• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Polícia faz operação surpresa e prende dirigentes da Fifa por corrupção

ricardo campos

Debochado!
In Memoriam
27/05/2015 02h02 - Atualizado em 27/05/2015 07h18

A polícia da Suíça prendeu, na madrugada desta quarta-feira em um hotel de Zurique pelo menos sete dirigentes da Fifa sob a acusação de corrupção. De acordo com o "The New York Times", a ação dos suíços foi movida por um pedido de autoridades americanas. Os suspeitos poderão ser extraditados para os Estados Unidos. O Departamento Federal de Justiça suíço informou que está questionando 10 dirigentes sobre a votação para escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022. Uma nota oficial da Advocacia-geral do país informou que procedimentos criminais foram abertos sobre o caso. O departamento de justiça americano confirmou que o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, foi um dos detidos.

Delegados de quase todas federações de futebol estão em Zurique para o congresso da FIFA marcado para esta sexta-feira - no qual Joseph Blatter tentaria buscar seu quinto mandato como presidente da entidade. O único detido identificado até o momento foi Jeffrey Webb, presidente da CONCACAF (Confederação das Américas Central e do Norte). O porta-voz da FIFA, Walter de Gregorio, disse que Blatter não está entre os acusados.

- Ele não está envolvido de modo algum - disse.

Segundo o jornal, as acusações baseadas numa investigação do FBI que começou em 2011 apontam corrupção generalizada na FIFA nas últimas duas décadas - envolvendo a disputa pelo direito de sediar as Copas da Rússia (2018) e Catar (2022) - além de contratos de marketing e televisionamento. O rival de Blatter na eleição, o príncipe saudita Ali Bin Al Hussein, comentou para a emissora inglesa BBC:

- Hoje é um dia triste para o futebol. É uma história em andamento - cujos detalhes ainda estão aparecendo.

Fontes da justiça americana dizem, segundo o jornal, que 14 pessoas ligadas à FIFA serão indiciadas por crimes como fraude, lavagem de dinheiro e extorsão. Eles seriam o citado Webb (Ilhas Cayman), vice-presidente da comissão executiva e presidente da Concacaf; Eugenio Figueredo (Uruguai), que também integra o comitê da vice-presidência executiva e até recentemente era presidente da Conmebol; Jack Warner (Trinidad e Tobago), ex-vice-presidente da Fifa e ex-presidente da Concacaf, acusado anteriormente de inúmeras violações éticas; Julio Rocha (Nicarágua), presidente da Federação Nicaraguense; Costas Takkas; Rafael Esquivel; Nicolás Leoz, ex-presidente da Conmebol; e o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF.
hotel_suica_fifa_reuters.jpg

Outro já identificado é Eduardo Li, presidente da Federação da Costa Rica. Após ser apreendido, o dirigente foi conduzido por policiais juntamente com sua bagagem e imediatamente deixou o hotel por uma porta lateral. Além dos dirigentes, cinco executivos de marketing também serão indiciados.

A Justiça Suíça divulgou nota oficial informando que seis acusados foram presos e aguardarão processo de extradição para os EUA. Segundo a nota, as autoridades americanas acusam os suspeitos de receberem milhões de dólares em subornos. As escolhas de Rússia e Catar como sedes para as duas próximas Copas (2018 e 2022) podem ser o tema central das investigações.
Joseph Blatter não está entre os acusados, porém seu nome figura na lista de investigados pela polícia. Segundo informações da TV americana "CNN", o FBI já vinha atuando sobre o caso há cerca de três anos.

A operação surpresa foi realizada por policiais à paisana, que se dirigiram ao balcão de registros do Hotel Baur au Lac e, já de posse das chaves, subiram aos quartos dos suspeitos, efetuando as prisões. Todos os acusados responderão, entre outras, por fraude eletrônica, extorsão e lavagem de dinheiro.

O escândalo das detenções em Zurique pode comprometer a tentativa de reeleição de Blatter à presidência da Fifa. O objetivo do dirigente era deixar encaminhado, na sexta-feira, o acerto para o seu quinto mandato à frente da entidade maior do futebol mundial.

Ainda na manhã desta quarta-feira, a Fifa informou que irá realizar uma conferência de imprensa às 11h (6h no horário de Brasília) em sua sede de Zurique.

Fonte:http://globoesporte.globo.com/futeb...rende-funcionarios-da-fifa-por-corrupcao.html
 
Nossa, vi na TV do elevador, nem acreditei que "Marin" era o "nosso" Marin. Incrível a notícia. Vários lixos da Conmebol e concacaf.

Achei bizarro um comentário na globo.com, algo do tipo "porque será que só tem sul-americano e nenhum norte-americano? Qual o interesse dos EUA por trás disso?" hahahaha
 
Ricardo Teixeira já rodou faz tempo.

Perceberam que CONMEBOL e CONCACAF em peso rodaram? Boa parte também era da vice-presidência da FIFA. Acho que isso pode derrubar o Blatter, ainda que, a princípio, não esteja envolvido.

Achei bizarro um comentário na globo.com, algo do tipo "porque será que só tem sul-americano e nenhum norte-americano? Qual o interesse dos EUA por trás disso?" hahahaha

Na lista completa, que vi na notícia da ESPN, tem um estadunidense sim.



Bom, agora já é de tarde na Suíça, então já saiu o pronunciamento da FIFA.




Fifa se diz vítima, 'comemora' prisões e mantém eleições e sedes de Copas
Publicado em 27/05/2015, 07:01 /Atualizado em 27/05/2015, 07:07
ESPN.com.br

GETTY
622_0ef62187-8e0b-395d-8716-4f5b3cef8870.jpg
Joseph Blatter, presidente da Fifa, está 'tranquilo', segundo o porta-voz da entidade


Cinco horas depois da ação policial que prendeu membros do comitê executivo em um hotel na cidade de Zurique, na Suíça, a Fifa se pronunciou.

Em um pronunciamento seguido por uma entrevista coletiva, o porta-voz da entidade, Walter de Gregório, disse que a Fifa é uma vítima em todo o processo e que o presidente Joseph Blatter comemorou a notícia.

"O que aconteceu hoje é bom para a Fifa. Não em termos de imagem, é claro, mas para fazer uma limpeza. É um processo que já começamos, de investigar. Nós ajudamos a Justiça, é de nosso interesse que essa história seja apurada", disse o funcionário da entidade.

"A Fifa é na verdade uma vítima, é a parte prejudicada nesse processo, porque danifica nossa imagem. Não houve qualquer ação dentro de nossos escritórios, somos a parte que sofre as consequências", acrescentou.

De Gregorio recusou-se a dar os nomes dos envolvidos no caso, mas o Departamento de Justiça dos Estados Unidos já confirmou que entre eles está o ex-presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa de 2014, José Maria Marin.

O porta-voz disse, ainda que o presidente Joseph Blatter está "tranquilo" com relação às ações desta quarta-feira. "Ele não está dançando na sala, mas está tranquilo. O nome dele e o do secretário-geral não tem qualquer envolvimento neste caso".

A bomba que balança as estruturas do futebol mundial surge às vésperas do 65o Congresso da Fifa, que será marcado pela eleição presidencial da entidade. Segundo o porta-voz, o pleito está mantido e não há qualquer intenção de suspender o evento.

O funcionário também descartou qualquer hipótese de a Fifa fazer uma nova votação para as sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022 - Rússia e Catar, respectivamente.

Fonte
 
Platini convoca reunião de emergência na Uefa, e rival de Blatter vê 'dia triste' no esporte
Publicado em 27/05/2015, 08:34 /Atualizado em 27/05/2015, 08:57
ESPN.com.br com AFP

GETTY
622_8d1f14ca-2dd9-372d-b317-d552e2155e10.jpg
Michel Platini votará no príncipe jordaniano Ali para a presidência da Fifa


O príncipe da Jordânia Ali bin al Hussein, adversário de Joseph Blatter na eleição presidencial da Fifa, afirmou nesta quarta-feira que as prisões de dirigentes acusados de corrupção trazem "um dia triste" para o esporte.

"Hoje é um dia triste para o futebol. Obviamente essa é uma história em desenvolvimento, os detalhes ainda estão emergindo. Não é apropriado fazer mais comentários neste momento", disse o vice-presidente da Fifa na Ásia em comunicado.

Na madrugada desta quarta-feira, horário brasileiro, uma operação especial das autoridades suíças, sob liderança do FBI, prendeu sete executivos importantes da entidade que rege o futebol mundial sob a acusação de corrupção, entre eles José Maria Marin, ex-presidente da CBF. O grupo dos detidos será extraditado para os Estados Unidos a fim de uma maior investigação sobre o assunto.

O mandatário da Uefa, Michel Platini, convocou uma reunião extraordinária do comitê executivo da entidade europeia. "Nosso comitê executivo se encontra nesta tarde (horário suíço), e amanhã tem um encontro de todas as federações nacionais, então nada mais há para fazer até amanhã de manhã ou nesta noite", falou à AFP.

O presidente da federação inglesa (FA), Greg Dyke, também se pronunciou e declarou apoio ao príncipe Ali na eleição. "Nós devemos salientar que os desenvolvimentos desta manhã são muitos sérios para a Fifa e sua atual liderança. Como uma das federações que indicou Príncipe Ali, não vai te surpreender que caso a eleição para presidente prossiga a FA estará votando nele. No entanto, deve haver um ponto de interrogação sobre se a eleição deveria acontecer nessas circunstâncias", falou.

"Claramente as coisas estão mudando muito rapidamente, e nossa delegação para o congresso da Fifa em Zurique, a qual estou liderando, discutirá a posição e o que nós devemos fazer sobre isso com nossos colegas da Fifa quando nos encontrarmos amanhã de manhã", prosseguiu o dirigente.

Segundo nota oficial do Departamento de Justiça norte-americano, 14 réus são acusados de extorsão, fraude e conspiração para lavagem de dinheiro, entre outros delitos, em um "esquema de 24 anos para enriquecer através da corrupção no futebol". Sete deles foram presos na Suíça. Além de Marin, Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel. Um mandado de busca também será executado na sede da Concacaf, em Miami, nos EUA.

Em um pronunciamento seguido por uma entrevista coletiva, o porta-voz da Fifa, Walter de Gregório, disse que a entidade é uma vítima em todo o processo e que Joseph Blatter comemorou a notícia. Além disso, ele garantiu que o Congresso e a eleição presidencial, marcados para os dois próximos dias, estão mantidos.

Fonte

------------------------------------------------

Olha a cama-de-gato pro Blatter aí...
 
Esse tipo de situação cheio de pontos estranhos sempre é bom tentar ver se não tem coisas por trás.
Por que uma investigação conduzida pela polícia federal americana estaria interessada na FIFA? Seria como a nossa policia federal estar investigando a confederação internacional de críquete ou de baseball.
Por que 2 dias antes das eleições para presidência da FIFA?

Quem está saindo ganhando com isso?
Sempre me ensinaram isso. Em qualquer crise (econômica, legal, política), sempre pense se alguém não está lucrando com ela e manipulando a opinião pública.


De qualquer forma, ver Marin e Leoz atrás das grades seria um Ó. Assim como RT, Havelange, teria sido o Grondona, etc.
 
Essa do FBI não é notícia nova. Vejam essa notícia de Abril 2013.

Andrew Jennings: Como eu ajudei o FBI a investigar a FIFA

Jornalista britânico revela como auxiliou a polícia americana a apertar o cerco contra a corrupção na organização que comandará a Copa do Mundo de 2014

A revelação recente de que o FBI está investigando a FIFA deve dar um basta a três décadas de corrupção institucional, personificada nos últimos tempos pelo seu presidente, Joseph Blatter.

Tenho conversado com agentes especiais da Seção de Crime Organizado e Negócios Ilícitos do Departamento de Justiça em Washington e com o Esquadrão de Crime Organizado de Nova York desde que eles me contataram, procurando provas, há cerca de três anos.

Agora, tornou-se público que a polícia americana está investigando “um grande caso” envolvendo corrupção na FIFA. A investigação inclui denúncias de fraude e suborno, e teve início nas confederações de futebol da América Central, América do Norte e do Caribe.

Mas o rastro de dinheiro leva ao quartel-general da FIFA em Zurique, na Suíça. Fontes não oficiais confirmaram que Daryan Warner, filho mais velho do famigerado ex-vice-presidente da FIFA, Jack Warner – que hoje é Ministro da Segurança Nacional em Trinidad e Tobago, no Caribe – tornou-se uma testemunha em cooperação com a investigação do FBI. Warner Jr. está morando na Flórida nos últimos tempos, e claramente não está livre para deixar os Estados Unidos. O FBI ainda não divulgou que indícios tem contra ele, mas é provável que seja algo substancial o bastante para que ele quebre a confiança do seu pai em troca de redução de tempo de prisão.

Sobre isso, leia também

Daryan Warner, o filho, sempre foi o “administrador” do dinheiro, organizando a lavagem e ocultação de subornos e de todo tipo de atividade ilícita de seu pai no futebol – desviando verbas, negociando ingressos da Copa do Mundo e embolsando subornos vultosos de países que sonham sediar uma Copa do Mundo. Warner trabalhava de maneira orquestrada em Nova York com seu parceiro e membro do comitê executivo da FIFA, Chuck Blazer.

A carreira de Jack Warner, o pai, na FIFA, começou a estremecer em maio de 2011, quando ele foi pego com um milhão de dólares para suborno, distribuídos em envelopes de 40 mil dólares em dinheiro vivo para entregar a associações de futebol caribenhas. O objetivo era persuadi-las a votar em Mohamed Bin Hammam, que concorria à presidência da FIFA contra o atual presidente Joseph Blatter. Na época Chuck Blazer “dedurou” Warner para a FIFA – mas logo ele mesmo se envolveu em alegações de corrupção muito bem documentadas.

Para onde vai a investigação do FBI?

Para começar, eles não estão sozinhos. Há 18 meses corre uma investigação paralela feita por autoridades tributárias americanas, o Serviço Interno de Receita (IRS, em inglês). A investigação secreta vai de Port of Spain, em Trinidad e Tobago, ao luxuoso prédio comercial Trump Tower, na Quinta Avenida em Nova York, até as Ilhas Cayman, Miami, Zurique na Suíça, seguindo até o Golfo Pérsico. As autoridades americanas tiveram cooperação com polícias de Londres e da Suíça.

O roubo em escala industrial cometido por Warner e Blazer está entremeado à estrutura da FIFA. A dupla abominável foi repetidamente encorajada a pilhar garantias e ingressos da Copa do Mundo. Em troca, conseguiam votos para manter Blatter no poder.

Amantes do futebol sonham que o FBI acabe achando razões para estender sua investigação ao império africano de Issa Hayatou e ao resto da FIFA.

Enquanto o FBI espalha suas teias, membros da FIFA em Zurique devem procurar seus advogados para saber o que dizer quando os policiais baterem às suas portas. Se eles lidaram com pagamentos corruptos autorizados por Blatter ou pelo secretário-geral Jerôme Valcke, seria sensato seguir o exemplo de Daryan Warner e se tornar também testemunhas colaboradoras em vez de se arriscar à extradição ou prisão.

Funcionários honestos dentro da FIFA poderiam denunciar outros nomes. Afinal, seria injusto que apenas Warner e Blazer fossem presos por conta da pilhagem da FIFA. Nos últimos anos, mais da metade comissão executiva da FIFA estava envolvida com atividades duvidosas.

O FBI tem mostrado interesse em investigar, por exemplo, a escolha do Qatar como sede da Copa do Mundo de 2022. Os agentes obtiveram informações muito específicas a esse respeito. Outro grupo de investigadores trabalhando em conjunto com o FBI está de olho em uma outra grande decisão da FIFA – desta vez sobre ingressos.

Após as revelações em 2010 feitas por jornalistas britânicos do Sunday Times e da BBC sobre corrupção no alto escalão da FIFA, Blatter deveria ter sido despejado do poder e ter seus negócios financeiros devassados. Em vez disso, ele conseguiu escapar com o anúncio de investigações “independentes” dentro da FIFA – sempre controladas por ele.
Agora, desde dezembro do último ano, blogueiros de Trinidad têm gritado ao mundo que Daryan Warner, filho de Jack, foi preso no aeroporto de Miami carregando uma sacola de dinheiro. O valor relatado varia de US$ 100 mil a US$ 750 mil, dependendo do blog. Alguns dizem que o outro filho de Jack, Daryl Warner, também foi preso. No início de março, apesar de ameaças de Jack Warner, até mesmo a cautelosa grande imprensa de Trinidad começou a publicar matérias sobre “o filho de um membro de gabinete” preso em Miami por acusação de lavagem de dinheiro.

Um efeito colateral deste escândalo pode ser o fim da administração cada vez mais absurda da primeira-ministra Kamla Persad-Bissessar, de Trinidad e Tobago, que indicou Warner para tomar conta da polícia (sim, é sério) e do exército (sério!) – apesar dele ter rapidamente saído da FIFA antes das investigações progredirem.

Por conta dos milhões de dólares que Warner gastou comprando vitórias nas urnas para o seu partido (UNC), Kamla lhe deu carta branca para perseguir oponentes e indicar aliados incompetentes para altos cargos no governo. As últimas revelações de corrupção em Trinidad mostram que Warner criou secretamente, com verba do governo, sua própria milícia privada, similar aos Ton Ton Macoutes do Haiti.

Com a bênção da imprensa britânica

Mas o próximo alvo da investigação do FBI talvez seja o prestigioso jornal britânico Financial Times, que promove conferências de negócios e acabou de anunciar um “Encontro de Negócios de Futebol” a ser realizado no Rio de Janeiro, em junho.

A grande atração será o presidente da FIFA, Joseph Blatter.
O evento do Financial Times no luxuoso hotel Copacabana Palace será organizado pela empresa International Football Arena, sediada em Zurique, responsável por encontros de futebol onde repórteres passivos, donos de clubes e potenciais patrocinadores pagam para se enturmarem com Blatter.

O homem responsável pelas relações públicas, Peter Hargitay, apresenta todos os presentes enquanto seu filho, Stevie, ocupa-se dos apertos de mão na entrada.
No site do encontro do Financial Times, Stevie está listado como “Contato de patrocínio”. Em sua conta de twitter, ele se descreve como um “linguista da astúcia” e produtor de cinema. Um de seus filmes, o épico “Minas curtem caras gays”, ensina como fingir ser homossexual para que as “minas” fiquem afim de você.

O correspondente de esportes do Financial Times, Roger Blitz, vai comandar a conferência.
Como jornalista, ele tem oportunidades de ouro!

Podia pedir para o palestrante principal, Blatter, esclarecer sobre a investigação do FBI e como US$ 100 milhões em subornos envolvendo uma empresa de marketing foram lavados em Liechtenstein para líderes da FIFA.
Ou então Blitz poderia perguntar se o coração de Blatter alterou-se quando ele descobriu um suborno de um milhão de francos suíços para o ex-presidente da FIFA, João Havelange, sendo lavado por meio de uma conta da organização, em 3 de março de 1997.

Blitz também poderia sugerir ao evasivo Peter Hargitay que revele à plateia o nome dos membros da FIFA que ele planejou subornar com 4 milhões de libras da Associação Inglesa de Futebol, em troca da Inglaterra sediar a Copa do Mundo. Ou que entretenha a platéia com histórias de seus sete meses de prisão em Miami por tráfico de cocaína.

Entre seus muitos negócios, Hargitay também mantém uma agência de detetives particulares, a AB Investigation, que promete a seus clientes “vigilância em nível governamental” e até mesmo “intervenção física de acordo com os interesses de clientes corporativos”. Um negócio anterior de Hargitay garantia poder hackear contas de bancos.

Quando os escândalos envolvendo subornos começaram a aparecer em 2002, Blatter contratou Peter Hargitay para corromper o jornalismo inglês. Hartigay se gaba de desviar os repórteres dos problemas de seus clientes. E fez um grande trabalho em Londres. A maioria dos repórteres de esportes ignoraram o escândalo da empresa de marketing esportivo ISL.

O que eu informei aos agentes do FBI

Tem sido uma longa espera até o FBI tomar uma atitude. Nos anos em que mantivemos contato, eu entreguei documentos provando que dirigentes da FIFA receberam subornos e lhes apresentei fontes com informações de primeira mão. Mantivemos longas ligações telefônicas e trocamos cerca de 100 emails.

Depois que eu contei sobre informações confidenciais disponíveis na Suíça, eles estabeleceram contato com autoridades criminais suíças sob o Tratado de Assistência Mútua.

Durante uma conferência em Miami em 2010, onde contei sobre a corrupção na FIFA e as evidências de que a organização operava como uma família do crime organizado, tive ainda uma longa conversa com um conselheiro sênior do Serviço Interno de Receita do governo americano. Tanto os organizadores do evento quanto eu fomos ameaçados por advogados da FIFA antes da conferência.

A última vez em que encontrei com o FBI cara a cara foi em um escritório particular perto da embaixada americana em Londres, na semana anterior às Olimpíadas de 2012. Mais uma vez, pude lhes entregar documentos cruciais. Eles me disseram que um dos documentos era “particularmente útil para seus objetivos”. Tratava-se de uma lista de subornos envolvendo muitos dos membros principais da FIFA. E disseram que, “enquanto o processo judicial parece glacial, as coisas estão progredindo”.

Nos últimos dois anos, enquanto Blatter tem persuadido jornalistas ingênuos a publicar matérias redentoras sobre seu programa de “reformas” da FIFA, investigadores de agências federais em Washington e Nova York têm juntado provas de corrupção relacionadas às votações para sedes da Copa do Mundo.
A possibilidade de novas votações para as Copas de 2018 e 2022 não pode ser descartada. Se for comprovado suborno, isso pode manchar a próxima.

Parece que o Congresso da FIFA coreografado por Joseph Blatter nas ilhas Maurício, no fim de maio, será dos mais agitados. O presidente da FIFA está montando o evento num local muito caro para a maioria da imprensa esportiva e estrangeira. Se os agentes do FBI estiverem trabalhando bem nos bastidores, será difícil levar a sério essa festança.
Afinal, se Blatter ainda estiver livre para comparecer, terá que fingir que tudo está bem e que o FBI é apenas um “inconveniente”.
 
Hoje cedo eu vi na CNN que o americano que estava envolvido era um infiltrado do FBI.

Marin tá fodido, e essa corja toda também. É questão de tempo até chegarem no Marco Polo, Teixeira e Havelange. Blatter vai cair do cavalo, e o Príncipe da Jordânia vai ser eleito. A Fifa vai ficar na mão do Platini, mas é muito melhor do que ficar na mão desses sangue-sugas ancestrais.

Não tem melhor momento do que esse para os clubes brasileiros se rebelarem e fazerem a Liga Nacional. Conmebol também tá no sal. Seria lindo de mais ver essa federação podre se explodindo inteirinha. Dava para aproveitar que estão pegando a Concacaf também, e criar uma federação unificada de todo o continente.
 
Não para de surgir novidade:

Suíça diz que extradição aos EUA será imediata só para quem concordar

Em nota, CBF deixa Marin de lado: 'Nova gestão iniciada no dia 16 de abril de 2015'

Advogado diz que Hawilla apoia investigações do FBI e que braço da Traffic fez acordo

Após escândalo e prisões, Del Nero coloca a culpa em Teixeira e defende Marín

Copa do Mundo do Brasil será investigada; acusados podem pegar 20 anos de cadeia

Justiça dos EUA também investiga suposta propina e suborno em patrocínio entre CBF e Nike

Justiça suíça diz que bloqueou contas bancárias em investigação sobre Fifa

'Sabíamos de certas irregularidades nas eleições de sedes para a Copa', diz filho de Grondona


Não foi só o Baixinho:

Maradona comemora prisões e espera explicações de Blatter nos EUA

Alex pede a Del Nero que tire o nome de Marin da sede da CBF: 'Piada de péssimo gosto'

Jogador da seleção dos EUA cita 'Scarface' e tira sarro: 'Não nos deram a Copa, derrubamos a Fifa'

Esse tipo de situação cheio de pontos estranhos sempre é bom tentar ver se não tem coisas por trás.
Por que uma investigação conduzida pela polícia federal americana estaria interessada na FIFA? Seria como a nossa policia federal estar investigando a confederação internacional de críquete ou de baseball.
Por que 2 dias antes das eleições para presidência da FIFA?

Quem está saindo ganhando com isso?
Sempre me ensinaram isso. Em qualquer crise (econômica, legal, política), sempre pense se alguém não está lucrando com ela e manipulando a opinião pública.

Tenho um certo palpite de que é um certo país que cansou de ser jogado para escanteio...

Estados Unidos garantem: 'Não vamos parar por aqui. Queremos limpar o futebol mundial'

Mas é claro, nem todo mundo aplaude:

Rússia detona ação dos EUA na Fifa: 'Parem de fazer justiça além das fronteiras'
 
Aquela medalha que o Marin embolsou estava amaldiçoada. Deu xabú!
O Alex tem razão:
IMG_4477.jpg

O Teixeira deve ter pacto com algo sobrenatural e nada pega nele.
 
Não tem melhor momento do que esse para os clubes brasileiros se rebelarem e fazerem a Liga Nacional. Conmebol também tá no sal. Seria lindo de mais ver essa federação podre se explodindo inteirinha. Dava para aproveitar que estão pegando a Concacaf também, e criar uma federação unificada de todo o continente.

Se acontecer um efeito dominó e caírem todos, melhor momento pra isso impossível. Uma queda na bastilha futebolística seria épico.

O Andrew Jennings que ficou famoso por denunciar toda a podridão do futebol mundial em seus livros, há tempos está alertando sobre isso e também não apenas na FIFA como também nos meandros do COI no livro "Os Senhores dos Anéis" (que nada tem haver com Tolkien). Adorarei ver a queda do Nuzman também.
 
Torço sinceramente que a renovação de pensamento não pare. Que isto sirva de exemplo aos novos gestores e traga novos ares, em sequência, para a FIfa, Conmebol e CBF. E não deveria ser tão difícil assim, basta expandir localmente as investigações já iniciadas. Parece que já começou com o esquema CBF-Nike. Vamos ver onde chegaremos!
 
Pena que o Nuzman ainda é peixe muito pequeno para atrair a atenção de órgãos eficientes de investigação (como o FBI ou a Interpol)... É um anão que vive só de ficar sacaneando federações pequenas e dependentes de esportes com pouco incentivo no país.
 
Aquela medalha que o Marin embolsou estava amaldiçoada. Deu xabú!
O Alex tem razão:
Ver anexo 64242

O Teixeira deve ter pacto com algo sobrenatural e nada pega nele.

Vai pegar.

Relatório mostra pagamento de propina a três 'figurões' da CBF



Primeira coisa que a FIFA resolveu fazer:

Fifa bane provisoriamente do futebol Marin e mais dez


CONMEBOL e UEFA reagiram de formas diversas:

Conmebol condena atos de corrupção e diz que vai apoiar investigações

Após escândalo, Uefa pede que eleição presidencial da Fifa seja adiada
 
Bonito ver mt gente anti-capitalista e que vê os EUA como o diabo em pessoa ficando feliz com a "justiça americana e o FBI". Mostra bem a personalidade das pessoas.

Sobre a notícia, pode-se dizer que é um marco histórico. Nunca na história da Fifa viu-se tanta gente presa/indiciada envolvida em corrupção. Lembra um pouco o nosso Brasil atual, infelizmente...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo