• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias TV inglesa usa dados do Football Manager para analisar jogadores

TV inglesa usa dados do Football Manager para analisar jogadores e isto faz todo sentido
Por: Felipe Lobo
4 de agosto de 2015 às 12:31
1435
19
SkySportsFM.png
Football Manager é um dos jogos mais realistas que existe quando se fala em futebol e tem uma das base de dados mais poderosas do mundo. O alcance global é incrível, com times de todas as partes do mundo atualizados por uma coordenação de equipes de colaboradores e olheiros. Não por acaso, alguns clubes passaram a comprar a base de dados do jogo como forma de usar a seu favor, em busca de aumentar as informações que já conseguem com olheiros. Agora, uma TV inglesa passou a utilizar os dados do jogo para analisar contratações em um quadro que fala sobre transferências.

LEIA TAMBÉM: Um maluco simulou mil anos no Football Manager e mostrou o que aconteceu neste tempo

A Sky Sports tem um quadro chamado de Transfer Zone, que comenta as possibilidades de transferência, especialmente dos times ingleses, mas também dos clubes mais importantes da Europa. Se fala também sobre especulações e sobre o que os analisas acham que o time precisa. “O Transfer Zone usa a base de dados do Football Manager para olhar com mais profundidade nas matérias sobre transferências e situações”, diz a Sky Sports ao exibir este vídeo. Nele, o comentarista Tony Cascarino analisa quatro escolhas de atacantes, algo que ele considera que o Manchester United precisa. Ele usa os dados do jogo para comparar Robert Lewandowski e Karim Benzema, por exemplo.

O uso da base de dados do Football Manager causou a reação negativa de alguns. Afinal, como a base de dados de um jogo pode ser usada para analisar o mundo real? Bom, acontece que os dados do jogo são inseridos com uma forte observação, que costuma fazer com que o Football Manager antecipe alguns jogadores com alto potencial. É claro que tudo depende do ambiente que estão inseridos e como serão gerenciados, mas muitos jogadores, como Eden Hazard ou Neymar, eram prodígios desde adolescentes no Football Manager e tinham um alto potencial para se tornarem grandes jogadores.

A primeira reação das pessoas foi de criticar a Sky Sports por usar dados de um jogo. Nas redes sociais, alguns ridicularizavam a empresa, como se tivessem cometido uma grande gafe. Só que a base de dados do Football Manager é aquilo que o jogo tem de mais valioso e, não por acaso, há uma parceria com a Prozone, uma empresa que faz análise de desempenho com base em estatísticas. Uma das bases de dados utilizadas é justamente a do Football Manager.

Em agosto de 2011, a Prozone divulgou um comunicado sobre a parceria com a SI Games para uso da base de dados do mais famoso jogo de simulação de futebol. “Football Manager vira real com a parceria com Prozone”, dizia o comunicado. “Por anos nós ouvimos histórias de técnicos da vida real e olheiros usando nossos dados para ajuda-los no processo de recrutamento”, declarou na época o diretor da Sports Interactive, Miles Jacobson. “De agora em diante, é oficial. Técnicos reais ao redor do mundo irão encontrar e comparar jogadores usando dados e um sistema de busca que será muito similar ao usado pelos jogadores de Football Manager. A informação coletada pela nossa rede de mais de 1.300 olheiros ao redor do mundo, combinada com os fantásticos dados de desempenho da Prozone, fazem uma ferramenta inestimável para qualquer clube de futebol que leve o recrutamento de jogadores a sério”, disse ainda o diretor do jogo.

Ou seja: o uso de dados do Football Manager é bastante comum não é de hoje. Já ouvimos histórias como essa antes, mas o uso jornalístico da ferramenta parece ter criado uma certa rejeição. Miles Jacobsen, no Twitter, respondeu dizendo que muitos clubes usavam a base de dados da empresa para análise. Em 2008, o Everton se tornou o primeiro clube do mundo a usar a base de dados do jogo – oficialmente, com o auxílio da Sports Interactive. A base de dados usada na parceria com a Prozone é usada por “diversos clubes da Premier League e grandes clubes europeus”.

NEWSLETTER: Assine a newsletter da Trivela! Toda sexta no seu e-mail

Em 2014, a Sports Interactive informou, em um comunicado para a imprensa, sobre o tamanho da sua base de dados. “A base de dados original tinha quatro mil jogadores e membros da comissão técnica. Hoje, o total é de mais de 550 mil (incluindo 245.811 jogadores ativos e sob contrato), com mais de 250 pedaços individuais de informação armazenados sobre cada pessoa. Esta amplitude de detalhes pessoais até dados de observação mais criativos em várias habilidades e talentos de futebol. Assim como jogadores, a FMD (Football Manager Database) atualmente lista mais de 32 mil clubes ativos e é mantida pelo time interno de olheiros”, diz o comunicado.

Se para alguns, usar videogame para vida real parece ridículo, nos esportes americanos isso é absolutamente comum. Como citado em uma matéria do Telegraph, alguns clubes de futebol americano usam videogame e realidade virtual para criar jogadas e mostrar aos jogadores como devem se posicionar.

Mesmo assim, as críticas em relação ao uso de um jogo de videogame vieram com um argumento bastante comum no Brasil também: “É o fim do futebol”. Mas será mesmo ou é só mais um esperneio à toa?





Alguns argumentaram que o jogo superestima alguns jogadores, como por exemplo Cherno Samba, Tó Madeira e Freddy Adu.

Por fim, Jacobson ainda tratou com humor quem continuava criticando o uso de dados do Football Manager na Sky com uma música da Taylor Swift. Sim, isso mesmo:



Do meu ponto de vista, a Sky Sports faz o que todos nós que já jogamos FM fizemos um dia e o que clubes do mundo inteiro já fazem: usam os dados do FM para ver alguns jogadores. É usar uma base de olheiros gigantesca, feita a partir da observação de verdade desses jogadores. Não parece nada absurdo.

http://trivela.uol.com.br/tv-ingles...a-analisar-jogadores-e-isto-faz-todo-sentido/

Muito maneiro! :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo