Harper Collins Brasil é a Nova Casa de J. R. R. Tolkien – e Promete Obras Inéditas

Um dos maiores autores da literatura contemporânea está mudando de casa editorial no Brasil. As obras traduzidas de J.R.R. Tolkien, conhecido mundialmente por livros como a trilogia O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion, entre outros clássicos, passa a ser editada pela HarperCollins Brasil. A nova fase do escritor, poeta, linguista e professor britânico no país começará com o lançamento, previsto para novembro, de Beren e Lúthien, título ainda inédito em língua portuguesa, e prevê um realinhamento da percepção de sua obra entre os leitores brasileiros.

De acordo com Omar de Souza, diretor editorial da HarperCollins Brasil, o plano que convenceu os herdeiros do autor de que a editora seria a melhor opção incluiu um projeto consistente de reposicionamento, o lançamento de obras inéditas no país – incluindo o gigantesco The History of Middle-Earth (História da Terra-Média, em tradução literal) – e, principalmente, um trabalho forte de distribuição que garantisse a exposição constante de todos os títulos de Tolkien (não apenas a trilogia fundamental) nas livrarias brasileiras.

Omar ressalta que um dos principais objetivos é redefinir a literatura de J.R.R. Tolkien no Brasil. “Em outros países, particularmente na Europa e nos Estados Unidos, a obra de Tolkien tem status de literatura canônica. Queremos estender essa percepção ao Brasil, e isso passa por uma revisão dos critérios editoriais, divulgação, marketing e até tradução, tal como fizemos com os primeiros livros de C.S. Lewis que reeditamos”, explica.

Patricia Hespanha, diretora executiva da HarperCollins Brasil, também comemora a aquisição. “O processo para definir a casa publicadora de Tolkien é rigoroso em todos os países, e não poderia ser diferente aqui”, diz. “Os herdeiros são muito zelosos com sua obra. Foi mais de um ano de negociação, e estamos muito orgulhosos por saber que essa escolha coroa o esforço que fizemos para oferecer um projeto sólido que demonstra nosso respeito ao legado do autor.”

Samuel Coto, gerente editorial na HarperCollins Brasil, será o responsável pela edição de J.R.R. Tolkien nessa nova fase. Fã incondicional do autor e aficionado de sua mitologia, sua reverência pelo escritor britânico se reflete na forma como pretende trabalhar com sua obra: “Fui criado lendo a obra de Tolkien, sempre fui fascinado por seu universo mitológico”, conta. “Mais que uma responsabilidade, editar sua obra é uma espécie de realização de um sonho. Como editor, terei a oportunidade de dar ao Legendarium, e a outros títulos além da mitologia principal, o tratamento editorial esperado por fãs como eu.”

Sobre a HarperCollins
HarperCollins Publishers é a segunda maior editora de livros do mundo, com operações em 18 países. Com mais de 200 anos de história e mais de 120 selos editoriais ao redor do globo, a HarperCollins publica aproximadamente 10.000 novos livros por ano em 17 línguas e possui um catálogo impresso e digital de mais de 200.000 títulos. Com obras em dezenas de gêneros literários, a relação de autores da HarperCollins inclui vencedores do prêmio Nobel, do Pulitzer, do National Book Award, das medalhas Newberry e Caldecott e do Man Booker Prize. Com sede em Nova Iorque, a HarperCollins é uma subsidiária da News Corp (NASDAQ: NWS, NWSA; ASX: NWS, NWSLV) e pode ser visitada online em corporate.HC.com.

Está envolvido com a obra de Tolkien desde 1999 – fundador da Calaquendi, fundador da Valinor, fundador do Conselho Branco (Sociedade Tolkien) e presidente por três mandatos. Participou da publicação em livro do Curso de Quenya e é autor do Modo Tengwar Português

Deixe uma resposta