• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Personagens femininos da Literatura

Também mas não é todo mundo que curte :)

Bem, apesar de amar tragédia grega, confesso que não é uma das coisas mais fáceis de se entender - tem toda uma dinâmica que soa deslocada em relação ao teatro moderno, às estruturas narrativas contemporâneas, à dinâmica interpessoal, etc. Ainda assim, se você vai estudar estrutura de três atos, tragédia, Poética aristotélica, etc., é preciso conhecer o que elas abordavam, e é difícil você não passar os olhos por uma referência à "Antígona".
 
Ana Terra e Bibiana do Érico Veríssimo ,sou apaixonada por elas ,principalmente pela Ana Terra ,exemplo de mulher forte. A Bibiana também é forte ,da maneira dela ,sem nunca fugir.


Como fã das obras do Veríssimo também a tenho a Ana Terra como a minha personagem preferida. Mulher de fibra!
 
Você é professor de História?*-*

Pois é. Escolhi o curso pelo interesse extremo em cultura grega. No começo da faculdade li muita coisa de teatro grego antigo.

Concordo que entre não acadêmicos é bem difícil encontrar quem aprecie ou sequer conheça peças específicas da dramaturgia grega. No entanto, Antígona é um caso icônico e conhecido, tanto de rebeldia feminina numa sociedade extremamente machista como a helênica, quanto em relação ao caso jurídico de desrespeitar uma lei "menor" (do rei) para atender a uma lei maior (dos deuses, de sepultar os mortos). É uma peça utilizada como exemplo em muitos cursos diferentes: História, Sociologia, Filosofia, Letras, Direito...
 
uma das personagens que eu citaria, já foi citada aqui: Éowyn :amor:
também me marcaram muito as personagens femininas da Marion Zimmer Bradley, não só a Viviane e a Morgana, mas além dessas tem muitas outras nos livros mais antigos dela, que fazem parte da série Avalon, como Lhiannon, Eilan e Caillean, Deoris e Domaris, a Bradley foi uma autora que se preocupou muito em escrever sobre mulheres fortes, que lutavam por si, pelas pessoas que amavam e aquilo em que acreditavam
 
Não sei se a pergunta era retórica, mas conheço duas na França: Louise Labé e Marguerite de Navarre. Como você disse, é na base da pinça. (Por falar nisso, preciso dar uma olhada em livro de poesia feminina francesa do século XVI ao XIX que tem lá na biblioteca, se quiser te indico algumas).

Por favor =)

E aproveitando que você citou a Labé, é verdade. Além dela, há a Gaspara Stampa, poeta renascentista italiana considerada uma das melhores do país. As duas, mais a Elizabeth Barrett Browning, foram traduzidas pelo Sérgio Duarte no Três mulheres apaixonadas.
 
Minha personagem feminina favorita, e que acho ser um exemplo fortíssimo do porque as mulheres tem que lutar contra o sistema patriarcal e se libertar das amarras de uma sociedade machista e conservadora, é a Anna Kariênina. Tolstoi foi extremamente feliz ao descrever a sociedade russa como tão antipática e opressora. Simplesmente pela necessidade de ser feliz, Anna K. foi extremamente reprimida e rejeitada pelos mesmos que a veneravam quando era insatisfeita. Mesmo não tendo aguentado - tragicamente - a pressão para voltar a sua vida enfadonha, continua sendo um marco feminista da literatura russa.
Também gosto muito da Trillian (Guia do Mochileiro), a Jo (Little Women - acho que em pt é 'Mulherzinhas') e, me julguem, a Princesa Mia (Diário da princesa).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo