• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mestre contra Barbaro Frenetico

kenjiro171

Usuário
Olá estou mestrando minha primeira mesa de D&D 3.5 e um dos jogadores veio com o livro " Mestre selvagem " e fez a classe de pestrigio barbaro frenetico. Ele esta durrubando facilmente os inimigos que coloco contra o grupo, seus criticos sao devastadores e ate mesmo na pancada ele bate bem. Gostaria de saber oque faço para bater de frente com ele na mesa sem prejudicar os outros do grupo, pq se eu por um inimigo que bata de frente com ele é provavel que o resto do grupo nao aguente... Se puderem me dar dicas de que feats, magias ou estrategia usar eu ficaria agradecido.
exemplo: Acalmar emoçoes é bom pra frezar ele, fazendo sair da frenesia/furia.
 
Reduza as lutas e coloque mais outros desafios, incluindo sociais. Aposto que ele vai ter problemas.
 
Frenzied Berserker é minha prestige class de porrada favorita :lol:

Se você não quiser seguir a sugestão do Deriel (que é muito boa!) e quiser complicar a vida dele na hora do combate, algumas dicas que dou são:
- Utilize oponentes versados em encantamento. Ferrar com a mente dele é um bom caminho, como no próprio exemplo que você deu sobre acalmar emoções. (Lista de encantamentos)
- Utilize monstros voadores, especialmente com ataques à distância.
- Utilize oponentes com ataques à distância em posições estratégicas que dificultem a chegada do bárbaro.
- Utilize monstros incorporeos, que não tomam dano físico. E se a arma do bárbaro for mágica (provavelmente é), ainda assim tem 50% de chance de falhar. Também pode utilizar monstros que não levam dano crítico (mortos-vivos, constructos...)
- Pense em táticas para o oponente, como atrair ele para uma armadilha. Em frenesi ele vai cair fácil em qualquer armadilha tosca, e o melhor: não vai dar tempo para o ladino do grupo - se houver - detectá-a e/ou desarmá-la. Outra tática possível é utilizar um oponente menor que ele em um local muito apertado para seu tamanho, de forma a impedir sua movimentação adequada (como uma masmorra muito estreita ou com o teto muito baixo).

Enfim, de maneira geral, quanto mais estratégico for o combate, maior o prejuízo para o bárbaro.
 
Bem... Eu também sugeriria que você não se importasse tanto assim com o fato de ele estar destruindo os seus monstros. Na minha opinião, um mestre tem que buscar propiciar que cada jogador desenvolva o seu personagem da melhor maneira possível e da forma que ele deseja.

Se ele escolheu essa classe (é o Frenzied Berserker? Não conhecia por esse nome em português...), me parece que esse jogador quer um personagem que represente uma força bruta absurda. Não tem problema se ele se destacar nos combates... Personagens de outras classes, como Ladinos, Magos e Clérigos têm muito mais potencial para se destacarem em desafios e eventos fora de combate. Portanto seria até justo que o Bárbaro fosse melhor no combate.

Acho que você pode utilizar estas estratégias listadas pelo @Fëanor, de vez em quando, para trazer um desafio novo. Mas eu sugiro que você não faça o tempo todo, para o seu jogador não sentir que você está tentando perseguir o personagem dele o tempo todo.

Tente separar ele do grupo algumas vezes também, para fugir da simetria da seção, e fazer uma narrativa binária. Dessa forma, você pode colocar um combate com monstros mais comuns para os outros jogadores enquanto estiverem afastados do Bárbaro. Enquanto o Frenzied Berserker estiver sozinho, você também pode colocar um oponente bem forte, em um desafio épico um contra um, ou mesmo desafios não-combativos, que com a ajuda dos amigos fosse uma tarefa banal, mas que sozinho ele teria que usar muito a cabeça para resolver.

Enfim. Use esse personagem ao seu favor. Ao invés de tentar contê-lo o tempo todo, tente explorar a potencialidade do personagem para fazer histórias mais ricas e interessantes para toda a mesa.
 
Última edição:
Sou um mestre chato :/ me incomoda muito uma pessoa que jogue rpg e que so pense em rolar dados e bater... mas obrigado pela dica, vou olhar por esse lado tbm XD
 
É... Se for problema de interpretação, aí já é mais complicado do que parar o Frenzied Berserker... :lol:

Mas olha, o canal do Tio Nitro, no youtube, tem várias dicas boas para mestrar RPG. Nunca joguei com ele, e nem sei se ele é um bom mestre, mas as dicas dele são muito boas:

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo