitos por meio de diacríticos colocados na frente ou na base do sarat precedente, ou, algumas vezes (no caso do [s]) conectados ao arco traseiro do sarat, caso a letra possua um.

Vogais

Os diacríticos vocálicos estão listados na figura 2. Devem ser colocados no topo ou na base do sarat: no primeiro caso, deve ser pronunciado antes do sarat; no segundo caso, pronunciado depois. É importante ressaltar que os diacríticos vocálicos são, muitas vezes, omitidos.

Figura 2: Diacríticos Vocálicos da Forma Antiga

O suporte curto da Forma Antiga possui o formato de um linha reta e curta paralela à barra de alinhamento. Vogais longas podem escritas de várias formas diferentes, como mostrado na figura 2: a maioria delas é feita por meio da duplicação do diacrítico.

/A/ longo é usualmente escrito num suporte longo, mas, ao invés disso, em uma ocasião, o diacrítico foi duplicado: o primeiro sendo colocado na base da consoante precedente e o segundo no topo da subsequente. /O/ longo é normalmente escrito por meio de um diacrítico duplicado, mas pode ser indicado também usando um suporte especial (entretanto, este suporte é algumas vezes interpretado como um suporte longo padrão combinado com um diacrítico /o/). /U/ longo é indicado pela combinação de um diacrítico /u/ com o sarat para /w/.

Texto Ilustrativo

Abaixo segue um texto escrito na Forma Antiga.

Ilúvatar foi o Princípio de tudo, e está muito além de onde qualquer compreensão dos Valar, Elfos ou Homens possa alcançar.
— Rúmil, O Livro dos Contos Perdidos.