• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[SPOILER] Aegon Targaryen VI?

Não acho problemático esse diálogo não. Varys está falando do caos que vai surgir, e de Aegon que vai reunir seguidores enquanto isso. Kevan falou que Aegon estava morto. Claro que Varys não falaria "ah, esse é o farsante, é um outro Aegon, mas ele foi moldado para ser rei desde a infância, etc etc". Muito mais esperado que ele simplesmente minta.... Afinal, Varys é adepto de Aegon como rei, dizer que aquele não é o verdadeiro Aegon seria um demérito para seu rei, ele não admitiria que se trata de um impostor gratuitamente.
 
Cara, Kevan estava morrendo. Varys não precisava nem se enganar e muito menos enganar Kevan.
 
Se for pensar em mera necessidade Varys nem precisava falar absolutamente nada para o Kevan. É aquela coisa do 'vilão' se vangloriar de seus planos para um 'herói' que está aparentemente derrotado (embora aqui não tenhamos herói ou vilão, e Kevan estava de fato derrotado). Nesse caso o 'vilão' não diria elementos de seus planos que entende como um demérito. Demérito naquilo que ele estava querendo apontar, que é como Aegon seria um rei ideal e como por isso suas ações são justificadas.

Isso sem mencionar alguma possível 'ideologia blackfire', talvez na mente do Varys os blackfires devam legitimamente ascender ao trono, e então explicitar que quem está em Ponta Tempestade é um Aegon 'Blackfire' e não Aegon filho de Rhaegar seria explicitar um ponto que, ainda que Varys esteja convicto de suas razões e legitimidade, seria delicado e demandaria discussão para um direção que ele não desejava prosseguir.
 
Última edição:
Exatamente por ser uma típica cena de "vilão" contando o plano para o "herói" moribundo (as aspas realmente caem bem aqui), que não vejo lógica em Varys mentir. Enfim, é uma questão de interpretação. O argumento não é para ser definitivo.
 
Pois é, mas aí depende do vilão - se for o vilão que quer se mostrar inteligente e genial, aí sim faria sentido contar tudo. Mas se for o vilão que quer justificar suas ações moralmente, não.
 
Não havia a teoria de que ele seria um Blackfire? O próprio Tyrion, quando viu o temperamento do jovem bem achou que ele poderia ser um Targaryen autêntico. Isso é sinal que pelo menos sangue do dragão correndo nas veias ele pode ter. Seria uma surpresa um descendente de uma "casa bastarda" assumindo o trono de Westeros.
 
Não havia a teoria de que ele seria um Blackfire? O próprio Tyrion, quando viu o temperamento do jovem bem achou que ele poderia ser um Targaryen autêntico. Isso é sinal que pelo menos sangue do dragão correndo nas veias ele pode ter. Seria uma surpresa um descendente de uma "casa bastarda" assumindo o trono de Westeros.
Sim, nos posts anteriores deste tópico o pessoal menciona isto.

As pistas deixadas nos livros que vocês mencionaram me fizeram acreditar que ele é, certamente, um Blackfire.

Sobre o Martin terminar a saga em dois livros, acho que não será um problema, até porque não há limite de páginas para um livro e o Martin pode adicionar mais livros a saga sempre que ele quiser (eu acho).

Sobre o que o Varys falou pro Kevan (só li o resumo que o Grimnir postou), é mencionado apenas o nome, então seja Targaryen ou Blackfire se aplicaria da mesma maneira. Como o Grimnir apontou, não faz muito sentido ele mentir pro Kevan, não acho que foi isto que aconteceu, ele apenas omitiu.
 
O incrível das crônicas de gelo e fogo é exatamente isso, a quantidade de ramificações e rumos inesperados que a história pode tomar. Em relação a alguns pontos comentados aqui: Tyrion ser um Targaryen, ao terminar de ler o 5 livro tb fiquei com essa impressão, por dois motivos, primeiro isso explicaria o desprezo que Tywin passou a sentir de seu amigo de infância( Lutaram juntos na Guerra dos Reis das Noves Moedas) e o fato de que Aerys II e sua esposa Rhaella depois do primeiro filho não estavam conseguindo ter mais filhos, apenas natimortos ou abortos e Aerys II fazer o comentário que tinha casado com a mulher errada, pois Joanna Lannister tinha dado gêmeos para Tywin e algum tempo depois Joanna dar a luz a tyrion( que é tido como a aberração, monstro), e alguns até dizem que Joanna antes de se casar com Tywin, teve um caso com Aerys II.

E o que vcs acham caso o Aegon seja mesmo um Blackfire? Westeros iria progredir? ou seria melhor que Daenerys consiga o trono?
 
1. Acho que Aegon é Blackfire. Perguntas: se ele era realmente o bebê de Rhaegar, quem resgatou ele? Por que trocar apenas o menino se as crianças estavam em perigo? Por que não trocar a menina também (como fizeram com a própria Myrcela)?
2. Varys e Illyrio ao decidir transformar o menino em Aegon, provavelmente decidiram ''matar o assunto'' e apenas falar dele como Aegon. Uma mentira dita mil vezes se torna verdade... e além disso, o Varys sabe melhor do que ninguém que sempre pode ter alguém mais ouvindo. Por sinal isso me lembra o próprio Joffrey ''Baratheon''. A Cersei em determinado momento fala do pai do Joffrey como se fosse o Jaime (''o pai dele venceu torneios'') e depois teve que consertar o ato falho.
3. Havia muitos ouvidos presentes ali (os passarinhos)... e além disso, o Varys sabe melhor do que ninguém que sempre pode ter alguém mais ouvindo.
 
Por causa da profecia? Pq ele era o herdeiro, com ou sem irmã?


Não acho, Bel... O que eu consideraria mais provável seria uma decisão consciente do perigo da Rhaenys de deixar ela para trás para não levantar suspeita da troca dos bebês. Para garantir que não cogitariam de a menina não ser ela é acabassem buscando pelos dois. Mas fora isso penso que se preocupariam com ela, vide Catelyn e Robb e a importância que eles deram ao resgate da Arya e da Sansa.

Aliás, a fuga do Aegon lembra a fuga do Bran e do Rickon também. "Separe os meninos" foi usado em ambos os casos. Mas no caso da Rhaenys era morte certa.
 
Tá todo mundo na vibe da série de TV e poucos devem estar ligando pra isso, mas como não estou vendo a série, acabei lendo algumas coisas sobre os livros... E uma teoria bem bacana sobre Aegon VI é a teoria Brightfyre. Nunca vi alguém escrevendo sobre ela em português. Vou colocar um resumo aqui, acrescentando algumas ideias próprias, para alguém que tiver interesse e para eu poder relembrar futuramente... Em resumo, Aegon VI seria um falso Aegon, não seria filho de Rhaegar. A particularidade desse teoria é que Aegon adviria da união de duas linhagens preteridas, a Blackfyre e a linhagem de alcunha Brightflame. Brightfyre = Brightflame + Blackfyre.

- Primeiramente, a linhagem Blackfyre. Para quem não se lembra, Aegon IV era um rei que teve muitos filhos bastardos. Seu filho legítimo era Daeron Targaryen, filho do rei com sua irmã-esposa Naerys. Daeron futuramene viria a se casar com uma princesa dornense e subjulgar, pelo casamento, Dorne. Há fortes evidências, porém, de que Daeron seria filho de Aemon "Dragonknight" Targaryen, cavaleiro da Guarda Real, irmão de Aegon e Naerys. Talvez foi por isso que Aegon IV nunca tenha se dado bem com seu filho legítimo e tenha legitimado todos seus filhos bastardos. O principal bastardo era Daemon Blackfyre, filho de Aegon IV e de sua prima Daena Targaryen. Daemon inclusive herdou a espada Blackfyre, um símbolo da monarquia Targaryen, daí advindo o sobrenome por ele adotado. Também destacam-se entre os bastardos Aegon "Açoamargo" Rivers, braço direito de Daemon, e Bryden Rivers, o corvo de três olhos, braço direito de Daeron. Houve, no decorrer de cerca de um século, cinco rebeliões Blackfyre, e ao final Barristan Selmy extinguiu a descendência masculina de Daemon.

Porém, Aegon"Açoamargo" Rivers casou com Calla, uma filha de Daemon Blackfyre. Desse casamento proveria, para todos os efeitos, uma legítima linhagem sucessora da pretensão Blackfyre. Afinal Aegon "Açoamargo", além de preservar a espada Blackfyre, seria tão legítimo quando o seu meio-irmão Daemon Blackfyre (ambos sendo bastardos legitimados de Aegon IV), e sua linhagem seria a próxima na linha de sucessão, uma vez terminada a linhagem de Daemon. O casamento com Calla apenas reforçaria isso. Aegon fundou a Golden Company, companhia com a qual Aegon estava associado.

Uma curiosidade: essa situação lembra a monarquia da Espanha, em que Carlos, conde de Molina, se via como legítimo sucessor da Coroa Espanhola, contra a sua sobrinha a Rainha Isabel. A motivação do conflito era a contraposição absolutismo (carlistas) e liberalismo (partidários de Isabel), como também a defesa da lei sálica (sucessão apenas masculina) por parte dos carlistas. Além disso, há fortes evidências de que o marido de Isabel era gay ou estéril, e os filhos da rainha seriam bastardos. Assim como nas rebeliões Blackfyre, houve muitas "guerras carlistas", por mais de um século, mas os carlistas nunca chegaram ao poder. Por fim, a descendência masculina de Carlos terminou, e a pretensão carlista passou para Xavier, duque de Parma, "nephew-in-law" do último pretendente carlista.

- Adicionalmente, temos a história de Aerion "Brightflame" Targaryen, um Targaryen meio louco que aparece nos contos de Egg. É dito que o Grande Conselho que coroou Egg como Aegon V preteriu Maegor (então com poucos anos de vida), filho de Aerion, simplesmente por temer que Maegor fosse ficasse louco quanto o pai. Depois desse episódio Maegor nunca mais foi mencionado. Além disso, é dito que Aerion gerou filhos bastardos em Lys quando estava exilado na cidade.

A teoria Brightfyre especula que Aegon VI seria descendente tanto dos Blackfyre quanto de Aerion "Brightflame".

Os detalhes variam dependendo de quem escreve o texto, mas o que me parece mais plausível é que Illyrio esteja ligado aos Blackfyre, e Varys e Serra (esposa de Illyrio) a Brightflame. Por exemplo, é possível que Varys seja o próprio Maegor, o que talvez seja um pouco forçado cronologicamente, mas nem tanto: Varys teria 70 anos, a mesma idade de Jeor Mormont ou Olenna Redwyne... Em se tratando de um eunuco vaidoso e maquiado, é possível... De qualquer forma, pode ser que Maegor tenha fugido de Westeros e procurado seus parentes bastardos em Lys. Serra poderia advir dessa linhagem bastarda, afinal Serra e Varys eram ambos de Lys. Illyrio, ele próprio um Blackfyre (descendente de Aegon "Açoamargo" Rivers e Calla), teria conhecido ambos e forjado uma aliança.

Mas isso faria com que a veia Brightflame de Aegon fosse bastarda... Serra ser filha de Maegor resolveria isso, daí Varys seria ou do ramo bastardo ou talvez irmão de Serra e também legítimo. Dessa forma, Aegon seria mais legítimo do que a própria Daenerys. Daí faria sentido, por exemplo, ela se ver obrigada a casar com Aegon para combater a pretensão de Jon Snow, por exemplo. Além do mais, Aegon VI, tendo puríssimo sangue Targaryen, poderia fazer o que Quentyn falhou em fazer: domar um dragão, talvez até roubá-lo. Mais um motivo para Daenerys se ver obrigada a fazer uma aliança com ele.

Mesmo porque Jon e Daenerys juntos não vai acontecer :nope: seja lá o que a série de TV estiver contando, o que faz sentido literariamente é termos bons personagens lutando entre si, tipo Aquiles e Heitor. Até porque acredito que Jon vá despertar um "dragão de pedra" para concretizar a profecia de Azor Ahai [1][2] - elemento que na série de TV parece secundário, mas nos livros é um fator importante - e quem carece de dragão (e portanto deve se associar a Daenerys) é Aegon VI. Isso abriria espaço também para uma pequena dança de dragões, projeto que penso que George Martin tinha intenção de fazer na trilogia que pretendia escrever (e daí adveio o título do quinto livro "A Dança dos Dragões"), mas que até agora acabou não vindo à tona.




Aí tem algumas rimas e antevisões que poderiam ser usadas para suportar a teoria. A maioria já é conhecida de quem leu sobre a teoria "Blackfyre" tomada puramente (sem o elemento Brightflame). Com respeito ao elemento Brightflame, pode-se citar...

[Varys para Tyrion, livro 2] “Here, then. Power resides where men believe it resides. No more and no less.”

“So power is a mummer’s trick?”

“A shadow on the wall,” Varys murmured, “yet shadows can kill. And oft-times a very small man can cast a very large shadow.

[Messilandre para Davos, também no livro 2] “You are more ignorant than a child, ser knight. There are no shadows in the dark. Shadows are the servants of light, the children of fire. The brightest flame casts the darkest shadows.””​

É praticamente consenso no fandom de que Aegon é um "mummer's dragon". Nos trechos acima, Varys indica que poder é um truque de "mummer", o que pode ser comparado a uma grande sombra na parede. E Mellisandre, no mesmo livro, indica que grandes sombras são causadas por bright flames...! Nesse sentido, a história de Aerion Brightflame e seu filho preterido também já aparece no livro 2...

“ (...) Aerys wed his own sister, as the Targaryens were wont to do, and reigned for ten or twelve years. Aemon took his vows and left the Citadel to serve at some lordling’s court . . . until his royal uncle died without issue. The Iron Throne passed to the last of King Daeron’s four sons. That was Maekar, Aemon’s father. The new king summoned all his sons to court and would have made Aemon part of his councils, but he refused, saying that would usurp the place rightly belonging to the Grand Maester. Instead he served at the keep of his eldest brother, another Daeron. Well, that one died too, leaving only a feeble-witted daughter as heir. Some pox he caught from a whore, I believe. The next brother was Aerion.”

“Aerion the Monstrous?” Jon knew that name. “The Prince Who Thought He Was a Dragon” was one of Old Nan’s more gruesome tales. His little brother Bran had loved it.

“The very one, though he named himself Aerion Brightflame. One night, in his cups, he drank a jar of wildfire, after telling his friends it would transform him into a dragon, but the gods were kind and it transformed him into a corpse. Not quite a year after, King Maekar died in battle against an outlaw lord.”

Jon was not entirely innocent of the history of the realm; his own maester had seen to that. “That was the year of the Great Council,” he said. “The lords passed over Prince Aerion’s infant son and Prince Daeron’s daughter and gave the crown to Aegon.”

“Yes and no. First they offered it, quietly, to Aemon. And quietly he refused. The gods meant for him to serve, not to rule, he told them. He had sworn a vow and would not break it, though the High Septon himself offered to absolve him. Well, no sane man wanted any blood of Aerion’s on the throne, and Daeron’s girl was a lackwit besides being female, so they had no choice but to turn to Aemon’s younger brother—Aegon, the Fifth of His Name. Aegon the Unlikely, they called him, born the fourth son of a fourth son. Aemon knew, and rightly, that if he remained at court those who disliked his brother’s rule would seek to use him, so he came to the Wall. And here he has remained, while his brother and his brother’s son and his son each reigned and died in turn, until Jaime Lannister put an end to the line of the Dragonkings.”​

...enquanto os Blackfyre vão ser mencionados só no livro 3. Aliás, isso me faz imaginar que, talvez, quando GRRM estava planejando escrever apenas uma trilogia, faria sentido que a linhagem alternativa fosse apenas Brightflame, já que não requer muitas informações e aprofundamentos, é meramente um cara cujo Grande Conselho renegou. Só quando ele decidiu escrever sete livros, ele teria introduzido a história mais complexa dos Blackfyre e o ramo Brightflame teria se tornado apenas um detalhe adicional. Mas essa hipótese é algo a ser investigado nas notas e rascunhos de GRRM...

Outro trecho que parece conversar com isso:

[Morroco para Tyrion, livro 5] “Dragons old and young, true and false, bright and dark. And you. A small man with a big shadow, snarling in the midst of all.”
Nos contos de Egg também podem existir algumas antevisões. Por exemplo, uma das primeiras aparições de Aerion é ele agredindo mummers que encenavam a morte de um dragão pelas mãos de um cavaleiro - Aerion teria interpretado que se trataria de um ataque aos Targaryen. Também é mencionado que ele ameaçou castrar Egg para tomá-lo como esposa. Que seus descendentes sejam eunucos e mummers, seria uma rima irônica. E ao mesmo tempo uma antevisão, afinal Aerion se identificar com o "mummer's dragon" sendo morto e irritar-se parece uma antevisão da sina que teria sua linhagem.

O terceiro conto de Egg, por sua vez, trata-se de Duncan mediando um conflito entre Eustace Osgrey e Rohanne Webber. Eustace Osgrey é apresentado como um devoto dos Blackfyre, tendo participado da Primeira Rebelião Blackfyre, perdendo três filhos nela, e o quarto sendo tomado como refém. Já os Webber lutaram pelos Targaryen na rebelião em questão. Ao final do conto, o conflito é resolvido e Eustace se casa com Rohane. O casamento do devoto aos Blackfyre com uma Webber pode ser uma antevisão do casamento dos Blackfyre com a "aranha" Varys, aranha que também estava associada aos Targaryen: Aerion "Brightflame" lutou pelos Targaryen na Terceira Rebelião Blackfyre e o próprio Varys parecia reter certa fidelidade (parcial, que seja) a Aerys II Targaryen, o Rei Louco - Varys, por exemplo, foi contra Aerys abrir os portões de Porto Real a Tywin Lannister, mas o rei seguiu os conselhos do Maestre Pycelle para abri-los e disso resultou sua derrota.

Podemos ir ainda mais longe nas especulações, observando que posteriormente Rohane viria a se casar com um Lannister e a se tornar avó de Tywin Lannister. Seria uma antevisão de que a aliança Blackfyre + Brightflame terminará, e Varys se aliará aos Lannister?
Enfim, acho que as duas linhagens vão dar as caras nos livros sim, e faz sentido que as duas apareçam através de Aegon. Só não sei como realmente vai ser a árvore genealógica...
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo