• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tamanho dos dragões

Vamos viajar na matemática. A cabeça de Smaug não cabia na entrada de Erebor, que tinha uma área de 1,5 x 1,5 - mas o fato importante é que a mandíbula dele entrou, tanto é que saíram chamas de suas narinas. Vamos supor que a a cabeça de Smaug caiba em dois cubos de dimensão 2 x 2 x 2. Já são 4 metros de comprimento só de cabeça. Vendo umas fotos de lagartos, o corpo parece ser em média 2,5 vezes o comprimento da cabeça - temos então mais 10 metros. Outra observação é que a cauda dos lagartos parece ser to tamanho do resto do corpo. Na minha conta maluca, temos 14 metros de cabeça e tronco. Considerando a hipótese da cauda, são 28 metros. Vamos arredondar pra 30 metros de comprimento. Fiz uma pesquisa bem rasteira e achei uma razão média de 1 entre comprimento e envergadura das asas.

Isso tá meio próximo do tamanho e das proporções de um dragão vermelho colossal do D&D:

red dragon sizes.jpg

Comprimento de 120 ft = 36,6m
Envergadura máxima de 150ft = 45,7m
Altura de 22ft = 6,7m
 
Só resta saber, considerando a escala da imagem, qual seria o tamanho teórico de Glaurung e Ancalagon.
 
Um dado interessante em proporções de seres vivos é quando se fala de Elendil, que tinha 2,40m de altura ou 40% mais alto que um homem comum de 1,70m.

Eu fui olhar na net e o homem mais alto que encontrei tinha 2,72 de altura, ou quase 60% mais alto que um homem de 1,70m.

Extrapolando para dragões significa que usando esse parâmetro, se a média dos dragões for de 20-30m de comprimento então o maior deles poderia chegar a 40 ou 50m sem haver absorvido magia negra (40-60% maior que um indivíduo médio de 30m). O que no caso de Glaurung e Ancalagon poderia fazer com que crescessem mais podendo quiçá até dobrar de tamanho e chegar a 80-100m.
 
Última edição:
Me surpreende o cara fazer o Glaurung com um corpo que tem praticamente do tamanho de uma das Thangorodrim e postar aquela imagem do próprio Tolkien, onde o corpo do dragão é menor que a altura de uma árvore. Muita incoerência. :lol:

O mais lógico é que:

1) Portão de Nargothrond = Portão de Erebor
2) Glaurung > Smaug

A dúvida é quão maior é Glaurung. No olhômetro, pela imagem comparativa, Glaurung parece ter 10 vezes o tamanho de Smaug. Acho um exagero, talvez o dobro ou triplo, mas não tenho base pra afirmar isso.
 
Mas peralá, misturar D&D com Tolkien não vale. São mundos totalmente diferentes, né? :lol:

Ainda não cheguei em parte alguma que trate do confronto de Ancalagon contra Eärendil, mas consta n'O Silmarillion que ele carregava uma Silmaril num diadema. Se levarmos em consideração a possibilidade levantada na teoria do @Neoghoster Akira, o que pode ter acontecido para a destruição das Thangorodrim pode não ter sido necessariamente devido ao tamanho ou o peso de Ancalagon somente, mas a um combo de tamanho + um choque terrível de forças opostas: a materialização da extrema maldade de Morgoth contra a pureza da luz das árvores encerrados na Silmaril.

Se formos considerar alguns pontos discutidos num tópico antigo que criei a respeito da destruição do Um por uma Silmaril (preciso achar para linkar aqui :dente:), o choque entre forças tão antagônicas poderia perfeitamente culminar numa liberação de energia, mágica ou não, tão intensa a ponto de se nivelar a uma explosão nuclear.

Isso posto, é discutível o que havia em Ancalagon que fez até mesmo os Valar recuarem: se era seu tamanho colossal, ou se se tratava da materialização do mal de Morgoth num estado absolutamente puro.
Em relação a 'onde Ancalagon ficou nesse tempo todo', há de se considerar que O Silmarillion cita, diversas vezes, que o próprio Morgoth cavou tão fundo que podia se esconder onde nem os Valar pudessem imaginar onde estaria:

Alguns fatos, porém, permaneciam ocultos aos olhos de Manwë e de seus servos, pois pairavam sombras impenetráveis sobre o lugar onde Melkor se encontrava, mergulhado em seus pensamentos sinistros.

Isso indica que, além das grandes profundezas de Utumno, havia a fumaça espessa expelida pelas Thangorodrim e também a presença do mesmo tipo de mágica presente nas teias de Ungoliant, que gerava uma escuridão comparada neste tópico a um tipo de matéria escura negativa e impenetrável - talvez explique o fato de que, se não totalmente oculto nas profundezas dos salões de Utumno e Angband, cuja dimensão era desconhecida pelos próprios Valar, Ancalagon não pudesse ter sido visto até emergir para o confronto.
 
O mais lógico é que:

1) Portão de Nargothrond = Portão de Erebor
2) Glaurung > Smaug

A dúvida é quão maior é Glaurung. No olhômetro, pela imagem comparativa, Glaurung parece ter 10 vezes o tamanho de Smaug. Acho um exagero, talvez o dobro ou triplo, mas não tenho base pra afirmar isso.

São dragões diferentes, hein. Não se esqueça que Smaug tem asas, e mesmo dobradas não seriam pequenas... Smaug aparenta ser o típico dragão de estética medieval, esguio com pescoço longo, cabeça pontuda e asas, enquanto Glaurung deveria se parecer um monstro-de-Gila, ou um dragão de Komodo. Se comparar ambos pelo tamanho da cabeça, Smaug seria muito maior que Glaurung, portanto, eu esqueceria a imagem comparativa, já que estão totalmente fora de proporção... Ainda creio que Smaug com 25 metros está de bom tamanho, já Glaurung parece estar mais para uns 50 metros, talvez.

Vou refazer as escalas e encaixar no infográfico, hoje termino esse troço. XD
 
São dragões diferentes, hein. Não se esqueça que Smaug tem asas, e mesmo dobradas não seriam pequenas... Smaug aparenta ser o típico dragão de estética medieval, esguio com pescoço longo, cabeça pontuda e asas, enquanto Glaurung deveria se parecer um monstro-de-Gila, ou um dragão de Komodo. Se comparar ambos pelo tamanho da cabeça, Smaug seria muito maior que Glaurung, portanto, eu esqueceria a imagem comparativa, já que estão totalmente fora de proporção... Ainda creio que Smaug com 25 metros está de bom tamanho, já Glaurung parece estar mais para uns 50 metros, talvez.

Vou refazer as escalas e encaixar no infográfico, hoje termino esse troço. XD

Quando eu digo que Glaurung > Smaug, estou pensando em Smaug com as asas recolhidas.
 
Mas peralá, misturar D&D com Tolkien não vale. São mundos totalmente diferentes, né? :lol:

São, mas o ponto é que a "lógica anatômica draconiana" talvez não seja tão diferente. Acho que as proporções do D&D podem ser uma aproximação bastante razoável.

Em relação a 'onde Ancalagon ficou nesse tempo todo', há de se considerar que O Silmarillion cita, diversas vezes, que o próprio Morgoth cavou tão fundo que podia se esconder onde nem os Valar pudessem imaginar onde estaria:

Isso indica que, além das grandes profundezas de Utumno, havia a fumaça espessa expelida pelas Thangorodrim e também a presença do mesmo tipo de mágica presente nas teias de Ungoliant, que gerava uma escuridão comparada neste tópico a um tipo de matéria escura negativa e impenetrável - talvez explique o fato de que, se não totalmente oculto nas profundezas dos salões de Utumno e Angband, cuja dimensão era desconhecida pelos próprios Valar, Ancalagon não pudesse ter sido visto até emergir para o confronto.

Mas Seiko, não é só questão de profundeza. Calabouços podem ser profundos, mas não comportam um dragão. É preciso que seja imenso também em largura. E sem obstáculos (como vigas) no meio. Ou seja: seria preciso um espaço "oco" maior que as Thangorodrim (isso só considerando o tamanho dele estático - ainda teria o espaço necessário para ele se movimentar e também o "buraco" por onde ele sairia para a superfície). Acho isso completamente absurdo.

Sobre a visibilidade, meu argumento não era sobre o fato dele poder ser escondido propriamente falando, mas sim que, sob céu limpo, ele seria visto de distâncias absurdas.

Pra retratar isso, coloquei no mapa um dragão de tamanho parecido com aquele da escala original:

Beleriand + Ancalagon.gif

Ancalagon não era um dragão! Era um acidente geográfico! :lol:
 
Ah sim, concordo em absoluto que Ancalagon não tem condições de ser tão grande mesmo, por maior que ele seja.

Por isso estou mais inclinada a crer que a destruição se deu mais em um choque de forças do que pelas dimensões dele propriamente ditas... Com apenas 1/4 desse tamanho todo aí que você indicou no mapa (que inclusive bate com aquela arte do Ancalagon com as patas sobre as Thangorodrim) já seria suficiente pra fazer um belo estrago, né não?

EDIT: Aliás, se não me engano, cada unidade dessas indicadas no mapa correspondem a 50 milhas. Nesse mapa Ancalagon tem então mais de 150 milhas de envergadura e do focinho ao rabo?! ARRE ÉGUA! 3.000 metros (3km) de dragão agora nem parece mais tão absurdo assim! :lol:
 
EDIT: Aliás, se não me engano, cada unidade dessas indicadas no mapa correspondem a 50 milhas. Nesse mapa Ancalagon tem então mais de 150 milhas de envergadura e do focinho ao rabo?! ARRE ÉGUA! 3.000 metros (3km) de dragão agora nem parece mais tão absurdo assim! :lol:

Eu ia postar sobre isso AGORA :lol:

Mas se você analisar a proporção do Ancalogon em relação às Thangorodrim na imagem original, vê que é maisomenos esse o tamanho que ele teria que ter mesmo. Pra lá de absurdo.

Claro que perto disso um dragão de 3km é pouco. E se considerarmos as proporções do D&D ( :g: ), temos que, com tal comprimento, Ancalagon teria 550 metros de altura. Já é beeeem mais razoável. (mas eu sou chato e ainda acho que ele seria menor :g: )
 
A gente é que é chato com escalas. Se for pegar a mesma ilustração como base, olha o tamanho das águas e do barco de Eärendil em relação às montanhas...
O artista decerto achou que as Thangorodrim eram cupinzeiros, sei lá XD

Pois é! Até mencionei no primeiro post:

35 mil pés equivalem acerca de 10.600 metros! Ou seja, possivelmente as Thangorodrim eram maiores que o Everest. Disto fica um tanto claro que, se as Montanhas tivessem esse tamanho aproximado, Eärendil sequer apareceria na imagem acima caso ela mantivesse a escala. Essa seria uma primeira inconsitência.

Eu sou chato pra baralho com essas coisas. :g:

Mas é bem provável que o cara não tinha mesmo ideia do tamanho das montanhas.
 
Olha, lendo a explicação que o Fëanor postou, acho que descobri o motivo de tanto exagero:
Anyhow, that means that Ancalagon the Black must have been enormous to crush them under his bulk.

Claro, Ancalagon, para destruir as Thangorodrim, devia ser enorme - aliás, para ser exato, ter muita massa, mas estamos supondo que um dragão não pode ser muito denso, né. No entanto, embora ele devesse ser muito grande, ele nem de longe precisa ser do tamanho das Thangorodrim. Essa suposição parte da concepção errônea de que para um objeto destruir outro em uma colisão, os dois precisam ter a mesma massa - não precisam, vide o exemplo que o Fëanor deu do 11 de setembro.

Sem contar que nós estamos falando de um fucking DRAGÃO MÁGICO, né. Além dos fatores físicos presentes na queda, tem a mágica do dragão também, né. Sei lá, pode ter ajudado na queda.
 
Eu acho que o caminho é esse, ou seja, interpretar de forma menos literal a questão da queda que destruiu as montanhas. Quer dizer, a destruição pode não ter sido função do tamanho de Ancalagon, mas de outros fatores. Como foi dito, tem a energia da Silmaril. Além disso, vale lembrar que essa batalha como um todo contou com a interverência dos Valar. Tem muita energia envolvida para a queda das montanhas ser apenas um processo físico.
 
Sobre Scatha, eu acho que a informação abaixo pode ser útil:

Of his son, Fram, they tell that he slew Scatha, the great dragon of Ered Mithrin, and the land had peace from the long-worms afterwards. Thus Fram won great wealth, but was at feud with the Dwarves, who claimed the hoard of Scatha. Fram would not yield them a penny, and sent to them instead the teeth of Scatha made into a necklace, saying: "Jewels such as these you will not match in your treasuries, for they are hard to come by." Some say that the Dwarves slew Fram for this insult. There was no great love between Éothéod and the Dwarves.

Fonte: Apêndices, A Casa de Eorl

A dúvida que fica é: Qual é o maior tamanho possível de um dente de dragão para um colar não fique desproporcionalmente ridículo?
 
Se levarmos em consideração a possibilidade levantada na teoria do @Neoghoster Akira, o que pode ter acontecido para a destruição das Thangorodrim pode não ter sido necessariamente devido ao tamanho ou o peso de Ancalagon somente, mas a um combo de tamanho + um choque terrível de forças opostas: a materialização da extrema maldade de Morgoth contra a pureza da luz das árvores encerrados na Silmaril.

Esse é um caminho interessante. Talvez mais relacionado ao choque entre matéria bariônica e antimatéria. Mas pra supor alguma coisa deveríamos ter alguma grandeza mensurável. Um elemento mágico com uma unidade de medida.
Claro, Ancalagon, para destruir as Thangorodrim, devia ser enorme - aliás, para ser exato, ter muita massa, mas estamos supondo que um dragão não pode ser muito denso, né.
E não pode. Nada que pretenda voar pode ser muito denso ou pesado. Aves tem os ossos ocos. Se um animal for muito pesado ele precisa de muita massa muscular para mover as asas e manter-se no ar, mas aí ele precisaria de ainda mais força pra sustentar a massa muscular extra. Com mais força ele precisaria de mais energia, mais energia significa mais comida. Ia faltar gente na Terra Média pra alimentar tal dragão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo