1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como Aprender a Lingua dos Elfos?

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por DGaladriel, 15 Dez 2008.

1. DGaladriel

DGaladriel Ser ou não ser? Seja então um

Olá pessoal, andei olhando pelo Forum e não encontrei o que realmente estou procurando. Gostaria de saber como aprender [via internet mesmo], como aprender a língua elfica, dicção, escrita, pelo menos o básico pra ler e saber o que escrever. Gostaria de aprender mesmo o básico, por livros, talvez também, mas que dessem uma boa base de aprendizado, desde já muito obrigada e se estiver criando tópico existente, desculpe e se puder, me indiquem o local certo.

2. Excluído045

Excluído045 Banned

3. Parthadan

Parthadan Pirata Autista Bebado e não um

o site postado pelo Caio é ótimo, mas decida primeiro se você quer aprender quenya ou sindarin.

eu prefiro sindarin. mas é só minha opinião.

4. Belladona Tûk

Belladona Tûk Q os raios d Sol d raízes perambulantes nos faça!

Tambem estou louca pra aprender linguas elficas, mas antes tenho que aprender ingles! =)

5. Excluído042

Excluído042 Excluído a pedido

É verdade.. O site é ótimo mesmo.
    Foi lá que eu peguei uns cursos.. e etc.

Eu perfiro quenya. :yep:

6. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Senhor lábios do amanhecer

Eu prefiro aprender diretamente com falantes nativos, Elrond é um ótimo professor.

7. Arringa Hrívë

Arringa Hrívë um papo e um bom chimarrão... Usuário Premium

Eu prefiro o Quenya, meu maior problema é com a pronúncia.
    Estou correndo atrás para saber direitinho.

8. Arcalimo

Arcalimo Usuário

Eu tenho a mesma dúvida que o autor do tópico.. Só que um pouco mais 'complexa'. Andei olhando pelos tópicos do Valinor e vi que alguns dizem que usam mais sindarin pra escrever e quenya pra falar, ou algo do tipo.

Qual é a diferença das linguas? É dificil de se aprender? 8-O

9. Mandos

Mandos Tecendo os destinos de Arda

Dedicação é um ótimo tempero! Os dois idiomas têm as mesmas características de aprendizado de qualquer novo idioma, ao meu ver, só resta ter um espírito autônomo e partir pra cima.

Bem, eu tenho todos os aquivos dos dois cursos, o de Sindarin e o de Quenya. Fiz o download dos dois há um ano e meio no Ardalambion, porém, gostaria de saber se através dessas versões eu conseguiria um aprendizado efetivo, gostaria de saber se existem versões mais atualizadas dos cursos. Comecei o de Sindarin faz tempo, o que fica martelando na minha cabeça é isso, se eles foram atualizados ou não!

10. Alassë

Alassë Pasteleira

Ambos os cursos não são os únicos existentes. Se você procurar, encontrará outros cursos diferentes, por autores diferentes. Eu sei que na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    o Helge tem umas atualizações sim, se comparamos com a versão traduzida do curso. Já o do Thorsten, de Sindarin, eu não sei, teria que pesquisar.

O que é fato é que não dá pra manter nenhum tipo de conversa em nenhuma dessas línguas, porque não existe vocabulário suficiente pra isso, e várias palavras não foram completamente atestadas, visto que Tolkien vivia fazendo alterações nos idiomas (imagino que fosse seu passatempo preferido :mrgreen:).
    Dá para serem feitas traduções, com adaptações no vocabulário do texto original, para tentar passar a mesma mensagem em élfico, mas não deve ser muito fácil não...

11. Monica_Linwë

Monica_Linwë Usuário

eu também quero muito aprender sindarin e quenya. Tem algumas que seja menos difícil?? Já baixei os arquivos do site que o Caio passou, dei uma lida por cima e achei que é um tanto quanto complicado. Vou ter que me dedicar bastante para aprender!! Tem algum lugar que eu possa aprender a música que a Éowin canta no funeral doThéodred?

12. Fefe_Helena

Fefe_Helena Who's that girl

Desculpe mas sou noob nessa area..Qual é a adiferença entre Sindarin e Quenya? na pronuncia logico

13. Eriadan

Eriadan Well-Known Member

Concordo, mas o Elrond é meio rigoroso. Me fez chorar só porque eu errei um dos usos do "H" uma vez.

Não como do português para o japonês, mas como do inglês para o alemão, eu diria: diferentes, mas com ligeiras semelhanças e algumas palavras quase idênticas. Pense no contexto do legendário: ambas as línguas têm um ancestral comum. O quenya sofreu menos mudanças, tornando-se uma espécie de língua arcaica, enquanto o sindarin sofreu uma longa evolução. Acho interessante pensar o quenya como o latim, e o sindarin, como o italiano. [editado]

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    artigo do Imrahil vem muito a calhar neste tópico.

A canção dela é na língua de Rohan, não?

As regras de pronúncia são basicamente as mesmas. Dá pra aprender uma noção geral para ambas.

Última edição: 24 Jan 2011
  14. Tilion

Tilion Administrador

, na verdade. Esse tipo de comparação pode ser ainda mais problemático pelo fato do italiano ter vindo do latim, o que daria a entender que o mesmo ocorreu com o Quenya e o Sindarin. E muita gente já manifestou achar que é esse o caso, então quanto menos essa noção se propagar, melhor.

E reformulando um pouco o meu post do link, mas ainda mantendo as línguas dentro de uma mesma família, acho que uma equivalência mais precisa é de que o Quenya seria como o islandês (que pouco mudou desde o nórdico antigo, basicamente pronúncia de certas letras e detalhe mínimos de grafia) e o Sindarin como o inglês, que teve mudanças consideráveis, indo do inglês antigo > inglês médio inicial > inglês médio > inglês moderno inicial > inglês moderno atual, enquanto que o caminho do islandês foi basicamente islandês (= nórdico) antigo > islandês moderno atual.

15. Eriadan

Eriadan Well-Known Member

Isso é verdade! Fazer tal comparação tem esse perigo, vou abandoná-la imediatamente. E dar uma editada no post. :yep:

16. Monica_Linwë

Monica_Linwë Usuário

É sim. Li em algum lugar que a cançao dela foi baseada no gales do Beowulf, ou algo do genero. Eu acho aquela canção muito bonita.

17. Tilion

Tilion Administrador

A língua de Rohan é basicamente inglês antigo (língua em que foi composto Beowulf), não galês.

18. Dúnadan Thorongil

Dúnadan Thorongil Mensageiro de Gondor

Monica, achei esse
    com a letra e a tradução do lamento da Éowyn:

Compartilhar