• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pedra ARKEN seria uma SILMARIL!?

Creio que a questão do Poder das Silmarilli seja comparável ao poder das Árvores de Valinor. Por mais que fossem belas, são representações do Domínio dos Poderes em Arda, e são poderosas. Não fosse não teríamos a Era das Árvores.
Sendo assim, o desejo de Melkor, e de Ungoliantë, e mesmo dentre os elfos, pelas Silmarilli, é sustentado pelo poder que elas ostentam.
Digo isso embasado em analogias dentro da obra, vide questão de como criadas, da recepção que elas têm pelos próprios poderes, e de sua essência em si.
Mas esse poder que me refiro não é o poder destrutivo.

Abraços.

Obs: Calim está protestando...pacificamente. =]
 
Sobre Melkor e as Silmarils, acho que o Melkor ficou fissurado nelas por simples cobiça, em certa parte do livro (Silmarillion) fala que Melkor quer ser dono de tudo, e o que ele não pode ser dono, ele quer destruir ou corromper. O mais valioso e belo de todos os objetos, Melkor ia ter que dar algum valor, né?

E não acho que a Arken seja uma Silmaril. Sei lá, vai ver é um objeto muito bonitinho cute-cute feito por Aule há muito tempo, mas Silmaril, não. Até pq é dito no Silmarillion que as Silmarils se perderam e nunca mais serão encontradas.
 
A relação da Pedra Arken com as Silmarilli é complicada.

Existem conexões sim entre as gemas. A começar pelo nome. O elemento Arken deriva do Inglês antigo eorcan ou do Gótico airkna, elementos que podem ser traduzidos como "precioso" ou até mesmo "sagrado". As Joias de Fëanor são referidas como "joias sagradas" em alguns lugares dentro do cânone. As descrições das Silmarilli batem com as da Pedra Arken. Uma identificação parece clara. Mas, como ressaltou o TT1, há uma inconsistência: as Silmarilli só serão encontradas na Dagor Dagorath.

Para encontrar as raízes dessa contradição, precisamos entender como Tolkien concebeu o Hobbit. O Hobbit começou como uma "brincadeira" de Tolkien com sua obra. Era um livro pra crianças, sem ligação com sua mitologia da Terra-média. No entanto, ele inseriu alguns elementos do legendarium para dar um aspecto mais pitoresco. Por exemplo, nos rascunhos originais, a Floresta das Trevas era Taur-nu-fuin e toda a ação do livro se passava em Beleriand. Ainda podemos ver alguns desses elementos no livro publicado, como a referência a Gondolin. Mas, é importante frisar, isso era uma "brincadeira". Tolkien não pretendia que a história do Hobbit tivesse se passado "de verdade" dentro da sua mitologia. Então, nesse contexto, acho provável que ele tenha imaginado a Pedra Arken como uma Silmaril.

Porém, depois que Tolkien começou o SdA, ele decidiu inserir o Hobbit de uma vez no legendarium e fez as adaptações necessárias: criou novas eras depois da queda de Melkor, inseriu uma geografia nova, etc. Depois do SdA, o legendarium foi totalmente reformulado para receber as novas obras. Só que o Professor era um procrastinador inveterado, e nunca terminou de reescrever o Silmarillion. A versão completa mais recente que temos dos eventos finais do livro (a partir da história de Túrin) data de 1930, antes do Hobbit começar a ser escrito.

Então, não sabemos como Tolkien imaginava o fim das Silmarilli depois de escrever o Hobbit, e, portanto, não sabemos com certeza se a conexão entre a Pedra Arken e as Silmarilli continuou a existir em sua mente. O que podemos afirmar é que, de acordo com a mitologia publicada, a identificação entre a Pedra Arken e uma Silmaril é inconsistente.
 
Só que o Professor era um procrastinador inveterado, e nunca terminou de reescrever o Silmarillion

images


Herege. Pelo que eu li ele era justamente o contrário. Ele estava o tempo todo fazendo alterações para melhorar, vide as línguas onde ele mexia o tempo todo.
 
images


Herege. Pelo que eu li ele era justamente o contrário. Ele estava o tempo todo fazendo alterações para melhorar, vide as línguas onde ele mexia o tempo todo.
Em partes sim. Mas ele não era muito organizado. Começava uma coisa e não terminava. Vide a quantidade enorme de textos inacabados dele que existem (na verdade, existem quase que apenas textos inacabados). ELe começou a reescrever o Silmarillion na década de 50 e, quando morreu, em 1973, ainda não tinha acabado.
 
Era um pouco procrastinador sim; é só contar as cartas dele que começam com "desculpe a demora na resposta, mas..."
 
Enfim.....não pode ser uma Silmaril pois elas só serão encontradas novamente no fim dos tempos quando tudo ser destruído novamente. E também Erebor fica a uma distância imensa do suposto lugar onde a silmaril foi jogada.
 
Sem falar neste pequeno detalhe, no cap. VII do Silmarillion:

E Varda consagrou as Silmarils, para que dali em diante nenhuma carne mortal, nem mãos impuras, nem nada de mau, pudesse tocá-las, que não se queimasse e murchasse.

Tem a questão do Nauglamír, mas nada impede que os anões nem tenham tocado na Silmaril em si, podendo ter usado luvas e ferramentas, como tenazes, para colocar a joia no colar (fora, é claro, o fato desse capítulo do Silma ser o mais remendado de todos, tendo sido recriado pelo CT quase do zero).

Beren era mortal e tocou numa Silmaril, mas também é dito no texto que o caso dele é especial: a Silmaril "permitiu" que ele a tocasse. O motivo implícito é que ele estava destinado a recuperar a joia etc.

Todos os outros que tocaram nas Silmarils e se enquadram nos itens da citação acima tiveram as mãos queimadas, como Melkor, Maedhros e Maglor.

E no Hobbit vários mortais colocam a mão na Pedra Arken e nada acontece, inclusive o próprio Bilbo.
 
Última edição:
Eu tbm fiquei me perguntando isso quando assisti o filme. Não me lembro exatamente qual foi a descrição feita no filme, mas foi o que me fez pensar nessa ideia. Parecia que estavam descrevendo uma Silmaril.
Aí reli O Hobbit esses dias e, de fato, considerando APENAS a descrição da pedra, ela não poderia ser outra coisa que não uma Silmaril. Pois nenhuma outra jóia em toda a TM poderia se comparar às Silmarils em beleza!
Por isso, a explicação do Menel é a melhor pra mim: sem o trabalho finalizado de Tolkien pós-Hobbit, não podemos afirmar com certeza absoluta nada a esse respeito (assim como tantas outras questões da TM).
 
Mas acho que nesse caso esse argumento não é muito bom, pois os anões nunca viram as Silmarilli, então pra eles a Pedra Arken é a jóia mais bonita de todos os tempos.

Não foi isso que eu quis dizer Morfs.
Não me baseio na "opinião" dos anões, mas na descrição do texto de Tolkien. (Só o Morfs mesmo pra me fazer procurar O Hobbit em pdf pra citar, já que o livro físico não tá aqui comigo):

"Mas, mais bela dentre todas as coisas, era a grande pedra branca que os anões haviam encontrado embaixo das raízes da Montanha, o Coração da Montanha, a Pedra Arken de Thrain.

— A Pedra Arken! A Pedra Arken! — murmurava Thorin no escuro numa espécie de devaneio, com o queixo apoiado nos joelhos. — Era como um globo de mil faces, brilhava como prata á luz do fogo, como água ao sol, como neve sob as estrelas, como chuva sobre a Lua!"

Cap. 12 - Informação de Dentro - pág. 209


"Era a Pedra Arken, o Coração da Montanha. Foi o que Bilbo imaginou pela descrição de Thorin, mas, realmente, não poderiam existir duas pedras iguais àquela, mesmo num tesouro assim tão esplêndido, mesmo em todo o mundo.

Durante toda a escalada, o mesmo brilho branco reluzira diante dele, atraindo seus passos. Lentamente, ele cresceu, transformando-se num pequeno globo de luz pálida. Agora, a medida que ele se aproximava, uma faísca bruxuleante de muitas cores tingia sua superfície, refletindo e partindo a luz oscilante da tocha.

Por fim o hobbit olhou para baixo e quase perdeu o fôlego. A grande pedra brilhava diante de seus pés com uma luz própria, que vinha de dentro dela e, mesmo assim, cortada e lapidada pelos anões, que a haviam retirado do coração da montanha muito tempo atrás, ela captava toda a luz que caia sobre sua superfície, transformando-a em dez mil faíscas de brilho branco, tocado pelas cores do arco-íris."

Cap 13 - Fora de Casa - pág 213 e 214

Agora, as Silmarils em O Silmarillion:

"E o fogo interior das Silmarils, Fëanor criou a patir da fusão da luz das Árvores de Valinor, que ainda sobrevive nas jóias, embora as Árvores já há muito tenham definhado e não brilhem mais. Portanto, mesmo na escuridão no cofre mais profundo, as Silmarils brilhavam com luz própria, como as estrelas de Varda; e, no entanto, como se de fato fossem seres vivos, elas se deleitavam na luz e a recebiam e refletiam em matizes mais maravilhosas do que antes."

Cap. 7 - Das Silmarils e da Inquietação dos Noldor - págs. 73 e 74
 
— A Pedra Arken! A Pedra Arken! — murmurava Thorin no escuro numa espécie de devaneio, com o queixo apoiado nos joelhos. — Era como um globo de mil faces, brilhava como prata á luz do fogo, como água ao sol, como neve sob as estrelas, como chuva sobre a Lua!"
Eu acho que essa descrição é mesmo um bom indicativo de que a Arken não seria uma Silmaril. As Silmarilli brilhavam com a própria luz e a Arken apenas refletia a luz de fontes externas. Pela descrição a pedra Arken parece ser um enorme diamante.
 
Eu acho que essa descrição é mesmo um bom indicativo de que a Arken não seria uma Silmaril. As Silmarilli brilhavam com a própria luz e a Arken apenas refletia a luz de fontes externas. Pela descrição a pedra Arken parece ser um enorme diamante.

Éomer, vc pulou essa parte aqui sobre a Arken:


Por fim o hobbit olhou para baixo e quase perdeu o fôlego. A grande pedra brilhava diante de seus pés com uma luz própria, que vinha de dentro dela "

Cap 13 - Fora de Casa - pág 213 e 214
 
É uma pena que nenhuma carta de Tolkien fale sobre isso. Eu acho, @Elriowiel Aranel, que considerando a obra de Tolkien como um todo, é impossível que a pedra Arken seja uma Silmaril. Eu concordo, no entanto, que olhando apenas para O Hobbit, é possível sim. Não sabemos se na época existia, na imaginação de Tolkien, um projeto sobre as Silmarils. É muito difícil concluir olhando isoladamente para um livro.
 
As Silmarils existem desde os primórdios do legendário, mais especificamente no "Book of Lost Tales", que Tolkien começou a escrever em 1916, muito antes de qualquer ideia sobre o Hobbit surgir na sua mente.

Seja como for, este trecho do Hobbit

[...] cortada e lapidada pelos anões [...]

bate de frente com este sobre as Silmarils:

Aparentemente do cristal dos diamantes e, no entanto, mais duras do que ele, de tal modo que nenhuma violência pudesse danificá-las ou quebrá-las no Reino de Arda.

(Silmarillion, cap. VII)

Sem falar neste outro, ainda sobre as Silmarils, no final do último capítulo:

[...] e sabiam que essas pedras não poderiam ser encontradas ou reunidas novamente, a menos que o mundo fosse destruído e reconstruído.

(Silmarillion, cap. XXIV)

Diante dessas afirmações categóricas, qualquer similaridade nas descrições das joias não tem muito peso, e basicamente pode bem ser coincidência (e em lugar nenhum é dito que só as Silmarils podiam ter luz própria, por exemplo). O mais provável é Tolkien ter feito um empréstimo literário dele mesmo (coisa que volta e meia fazia, mesmo que às vezes de forma inconsciente; vide o caso dos dois Glorfindels), reaproveitando uma característica das Silmarils na descrição da Pedra Arken, ainda mais se lembrarmos que Tolkien não tinha muita esperança de ver o Silmarillion publicado, então muita coisa que ele escrevera sobre o legendário podia ser reutilizada sem medo de criar inconsistências.

Obviamente ele não tinha em mente as publicações póstumas feitas pelo filho.
 
Sobre Anel vs Silmaril, vale lembrar que o Anel foi feito para ser uma arma, logo, é sim mais poderoso que as três pedras nesse sentido.

Mas as Silmarils não eram apenas beleza. Elas tinham algum poder sim. Não é um poder concentrado e direcionado como o do Anel, é um poder mais "imprevisível" eu diria.

Por exemplo, Carcharot com a Silmaril no estômago ficou mais poderoso e revoltado (apesar de não ser uma coisa boa pra ele, era ainda pior pra quem tava em seu caminho). Outro exemplo é Vingilot, com a qual Earendil derrotou nada menos que Ancalagon, acredito que sem a Silmaril isso jamais seria possível pra ele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo