Rhûn

Escrito por Fábio Bettega

Rhûn, também chamado de O Leste e Terras Orientais na língua Westron, era uma grande região no extremo leste da Terra-média. Era o lar dos Orientais nas Segunda e Terceira Eras. Tinha muitos grupos diferentes que frequentemente lutavam entre si, mas que foram unidos por Sauron no ódio ao Oeste e o serviram na Guerra do Anel. Rhûn referia-se a todas as terras situadas a leste de Rhovanion, ao redor e além do Mar interior de Rhûn, de onde muitos ataques a Gondor e seus aliados vieram durante a Terceira Era.

Muito pouco se sabe sobre as terras além do grande Mar de Rhûn que ficava em suas fronteiras com as terras ocidentais. Mesmo Gandalf nunca explorou lá, e embora Aragorn tenha visitado uma vez, suas atividades não são relatadas.

Algo é conhecido de sua geografia antiga a partir de O Silmarillion; muito além do Mar de Rhûn havia outro mar interior, o Mar de Helcar, e além dele uma cadeia de montanhas conhecida como Orocarni (Montanhas Vermelhas). Em algum lugar no leste perdido, também estava Cuiviénen e Hildórien, onde Elfos e Homens despertaram pela primeira vez: todos os Filhos de Ilúvatar podiam traçar suas ancestrais de volta às regiões orientais da Terra-média.

Os Orientais eram uma raça humana que, em última análise, seguiu ambos os Senhores das Trevas e lutou como seus aliados em guerras em diferentes partes da história. Os Carroceiros e os Balchoth eram facções dos Orientais na Terceira Era.

OS ANÉIS DE PODER – PRIMEIRO ANO 

Na série Os Anéis de Poder, Rhûn é uma região importante que ganha destaque no final da primeira temporada. É mencionada como o destino de Nori Brandyfoot e o Estranho (The Stranger), que partem em uma jornada para lá. Rhûn é descrita como a terra de onde vieram os três cultistas que estavam procurando pelo Estranho, acreditando que ele fosse Sauron.

Cultistas de Rhûn, na série Os Anéis de Poder

O Estranho descobre que precisa viajar para Rhûn para encontrar uma constelação específica chamada “Chapéu do Eremita”. Essa jornada promete revelar mais sobre o propósito do Estranho na Terra-média e aprofundar a trama na segunda temporada.

HISTÓRIA DE RHÛN 

Os primeiros Elfos despertaram muito a leste do Mar de Rhûn, e muitos deles foram conduzidos às Terras Ocidentais por Oromë. Alguns Elfos abandonaram esta Grande Jornada e escolheram permanecer em Rhûn; eles foram chamados de Avari. Eventualmente, alguns dos Avari também migrariam para o Oeste.

Os primeiros Homens também despertaram no extremo leste, onde encontraram pela primeira vez Anões e Avari. Os ancestrais dos Edain e Drúedain viajaram para o oeste saindo de Rhûn. Nas margens do Mar de Rhûn, algumas das tribos humanas que viajavam para o oeste se separaram e suas línguas logo divergiram. Outros homens permaneceram em Rhûn, e muitos deles ficaram sob o domínio de Morgoth e, mais tarde, de Sauron. Esses homens foram chamados de Orientais, e eles lideraram muitos ataques contra Gondor e seus aliados durante a Terceira Era.

Alatar e Pallando, os Magos Azuis, em Rhûn

Durante a Terceira Era, Rhûn foi visitada por três Magos; Saruman, Alatar e Pallando, e embora Saruman tenha retornado ao oeste e ocupado Isengard, os dois Magos Azuis permaneceram. Seus destinos são desconhecidos e se eles foram bem-sucedidos em inspirar os povos com quem tiveram contato a resistir à influência de Sauron é desconhecido. O próprio Sauron fugiu para Rhûn após sua derrota pela Última Aliança de Elfos e Homens e novamente quando se escondia do Conselho Branco durante os séculos conhecidos no oeste como a Paz Vigilante. Durante a Paz Vigilante, Sauron foi se esconder em Rhûn por 400 anos e reuniu os Orientais ao seu serviço; os Magos Azuis falharam em descobrir seu reduto oriental.

As partes mais ocidentais de Rhûn foram conquistadas por Gondor duas vezes, sob os reis Rómendacil I e Rómendacil II, mas os Númenóreanos nunca tiveram controle total sobre ela. Rhûn Ocidental foi finalmente subjugada na Quarta Era sob o rei Elessar e seu filho Eldarion.

GEOGRAFIA

A parte ocidental de Rhûn era visível em mapas das Terras Ocidentais da Terra-média. Continha o grande Mar de Rhûn, no qual desaguava o Rio Corrente do noroeste. Uma floresta ficava a nordeste do Mar, e perto das margens sudoeste, havia uma cadeia de colinas. Kine de Araw selvagens, ou bois, viviam perto das margens do Mar de Rhûn.

Mais a leste em Rhûn estavam regiões antigas onde os Filhos de Ilúvatar despertaram pela primeira vez: Cuiviénen para os Elfos, que ficava nas margens do Mar de Helcar perto de Orocarni; e Hildórien para os Homens. Quatro clãs de Anões também estavam localizados em Rhûn; seus redutos provavelmente estavam nas montanhas Orocarni.

Grande Viagem dos Elfos, partindo de Cuiviénen

Ao sul, Rhûn fazia fronteira com a terra de Khand e com Mordor.

ANÕES DE RHÛN 

Os anões surgiram na Terra-média nos Anos das Árvores, após os Elfos, mas antes dos Homens. Quando os Sete Pais dos Anões despertaram em cantos distantes da Terra-média, alguns se encontraram em Rhûn e fundaram reinos lá, sob as montanhas. Esses clãs eram os Punhos de FerroBarbas RígidasTranças Negras e Pés de Pedra. No final da Terceira Era, anões desses reinos viajaram para fora de Rhûn para se juntar a todos os outros clãs de anões da Terra-média na Guerra dos Anões e Orcs, que foi travada nas e sob as Montanhas Nebulosas. Após essa guerra, os sobreviventes retornaram para casa. No final da Terceira Era, quando a guerra e o terror cresceram em Rhûn, um número considerável de seus anões deixou suas antigas terras natais. Eles buscaram refúgio nas terras ocidentais da Terra-média, onde alguns encontraram Frodo Bolseiro.

ETIMOLOGIA 

O nome Rhûn é Sindarin para ‘leste’, em oposição ao Quenya romen. Da mesma forma, Harad significa ‘sul’ em Sindarin, Forod (como em Forodwaith) significa norte, e Dûn significa oeste.

Acompanhar
Avisar sobre
guest

0 Comentários
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex