Morrem dois importantes nomes da trilogia “O Senhor dos Anéis”

ap02032405789Morreu na última segunda-feira, 27 de abril, o diretor de fotografia Andrew Lesnie, vítima de um ataque cardíaco, aos 59 anos. Lesnie foi colaborador do diretor Peter Jackson por duas décadas e seu trabalho foi reconhecido por inúmeros filmes que ajudou a realizar, porém seu trabalho mais conhecido foi na trilogia O Senhor dos Anéis em que ganhou um Oscar. Também trabalhou na trilogia O Hobbit e em outros filmes do diretor neozelandês.

Lesnie era conhecido por sua simpatia e bom humor, além de sua extrema competência, e pode ser visto em inúmeras cenas dos extras de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Também fez uma participação como Corsário de Umbar, juntamente com Peter Jackson e outros membros da equipe, em O Retorno do Rei. O cameo pode ser visto com mais detalhes na edição estendida do mesmo filme.

Lesnie-Corsário-Valinor.01

Peter Jackson e Ian McKellen (Gandalf) prestaram suas homenagens nas redes sociais ao colaborador e amigo. Disse o diretor neozelandês em sua página oficial no Facebook:

Querido Andrew, você nunca procurou nem quis elogios – você nunca precisou ouvir o quão bom era, só se preocupava em fazer um grande trabalho respeitando o trabalho dos outros. Mas, em nome de todos aqueles que tiveram a sorte de colaborar com você, te amamos e, por isso, o reverenciamos como o mestre da fábula, da luz e da magia do cinema – você é um dos grandes cineastas do nosso tempo. Descanse em paz, meu amigo.

1962808_10152831273063601_7012093196803668158_n

Sir Ian McKellen, que foi pego de surpresa pela notícia, também postou sua homenagem ao amigo em sua página no Facebook e reconheceu que o trabalho de Lesnie na fotografia e luz das trilogias O Senhor dos Anéis  e O Hobbit foi essencial para o seu sucesso.

Se você gostou do visual da Terra-média, saiba que nada daquilo teria sido possível sem a experiência de Andrew.

Seu trabalho era árduo, mas era impossível dizer, porque o seu espírito sempre alegre e inteligente estava a cada minuto no set. Eu nunca ouvi dele sequer a mínima reclamação, em um estúdio frio, ou brigando com alguém. Ele sempre tinha tempo para um sorriso e um abraço de encorajamento. Ele era adorável. Ele é insubstituível.

Andrew Lesnie trabalhou recentemente com o ator e diretor Russell Crowe em seu novo filme The Water Diviner.

howard-alan-2010-cb225395Também morreu outro importante nome de O Senhor dos Anéis. O ator britânico Alan Howard, que interpretou a voz de Sauron e do Um Anel na trilogia. Howard morreu em Londres aos 77 anos, de pneumonia. Apesar de seu falecimento ter ocorrido em 14 de fevereiro, deixamos aqui o registro.

São inesquecíveis as falas de Sauron a Frodo, quando o hobbit usa pela primeira vez o Um Anel em Bri (A Sociedade do Anel), ou ordenando a Saruman a construção de um enorme exército ou sua ameaça a Aragorn quando o personagem usa a Palantír em Minas Tirith, em cena da edição estendida de O Retorno do Rei.

Apesar de não ter seu rosto estampado nos filmes, e por isso não ser conhecido do grande público e dos fãs da trilogia, a interpretação de Alan Howard nas poucas, porém importantes, falas de Sauron ajudou a estabelecer o caráter do personagem na mente dos fãs.

Alan Howard dividiu os palcos da Royal Shakespeare Company com Ian McKellen e Patrick Stewart, mas era mais conhecido do público pelas participações nos filmes e séries da TV britânica.

Fontes: The Hollywood Reporter e Herr der Ringe-film

Deixe uma resposta