• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O mal em Isengard??!

Gostaria de saber em que momento os Orcs de Sarumam começaram a maquinar suas operações em Isengard, e se residiam la mesmo ou em outro lugar e também se Gandalf realmente não sabia ou pelo menos desconfiava de Saruman?? Se desconfiava, talvez imaginava que Orcs trabalhavam suas malvadezas ali(provavelmente não pois, se não na teria ido até la sozinho)??
 
Infelizmente não há muitos detalhes sobre os pormenores da traição de Saruman usando a rede de intrigas.


De acordo com os livros o processo de queda de Saruman desde Aman é descrito como sendo gradual e começou com ciúmes, seguido por distanciamento (ele viajou para o leste), continuando para um desejo pessoal pelo Um até culminar na subordinação aos desejos de Mordor ao se corromper com o Palantiri da torre.


Historicamente aquela construção foi cenário de um destino funesto após outro começando com a interrupção da comunicação do regente de Gondor, seguindo para quebra na linhagem dos protetores e envolvimentos posteriores com magia negra até cair nas mãos de selvagens, os quais foram expulsos pelo Rohirrim e cujas chaves vieram parar nas mãos de Curunir. Há quem especule se o Palantir da torre não possa ter tido papel de longa data ao se conectar e corromper as pessoas ao longo dos anos desde Mordor. Todavia é fato que Saruman já carregava a tendência a decair por responsabilidade própria.


Mas voltando ao assunto, durante a época da prisão de Gandalf em Isengard o poder do mago de Isengard alcançava até as montanhas aonde moravam orcs que podiam ser contactados por meio de espiões (animais, homens, etc...) num jogo secreto que não dava muita margem para montar um exército. É só a partir do momento que Saruman mostra sua verdadeira face que ele convoca seu exército que é quando ele abertamente se rebela contra o conselho.


http://tolkiengateway.net/wiki/Orcs_of_the_Misty_Mountains
http://www.tolkiengateway.net/wiki/Saruman
 
Eu lembro que no filme do hobbit gandalf fica meio apreensivo com saruman quando estes se reúnem com galadriel e elrond, não lembro se isto procede no livro pois li faz tempo. Mas será que gandalf ja não tinha (ou deveria ter) um ''pé atraz'' com saruman?
 
Bem, minha tese é que esse parece ser um dos problemas dos filmes porque ocorreu de o diretor e produção comprimirem os fatos em poucas cenas para apresentarem um "Saruman descuidado" enquanto que nos livros ele é descrito como sendo mais sutil (e lento) na maturação e ponderação dos planos do que o que foi apresentado no conselho durante o filme do Hobbit.


Se formos de acordo com Tolkien, conforme se relata, durante a maior parte da missão Saruman se manteve ora fiel ora dissimulado (escondido) o bastante para estar acima de suspeitas comuns. E o mago manteve um agente camuflado direto em Rohan por anos sem que o reino dos cavaleiros tivesse forças para desbaratá-lo sendo que o trabalho mais ofensivo só começou a se mostrar com rastro de evidências nos poucos anos que precedem a guerra do anel.


Pessoalmente eu creio que o desenvolvimento do personagem devia ir além dos filmes do PJ sim. Eu tendo a pensar que o Cinzento, sendo Maia, com habilidades premonitórias, de ler sinais e de sonhos mais aguçadas que as de um elfo deve ter recebido certamente algumas “bad vibrations” em alguns pontos do contato com o Branco mas nada disso é mencionado pelo autor. Pela leitura só temos que o coração de um Maia é um enigma e que eles se irritam em quem interfere nos negócios deles, então penso que ninguém foi corajoso o bastante pra entrar nas suspeitas de Gandalf naqueles anos.

De fato, Gandalf certamente não detinha "olhos comuns" como humanos e elfos, mas mesmo sendo sábio nos livros se diz que quando a distância é muito grande os sábios também ficam cegos. Ou seja, seria possível Mithrandir receber premonição de vez em quando? Acredito que sim. Mas ficamos na especulação. XD Pessoalmente algumas pessoas parecem ter uma intuição de que Gandalf era a melhor opção tanto em Aman quanto da parte de Galadriel, então creio que seres como Mandos ou Manwe sabiam bem mais do que deixaram revelar porque no Silma também se diz que pouca coisa surpreende os Poderes quando estão reunidos (Mandos, por exemplo, só chorou uma vez).
 
Acho muito revelador que Aragorn, sob o disfarce de Thorongil, nos dias do regente Ecthelion II, pai de Denethor, frequentemente advertia o regente a não depositar confiança em Saruman. Ou ele sozinho pegou algo no ar, ou ele e Gandalf tinham suas desconfianças.
 
Aragorn nasceu guardião, se é que se pode dizer uma coisa dessas. Os guardiões são descendentes dos reis e súditos de Arthedain, um reino da linhagem de Isildur que se localizava no norte e caiu. Com a queda do reino, eles passaram a vaguear e viver mais escondidos, oferecendo vigilância e proteção quase despercebida. O líder dos guardiões era aquele que descendia da linhagem real, da qual Aragorn fazia parte. Nossa encilopédia tem muitops artigos sobre eles. Navegue de Arathorn II, pai de Aragorn, até Aranarth, o primeiro dos líderes dos guardiões, filho de Arvedui, o último rei.:
http://www.valinor.com.br/wiki/index.php?title=Arathorn

Em tempo: Elendil escapou de Númenor e na Terra-Média criou os reinos de Arnor(norte) e GOndor (sul). No sul, Gondor sobreviveu até a Guerra do Anel (e mais além). No Norte, Arnor se dividiu em três reinos menores, Arthedain, Rhudaur e Cardolan. Os três reinos eram de três filhos do último rei de Arnor. Mas em Rhudaur, a linhagem de Isildur se desfez e depois o reino caiu sob a influência de Angmar, cujo rei era o líder dos Nazgul. O segundo reino, Cardolan, também perdeu a linhagem de Isildur, mas lutou contra Angmar e Rhudaur, até ser destruído. Arthedain, o reino do legítimo herdeiro, durou um pouco mais, até o dia de Arvedui Last King. Com o fim de Arthedain, acabava o reino do norte e os descendentes de Arvdui se organizaram na forma de guardiões, até chegar Aragorn II (o nosso herói)
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo