• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pancadaria (não confronto) da PM sobre professores em Curitiba

[F*U*S*A*|KåMµ§]

Who will define me?
História chocante da semana, mesmo sem muita repercussão.

'Desproporcional seria usar armas letais', diz porta-voz da PM do Paraná:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/04/150430_policia_professores_parana_rs

'Sangue' em foto viral de PM após protesto é tinta, afirma Polícia do Paraná
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/04/150430_salasocial_sangue_tinta_protesto_parana_rs

Anistia critica violência da polícia contra professores no Paraná
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/30/politica/1430427877_858226.html

Só uma coisa a dizer sobre o “confronto entre professores e PM”
http://veja.abril.com.br/blog/felip...zer-sobre-o-confronto-entre-professores-e-pm/

O confronto no Paraná foi meticulosamente planejado por extremistas e por profissionais da baderna
http://veja.abril.com.br/blog/reina...ofissionais-da-baderna/#.VUK5OX8nMKE.facebook


** Posts duplicados combinados **
Oops.
Lugar errado.
Alguém move pra mim, por favor.
 
Última edição:
Assisti a gravação que a Ana postou até o primeiro minuto.
Dá raiva da escrotice desse pessoal.
Risadas, "Isso! Isso!", "Olha, eles tão atirando nos policiais também!"
Meu! Os policiais não estão batendo e atirando em bandidos, estão fazendo isso em PROFESSORES!
 
Assisti a gravação que a Ana postou até o primeiro minuto.
Dá raiva da escrotice desse pessoal.
Risadas, "Isso! Isso!", "Olha, eles tão atirando nos policiais também!"
Meu! Os policiais não estão batendo e atirando em bandidos, estão fazendo isso em PROFESSORES!

clara, o negócio é que os black blocs deram de presente para qualquer político (e aqui qualquer mesmo, não estou falando de pt, psdb em específico) uma ferramenta pronta para discurso: dá merda em protesto, é culpa dos black blocs. nunca é "cidadão de bem". "cidadão de bem" não protesta contra governo, não faz manifestação. o negócio é que boa parte da população não nutre simpatia pelos black blocs (eu não nutro :dente: ), então quando o governador aparece dizendo que "tá tudo bem professor se manifestar, mas o pau comeu por causa de uns black blocs que foram presos com coquetéis molotov, paus e pedras" todo mundo pensa "ahhhh, sim, verdade, aí a pm tinha que reagir mesmo", como se no confronto a pm só tivesse atacado os tais dos black blocs e não professores. detalhe: http://www.gazetadopovo.com.br/vida...-blocs-em-confronto-6rccpkfpm41l53vx708i3axfg e http://g1.globo.com/pr/parana/notic...es-de-black-blocks-em-protesto-no-parana.html

e lembrando, foram quase duas horas de bombas sem parar (o que é até engraçado, porque o governo tá quebrado e cada bomba custa 800 reais. é tipo você sem um puto furado resolver jantar num restaurante caro e jogar a comida no chão, né) para prender 14 manifestantes. 14. mais de 200 feridos.

disso tudo o que me ferra a cara é que não deu nem um dia do evento e os urubus já correram aproveitar para politicagem. a gleisi num carro de som. wtf, se eu fosse a gleisi continuava escondida num buraco bem quieta por uns 10 anos. e a galera anti-pt com papo de "é, mas nas manifestações do impeachment não aconteceu isso" quando nem o psdb concorda com a ação do richa. estão sendo comedidos nos comentários, mas fica óbvio que acham que ele fez cagada. o álvaro dias, conhecido aqui no paraná por ter jogado a cavalaria nos professores numa greve em 88 disse que o que aconteceu agora "não tem comparação" com os eventos de 88, do tipo "se fode aí, richa". enfim, que horror. negócio é confiar que as investigações deem em algo e pelo menos o maluco do francischini seja afastado.
 
e lembrando, foram quase duas horas de bombas sem parar (o que é até engraçado, porque o governo tá quebrado e cada bomba custa 800 reais. é tipo você sem um puto furado resolver jantar num restaurante caro e jogar a comida no chão, né) para prender 14 manifestantes. 14. mais de 200 feridos.
É dose, e o pior é que , de acordo com as notícias que você postou, nenhum deles possuía qualquer indício de pertencer aos black block.

disso tudo o que me ferra a cara é que não deu nem um dia do evento e os urubus já correram aproveitar para politicagem. a gleisi num carro de som. wtf, se eu fosse a gleisi continuava escondida num buraco bem quieta por uns 10 anos.

Nojinho e preguiça dessas coisas, viu?

E ainda tem o fato de a gente ficar feito barata tonta correndo atrás de algum fato comprovado, mas só temos os facebook da vida (com a foto do policial pateta coberto de sangue cor de rosa) e aquelas notícias chamadas "barrigadas" (saiu na Veja e no Estadão) como a de que alguns membros da polícia foram presos por desobediência, por se recusarem a reprimir os protestantes.

Nenhum policial foi preso durante manifestação, diz porta-voz da PM do PR
 
Enquanto a gente ficar culpando a PM os responsávei de verdade riem nas nossas costas. A PM é uma ferramente super conveniente pra quem está no poder (seja PSDB, PT ou qualquer outro P) e por isso mesmo nunca foi desmilitarizada, como seria o certo.

A PM é uma ferramenta muito bem azeitada e faz o que foi feita e instruída pra fazer. O problema é o poder por trás.

Enquanto tivermos uma polícia MILITAR, nada feito em termos de progresso

E quando falo disso não falo dos policiais - trabalho constantemente muito próximo a eles e são em sua maioria absoluta excelente profissionais, éticos, honrados, cumpridores da lei e muito preocupados com a segurança e gestão pública. Seria excelente profissionais em uma polícia não-militar e não sujeita e essas regras e ao abuso do poder de seus governadores.
 
Sobre o lance de atacarem a professores, o professor é uma categoria marginalizada e já não é de hoje. Tem gente que detesta professor só por ele ser professor.

Não sei como tá hoje, mas por muito tempo o professor demorava cerca de 3 meses pra receber o primeiro salário - e recebia tudo de uma vez (estou falando do professor do estado de SP, que trabalhava em escola estadual).

Isso sem contar que docente é raça desunida. É um querendo comer o outro vivo em vez de se apoiar. Coordenadores que um dia foram professores também querem comer um ao outro vivos.

Tem muita gente que não é assim, conheci muito coordenador gente boa e etc, mas infelizmente também rola muita competição.

Não querem que professor se destaque pq querem que a educação continue ruim. Simples. Povo educado questiona e não é isso que o sistema quer.
 
Só por curiosidade: Se eles invadissem a assembléia e impedissem a votação, seria democrático?

Já adianto: Será um retardado quem achar que a minha pergunta foi uma defesa ao massacre dos professores.
 
Enquanto a gente ficar culpando a PM os responsávei de verdade riem nas nossas costas. A PM é uma ferramente super conveniente pra quem está no poder (seja PSDB, PT ou qualquer outro P) e por isso mesmo nunca foi desmilitarizada, como seria o certo.

A PM é uma ferramenta muito bem azeitada e faz o que foi feita e instruída pra fazer. O problema é o poder por trás.

Enquanto tivermos uma polícia MILITAR, nada feito em termos de progresso

E quando falo disso não falo dos policiais - trabalho constantemente muito próximo a eles e são em sua maioria absoluta excelente profissionais, éticos, honrados, cumpridores da lei e muito preocupados com a segurança e gestão pública. Seria excelente profissionais em uma polícia não-militar e não sujeita e essas regras e ao abuso do poder de seus governadores.

E como a desmilitarização mudaria esse quadro, exatamente? Os policiais deixariam de seguir as suas instruções só por não serem militares? Não consigo entender essa lógica. O que é mais plausível, no entanto, é que os policiais não sendo militares estarão sujeitos à justiça comum.
 
E como a desmilitarização mudaria esse quadro, exatamente? Os policiais deixariam de seguir as suas instruções só por não serem militares? Não consigo entender essa lógica. O que é mais plausível, no entanto, é que os policiais não sendo militares estarão sujeitos à justiça comum.

Combo breaker.

Respondi para acompanhar o tópico, pois também não consigo entender, no contexto das manifestações, onde a desmilitarização se encaixa nesse contexto. Eu realmente gostaria de ver uma resposta concisa e bem embasada em fatos, e não mero achismo.

Se os policiais forem desmilitarizados e sujeitos à justiça comum, na minha opinião, aí é que a coisa vai ficar do jeito que o diabo gosta. Afinal, tanto as leis trabalhistas quanto a apuração e as punições para crimes cometidos por militares são muito mais rígidas. Desmilitarize a polícia, e terá greves intermináveis por n motivos, o que deixará a população ainda mais à mercê da criminalidade.
 
Só por curiosidade: Se eles invadissem a assembléia e impedissem a votação, seria democrático?
não, da mesma forma que o sistema atual¹ de previdência do funcionalismo publico é uma piada com o resto do país.

¹ - Eu sei que o sistema está mudando para quem é funcionário publico federal, mas ainda é ridículo.
 
O plano A de Richa falhou. O que vem agora?
5493290
Beto Richa começou ontem a demitir gente no seu primeiro escalão. É o plano B entrando em ação. O primeiro plano, que não funcionou, era pacificar a população dizendo que a polícia não tinha culpa na tragédia ocorrida no Centro Cívico. Houve 213 feridos, mas o governador quis vender a ideia de que a polícia “só estava defendendo sua integridade” contra alguns arruaceiros. Para mostrar cabalmente a periculosidade dos manifestantes, chegaram a divulgar foto de manifestante com estilingue.

A versão de que não houve excessos da polícia não colou por um único motivo: era inacreditável. Os fatos estavam na tevê, nos jornais e na internet. A não ser que se acreditasse na hipótese improvável de black blocs terem tomado de assalto as redações de todo o país (e até do New York Times), a notícia estava evidentemente bem relatada. A uma simples movimentação em uma grade, a Políci Militar reagiu como se estivesse diante de perigosos guerrilheiros.

Mas a versão não se sustentava:

– O governo disse que houve confronto, algo meio de igual para igual. Falou em 20 policiais feridos. Não surgiu uma mísera foto de ferimento em PM. O único caso era o de um policial que postou foto na internet farsescamente coberto de tinta espalhada de maneira cuidadosa para não manchar a farda. Ficou merecidamente conhecido como “Soldado Groselha”.

– O governador afirmou que havia prendido black blocs que atacaram a PM. A OAB e a própria Defensoria Pública, ligada ao governo, diz que os 14 detidos eram estudantes, professores e servidores. Ninguém ligado ao movimento black bloc.

– O governo diz ter apreendido uma mochila com pedras, coquetéis molotov e paus. A OAB diz que os inquéritos não ligam esses materiais a qualquer manifestante. Estão soltos por aí e não parecem ter qualquer relação com a manifestação.

– Apareceu uma foto na página “Amigos do Beto” dizendo que um carrinho de bebê serviu como abrigo de bombas dos truculentos manifestantes. Imagens posteriores mostraram que se tratavam de pamonhas de milho.

Somado tudo, chega-se à conclusão de que perigosos professores armados com pamonhas atacaram policiais que sangraram groselha. Isso, diz o governo, só podia ter sido contido a bombas de gás lacrimogêneo.

Vendo que não havia como defender essa farsa, começou um outro jogo, esse interno. Quem pagaria pelo erro? É a hora de jogar a culpa no outro. O secretário Fernando Francischini foi o primeiro a apontar dedos. Disse que tudo ficava na conta da tropa. Ele só cuida da estratégia macro.

Não deixa de ser curioso. No mês passado, quando se anunciou a estatística de que os homicídios tinham caído 17%, Francischini bateu no peito: o mérito era também dele. Óbvio que o secretário não estava nas ruas prendendo ninguém nem fazendo ronda ostensiva. Mas, nesse caso, o trabalho da tropa lhe pertencia. Num caso em que tudo ocorreu diante de seus olhos, ele alega que não teria como interferir?

É claro que alguém vai pagar por tudo. Até agora, as vítimas mais prováveis são o secretário da Educação e o comandante da PM. O coronel está no topo da hierarquia militar. Faz sentido que responda. Mas não parece fazer o menor sentido que os seus chefes políticos – a quem ele deve obediência – simplesmente se isentem de culpa. Richa e Francischini estavam, queiram ou não, no comando. Tivesse dito uma palavra, e as bombas parariam. Não disseram nada. No mínimo, precisam responder por essa omissão.

http://www.gazetadopovo.com.br/blog...de-richa-falhou-o-que-vem-agora/?ref=aba-blog

edit:

Coronéis da PM mandam carta a Richa repudiando declarações de Francischini
218170
Com informações de Diego Ribeiro:

O comandante-geral da Polícia Militar, Cesar Kogut, junto com quinze outros coronéis da PM, assinou um manifesto de repúdio às declarações do secretário de Segurança, Fernando Francischini, relativas ao confronto da polícia com professores e manifestantes no Centro Cívico na quarta-feira passada.

Na carta, os coronéis dizem que Francischini não pode simplesmente jogar a culpa na tropa, sem assumir parte da responsabilidade. Dizem que ele participou do planejamento, foi informado da possibilidade de haver feridos e aprovou o plano de contenção. Mais do que isso, foi informado durante os fatos sobre tudo o que estava acontecendo na Praça Nossa Sra. da Salete.

A carta é assinada por 16 dos 19 coronéis da ativa. Tudo isso significa que, embora Francischini tenha sido mantido no cargo pelo governador Beto Richa (PSDB), ele tem um grande problema nas mãos: acalmar uma tropa que não aceita o modo como ele coordenou as ações que resultaram no maior confronto público da PM na história do estado.

A permanência de Francischini foi decidida numa reunião na manhã desta quarta com o governador Beto Richa. Veja mais sobre o tema clicando aqui.

PS: O coronel Kogut também divulgou uma nota de desagravo aos policiais, que vai reproduzida ao lado.

Nela, o comandante-geral volta a insistir que Francischini sabia de tudo o que estava sendo planejado e diz que o secretário, inclusive, deu ordens diretas durante a “Operação Centro Cívico” para o subcomandante-geral da Polícia Militar.

Fica cada vez mais evidente que, com a permanência de Francischini, Kogut não deve continuar à frente do comando da polícia.



Veja abaixo a íntegra da carta.

CARTA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ

O Comando da Polícia Militar do Paraná, instituição sesquicentenária que labuta diariamente em prol da segurança pública do Estado do Paraná, cumprindo incansavelmente a sua missão constitucional, vem perante Vossa Excelência manifestar o seu repúdio às declarações atribuídas pela Imprensa ao Secretário de Estado da Segurança Pública, em data de 04 de maio de 2015 – e até agora não desmentidas – as quais atribuem única e tão somente à PMPR a responsabilidade pelos fatos ocorrido em 29 de abril de 2015, quando da manifestação dos professores, pelos fundamento abaixo delineados.

a) A Polícia Militar do Paraná esteve presente no dia 29 de Abril de 2015, cumprindo o seu papel constitucional de preservação da ordem pública, no intuito de garantir a ordem pública e impedir uma possível invasão à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, em atendimento ao interdito proibitório expedido pela Justiça paranaense, devidamente comandada, com planejamento prévio e ciente dos desdobramentos que poderia advir.

b) Que o Senhor Secretário de Segurança Pública foi alertado inúmeras vezes pelo comando da Tropa empregada e pelo Comandante-Geral sobre os possíveis desdobramentos durante a ação e que mesmo sendo utilizadas as técnicas internacionalmente reconhecidas como as indicadas para a situação, pessoas poderiam sofrer ferimentos, como realmente ocorreu, tendo sido vítimas manifestantes e policiais militares empregados na operação.

c) Que imediatamente após os fatos foi determinada a abertura de Inquérito Policial Militar para a apuração dos possíveis excessos, no sentido de serem responsabilizados todos os que tenham dado causa aos mesmos.

d O que não se pode admitir em respeito à tradição da Polícia Militar do Paraná, seus Oficiais e Praças, que seja atribuída a tão nobre corporação a pecha de irresponsável ou leviana, por não ter sido realizado um planejamento, ou mesmo que tenha sido negligente durante a operação, pois todas as ações foram tomadas seguindo o Plano de Operações elaborado, o qual foi aprovado pelo escalão superior da SESP, tendo inclusive o Senhor Secretário participado de diversas fases do planejamento, bem como é importante ressaltar que no desenrolar dos fatos o Senhor Secretário de Segurança Pública era informado dos desdobramentos.

e) O Comando e os demais integrantes da Corporação deixam claro a Vossa Excelência que nunca deixarão de cumprir o seu juramento desempenhar com honra, lealdade e sacrifício de sua própria vida, as suas obrigações, na defesa da Pátria, do Estado, da Constituição e das Leis.

Curitiba, R, 5 de Maio de 2015.

Cel. QOPM Cesar Vinícius Kogut,

Comandante-Geral da PMPR

http://www.gazetadopovo.com.br/blog...richa-repudiando-declaracoes-de-francischini/
 
Última edição:
b) Que o Senhor Secretário de Segurança Pública foi alertado inúmeras vezes pelo comando da Tropa empregada e pelo Comandante-Geral sobre os possíveis desdobramentos durante a ação e que mesmo sendo utilizadas as técnicas internacionalmente reconhecidas como as indicadas para a situação, pessoas poderiam sofrer ferimentos, como realmente ocorreu, tendo sido vítimas manifestantes e policiais militares empregados na operação.

E assim o excremento atinge o ventilador. Vamos ver como Richa vai se safar dessa.
 
Só por curiosidade: Se eles invadissem a assembléia e impedissem a votação, seria democrático?

Depende do que você entende por democracia. Democracia é um conceito em disputa... e pra mim não deve ser circunscrita ao formalismo, sobretudo quando determinados grupos de interesses dominam a representação política e têm o poder de decidir sobre a sua vida.
Pra mim a ação dos professores, no suposto caso que você indicou, seria legítima.
Estou em viagem. Desenvolvo melhor quando estiver em casa.
 
Depende do que você entende por democracia. Democracia é um conceito em disputa... e pra mim não deve ser circunscrita ao formalismo, sobretudo quando determinados grupos de interesses dominam a representação política e têm o poder de decidir sobre a sua vida.
Pra mim a ação dos professores, no suposto caso que você indicou, seria legítima.
Estou em viagem. Desenvolvo melhor quando estiver em casa.

Desenvolva depois, mas acho que entendi o seu ponto. O fato é há muitas áreas cinzentas quando o tema é democracia. Eu lembro da história do Passe Livre: Um grupo fazendo uma puta pressão no governo, mas... quem disse que aquele grupo representava os direitos da maioria democrática? Ou quem disse que o grupo estava lutando por direitos fundamentais dos indivíduos?
 
Leia o novo clássico da política paranaense: saiu a transcrição da sessão do dia 29
1385411
Acaba de sair publicado um clássico da política paranaense. O Diário oficial da Assembleia traz nesta quinta-feira a transcrição da sessão plenária de 29 de abril. Aquela. O texto é uma mina de ouro para pesquisadores de ciência política e, digamos, antropologia. E trazem alguns trechos esclarecedores.

Abaixo, seguem algumas declarações de deputados durante a sessão. Vale ler:

Ademar Traiano (para o Professor Lemos): V. Exa. não dá de dedo em ninguém aqui dentro! V. Exa. me respeite, senão vou mandar para a Comissão de Ética! V. Exa. me respeite, V. Exa. não dá de dedo, baixe o dedo, por favor! Comandante cumpre ordens aqui dentro e sou o Presidente e estou fazendo a conversa com ele. V. Exa. não tem o direito de querer me xingar!

Nereu Moura: Deputado Tadeu, prefiro que continue a Sessão e que haja derramamento de sangue, para que o Governo pague o pato por isso. Querem aprovar, aprovem. E que haja sangue, sim…

Ademar Traiano: Quero dar uma informação. Acabei de falar com o Secretário da Segurança, ele me disse que há 50 black blocs que estão tumultuando com pedra e que os demais já estão pacificados, sentados próximo da Prefeitura. Portanto, a Sessão vai continuar. Com a palavra o Deputado Pedro Lupion. Ah, o Deputado Nereu!

Ney Leprevost: Olha o que fizeram comigo, Sr. Presidente! Covardia isso! Olha o meu olho, olha o que fizeram! Jogaram gás no meu olho! Covardes! Covardes! Bandidos! Bandidos!

Ney Leprevost: Olha o black bloc aqui! Olha a covardia do Beto Richa! Olha aqui, Deputado agredido! (Por solicitação do Deputado Ney Leprevost, em discurso posterior realizado nesta mesma Sessão Ordinária, devidamente deferido pelo Presidente, Deputado Ademar Traiano, foram suprimidas expressões ditas neste momento que fossem “ofensivas ou que não seja condizente com os princípios de urbanidade parlamentar”.)

Ney Leprevost: Olha aqui o meu olho o que fizeram. Gás no meu olho! Bandido! (Por solicitação do Deputado Ney Leprevost, em discurso posterior realizado nesta mesma Sessão Ordinária, devidamente deferido pelo Presidente, Deputado Ademar Traiano, foram suprimidas expressões ditas neste momento que fossem “ofensivas ou que não seja condizente com os princípios de urbanidade parlamentar”).

Ademar Traiano: Deputado Ney, essas expressões não merecem serem ditas aqui dentro, Deputado Ney.

Tadeu Veneri: Traiano, suspenda antes que matem alguém.

Nereu Moura: O povo chora na praça, o povo está ensanguentado e nós aqui querendo votar, querendo apressar para votar algo para arrebentar de vez com o povo do Paraná. Isto é insano, isto não brota no coração de quem tem sentimentos, só pode brotar no coração de gente fria, de gente calculista, que sequer tem alguma piedade em sua alma e em seu coração. É triste fazer parte deste momento da história do Paraná. O melhor que se tinha a fazer seria rasgar o diploma de Deputado e ir para casa, assistir em casa um fiasco deste tamanho, uma vergonha deste tamanho. O melhor que se tinha a fazer seria rasgar o diploma, entregar o mandato e voltar para casa, com vergonha do povo do Estado de fazer parte de um papelão, de uma agressão, de uma violência que no nosso Estado nunca se viu.

Ademar Traiano: Deputado, gostaria só de pedir um pouquinho da sua atenção para dar uma explicação. Estou conversando com a segurança e o que está ocorrendo é que tem 50 pessoas encapuzadas enfrentando a polícia e largando rojões. A polícia não está largando bomba mais, até porque fizemos um contato neste momento e infelizmente tem black blocs encapuzados jogando rojão, pedras e agredindo a polícia. Então, é bom que se entenda isso.

Requião Filho: Estão mentindo para o senhor, Sr. Presidente.

Ademar Traiano: Deputado Requião, com a sua permissão, V. Exa. tem se dado muito bem nesta Casa. Portanto, a Sessão está segura. O problema lá fora não é da responsabilidade da nossa Assembleia.

Requião Filho: Deputado Tadeu, realmente hoje a Assembleia apequena-se, o Poder como um todo se acovarda, mas lá fora, enquanto esses policiais que são comandados soltam bombas, não podemos esquecer que o Chefe do Estado, o Chefe do Estado maior chama-se Carlos Alberto Richa. Ele é diretamente responsável por cada um daqueles policiais e daqueles professores que sangram lá fora. O seu Secretário que será, depois, num discurso bonito na Rede Globo, no Chapéu Pensador, responsabilizado pelo Governador quando ele disser…

Tadeu Veneri: Vai demiti-lo, certamente…

Deputado Requião Filho: “Não cabe a mim as decisões técnicas de um cerco policial”.

Tadeu Veneri: Manda embora! É fácil, Deputado Maurício, desculpe, aí é fácil, manda o Secretário embora e resolveu tudo!

Ademar Traiano: Deputado Tadeu, estou falando com o Secretário Francischini e ele me disse que pode entrar a qualquer momento pela frente da Prefeitura. O que ele me faz um apelo é para que alguém vá ao caminhão e recomende… Por favor, deixe-me concluir! E recomende às pessoas, aos agitadores – não estou falando que são professores, não, por favor; não registrem isso – mas eles vêm para o confronto com a Polícia! Então é difícil, e a Polícia tem que resistir! Então, por favor, lá no caminhão acalma tudo, é só pedir para que esses elementos que estão com pedra, com ferro… Esse é o problema.

Tadeu Veneri: Pelo amor de Deus, estamos falando não é de Oposição, de Governo, de Situação, de Partido A, B ou C; estamos falando de pessoas que estão gravemente feridas! As pessoas estão feridas, crianças estão feridas, e a ambulância está recebendo bomba! Não dá para ver isso? Meu Deus! O que vocês têm na cabeça? O que têm na cabeça? Precisa trazer um corpo aqui para verem como funciona?

http://www.gazetadopovo.com.br/blog...transcricao-da-sessao-do-dia-29/?ref=aba-blog
 
Eu lembro da história do Passe Livre: Um grupo fazendo uma puta pressão no governo, mas... quem disse que aquele grupo representava os direitos da maioria democrática? Ou quem disse que o grupo estava lutando por direitos fundamentais dos indivíduos?

Mas o grupo tinha uma pauta clara. Só que a pauta deles funcionou ao custo de uma mobilização ideologicamente dispersa. O legado dessa mobilização se vê nas manifestações recentes.
 
Mas o grupo tinha uma pauta clara. Só que a pauta deles funcionou ao custo de uma mobilização ideologicamente dispersa. O legado dessa mobilização se vê hoje, nas manifestações recentes.

E daí? A pauta deles era clara, mas a mobilização não era deles. O ponto não é esse: A questão é que as demandas tem que ser analisadas e debatidas caso a caso. Eu concordo que algo ser decidido democraticamente não significa nada - podemos aqui no fórum democraticamente banir vc do fórum pq sim. Vai ser injusto? Vai. Foi democrático? Sim.

No caso do Passe Livre, como não existe almoço grátis, quem disse que toda a população concorda que é obrigação do governo garantir o transporte gratuito?

No caso dos professore, eu acho (ênfase no "acho") que poderia estar rolando uma votação que sacanearia eles, uma injustiça democrática, digamos.
** Posts duplicados combinados **
Não só isso, mas também não é pq vc grita, esperneia e cai na porrada (de novo: será retardado quem achar que estou falando dos professores) que a sua causa é necessariamente justa. Por outro lado, não é pq foi votado na assembleia ou na câmara que a decisão foi justa, apesar de "democrática" (de forma indireta).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo