• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harry Potter e a Pedra Filosofal (J. K. Rowling)

Estava terminando de reler ontem... o capítulo da Floresta Proibida [com os centauros] é o mais revelador de todo o livro:

(...)suspirou Ronan. Depois jogou a cabeça para trás e contemplou o céu. - Marte está brilhante hoje.

- É - disse Hagrid, mirando o céu também. - Olhe, foi bom termos nos econtrado, Ronan, porque tem um unicórnio ferido. Você viu alguma coisa?

Ronan não respondeu imediatamente. Continuou a olhar para o alto sem piscar e então suspirou outra vez.

- Os inocentes são sempre as primeiras vítimas. Foi assim no passado, é assim agora.

- É, mas você viu alguma coisa, Ronan? Alguma coisa anormal?

- Marte está brilhante hoje - repetiu Ronan enquanto Hagrid o observava impaciente. - Um brilho anormal.

- Sim, mas estou me referindo a alguma coisa mais perto da terra. Você não notou nada estranho?

Mais uma vez, Ronan levou algum tempo para responder. Por fim disse:

- A floresta esconde muitos segredos.

Um movimento nas árvores atrás de Ronan fez Hagrid erguer o arco outra vez, mas era apenas um segundo centauro, de cabelos e corpo negros e de aspecto mais selvagem do que Ronan.

- Olá, Agouro - cumprimentou Hagrid. - Tudo bem?

- Boa noite, Hagrid, você vai bem, espero.

- Bastante bem. Olha, eu estava mesmo perguntando a Ronan, você viu alguma coisa estranha por aqui ultimamente? É que um unicórnio foi ferido. Você sabe alguma coisa?

Agouro foi se postar ao lado de Ronan. Olhou para o céu.

- Marte está brilhante hoje - disse simplesmente.

- Já sabemos - respondeu Hagrid agastado.

(...)

- Nunca - disse Hagrid irritado - tentem obter uma resposta direta de um centauro. Vivem contemplando as estrelas. Não estão interessados em nada que esteja mais perto do que a lua.


[págs 218 e 219]

O engraçado é que o Hagrid - por pura falta de instrução mesmo - não consegue entender o que eles querem dizer - mesmo estando óbvio - e acaba perdendo a paciência.

Ronan e Agouro praticamente estavam lhe contando "Voldemort está aqui e é ele quem mata os unicórnios."
Marte é o planeta da guerra e estava brilhando de forma estranha.
Além disso, ele comenta que Voldemort está recuperando seus poderes lentamente e que a guerra já está recomeçando da mesma forma que antes: inocentes morrendo e desaparecendo de forma misteriosa.

Uma Hermione mais velha e mais experiente teria sacado as pistas facilmente.

Ouviram repentinamente o ruído de galopes vindo do outro lado da clareira. Ronan e Agouro irromperam do meio das árvores, os flancos arfantes e suados.

- Firenze! - Agouro trovejou. - O que é que você está fazendo? Está carregando um humano! Não tem vergonha? Você é uma mula?

- Você sabe quem ele é? - retrucou Firenze. - É o menino Potter. Quanto mais rápido ele sair da floresta, melhor.

- O que é que você andou contando a ele? - rosnou Agouro. - Lembre-se, Firenze, juramos nunca nos indispor com os céus. Você não leu o que vai acontecer nos movimentos dos planetas?

Ronan pateou o chão, nervoso.

- Tenho certeza de que Firenze achou que estava fazendo o melhor. - falou em tom sombrio.

Agouro escoiceou com raiva.

- Fazendo o melhor! O que tem isso a ver conosco? Os centauros se preocupam com o que foi previsto! Não é nossa função ficar correndo por aí como jumentos recolhendo humanos perdidos na nossa floresta!

Firenze de repente empinou-se nas patas traseiras com raiva, de modo que Harry teve que se agarrar nos seus ombros para não cair.

- Você não viu o unicórnio! - Firenze berrou para Agouro. - Você não percebe por que foi morto? Ou será que os planetas não lhe contaram esse segredo? Tomei posição contra o que está rondando a floresta, Agouro, tomei, sim, ao lado dos humanos se for preciso.

(...)

- Boa sorte, Harry Potter - disse Firenze. - Os planetas já foram mal interpretados antes, até mesmo pelos centauros. Espero que seja o que está ocorrendo agora.


[págs 221 e 223]

Aqui dá para ver claramente que os centauros já haviam previsto o que dizia a profecia e que Voldemort 'mataria' Harry.
Engraçado que apenas Firenze se preocupa em como isso afetaria a tudo e a todos [mundo mágico ou não], enquanto que os seus companheiros parecem não notar que Voldemort significava um grande perigo para eles tanto quanto para o resto do mundo.

Aqui J.K. já deu uma bela prévia do que estava por vir no 5º livro e no final do 7º
 
Última edição:
Estão me deixando com vontade de ler novamente os livros. :mrgreen:

E sempre gostei das adivinhações dos Centauros nos livros. Bons conhecedores e o que é legal, é que não são bruxos. Outras raças também tem suas especialidades.
 
HP 1 tem mt coisa interessante que só é explorado depois. Maneiro!

Eu lembrava disso dos centauros mas nunca entendi do que eles tinham tanto medo dos céus.
 
HP 1 tem mt coisa interessante que só é explorado depois. Maneiro!

Eu lembrava disso dos centauros mas nunca entendi do que eles tinham tanto medo dos céus.
Realmente. A comparação com o planeta vermelho foi muito legal!

Nos animes já tivemos bastante disso, mas normalmente usam a lua como referência. Dizem que quando ela está vermelha, teve derramamento de sangue na noite passada. Pode variar um pouco, mas basicamente eles utilizam esse termo.
 
Marte é o deus da guerra para os romanos, equivalente a Áries dos gregos.
Por isso o planeta Marte - que além de tudo é vermelho - acaba tendo este significado também.

No 5º livro vemos que eles tem aulas de astrologia e nisso os centauros são mestres.


Desculpem o post duplo, mas é que abri agora o livro pra terminar de vez e lembrei que esqueci de comentar uma coisa sobre esse capítulo da Floresta Proibida:

O lesado do Harry tinha esquecido a Capa da Invisibilidade na Torre de Astronomia quando foi entregar Norberto para os amigos do Carlinhos, e por isso mesmo perderam os 150 pontos e pegaram essa detenção na Floresta. Mais que merecido não por estarem fora da cama, mas pelo tamanho da BURRICE de descer sem a Capa... enfim...

O negócio é que quando ele volta da detenção e sobe para dormir:

Quando Harry puxou os lençóis da cama, encontrou a capa da invisibilidade cuidadosamente dobrada sobre o forro. Tinha um bilhete espetado nele:
Por via das dúvidas.

[pág 224]

Não sabemos como Dumbledore consegue saber tudo que acontece com Harry - e outras pessoas - mesmo quando está bem longe. Acontece com frequência e nunca ficou completamente esclarecido... e por isso mesmo, ele é o maior bruxo do seu tempo e um dos maiores de todos os tempos! Não são só espiões e feitiços de desilusão [repararam que ele deve ter usado isso no capítulo de Ojesed, né?]. Há algo mais peculiar e soberano em Dumbledore... ou assim ele gosta de fazer parecer... :lol:

É mais que óbvio que quem devolveu a capa e escreveu o bilhete foi Dumbledore.
E é óbvio no bilhete que ele soube - talvez até em tempo real, mas sem interferir - o que houve na Floresta Proibida.
Mas a sacada é associarmos a verdadeira natureza dessa Capa - que agora sabemos - com o bilhete. "Por via das dúvidas". Ou seja, use-a mais? Para que Voldemort não possa encontrá-lo, mesmo que eu não esteja aqui?
Imaginemos que Harry tivesse usado a Capa o tempo todo durante a aventura final no alçapão.
Harry teria recuperado a pedra e talvez Voldemort nem tivesse desconfiado que Harry passou por lá. O problema é que ele continuaria por perto através do Quirrell.

Mas eu não consigo deixar de pensar, até que ponto teria mudado as atitudes do Harry se ele soubesse que nem mesmo a própria morte poderia encontrá-lo se estivesse com aquela capa. Se ele soubesse que ela não era apenas um objeto ilusório...

Não, não creio que ele fosse se acovardar e ir até nas aulas de capa :lol:
Ele era corajoso demais de um jeito estúpido. Como diria tio Ali, ele punha a inteligência a serviço dos sentidos, quando o sábio é colocar os sentidos a serviço da inteligência. Sempre a maldita impulsividade...
Mas eu acho que se ele soubesse - ou desconfiasse - do verdadeiro uso que poderia ter dado a essa capa, em vários momentos poderia ter agido com mais esperteza, ganhado mais tempo e, principalmente, mais informações importantes / relevantes para ajudá-lo nessa confusão em que se meteu sem intenção, meio que às cegas.

Dumbledore a devolve deixando claro que não deve perdê-la, que é importante. Mas o Harry é lerdo para perceber essas coisas...

Acho que eu me enrolei demais e não consegui expressar o que pensei quando li esse trecho / o que quis dizer :lol:

Melhor parar por aqui
 
Última edição:
Marte é o deus da guerra para os romanos, equivalente a Áries dos gregos.
Por isso o planeta Marte - que além de tudo é vermelho - acaba tendo este significado também.

No 5º livro vemos que eles tem aulas de astrologia e nisso os centauros são mestres.

Eles tem aula justamente com o Firenze, que tem problemas justamente com o Agouro quando resolve ajudar.

Eu tinha viajado nisso também, mas não tão profundamente quanto você. :lol:

Mas nesse lance de deus da guerra eu pensei, mas eu fiquei pensando mais foi no lance do sétimo livro,

quando os centaruro finalmente tomam posição. Eles ali, vendo os comensais passarem em triunfo com o que parecia ser o Harry morto. Eu fico imaginando quanto eles realmente conseguiram prever. E a partir de quando eles puderam entrever o final, se, como eu acredito, eles entreviram. O quão nociva seria uma tomade de posição antes da hora? Seria nociva? Eu parei de ler o livro um tempão, viajando justamente nisso.

Edit: Agora com modo detalhista bem ligado:
Usando a data de morte do Nick quase sem cabeça, dá para saber que o livro começa no dia 01/11/1981, que caiu num domingo, e no livro o Walter foi trabalhar normalmente. O aniversário do Harry de 11 anos caiu numa 4a e não numa 2a como está no livro, e finalmente, 01/09/1991, também era domingo, o que é meio estranho para 1o dia letivo.

JK não tem muito apego a precissão de datas, e eu sou implicante :lol:
 
Última edição:
Genial essa associação entre a Capa-Relíquia e a Capa do Harry, que são a mesma coisa mas que como Harry nunca soube, eu também, mesmo relendo, não percebi. Tenso isso, muita coisa poderia ter sido diferente.
 
Usando a data de morte do Nick quase sem cabeça, dá para saber que o livro começa no dia 01/11/1981, que caiu num domingo, e no livro o Walter foi trabalhar normalmente. O aniversário do Harry de 11 anos caiu numa 4a e não numa 2a como está no livro, e finalmente, 01/09/1991, também era domingo, o que é meio estranho para 1o dia letivo.

JK não tem muito apego a precissão de datas, e eu sou implicante :lol:

Que as datas em HP são MUITO erradas eu já tinha notado por outros detalhes, mas neste dos dias da semana nunca parei para investigar.

Se não me engano, no 3º livro [ainda não cheguei lá], a J.K. diz propositalmente que o coelho, acho que da Levander [Lilá] ou da Parvati, não lembro direito, morreu numa certa data que era uma 6ª feira [e que a Sibila teria previsto isso]... Segundo a biografia da J.K., essa data - numa 6ª feira mesmo - foi a data do primeiro casamento dela.
No entanto, no 3º ano [que seria 1993 ou 1994...] essa data NÃO cai numa 6ª feira.
E há várias outras incoerências...

Embora algumas datas sejam citadas - como a morte do Nick -, eu acho que a J. K. queria que HP fosse atemporal e por isso não se importou tanto com isso.
OU os bruxos contam os anos de forma diferente :dente:

Mas o dia 01/09/1991 cair num domingo não é tão estranho, porque o primeiro dia é apenas festa né... o primeiro dia letivo mesmo é o dia seguinte.
E em Hogwarts o primeiro dia é SEMPRE 01/09, independente do dia da semana em que caia. É uma data fixa.
 
Última edição:
Eu sou muito fã da Serie Harry Potter, ano retrasado eu li todos, mas 2 livros em especial(A Ordem da Fenix e O Enigma do Principe ) eu perdi detalhes, pois li rápido demais, tamanha era minha ânsia em saber o final em As Relíquias da Morte . Agora estou pensando em reler todos, mas ainda não comecei pois estou fazendo uma pós-graduação e o tempo está curto.

Quem sabe agora nas férias começo
 
Feliz aniversário, Harry Potter. :mrgreen:

Infelizmente, pra mim o aniversário do Harry começou mal.
Primeiro, to brigando há horas com meu cadastro no Pottermore [fui uma das primeiras - às 5h da manhã - mas o e-mail demorou 2h pra chegar e eu esqueci a senha :roll: agora vai mais 2h até receber a senha nova ou instruções pra trocá-la]
Depois a chave da porta da sala emperrou e não abre de jeito nenhum, não vai pra frente e nem para trás... Esperando alguém acordar pra resolver...
E, por fim, descobri no site do Cinesystem que não tem mais sessão legendada em 2D

Espero que o resto do dia seja melhor, afinal é um dia especial!!! :mrgreen: :lol:
 
Elzinha, vamos brincar de JOGO DO CONTENTE. Você, pelo menos, conseguiu se cadastrar naquela coisa. E eu, que nem isso consegui? Tô aqui exercitando meu direito de ser EZKIZOFRÊNYKA e fingindo que estou tomando cerveja amanteigada e whisky de fogo. Suco de abóbora, não, porque esse treco é muito ruim.
 
Gente, gente, gente, amanhã, 31 de outubro, é uma data muito importante para nós, potterheads, porque foi no Dia das Bruxas que o trio: Harry, Rony e Hermione, efetivamente, se firmou. Afinal ninguém enfrenta um trasgo montanhês sem se tornar amigo, né? Daquele momento em diante, Hermione Granger se tornou amiga dos dois. Há coisas que não se pode fazer junto sem acabar gostando um do outro, e derrubar um trasgo montanhês de quase quatro metros de altura é uma dessas coisas.
 
E eu li esse trecho faz menos de dois dias /o/ *relendo a serie*
 
Fico perturbada quando vejo posts meus (com o meu cadastro excluído) porque demoro para lembrar que era eu e penso: "gente, por que essa usuária escreveu a mesma coisa que eu queria escrever? Ela chegou antes de mim em todos os tópicos. Não tenho mais o que falar. Ela usa até as minhas manias de escrita."

Só vim aqui dizer que quero reler Harry Potter no primeiro semestre deste ano.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo