06/02 Dia Nacional da Nova Zelândia

Escrito por Fábio Bettega
Introdução: No dia 6 de Fevereiro de 1840 era assinado o tratado que tornava existente a Nova Zelândia como uma colônia oficial inglesa. Para o Dia Nacional da Nova Zelândia, organizamos algumas matérias e curiosidades sobre o país que serviu de cenário dos filmes do diretor, que ali nasceu, Peter Jackson, "O Senhor dos Anéis".
 

 

Ficha do País:

Nome: Nova Zelândia (NZ) ou Niu Tireni, em maori
Linguas oficiais: Inglês, maori e neozeolandês
Capital: Wellington
Maior cidade: Auckland
Governo: Monarquia Democrática Constitucional
População: 4,089,228
Data de Independência: 26 de Setembro de 1907
Bandeira:

 

Mapa da Nova Zelândia

Fato Curioso: Uma cachoeira foi apelidada de "Cachoeira do Gollum"

 

Outros Fatos sobre a Nova Zelândia:

História
Os primeiros europeus a chegar na Nova Zelândia foram guiados por Abel Janszoon Tasman em 1642. A NZ se tornou uma terra idependente em 26 de Setembro de 1907.

Economia
Baseada na exportação da produção agrícola, horticultura, pesca e turismo. Na época das filmagens da trilogia (O Senhor dos Anéis), a economia da Nova Zelândia deu um leve salto e movimentou milhões (ou quem sabe, bilhões) de dólares com hospedagem de turistas, consumo e produtos que os turistas gastavam enquanto estava no país para conferir de perto o andamento da produção dos filmes. A cidade de Wellington quase que dobrou a sua população nessa época, tamanho era a entrada de turistas.

Esportes
É difícil falar da NZ sem estar comentando sobre os esportes radicais que o país guarda. Bung Jump, cricket, golf, tenis e uma grande variedade de esportes aquáticos. Há também plataformas nas montanhas para esquiar e snowboarding. Até o elenco da trilogia não conseguia segurar a vontade de aproveitar a longa estadia na NZ, e nos tempos de folga alguns iam se divertir. O mais animado do elenco para esses esportes era Orlando Legolas Bloom, que conseguiu até uns machucados em um dos esportes radicais que se arriscou a experimentar.

Para informações mais promenorizadas sobre o país, clique aqui.

A Nova Zelândia como Terra-Média

Como todos bem sabemos, a Nova Zelândia foi o local escolhido pelo diretor Peter Jackson para filmar a trilogia O Senhor dos Anéis, por ser a terra natal do mesmo. Segundo o que o próprio disse: "Quando lemos O Senhor dos Anéis, tendemos a imaginar aquelas paisagens magnificamente descritas por Tolkien consoante os ambientes com os quais entramos em contato. Por isso, eu sempre imaginei a Terra-Média como a Nova Zelândia, para mim a Nova Zelândia era a Terra-Média, e se eu filmasse a trilogia teria de ser aqui."

Sobre os locais onde foi filmada a trilogia:

Ilha Norte

A ilha Norte é caracterizada por praias tropicais, sendo por isso a região com maior afluência turistica. Seguem-se as regiões desta ilha onde a trilogia foi filmada (não se esqueça de que pode ver no mapa a situação exata dessas regiões)

Waikato: Foi aqui, nesta terra de prados e colinas verdejantes, que foram filmadas as cenas do Condado. A paz transmitida por esta terra e o seu aspecto rural são o retrato perfeito da terra dos Hobbits. No entanto a equipe responsável pelo filme teve de plantar flores e hortas com até um ano de antecedência em relação às filmagens, para que os jardins hobbit parecessem realistas. Todas as casas foram construídas nos próprios montes, e ainda se encontram lá, juntamente com os caminhos, para serem visitadas por turistas.

Wellington: Foi aqui, nos estúdios de Wellington, que foram filmadas muitas cenas importantes dos filmes, como por exemplo as Florestas de Fangorn, Minas Moria, Bri e algumas cenas do Condado. Perto de Wellington situam-se também as montanhas onde foi filmada a cena do Caminho dos Mortos.

Ilha Sul

Enquanto que a Ilha Norte da Nova Zelândia é caracterizada por praias, na Ilha Sul predominam as montanhas, bem como prados e estepes, sendo aqui que foram filmadas cenas memoráveis da trilogia, como os campos de Rohan, os campos de Pelennor ou as Montanhas Sombrias (não se esqueça de ver o mapa).

Canterbury: Este local de estepes, prados e colinas relvadas, onde outrora existiam glaciares, mostrou-se ideal para representar o reino de Rohan. Foi aqui que foi construída a cidade de Edoras, capital de Rohan.

Fiordland: Esta terra de rios e montanhas ingremes e escarpadas foi usada para filmar diversas regiões que aparecem nos filmes. As mais importantes são: o rio Anduin, que era na realidade o rio Waiau; as florestas de Lothlórien e o vale de Valfenda; e também as belissímas cenas das Montanhas Sombrias.

Mackenzie: Foi nesta região de prados que foram filmadas algumas cenas da Batalha nos Campos de Pelennor, como por exemplo a Cavalgada dos Rohirrim. Este local foi perfeito para a cena, pois, para além dos prados, havia também montanhas ao fundo, o que permitia representar as Montanhas Brancas sem ter de recorrer a efeitos especiais.

Nelson: Nestas terras ingremes foram filmadas as cenas em que a Sociedade sai de Moria, após a morte de Gandalf. Para filmar esta cena, os atores que nela entravam tinham de acordar cedo para se deslocarem até lá de helicóptero, a unica maneira de lá conseguirem chegar sem serem experimentados em montanhismo.

Acompanhar
Avisar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex