• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mapa da Terra média

Carlos Puccini

Usuário
Olá, estou lendo o Silmarillion novamente, depois de ter lido à 10 anos atras. É um livro que cada vez q lemos, descobrimos novas coisas. Estou na dúvida de onde o mapa de Beleriand (onde ocorre as histórias de O Silmarillion) se encaixa com o mapa de O Senhos dos Anéis e O Hobbit?
 
Por isso que digo "seria algo assim" (não que é) mais pelo valor didático pra quem tem apenas os livros SdA e Silma (na escola aprendemos também com mapas distorcidos em relação a escalas quando não havia projeções em globo). É uma sobreposição econômica para dar uma idéia mais acessível do que comprar o livro de atlas porque a pessoa poderá usar os livros que tem XD
 
Última edição:
O mapa postado pelo Neoghoster Akira sugere que Beleriand estava ao oeste de Eriador? Não sabia que isso poderia ser possível. Sempre a vi ao norte, meio noroeste.

Beleriand também é oeste do mundo porque era para lá que se direcionou a marcha dos elfos. Na verdade, o ponto mais a oeste das terras (Thingol ficou pelo caminho).

Eu mesmo preciso ser menos exigente com o Atlas porque ele faz com a geografia aquilo que o Silma faz com a história extraindo uma ordem e construindo um livro "artificial" a partir de material espalhado com uma proposta baseada no que todas as obras sejam um trabalho completo, homogêneo e preciso. Isso não é verdade.

Quanto mais conteúdo do HoME e do Silma maior a representatividade das lacunas e idéias de Tolkien. Qual seria o status mais oficial, um mapa nos livros de SdA e O Hobbit ou um do Silma e HoME? Houve algum tipo de conciliação e revisão entre os mapas da parte do autor? Qual o peso da falta de descrição nos eventos da Guerra da Ira e da mudança da geometria do mundo por Eru em relação aos mapas? Que tipo de explicações em relação as distorções de tempo e espaço do mundo antigo existem para garantir a evolução dos contornos das terras em tal e tal posição (porque simples palavras distorcem o espaço no mundo antigo). "E no entanto estava na música". Como o tempo também (não só espaço) é esquisito no Silma e como isso se encaixa na evolução das terras?

O atlas também é usado para informar de maneira geral e não bitolada. Existem as indicações mais ou menos confiáveis, mas em relação a dimensões e perspectiva ele combina com o mapa da Europa que é comumente desenrolado de leste para oeste. Projetado inclusive para ter aparência antiga cheia de abaulamentos e incorreções imprecisas como os mapas de navegação.

Quando se fala em perspectiva de mapas algumas coisas devem ser consideradas, nem sempre um mapa é mostrado na forma mais comum. Em alguns mapas a Austrália aparece de cabeça pra cima e o resto do mundo de cabeça pra baixo. Penso que principalmente na época de Tolkien devia haver ainda maior variedade na exibição de mapas que hoje. E miúdos, são desenhos visando aproveitar melhor o espaço de página sem demasiado compromisso geográfico com pontos cardeais (que no próprio Silma e Home não são tão nítidos quanto se pensa).
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo