• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

II Hobbitcon - Lá e de Volta Outra Vez

Imrahil

Kyknos kyknón
Ok, ok, reconheço que tivemos um hiato bastante além do decoroso para este Cisne aqui finalmente postar seu relato da Hobbitcon, mas, convenhamos, need brooks no delay, yet late is better than never - ou, pra simplificar, antes tarde do que nunca ;-)

O fato é que o grande evento conjunto do mundo Tolkien brasileiro foi, apesar de todos os percalços, um grande sucesso! É preciso lembrar que, a cerca de um mês da data marcada, nós perdemos o local que abrigaria a II Hobbitcon, o Memorial do Imigrante, em São Paulo. As meninas da organização - Shelob e Vairë, do Conselho Branco, e Mary Gilraen, da Heren Hyarmeno - tiveram de sair correndo feito doidas atrás de um novo local.

Acabamos ficando com a Casa de Bruxa/Universidade Holística, em Santo André, e o local foi realmente um achado. Com ambientação já "mágica" (dragões, bruxos e assemelhados para todo lado), além de um quintal muito espaçoso, deu pra acomodar tudo para o evento com perfeição.

Bem, QUASE tudo! Apesar de certa dificuldade de acesso para quem vinha de São Paulo e não conhecia o ABC paulista, acabamos conseguindo cerca de 250 pessoas no público, e uma quantidade equivalente em quilos de alimento para doação a uma instituição de caridade, o que foi uma grande vitória. O problema foi acomodar essa gente toda no salão central, para os sorteios e anúncios oficiais, e também na sala de palestras. Gente sentada no chão e na porta não faltou, e o interesse pelas palestras foi dos grandes.

Antes de mais nada, destaque para o toque ultra-tolkieniano da decoração, dado principalmente pelos sensacionais quadros do artista plástico Douglas Costa. Eram cerca de 10 painéis enormes, com detalhes absurdamente trabalhados - no dos Portos Cinzentos, por exemplo, eu demorei uns 15 minutos pra achar os hobbits, minúsculos, parados no cais.

A exposição de artefatos tolkienianos também não deixou por menos. Havia, entre outras coisas do arco-da-velha, um Palantír "quase" real (na verdade o vidro tinha um tubo de raios catódicos dentro, que respondia à vibração do ar ou ao toque humano, coisa impressionante!) e versões de todas as idades e línguas dos principais livros de Tolkien.

Nas palestras, eu diria que a revelação foi o nosso Tilion (como é que a gente ainda não tinha arrastado esse cara pra palestrar?), que se mostrou um falante articulado, versátil e, por que não dizer, extremamente bem-humorado. Na palestra das Cartas, por exemplo, que abriu o dia, ele não hesitou e tascou uma certa inspiração tolkieniana como causa para o atraso da tradução do livro - a mania perfeccionista de Tolkien também tinha tomado conta dele. Quem compareceu pode receber, em versão impressa, um preview exclusivo das Cartas, com a capa que o livro deverá ter, a introdução e três cartas traduzidas, também com a cara da edição final.

Enquanto o pessoal da Casa de Vairë, do Conselho Branco, recriava lá fora uma série de histórias da Terra-média (no fim de uma, a de Beren e Lúthien, rolou até pedido de casamento de verdade!), as palestras continuaram. Primeiro, com Claudio Crow Quintino, sempre aplaudido, e mais tarde eu, Mandos e Tilion voltamos à cena com o palpitante tema "Sexo e Amor na Terra-média". Tilion se concentrou na inspiração do amor cortês medieval para a visão de Tolkien sobre o tema, enquanto Mandos falou da monogamia élfica. Claro, houve também os momentos trash, como a "escala animal" do casamento citada pelo Mandos (ao longo da relação as pessoas tendem a aumentar o animal associado ao parceiro, de gatinho para cavalo, por exemplo) e até citações malufistas como o popular "estupra mas não mata", hehehe...

Muitas outras coisas legais aconteceram - como o som celta da banda Olam Ein Sof - mas, se vocês me perdoam o lado pessoal, o ponto alto foi o último sorteio, no qual, depois de vários números chamados e respondidos, eu faturei um legítimo Escudo de Rohan de madeira e belos emblemas pintados. É, vou ter de arrumar uma fantasia de Éomer pra próxima Hobbitcon ;-)
 
Eu me diverti bastante na Hobbitcon, apesar de ter achado meia boca o lugar. O calor no stand dos fundos era insuportável, a sala de palestras era pior que as Sammath Naur, mas o que interessou mais foi a integração do pessoal, que estava ótima. Infelizmente perdi a palestra do Gabriel sobre as cartas... acabamos dormindo mais que a cama naquele dia :S

Cisne, no thumbnail tá a tua foto no calor do momento, na hora em que tu ganhou o escudo! :cerva:
 

Anexos

  • Fabiano em Sampa - Nov 2005 125.jpg
    Fabiano em Sampa - Nov 2005 125.jpg
    582,7 KB · Visualizações: 297
Foi bem legal. Principalmente porque deu pra conversar mais com algumas pessoas que não tive tempo de bater papo nos dias anteriores. E conheci o Cisne também!! :D

Realmente, o problema foi o acesso ao local, e o calor bizarro da área de stands e da sala de palestras (que também era bem pequena). Mas, levando em conta que o lugar foi um achado de última hora depois da perca do Memorial do Imigrante, não posso reclamar de nada não, só parabenizar a todos os responsáveis pela organização do evento. :clap:
 
Quem compareceu pode receber, em versão impressa, um preview exclusivo das Cartas, com a capa que o livro deverá ter, a introdução e três cartas traduzidas, também com a cara da edição final.
Alguém poderia, por favor, colocar uma imagem para nós pobres mortais ver????
 
Grande Skywalker!

Valeu pela foto, meu velho! Já até postei no Orkut ;-)

Mestre Panda, o prazer foi meu, pena que a gente não teve mais tempo pra conversar.

Quanto ao Preview, eu não tenho scanner... vou pedir um PDF pro Ispaine. Ispaine, se vc estiver lendo, pode me mandar um PDF por e-mail, meu fio? ;-)
 
Pandatur disse:
.... E conheci o Cisne também!! :D
Realmente, o problema foi o acesso ao local, e o calor bizarro da área de stands e da sala de palestras (que também era bem pequena).
E eu conheci o Pandatur!!
Tá bom que se ele usasse uma camiseta com estampa de panda iria facilitar um pouco..
E eu tenho, além do preview das Cartas, o marcador de texto que os primeiros a chega ganharam!!
Mas o bom mesmo foi conhecer gente que só conhecemos pelas msgs nas listas e fóruns!!
Agora, é ir pra III Hobbitcom!!!
 
Ô, inveja. Ô vontade de ter ido. Ô burrice! Porque é que eu não fui, meu Deus??????
Nem acredito que eu perdi tanta coisa. Queria ter assistido as palestras, visto tudo o que foi exibido. Mas minha idiotisse é tamanha que eu não fui.

Edrahil disse:
Alguém poderia, por favor, colocar uma imagem para nós pobres mortais ver????
Aqui tem algumas. Tem mais fotos do pessoal que foi do que do evento em si. Mas tem!
Se não me engano, pra ver tem que ser cadastrado na Galeria da SdP: www.sociedadedopastel.com.br/galeria
 
Última edição:
Não precisa ser cadastrado, qualquer um pode visualizar. Quem tiver fotos, pode entrar em contato comigo, que estou trabalhando lá também.

Ah sim... a HobbitCon: as palestras foram fantásticas: o Claudio parecia uma enciclopédia falante, explicando vários detalhes, pegando pontos e retomando-os depois. Explicou da relação do Rei Arthur com Aragorn: sujeito simples no início, precisa resgatar a sua espada, conquistar um amor e virar Rei.
E a palestra do Gabriel das cartas também foi legal pois ele citou algumas curiosidades da tradução, como o nome dos hobbits.
Sem falar da final, sobre Sexo e Amor, que foi muito divertida!

Puxa... queria ter ganho um machado anão ou uma espada Orc ou um escudo de Rohan :roll: imagine na viagem de volta, segurando isso no ônibus... :lol:

Então, em breve falaremos mais coisas.
 
O local era longe sim, tava um calor terrível mesmo, mas se pensar que a Hobbitcon é apenas uma vez ao ano, e pensar em passar o dia com velhos conhecidos e conhecer amigos queridos do Fórum, já valeu a pena.
Estar ali com tão sábios palestrantes, Imrahil com seu bom humor e "sutaque" de interior inconfundível, Mandos com sua calma peculiar, Cláudio Crow que sempre me faz chorar com suas emocionantes palavras( e olha que eu já vi essa palestra pelo menos umas 4 vezes!), Tilion...ah Tilion... muito bom mesmo te conhecer e te ouvir, apareça mais vezes!
Tirando alguns herdeiros de Melkor, sem educação, sem noção, visando apenas o constrangimento alheio, sem o menor respeito pelos contadores de histórias da Casa de Vairë, e também querendo sabotar o pedido de casamento do Mandos para a Vairë( que graças a Eru Ilúvatar, isso não ocorreu), foi tudo maravilhoso! parabéns aos organizadores que tiveram um super trabalho em nos proporcionar um dia tão especial.
Agora eu me pergunto: se estava tão chato, entediante, desagradável, porque não foram embora?


Beijos Muito Felizes e Pasma com tamanha falta de dignidade!
YavannaLan
 
YavannaLan disse:
Tirando alguns herdeiros de Melkor, sem educação, sem noção, visando apenas o constrangimento alheio, sem o menor respeito pelos contadores de histórias da Casa de Vairë

Engraçado é q eu vi mais pessoas se divertindo em volta do caldeirão doq ouvindo histórias. Então a meu ver era a Casa de Vairë que dava ao publico o que ele estava ali pra buscar. Aliás, péssima escolha do local pra fazer a Casa de Vairë não? Deveria ser num local mais reservado e não no meio do pátio onde as pessoas conversavam.

YavannaLan disse:
Agora eu me pergunto: se estava tão chato, entediante, desagradável, porque não foram embora?

Talvez pq já que nos deslocamos até Santo André, não valia a pena ir pra outro lugar ainda pq o tempo já tinha passado e muitos de nós teria de voltar de viagem direto dali.

Pelo menos foi o motivo pelo qual eu não fui embora.

Ah, e ninguém quis sabotar o pedido do Mandos, apenas queriamos que o TT1 pedisse a Fernanda em casamento. Antes do Mandos pq é meio falta de originalidade ser o 2º né.
 
Última edição:
Fingolfin disse:
Aliás, péssima escolha do local pra fazer a Casa de Vairë não? Deveria ser num local mais reservado e não no meio do pátio onde as pessoas conversavam.

Eu, particularmente, gostei do lugar escolhido. Não há melhor lugar para se ouvir uma boa história, senão sob a sombra de uma árvore. Mas isso infelizmente não é válido para todos, uma vez que somente a minoria ali se interessou realmente em parar e ouvir a contação.

Para essas pessoas realmente o local era inapropriado. Mas, qual outro você sugeriria? Só o fato de a HobbitCon ter sido realizada foi um grande sucesso. O espaço do Memorial do Imigrante - mais espaçoso e confortável - deu pra trás na última hora. A Casa de Bruxa é um espaço muito limitado, mas que conseguiu sediar muito bem o evento.

Já que não havia melhor lugar para a Casa de Vairë, creio que quem deveria aranjar um lugar melhor seriam aqueles que não tinham interesse em ouvi-la. A arena de batalhas tinha bastante espaço para o pessoal se divertir sem atrapalhar ninguém. Mas não acho que eles teriam gostado tanto de lá porque, afinal de contas, eles não estavam lá porque era passagem, mas porque lá tinha um caldeirão.
 
Eu achei bem vagabundo o evento. Fizeram bem encontrando o lugar na última hora (apesar de ele ser uma porcaria de um centro à Wicca tosco, era um espaço legal, porém com salas pequenas e quentes).
Estava o calor inimaginável, e o lugar estava bastante chato durante o tempo em que não havia nenhuma palestra ou música Celta. As histórias estavam simplesmente um porre, ao menos a maioria delas. Esse pessoal precisa de umas aulas de interpretação urgentemente (mas, vejamos, eles ao menos tiveram a coragem de tentar intreter o pessoal).
A dupla sertaneja da terra-média (Olam Ein Sof) era impressionante, e as palestras foram ótimas (mas eu infelizmente perdi uma). Os quadros eram lindos e maravilhosos.
Enfim, eu até gostei do evento, apesar de alguns contras bem pesados. Conheci pessoas novas, e não falei direito com nenhuma delas por sinal. Mas mesmo assim, simpatizei com elas.
 
Quem foi no shopping depois? Não sou bom pra lembrar os nicks, por favor quem esteve lá deixe um recado após o sinal...
 
Highlander disse:
Quem foi no shopping depois? Não sou bom pra lembrar os nicks, por favor quem esteve lá deixe um recado após o sinal...
Highlander, estiveram no shopping, além de você e eu:
Gabriel, Alassë, #*Elwing*# (Tati), Criatura Tumular, Cleara Brockhouse (Fran), Idril, Sra. Verdefolha, Xu, Marreco Herunolë, Urd Sama, Curunir, Kabral, Messiah, Skywalker.
Acho que só essas pessoas mesmo. =]
 
Marreco Herunolë disse:
Eu, particularmente, gostei do lugar escolhido. Não há melhor lugar para se ouvir uma boa história, senão sob a sombra de uma árvore. Mas isso infelizmente não é válido para todos, uma vez que somente a minoria ali se interessou realmente em parar e ouvir a contação.

Um evento deve ser feito pro publico ou pros organizadores? O público que compareceu, em maioria usou aquele local pra conversar. Pq era o único local aberto, pq era o único local onde havia onde sentar.

Até concordo de reclamarem do barulho q fizeram no caldeirão. Aquilo foi de fato desnecessário já que não precisa de mugir pra tirar foto. Mas no geral as pessoas estavam usando aquele local do início ao fim do evento como ponto de conversa, fora dos "eventos". Por isso não acho que deveria ter sido ali as histórias.

Onde deveria então? Não sei, em alguma sala desocupada talvez.


Já que não havia melhor lugar para a Casa de Vairë, creio que quem deveria aranjar um lugar melhor seriam aqueles que não tinham interesse em ouvi-la.

Acho q se muitos estivessem vendo a Casa de Vairë ela deveria mesmo ter preferencia, mas a partir do ponto que tem apenas 10 pessoas ali ouvindo ela é quem deveria se adaptar.

Só o fato de a HobbitCon ter sido realizada foi um grande sucesso. O espaço do Memorial do Imigrante - mais espaçoso e confortável - deu pra trás na última hora.

Aqui eu discordo completamente. Se é pra fazer mal feito é melhor não fazer. Tudo bem, houveram contratempos. E não foi tão malfeito, mas não havia parceiros/atividades suficientes pra segurar um evento de 1 dia e isso não foi algo cuja mudança de local interferiu não já q o cronograma já tava pronto bem antes de foi mantido.
 
Fingolfin disse:
Um evento deve ser feito pro publico ou pros organizadores?
Ah, Fingol.. dá um desconto, vai! :lol: hehe Você sabe muito bem que os perfis - em regra geral - dos membros da Valinor são bem diferentes daqueles do Conselho Branco.
Quem organizou a Casa de Vairë e boa parte do evento foi o pessoal da Toca SP. Sei que o evento não é do CB, mas de toda FTB e, portanto, a predileção por um desses perfis não deveria existir. Mas o pessoal do CB fez como fez por ser o único jeito que conhecem.

Eu já disse antes e reafirmo: adorei o evento! :D Participei de todas as palestras, passei um bom tempo admirando as telas, lutei de espadinhas, ouvi histórias, participei da Assembéia Geral, votei nas eleições da Diretoria Nacional, comprei algumas quinquilharias, acompanhei de perto os sorteios (apesar de não ter ganho nada :? ) e mal tive tempo para ouvir a banda celta tocando - o que foi uma pena.

Só estou tentando dar um exemplo para mostrar que o evento tinha bastante para oferecer, apesar de ser para um perfil de tolkiendili bem específico (possivelmente nerd! :rofl: ).

Não quero entrar em rusgas nem questionar a participação da Valinor porque, de fato, nada sei sobre o que se passa nas discussões da Federação. Mesmo assim, acho que os tolkiendili paulistas deveriam aproveitar o evento para colaborar com seu desenvolvimento independentemente da comunidade da qual fazem parte.

Foi uma pena a HobbitCon não ter recebido uma maior participação em sua execução da Valinor, Condado, Amon Hen, Heren Hyarmeno, Dúvendor, etc... mas, seja lá porque for, acho que todos poderíamos aprender com o evento para o aprimorarmos no futuro. :wink:

Marreco Herunolë, que adorou a II HobbitCon... :uhu:

ps. Agradecimentos à Idril, que me ajudou com o smiles... *não tem um jeito mais fácil de se conhecer os comandos, não?* :think:
 
Última edição:
Ah, só uma coisa Marreco, eu não participo da FTB pela Valinor não, mas pela extinta Sociedade Senhor dos Anéis q enquanto existiu foi membra da FTB mas até hoje não me tiraram da lista embora eu já tenha avisado o fim da comunidade.

Mas bem, sei q o perfil é diferente, mas eu ainda achei pouco dentro do perfil oferecido. Se tivesse mais barraquinhas e coisas vendendo trecos pra mim já teria sido muito melhor pois daria opção.

Vc tinha oq fazer se tivesse interessado em tudo q tava sendo mostrado mas se 1 coisa nao fosse do seu interesse vc já ficaria mofando naquele periodo, isso é oq eu quero dizer...

sem entrar no ambito da diferença dos membros da Valinor pro Conselho Branco.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo