• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Celtas

O meu conhecimento sobre Wicca se resume ao senso-comum, e só não diria que "era celta" porque é uma religião nova. Mas realmente ultrapassa isso? Eu sempre achei que a relação entre neo-paganismo, como chamam a Wicca, e a mitologia celta era imensa. Apenas uma atualização, por assim dizer.

Há ENORMES diferenças entre a Wicca e os celtas. Na realidade, o criador da Wicca, Gerald Gardner, era seguir do Crowley, e se interessava pela cultura de outros países, e daí ele insatisfeito com a O.T.O e tals resolveu criar a wicca, e pegou os nomes dos rituais celticos e os ajustou de forma a realiza-los baseado em alta magia. O mundo wiccano é baseado no 4, e o do celta é no 3, o símbolo celta chamado triskle e o conhecimento feito em tríades são bons exemplos disso. Para uma leitura mais apurada sobre o assunto, aconselho a vc ler o texto:

http://br.geocities.com/sitetresmundos/porqueawiccanaoecelta.htm

Poderia listar desde a forma de rituais até a crença em si (como por exemplo não tem essa de todos os Deuses são um e todas as Deusas são uma, cada um é cada um, Morrighan não é uma face de Bríd, apesar das duas serem a exceção do mundo céltico e serem Deusas tríplices.) Lugh é Lugh e Nuada é Nuada. E dai vai. :D Para vc ter uma noção, até a crença sobre a criação do mundo é diferente. E não dá para comparar uma visão céltica da hospedagem, da honra, do amor com a visão da wicca,... Mas de qquer maneira, fica mais fácil vc ler o texto ^_^
 
Última edição:
Ah, obrigado pela resposta e pela indicação, vou ler sim. Eu tinha lido sobre a relação do criador do Wicca com o Crowley, mas não sabia da relação disso com a religião em si.
 
Ah, obrigado pela resposta e pela indicação, vou ler sim. Eu tinha lido sobre a relação do criador do Wicca com o Crowley, mas não sabia da relação disso com a religião em si.

Pois é, mas a grande maioria não sabe pq não são todos que estudam alta magia. O ritual em si é todo cheio de elementos de alta magia, o circulo, as invocações dos quatro elementos, a estrutura em si na realidade.

Se vc conseguisse ler o The Apple Branch, veria a diferença entre os rituais considerados CR e os wiccanos. É bem grande, apesar de uma parte da estrutura ter sido mantida pelo autor (propositadamente).
 
Diferenças em qual sentido? Cultural? Histórico?

Especialmente cultural. Eu só sei a respeito que ambos os grupos se originaram dos bretões, e foram isolados por um maciço ataque saxão, nos tempos de Aelle, o Saxão Nove Dedos, se não me engano... :think: Os galeses constituíram os reinos de Powys, Dwyffed, e outros, mas sobre a Cornualha, daí em diante, eu não sei mais nada...
 
Solas na Gealaí disse:
Kainof, livros sobre a mitologia céltica sem ter misturado lado religioso aqui em português não existe. Se te indicarem o livro do Claudio Crow, esqueça. Ele mistura umas viagens dele com a parte mitologica, nem vale a pena. Livros em inglês se vc quiser, um bom é o The Tain, mas leia o Lebor Gábala Érren na net primeiro (link abaixo). Depois te passo mais indicações de livros se vc quiser.

Meu inglês é meio capenga, mas vou tentar ler, obrigado.


Solas na Gealaí disse:
Sobre os rituais, sabemos que com certeza dois deles eram comemorados, tanto através de contos que chegaram até hoje como pelo calendário de coligny. Beltaine e Shamain. Lugh e Bríd seriam irlandeses, mas há quem diga que existem os rituais para Deuses equivalentes em outras nações. Não sei se as pessoas aqui sabem, mas cada nação céltica tinha seu panteão, e cada tribo seus Deus tribal, o que faz com que tenham mais de 300 Deuses por aí no total.

Pois é, não conseguiria me lembrar dos nomes específicos. :tsc:
É natural que tivessem diversos deuses, pois se tratava de um povo bastante disperso pela Europa, num território razoável.

Mas legal aparecer aqui, tô aprendendo muito. :joy:
 
Ele invadiram a Grécia em...em...acho que séc...IV a.C., mas não tenho certeza. Chegaram até Delfos, local do principal Oráculo grego. Os gregos os chamavam de Gálatos, pela cor da pele (branca).

Os Celtas invadiram Delfos no ano 279 a.C. em um de suas inumeros ataques do periodo migratório.

Ah e antes que eu esqueça, Erick é muita mancada o pessoal da UFF fazer as palestras no meio da tarde :P Assim eu nunca vou conseguir ir! Minha amiga (que é a outra pessoa que mantém o live journal Gáe Assail comigo) já foi lá, aliás ela acaba de me dizer que te conhece! Mas anyway, se algum dia houver alguma palestra de fds ou num horário propício, eu irei com certeza!

Calma calma...
Bem, fim de semana é impossivel, infelizmente. Porém, teremos eventos ( muitos eventos - www.ceiauff.rg9.net ) com apresentações em que os celtas são tema. E algumas vão ser pela manhã, outras a tarde e até mesmo um mini-curso a noite ministrado pelo Filippo.

Tente comparecer. Sentamos depois e batemos um papo.

Qualquer coisa, me mande uma mp.

Sim, liderados por Breno, não é mesmo? Aquele mesmo que saqueou Roma... :think: Ele foi o autor da célebre frase "Vates vinci"... ("Ai dos vencidos...").


Calma ai... Roma fora tomada e saqueada em 390 a.C. ... Delfos somente em 279 a.C... faça as contas e veja que é bem dificil a mesma pessoa do "Vae Victis" ter tomado delfos...

Quais as principais diferenças entre os celtas de Gales, e os da Cornualha, durante a invasão saxã?

Os Celtas de Gales e os da cornualha tinha lá suas diferenças, tais quais a fala do gales e a do córnico , por exemplo. No entanto durante as invasões saxãs o que hoje é a Inglaterra era um grande caldeirão de polvora o que torna o estudo dificil e minucioso. Quanto a falta de unidade desses grupos é a tematica basica de sua derrocada.

Meu inglês é meio capenga, mas vou tentar ler, obrigado.




Pois é, não conseguiria me lembrar dos nomes específicos. :tsc:
É natural que tivessem diversos deuses, pois se tratava de um povo bastante disperso pela Europa, num território razoável.


Bem, como já foi dito livros sobre celtas em sua grande maioria é inglês ou francês. Em portugues eu apenas recomendaria um clássico ( e bem empoeirado diga-se de pássagem) que é o livro
Os Celtas do T.G.E. Powell. Além destes procure em sebos livros como:

- KRUTA, Vanceslas. "Os Celtas"; Martins Fontes 1989.

- A civilziação celta. Le roux e J. Guyonvarch.

- A Sociedade Celta. Le roux e J. Guyonvarch

São livros bons, mas em sua grande de fato desatualizados.

Se procura mitos e lendas celtas, veja as traduções feitas para o inglês das lendas irlandesas e das galesas (Mabinogion).

Aquém destes titulos tudo o mais que achar em portugues deve ser lido com cautela.

aconselho também a ler as fontes classicas sobre os Celtas. Nossa maior e mais rica fonte. Procure principalmente os escritos do Julio César e passagens de Estrabão, Políbio e Tácito que podem ajudar nos estudos.


Quanto aos deuse stenha em mente que os celtas não eram um povo com certa unidade e até mesmo seus deuses eram pluarais variando de tribo para tribo. Cada tribo dava maior importancia a certo deus, ou aspecto do deus em si. o que torna dificil a maior parte das identificações dos mesmos. No entanto, encontramos certos deuses que são mais cultuados que os outros, como o deus Lugh por exemplo que o próprio César( O Homem, O Cara salve salve hehehe) o descreve como mais cultuado da Gália( claro que usando a interpretatio romana para tal).

Belezoca?
 
Última edição:
Post Original de Erick Van Pato
Calma ai... Roma fora tomada e saqueada em 390 a.C. ... Delfos somente em 279 a.C... faça as contas e veja que é bem dificil a mesma pessoa do Vae Victis ter tomado delfos...

Sim, já editei corrigindo... :mrgreen:

Post Original de Erick Van Pato
Os Celtas de Gales e os da cornualha tinha lá suas diferenças, tais quais a fala do gales e a do córnico , por exemplo. No entanto durante as invasões saxãs o que hoje é a Inglaterra era um grande caldeirão de polvora o que torna o estudo dificil e minucioso. Quanto a falta de unidade desses grupos é a tematica basica de sua derrocada.

Os celtas de Cornwalles estavam também divididos em vários reinos como os de Gales, ou a Cornualha éra um reino só? :think:
 
Os celtas de Cornwalles estavam também divididos em vários reinos como os de Gales, ou a Cornualha éra um reino só? :think:

Veja bem, antes você tem de ver de que periodo você quer abordar.

Eu tenho um mapa aqui que provavelmente vai servir para você.

Atente para as diferenças entre tribos como os Dumnonii e Durotriges, para as presentes na região de gales.

celtmap.jpg
 
Reanimando este tópico, só penso importante acrescentar que considero muito interessante certas ponderações a respeito das origens de diversas etnias celtas e proto-celtas, além de tribos e povos teutônicos e irânicos, contida no Mabinoggion, inclusive informações mitológicas semi-históricas, ouso dizer, mencionando ainda informações sobre os Fomorianos, os Firbolggs, e diversos outros povos. E sobre os Goidélicos (não confundir com Gaélicos), que na minha visão foram alguns dos mais antigos proto-celtas, e pondero que eles tenham certas ligações com povos ainda mais antigos, como os Guti, assim como teoricamente se diz que os germanos Sicambros descendiam de uma leva dos Cimérios que se estabeleceu na Europa central... Para mim são questões bem plausíveis.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo