• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Só fazendo uma indicação de referência ao livre arbítrio do post do Haran. Pra quem deseja entender o funcionamento da relação corpo-alma-mundo sugiro muito ler o Diálogo de Eru e Manwe e o diálogo de Finrod e Andreth.

A explicação é a seguinte... Quando Eru fala com Manwë ele insta o Vala a que os Poderes não sejam reticentes na concessão dos corpos dos filhos de Eru, dando a entender que a vontade dos filhos era um território sagrado e desconhecido e terminaram ficando sob a proteção de Eru devido a inabilidade dos Valar em saber como proceder com eles diante do dom da vontade sobre a matéria. Para os Valar o corpo dos filhos seria uma terra disputada.

No Silmarillion se fala um pouco disso quando se menciona que os Ainur prestaram pouca atenção a parte dos filhos na música e que por isso lhes carecia autoridade e governo para agir diretamente (e Melkor foi o que menos prestou atenção pois que na verdade ele era o mais ignorante de todos em relação a vontade da alma dos outros).

Essas passagens explicam o fato de os homens terem como uma das únicas ocasiões de poder sub-criativo (domínio da matéria do mundo) agir com liberdade dentro de si mesmos "em meio às forças do mundo".

Entretanto, quanto menor a distância que separava um Ainu de uma pessoa maior era seu poder sobre essa pessoa. A saber, as palavras de Melkor forçavam muito menos do que tocar o Um anel porque na prática a pessoa com o Um estava em contato "pele com pele" com um pedaço essencial de Sauron no dedo e isso afetava toda a vontade do corpo físico dela... E tudo era uma gradação com escala de intensidade, ou seja, falar do Um era menos perigoso que desejá-lo, que era menos perigoso que tocá-lo, que era menos perigoso que colocá-lo no dedo, que era menos perigoso que colocá-lo no dedo por longos períodos.

Logo, as palavras de Mekor realmente tinham poder direto sobre seres inanimados, animais e plantas mas não era capaz de criar do zero sentimentos "anti-livre-arbítrio" nos filhos. Porque Melkor apenas deturpava o que já estava presente e a maldade manifesta de Feanor foi o fruto da escuridão que já estava nele.
 
Tá, era um fdp, mas olha só:
Ver anexo 58601
'For Fëanor was made the mightiest in all parts of body and mind, in valour, in endurance, in beauty, in understanding, in skill, in strength and in subtlety alike, of all the Children of Ilúvatar, and a bright flame was in him.' - Of the Sun and Moon, The Silmarillion

by kirasanta

Isso só faz a queda dele ser ainda pior, como disse o @Éomer

Sauron foi o mais poderoso dos maiar, e caiu. Fëanor seguiu o mesmo caminho, ué...
 
Sauron foi o mais poderoso dos maiar, e caiu. Fëanor seguiu o mesmo caminho, ué...
Eu concordo com vc, só estou brincando com a minha e a paixão élfica da maioria das meninas...:smile:
 
Enfim , o fratricídio de alqualondë é completamente justificável:
Os teleri deviam se juntar aos noldor e fugirem juntos , pois na verdade todos são uma grande família que deveria estar unida , por mas que os teleri não tivessem sacado as armas os noldor tinham , ao meu ver , o direito de atacar!
A justiça muitas vezes é cruel ...
 
Que isso, cara. Então o massacre foi certo pq os teleri estavam errados em escolher não sair de Valinor?
 
Que isso, cara. Então o massacre foi certo pq os teleri estavam errados em escolher não sair de Valinor?
Sim , ao meu ver .
Eles deveriam ir la e lutar juntos , os Teleri é que ficaram de bobeira , e devo lembrar que os Teleri tiraram as armas da bainha primeiro , os Teleri é que são impacientes .
** Posts duplicados combinados **
Já a queima dos barcos é INJUSTIFICÁVEL , sem a minima razão , aquilo foi ódio puro em relação ao seu meio irmão Fingolfin .
E o juramento é um tanto exagerado , mas não é o suficiente para os teleri largarem a própria família e deixar ela se ferrar ...Se for para se ferrar , eles deveriam se ferrar juntos !
 
Sim , ao meu ver .
Eles deveriam ir la e lutar juntos , os Teleri é que ficaram de bobeira , e devo lembrar que os Teleri tiraram as armas da bainha primeiro , os Teleri é que são impacientes .

Acho que não.

Thereupon Fëanor left him, and sat in dark thought beyond the walls of Alqualondë, until his host was assembled. When he judged that his strength was enough, he went to the Haven of the Swans and began to man the ships that were anchored there and to take them away by force. But the Teleri withstood him, and cast many of the Noldor into the sea. Then swords were drawn, and a bitter fight was fought upon the ships, and about the lamplit quays and piers of the Haven, and even upon the great arch of its gate.

O trecho é bem claro sobre quem começou o conflito. E mesmo se os teleri tivessem atacado, eles ainda teriam a razão, já que Fëanor estava roubando os barcos deles.
 
Nossa , eu não me lembrava dessa passagem ... Mas de qualquer jeito os Teleri não estavam completamente indefesos , eles tinham armas a disposição com toda a certeza .
Enfim , a fuga dos noldor também é justificável , Valinor era praticamente uma utopia , era bela , perfeita , porem enquanto estava tudo lindo maravilhoso em Amam , os parentes dos Noldor em Beleriand estavam se ferrando com os avanços de Melkor ! Eu acho que os noldor tinham o direito de saber oque estava ocorrendo la fora !
 
Nossa , eu não me lembrava dessa passagem ... Mas de qualquer jeito os Teleri não estavam completamente indefesos , eles tinham armas a disposição com toda a certeza .
Enfim , a fuga dos noldor também é justificável , Valinor era praticamente uma utopia , era bela , perfeita , porem enquanto estava tudo lindo maravilhoso em Amam , os parentes dos Noldor em Beleriand estavam se ferrando com os avanços de Melkor ! Eu acho que os noldor tinham o direito de saber oque estava ocorrendo la fora !

Estar armado não é o mesmo que estar mal intencionado, né? E os noldor tinham o direito de sair de Valinor, o problema foi a forma.
 
Que bizarro usar o ignorar. Parece que o Grimnir tá falando sozinho.

Elfos Teleri não tinham nenhum motivo de sair de lá. Nenhum. Lutar a luta dos noldor em vez de ficar em seus lares e navegar suas embarcações em paz a troco de quê?

E eles estavam armados? Sem armaduras, apenas com arcos leves e roupas de pesca e navegação, contra espadas, escudos e armaduras élficas...pior que isso só Denethor e os nandor contra os orcs de Angband.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo