Desde que foi anunciado pela primeira vez em abril de 2024, Tales of the Shire (Contos do Condado, em bom português) já se destacou no universo dos jogos acolhedores, mesmo alguns meses antes de seu lançamento previsto. Ao longo desse tempo, vimos alguns trailers e vídeos que nos dão um breve vislumbre da vida de um hobbit.

Coisas como cozinhar, decorar e coletar recursos foram destaque nos vídeos compartilhados nas redes sociais pela Weta Workshop, nos deixando mais preparados do que nunca para começar nossa nova vida em Beirágua. Se você deseja mais informações, aqui está tudo o que você precisa saber antes de embarcar nessa jornada como um hobbit, além da data de lançamento do jogo.
Data de lançamento de Tales of the Shire
Tales of the Shire será lançado na terça-feira, 29 de julho de 2025, em todas as plataformas, então ninguém precisará esperar para ter sua vez como hobbit.
Inicialmente, o jogo estava programado para ser lançado no final de 2024, mas foi adiado algumas vezes. Em um comunicado publicado nas redes sociais em fevereiro, Weta Workshop explicou que “muito mais trabalho precisará ser feito entre agora e o lançamento”.
Trailers de Tales of the Shire
Além do trailer inicial de anúncio, seguido por outro revelando a data de lançamento, Tales of the Shire não recebeu muitos outros trailers. Dito isso, houve vários vídeos curtos e “olhares internos” compartilhados no YouTube e nas redes sociais do jogo.
Esses vídeos proporcionam uma visão melhor do que esperar do jogo, além de uma abordagem mais detalhada sobre Beirágua como um todo. Muitas vezes, eles contam com a participação da equipe de desenvolvimento, explicando mecânicas ou elementos do jogo com mais profundidade. Já tivemos vídeos sobre coleta de recursos, culinária, decoração e organização de jantares—todos parecem ser mecânicas centrais do jogo.
O vídeo mais recente no YouTube aqui aborda diversas características do jogo, como o trabalho feito na criação de personagens, permitindo que os jogadores façam a versão mais fiel de si mesmos como hobbits, o sistema de navegação e a introdução ao jogo. Mais importante ainda, há uma seção inteira dedicada à decoração das tocas de hobbit e à escolha de torná-la o mais aberta possível, permitindo que os jogadores personalizem cada detalhe de suas casas em Beirágua.
Jogabilidade de Tales of the Shire
Grande parte do conteúdo de Tales of the Shire é composta por elementos tradicionais de simuladores de vida, como agricultura, coleta de recursos, pesca e decoração da própria toca de hobbit. Porém, para manter a experiência envolvente, você também completará missões para os habitantes de Beirágua, avançando em uma história bem leve.
Em vez de enviar os jogadores em jornadas épicas para derrotar dragões ou aranhas gigantes, as missões envolvem levar itens para outros hobbits e ajudá-los conforme necessário. Essencialmente, seu objetivo principal no jogo é construir uma vida confortável e relaxante como hobbit, então a história não será intensa.
A culinária também desempenha um papel importante, o que não é surpreendente dado o amor dos hobbits pela comida. Com os ingredientes que você coletar e cultivar, terá a oportunidade de convidar seus colegas hobbits para uma refeição. Isso ajudará você a desenvolver e manter amizades com qualquer personagem do jogo, sem precisar de mecânicas tradicionais de presentes, que muitos outros simuladores de vida usam.
Com base nos trailers já divulgados, a customização é outra parte essencial da experiência. Sua casa—ou toca de hobbit—poderá ser decorada do chão ao teto, conforme o seu gosto. Isso foi feito para permitir que os jogadores “se expressem dentro do jogo”, segundo o designer UX Jordan Peat. A Weta Workshop compartilhou em um vídeo de “olhar interno” que a decoração não terá grid, ou seja, você poderá colocar móveis e itens em qualquer lugar da sua casa, criando a experiência aconchegante que Tales of the Shire promete.