• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Runas - inglesas e élficas

Smaug

Cacho
De uns dias pra cá, peguei a introdução/prefácio de O Hobbit para "decodificar" as runas que Tolkien usou no livro. Fiz uma listinha, uma tabela, com as letras do alfabeto que usamos (A, B, C...) e ao lado eu colocava as runas que representavam essas letras. As runas que Tolkien usou em O Hobbit são runas inglesas.

Empolgado com essa "descoberta", fui ver como era em O Senhor dos Anéis. Queria "traduzir" aquelas runas que tem no início do livro, no topo das páginas. A minha surpresa é que essas runas, aparentemente, foram criadas por Tolkien; ou pelo menos são diferentes das usadas em O Hobbit (que graças as explicações do editor, achei mais fácil de entender).

No prefácio à edição brasileira, de O Senhor dos Anéis, o editor diz que as runas ali usadas (como no túmulo de Balin) são "runas élficas". Mas sem explicar como foi explicado em O Hobbit, ali ele só nos dá a tradução destas "runas élficas" e não fala qualquer regra a mais (podem conferir as diferenças das explicações nos prefácios de O Hobbit e SdA).

Portanto, a minha dúvida é a seguinte: alguém sabe algo mais sobre as "runas élficas"? Existem regras oficiais? Quem as criou? Existe uma tabela informando que para cada letra é tal runa?
 
Nos apêndices de SdA tem uma parte dedicada aos Angerthas (as runas) e aos Tengwar, inclusive com a relação runa-letra, a história e tal. É só conferir.
Se não me engano, os Angerthas foram criados por Daeron, mas depois aperfeiçoados pelos Anões de Moria.
Acho que Angertha e Cirth também são sinônimos, mas não estou certo. Confira nos Apêndices. =]
 
bm sobre as runas e os Tengwar o Pandatur ja disse tudo: nas apendices do SDA tm uma parte especifica p/ isso;
Pandatur sobre a questao dos sinonimos vc acertou tb: Angerthas e Cirths sao realmente sinonimos.
Quanto a parte das linguas que ele usou devemos nos lembrar que ele (Tolkien) usou Anglo-Saxao e Finlandes arcaico e algumas outras poucas palavras de outros paises nordicos para criar as linguas que seriam faladas no SDA e nas outras historias (O Silmarillion/O hobbit/Contos Inacabados). O que ele fez foi criar anagramas a partir dessa linguas, assim ele criou o Quenya, o Sindarin e outras linguas. E a aprtir dessas mesmas linguas nordicas e Anglo-Saxao ele pegou as runas e fez anagramas delas para criar as runas elficas e anães
 
Hmm... então as Angerthas foram criadas por Tolkien... foram? :think:

Me pareceu um pouco complicado todas essas regras paras as runas élficas, mas vou ver se dou uma estudadinha melhor. Valeu pela dica.
 
As runas usadas no Hobbit são runas reais, que foram usadas pelos povos germânicos e celtas. Já as usadas no Senhor dos Anéis são as Cirth, criadas pelo Tolkien...
A cerca de um ano, alguns envolvidos do ''Tolkien Brasil'' desenvolveram um projeto de tradução escrita para as runas dos anões no modo Argenthas português, encontradas na seguinte url: http://tolkienbrasil.com/artigos/ge...anoes-de-tolkien-no-modo-angerthas-portugues/
vogais-e-ditongos.jpg
consoantes0.jpg
d%C3%ADgrafos0.jpg
 

Anexos

  • vogais-e-ditongos.jpg
    vogais-e-ditongos.jpg
    87,6 KB · Visualizações: 93
  • consoantes0.jpg
    consoantes0.jpg
    109,2 KB · Visualizações: 91
  • d%C3%ADgrafos0.jpg
    d%C3%ADgrafos0.jpg
    45,3 KB · Visualizações: 81
Última edição:
As runas usadas no Hobbit são runas reais, que foram usadas pelos povos germânicos e celtas. Já as usadas no Senhor dos Anéis são as Cirth, criadas pelo Tolkien...
A cerca de um ano, alguns envolvidos do ''Tolkien Brasil'' desenvolveram um projeto de tradução escrita para as runas dos anões no modo Argenthas português, encontradas na seguinte url: http://tolkienbrasil.com/artigos/ge...anoes-de-tolkien-no-modo-angerthas-portugues/
** Posts duplicados combinados **
As runas usadas no Hobbit são runas reais, que foram usadas pelos povos germânicos e celtas. Já as usadas no Senhor dos Anéis são as Cirth, criadas pelo Tolkien...
A cerca de um ano, alguns envolvidos do ''Tolkien Brasil'' desenvolveram um projeto de tradução escrita para as runas dos anões no modo Argenthas português, encontradas na seguinte url: http://tolkienbrasil.com/artigos/ge...anoes-de-tolkien-no-modo-angerthas-portugues/

Exatamente. É possível, inclusive, traduzir o mapa de Erebor do "rúnico" diretamente para o inglês.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo