• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Khazad-dûm foi recuperada pelos Anões na Quarta Era?

Lá no "The History of Middle-Earth 12 - The Peoples of Midde-earth", na seção "Durin's Folk" é dito que sim, que Durin VII, em algum momento não especificado da Quarta Era teria retomado Moria para seu povo.
 
O trecho exato é este

And the line of Dain prospered, and the wealth and renown of the kingship was renewed, until there arose again for the last time an heir of that House that bore the name of Durin, and he returned to Moria; and there was light again in deep places, and the ringing of hammers and the harping of harps, until the world grew old and the Dwarves failed and the days of Durin's race were ended.

Traduzindo

E a linhagem de Dain prosperou, e a riqueza e renome da realeza foram renovados, até que por fim surgiu novamente e pela última vez um herdeiro daquela Casa que portou o nome de Durin, e ele retornou a Moria; e houve novamente luz em locais profundos, e o ressoar dos martelos e o som das harpas, até que o mundo envelheceu e os Anões falharam e os dias da raça de Durin se encerraram

É o único ponto onde é citado "Durin the Last"
 
Acredito que com o reinado de Elessar, os anões retornaram à sua antiga moradia. Mesmo não sendo mencionado. Podemos apenas supor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo