• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

De Beleriand

Iury Rachid

Usuário
Primeiro post! Uhul!

Bons dias, colegas! Talvez alguém aqui possa levar um pouco de luz a um novato perdido, mas muito curioso.

Seguinte, fiquei na dúvida e não encontrei a resposta nos livros que já li (ou ela me passou despercebida), mas queria que me confirmasse se as terras de Beleriand, cenário das histórias na Primeira Era, situa-se geograficamente no mesmo lugar que a Terra-Média. Não, né?

Naquele mapa de Arda (anexo), que expõe a geografia de Ëa no decorrer das Eras, Beleriand estaria situada ao norte da Terra-Média, mas o que me perturba a cabeça é o fato de no norte da Terra-Média já haver gelo!

É o mesmo frio do Gelo Excruciante (Helcaraxë)?? É porque não me lembro se, na passagem da Primeira para a Segunda Era, houve alguma alteração geográfica (por parte dos Valar, sei lá).

Resumindo: na Segunda Era Beleriand ainda existia?

Obrigado!
 

Anexos

  • arda.jpg
    arda.jpg
    1,3 MB · Visualizações: 8
Bom dia, novato.

Primeiro, o lugar que vc postou não é o mais indicado, mas alguém deve transferir o tópico pro lugar certo.

Segundo, esse link responde todas as suas perguntas: http://www.glyphweb.com/arda/faq/comparison.html

Em resumo, corresponde sim, ao mesmo lugar da terra média. Porém, na War of Wrath, no fim da Primeira Era, uma grande parte do continente (a parte Oeste) foi engolida pelo mar. Essa era exatamente a porção onde ficava Beleriand.

Um bom ponto de referência são as Montanhas Azuis. Observe em qualquer mapa que tenha Beleriand e localize as montanhas azuis (vai ver que ficam bem no meio do continente), depois pegue um mapa da Terceira Era e verá que elas ficam muito mais próximas ao mar.

Assim:

Combomap.jpg
O que está de azul está no fundo do mar na época de "Senhor dos Aneis"
 
Oh! F*ck!!! Realmente! Nem precisei do link pra entender.

Agora entendi! Muito obrigado pelo esclarecimento, amigo Luiz!

Mas pode ver que o mapa que eu anexei permite certa confusão, justamente por Beleriand ter sido colocada ao norte da Terra-Média.

Obrigado, obrigado, obrigado!
 
Esse mapa é tipo um misto de tudo que já teve no mundo. Note que na terceira era Aman nem existe mais fisicamente no mundo. Os dois grandes luzeiros (Lamp of the Valar, Ormal e Illuin)nunca existiram ao mesmo tempo que as árvores (se me lembro bem foram destruídas antes de começarem a contar o tempo, ou antes da primeira era. Utumno foi destruída muito antes de Numenor ser feita, mas tudo está no mapa ao mesmo tempo.

É so um mapa com tudo misturado para se ter uma noção onde ficou cada coisa, no momento em que tal coisa existiu.
 
Bons dias!

Só mais uma dúvida sobre este respeito: o nome Terra-Média (do original Middle-Earth) vem deste fato? "Média", por ter restado apenas metade do continente após toda a Beleriand afundar??
 
Não, na verdade, Terra-Média Tolkien tirou do nórdico, Midgard, que era como os nórdicos chamavam o reino dos homens. O "meio" era porque Midgard fica no meio de Yggdrasil, a árvore que sustenta o mundo.

Nesse tópico aqui tem uns mapas interessantes (e beeeem mais corretos do que esses que você postou) que dá pra ver bem a posição de Beleriand e a proporção de terra que afundou (bem menos que meia Terra-média).

Btw, tô movendo esse tópico pra área mais adequada.
 
Legal!!

Entendi, obrigado, Meneldur!

Mas, com todo o respeito ao Tolkien, achei minha etimologia pra palavra bem mais interessante que a do nosso profº kkkkkkk
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo