• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maze runner: A cura mortal - James Dashner

Renato Amorim

CRUEL é bom
Olá clareanos e leitores da literatura estrangeira, como vão vcs? Dando continuidade a trilogia Maze runner seguimos com o terceiro livro, onde acontece o desfecho final da história criada por James Dashner. Como sempre o livro começa dando continuidade aos acontecimentos anteriores.

O livro se inicia três semanas após os acontecimentos de "Prova de Fogo", e Thomas ainda está preso dentro do quarto branco. Ele está sujo, fedendo, quando finalmente a porta do quarto se abre e de lá surge o Homem-Rato, que leva Thomas até seus amigos e explica que finalmente os Experimentos estão acabando, que o último passo será algo simples que envolve a reconstituição de suas memórias. E que depois dessa reconstituição eles verão que tudo pelo o que passaram foi algo necessário, e que a maioria de todas as respostas estão entre as memórias que lhes foram arrancadas.

Porém Thomas, Newt e Minho, não estão muito confiantes com o rumo que as coisas estão indo. O que impediria o CRUEL de implantar memórias falsas para assim controla-los mais facilmente? É por essa e outras razões que os três decidem fugir do complexo do CRUEL.

Depois de ler o segundo livro, ver o Deserto e tudo mais, começamos a achar que todo o mundo se encontra nesta situação. Mas no terceiro livro ficamos sabendo que ainda existem cidades (sim, cidades normais, com táxis, cafés, empresas, prédios, etc).

Enquanto os dois livros anteriores aconteceram sob as rédeas do CRUEL, ambos em cenários extremamente diferentes (labirinto e deserto), este livro dá fim aos experimentos e aborda a situação do mundo e das cidades que ainda lutam contra o Fulgor. É interessante ver o cenário pré-apocalíptico criado por Dashner, com cidades culminando ao caos devido à contaminação que não para de se espalhar e o governo tentando lidar com os já contaminados de forma quase desumana, deixando-os presos e juntos para que enlouqueçam e se matem. Enquanto isso, o CRUEL, que é uma organização profissional, cheia de tecnologia, fundida por diversos países do mundo e a última chance de salvação da humanidade, mais parece composta por um bando de trapalhões que não conseguem lidar nem com um grupo de adolescentes

Depois de fugir, Thomas e seus amigos vão para Denver. Lá eles fazem diversas coisas e encontram uma pessoa que achavam que estava morto. (leiam para saber quem é). O CRUEL procura Thomas e diz que ele é o elemento final para desenvolver a cura! Será que ele vai aceitar?

Muitas coisas surpreendentes ainda vão acontecer, como o surgimento do Braço Direito (leiam o livro para entender o que significa), o aparecimento de Gally, a morte de dois personagens muito importantes e muitos outros segredos que vcs saberão ao ler. O livro continua levando os personagens para situações de risco, e levantando mais questionamentos ao longo da história, o que para um livro de suspense é muito bom, mas você vai lendo e se questionando em que momento eles vão colocar tudo nos trilhos e criar o desfecho final. O livro continua com o poder de te surpreender com um simples virar de página, e ainda deixar pequenos ganchos de suspense em cada final de capitulo.

Em relação ao final da trilogia o desfecho acontece tudo muito rápido, você tá lendo página por página e quando vai ver ACABOU. O epílogo traz muitas respostas pra suas dúvidas. Confesso que fiquei um pouco surpreso ao virar as páginas e perceber que já havia acabado, ou seja, acredito que o final poderia ser desenvolvido melhor. Eu senti um pouco de falta do livro relatar um pouco mais do passado dos Clareanos, sabemos algumas poucas coisas do passado de Thomas através de flashbacks e só. Porém recentemente, James Dashner anunciou que vai escrever um outro livro contendo o passado dos Clareanos, assim podendo esclarecer melhor os acontecimentos.

Agora sim vc saberá se CRUEL é bom.

O quarto livro se chama Ordem de extermínio, que conta sobre todas as coisas que aconteceram antes dos experimentos do CRUEL, eu ainda estou lendo. É como se fosse o Senhor dos anéis que depois lançaram O Hobbit, contando o que aconteceu antes. Como sempre recomendo a todos a leitura dessa incrível saga Maze runner. Espero que tenham gostado e estou aberto a opiniões e discussões.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo