• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aparência dos Hobbits

Atyarwen

A Hobbit-size Elf
Usuário Premium
Estou relendo O Hobbit (era meu objetivo antes de chegar o terceiro filme), e me deparei com algo que nunca tinha observado. Logo no início onde descreve-se a aparência dos hobbits, fala-se que eles tinha "dedos morenos" (brown fingers em inglês).
Como seria isso?
Não lembro de ter visto alguma representação dos hobbits assim.
 
Olhando a descrição feita nos livros nessa fonte debaixo parece indicar que o termo marrom se enquadraria no termo "nut-brown" a "white" (um marrom claro como de uma noz ao branco).

Entre outros pontos interessantes vale mencionar os pelos nas extremidades e que ao escavarem e habitarem tocas no chão podiam adquirir grossa pele e escura (até mesmo "queimada" e encardida pela exposição).

631px-Hobbits_comparison.jpg

http://tolkiengateway.net/wiki/Hobbits

A minha conclusão é que há tendência dos livros em apontar que a pele especificamente escura seja apenas a partir dos reinos ao sul de Gondor, dando a entender que o "escuro" nas partes do corpo dos Hobbits seja algo mais suave como um bronzeado ou pardo.
 
mas somente as mãos/ dedos escuros? diferentemente do restante do corpo?
 
Acredito que sim uma vez que mesmo em pessoas grandes a pigmentação do corpo não seja uniforme. Por exemplo, nas palmas das mãos as pessoas não ficam escuras com a exposição ao sol. Em contra partida algumas pessoas bronzeiam mais facilmente nos braços. Outras (algumas pessoas com pele tão clara que chega a ser azul) ficam apenas vermelhas nas extremidades.

E poderia até ser uma característica especial racial (apesar de aparentemente não ser tão especial a ponto de serem separados da contagem entre os homens ou ser tão evidente quanto a menção dos homens de pele escura e língua vermelha do sul). Então a pigmentação mais localizada somada aos outros fatores parece mais razoável.

Há quem associe hobbits a "rabbits", ou quem sabe da cultura da lenda de que eles possuam sangue estranho como "sangue fada no passado". Mas até indicação em contrário os livros apontam mais para que eles sejam muito parecidos aos homens (além de serem contados entre eles) e as diferenças de cor não seriam tão aberrantes.
 
Só consigo pensar numa aparência de mãos de pescadores, fazendeiros , mãos grossas e encardidas...

E, ao mesmo tempo, temos a ilustração de Bilbo feita pelo próprio mestre Tolkien...

OB-UR544_bilbo_DV_20120921182240.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo