• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“Dungeons & Dragons 4ª Edição Não É RPG”, diz John Wick

Ok, dando ressurrect nesse tópico só pra saber se alguem aí mudou de opinião desde o inicio dessa discussão pra cá. Anyone?
Foleei o Player's ontem a noite... não cara, pra mim continua a mesma caca. XD

Falando sério(?): Na verdade a obrigatoriedade de miniaturas e a dita influencia dos MMORPGs não são defeitos e sim características... eu só nao gostei dos personagens e da mecanica toda em torno dos poderes, etc. Não faz meu estilo, puro e simples.
 
bla bla bla

quanta besteira, esse cara viaja demais...

mesmo que os jogadores só queiram saber de lutar, matar e empilhar, eles estarão interpretando seus personagens, ou alguém acha que eles não estão interpretando?
eles criaram personagens q só se importam em matar conseguir dinheiro e se fortalecer... ok, isso é um tanto quanto irreal, pessoas sem personalidade... mas o RPG é real ou uma fantasia?
não importa como se joga, se vc cria um personagem, e escolhe as suas ações, vc estará interpretando...

já jogo D&D a anos, em algumas mesas a interpretação é levada muito em conta, em outras mesas, apenas matamos e pilhamos afinal de contas queremos nos divertir, não importa de que modo vamos jogar, a única coisa q importa é diversão....
 
em algumas mesas a interpretação é levada muito em conta, em outras mesas, apenas matamos e pilhamos afinal de contas queremos nos divertir, não importa de que modo vamos jogar, a única coisa q importa é diversão....
De acordo! :D
 
Calm down folks!

Não há motivos para discussões, eu resumo toda essa problemática da seguinte forma:

Se tiver um bom mestre, qualquer sistema será um RPG muito bem jogado, com muita ação e interpretação, com razão e emoção! Porém existem mestres que baseiam-se somente nos livros, sem moldar uma linha de regra sequer, sem adicionar um próprio elemento sequer, daí não há sistema que possa ser enquadrado como RPG desta forma!

Infelizmente muitos jogam D&D como se fosse um MORPG!

Sou fã de D&D e interpretação, mas pra mim dados são indispensáveis!
 
Olha, as mecânicas do jogo podem ser muito voltadas pra equilibrio e serem complexas demais, mas há uma outra parte.

Eu gostei da descrição de cenários na 4e. Eu realmente achei legal o livro de FR e Eberron, e todos da série de livros planares estão bem interessantes. E acho que eles estão fazendo um bom trabalho mantendo as regras e os fluffs em livros separados, pra cada um atingir o seu público alvo. Ao mesmo tempo que livros como o Martial Power são puro crunch (eles até tentaram incluir um pouco mais de fluff no Primal Power pra frente, mas não é a mesma coisa), livros como Plane Below e o Hammerfast que vai sair agora são quase só fluff
 
As regras devem ser um apoio, não um empecilho, assim como o roleplay.
De fato, meu grupo (incluindo eu ¬¬) somos péssimos nessa parte... mas, dane-se, diversão é o que importa :joy:
 
Re: “Dungeons & Dragons 4ª Edição Não É RPG”, diz John Wick

Eu acho que se D&D é ou não um jogo de RPG, depende do própio DM, é o dever dele engajar os jogadores na historia, e dar pontos de experiência por interpretação, as regras de jogo são ecenciais para o combate, Elas dão mais realidade, e dinamica ao jogo, e preciso saber, se um arqueiro, é ou não bom de mira, ou mais rapido. Também não é todo o dia em que acertamos um tiro, só porque sabemos atirar, existem também, certas coisinhas que podem nos atrapalhar, por isso as penalidades.
A existência do combate não mata a interpretação, afinal toda a aventura épica necessita de ação não é.

eu particularmente odeio miniaturas, ela tira todo o elemento "RPG" da coisa, o jogador fica muito preso as regras, e para de interpretar durante a batalha, eu gosto de usar as minhas capacidades descritivas, para o jogador descrever suas açoes no jogo,
por exemplo, você está a 5m do monstro, e o jogador em vez de simplesmente mexer no mapa e declarar açoes, ele acaba interpretando, tipo: eu corro até ele com aa espada pronto para fazer um corte de cima para baixo.

eu acho que assim apeoveitamos todas as regras novas e mais simples do 4.0, e melhoramos com a liberdade que é nos dada!

espero que esse post incentive ambos , jogadores veteranos e novos a abraçar D&D, com uma cabeça aberta.

jogo D&D4 frequentemente, nunca usei uma miniatura, como mestre, adoro interpretar Npcs, os jogadores do meu grupo, interpretam, e ganham xp para isso, ha também muita ação, meu grupo, mostra um perfeito, equilibrio entre interpretação e combate, as regras mais simples que a 3.5 aceleram o processo, agora que eu olho pra tras e comparo meu grupo, com o que vi neste topico, me considero um DM sortudo de ter amigos assim.

o que torna D&D4 ruim São os jogadores ruins, se você nao concorda do jeito que o grupo joga, ache outro... em vez de ficar derramando suas lagrimas no forum. nenhuma regra nos livros, é lei, você nao ira pra cadeia por nao jogr de acordo com as regras, rpg, nao importa qual sistema é extremamente adaptavel aos seus gostos. basta querer.
 
Última edição:
Depende do ponto de vista, nas verdade tudo varia de mestre para mestre, com um BOM mestre é possível jogar um 3d&t e fazê-lo mais realista e comovente que muitos outros rpg, enquanto com um mal mestre até mesmo o Vampiro a Mácara pode ser tornar apenas pancadaria (sim já passei por essa triste experiência).

O fato do D&D ser ou não interpretativo varia muito de edição para edição, por exemplo, no D&D 1.0 para se tornar um paladino, o personagem deveria ser um guerreiro de 9° nível, buscar um templo de deuses, fazer uma difícil missão, aprender os dogmas do templo para que enfim pudesse ganhar níveis como paladino. A experiência ganha nesse meio tempo??? Ficava toda retida.

Já nas edições posteriores bastava apenas preencher a ficha e rolar os dados. É fato que o D&D perdeu muito do era, o próprio Gary Gigax falou certa vez "A Segunda edição perdeu um pouco do brilho original e a terceira terminou por destruir tudo", e completo a fraze dizendo que a 4ª terminou por matar ele e levar o Dave Erneston junto!

Brincadeiras a parte, fato é, o sistema é um ferramenta, e o que realmente vale é a narrativa do mestre, D&D é e sempre será um RPG e não importa quem diga o contrário! Lembrem-se não é necessério um livro de regras para dizer COMO se deve interpretar.
 
Cara faz 2 anos que eu não comprava nada de RPG,resolvi,então,numa terça sair lá da zona sul(digo estremusul)de Porto Alegre para ir ao Centro.Fui a Livraria Saraiva ver e comprar tres sistemas diferentes,eram eles,Tormenta RPG,DeD4 e MeM.Chegando lá fiquei com a pulga atras da orelha.Na pratileira de RPG aviao muitos livros,conhecidos e desconhecidos(por mim),tinha ate um em caixa,mas não tinha o DeD4.Peguntei a um atendente se avia no estoque,ele me dice que não,todos os suplementos da 4ediçao tinhao sido enviados para a Saraiva do Praia de Belas pois ali não aviao vendido nenhum. Pergunto então,o sistema é ruim(no lugar dele comprei o Dragon Age,é tão bom que nem abri o Tormenta RPG e MeM)agradeceria da ajuda de voces,não levo muita fé na apiniões de resenhistas(trio vs rede)e nem de fans.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo