• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Grafia "rya" em élfico

Oi Pessoal.. assim como outros colegas estou pesquisando sobre o alfabético e a gramática élfica, pois quero tatuar o nome da minha filha. Eis o nome dela é Arya (sim... é o GOT mas o significado é bem legal tá?). Eis que em minha pesquisa me surgiu uma dúvida que gostaria de compartilhar com vocês: TEORICAMENTE, "rya" seria uma única sílaba. A divisão seria, então, A - RYA. Desta forma, a grafia seria como está no link abaixo, certo? Ou o "A" é separado do "RY"?

https://www.dropbox.com/s/lsv0x2beki0oh5o/arya.jpg?dl=0

Agradeço desde já ajuda!
 
EU acharia mais razoável utilizar as regras do Tengwar para o quenya, e não para o português, já que "arya" bem que poderia (por sua estrutura) ser um nome em quenya, e o "y" não existe no português. Além disso, o Tengwar foi criado originalmente para o quenya, enquanto o Modo Tengwar Português (MTP) é uma adaptação criada por fãs: excelente, mas que permanece sujeita a possíveis revisões, daí, eu ficaria mais seguro em tatuar com as regras do Tengwar, aproveitando que o nome é familiar à língua. Mas fica à sua escolha: como o Tengwar é fonético, você pode entender que, já que o "y" tem som de /i/, o nome pode muito bem ser escrito através do MTP, e também pode observar que, dificilmente, para o nome que você quer, as regras serão alteradas.

Seja lá qual for a sua escolha, o problema é que o nome não está correto nem pelo quenya nem pelo MTP. Se você escolher escrever no quenya, deve trocar a tengwa órë pela rómen, porque o R tem som forte; se escolher escrever no MTP: a) pode entender o "ya" como ditongo, utilizando a tengwa anna e os três pontinhos sobre ela; ou b) pode entender o "ya" como hiato, devendo trocar os dois pontos indicativos de Y (que, no quenya, é diferente da vogal I) por um ponto sobre a tengwa e, em seguida, grafar o [a] sobre uma haste curta.

Estou sem as fontes neste computador, mas logo trago as transcrições.
 
Última edição:
Nossa... muito obrigada pela resposta Eriadan. Só mais uma dúvida: a imagem que eu coloquei estaria escrito em qual tengwar? Seria o português? Vou pesquisar mais sobre o quenya então. Se puder me indicar onde agradeceria.
 
Oi Priscilla, tô no trabalho, aqui bloqueia sua imagem, e não tenho as fontes Tengwar. Estarei em casa amanhã, aí te respondo direito. :wink:
 
Eriadan, tudo bem? eu de novo.. Existe algum lugar aqui dentro do forum onde posso "consultar" links ou sites que expliquem sobre o Sindarin, Quenya e Tengwar? Eu pesquisei ali mas sou novata nesse lance de fórum e não sei como funciona, ehhehe. Queria muito aprender mas encontro muita coisa na net, e os conteúdos parecem ser diferentes. :) agradeço desde já!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo