• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Existem outros magos além dos Istari?

É, não sei. Fui somente preciosista no comentário. Se lembrarmos que morgul, nazgûl e guldur são palavras com um radical comum (gûl) que parece ter um significado relacionado às artes das trevas. Os linguistas do fórum certamente saberão responder isso melhor.

Morgul e guldur são sindarin, nazgul é na Língua Negra. "Ul" na língua negra é um sufixo. Nazg é anel.
 
Sim, Esgaroth, até porque vc usou uma expressão bem ampla ("manipuladores de magia"). Olha o que Tolkien diz:

"Não usei a “magia” de maneira consistente e, de fato, a rainha Élfica Galadriel é obrigada a advertir os Hobbits sobre o uso confuso da parte deles da palavra tanto para os artifícios e operações do Inimigo quanto para aqueles dos Elfos. Eu não o fiz, pois não há uma palavra para o último caso (uma vez que todas as histórias humanas sofreram da mesma confusão). Mas os Elfos estão lá (em minhas histórias) para demonstrar a diferença. A “magia” deles é Arte, livre de muitas das suas limitações humanas: com menos esforço, mais rápida, mais completa (produto e visão em correspondência sem imperfeições). E seu objeto é Arte, não Poder; subcriação, não dominação e reforma tirânica da Criação."

E, noutra Carta:

"Os Elfos e Gandalf usam sua magia (com parcimônia): uma magia que produz resultados reais (como fogo em feixe úmido) para propósitos benéficos específicos. Seus efeitos goéticos são inteiramente artísticos e não-destinados ao engodo: nunca ludibriam os Elfos (mas podem ludibriar ou confundir Homens que não tenham consciência disso), uma vez que a diferença para eles é tão clara quanto a diferença para nós entre ficção, pintura e escultura e a “vida”."

Mas a questão não é simples... Vejamos o que o mestre diz, mais adiante (vamos notar que O Professor põe a palavra "mágica" entre aspas - ele a coloca, não eu):

"A 'cura' de Aragorn poderia ser considerada como 'mágica', ou pelo menos uma mistura de magia com farmácia e processos 'hipnóticos'. Mas ela é (em teoria) relatada por hobbits que possuem pouquíssimas noções de filosofia e ciência, enquanto A. não é um “Homem” puro mas, em um grau distante, um dos 'filhos de Lúthien'"

Espero ter ajudado.
Abração.
 
Existe magia dos anões, dos elfos e até dos numenorianos. Então entendo que a resposta é: sim.
Sabemos que Gandalf, Radagast, Saruman e os Magos Azuis formam os Istari, os cinco feiticeiros enviados a Terra-Média afim de combater as forças de Sauron.

Mas eu me pergunto: existiam outros manipuladores de magia em Endor além destes caras? Quem já jogou RPG sabe que qualquer um pode controlar as forças mistériosas, basta apenas treino. Mas isso também se aplica na Terra-Média?
NAO
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo