• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teogonia (Hesíodo)

Finarfin

Perdeu, mané.
Estou bastante interessado em ler a Teogonia do Hesíodo. Procurei tópico aqui no fórum e não achei.
Gostaria de alguns indicações da galera do grego de boas traduções. Vi que tem várias edições, de várias editoras e vários tradutores, com vários preços.
Ser bilíngue para mim não é um diferencial positivo, porque não sei ler grego.

Em pesquisa rápida na Amazon achei fácil as traduções de Christian Werner (pela Hedra), Jaa Torrano (pela Iluminuras), e Sueli Maria de Regino (pela Martin Claret, bem mais barata que as outras e vem junto com O Trabalho e os Dias). Alguém conhece essas edições e consegue opinar sobre a qualidade?
 
Eu, tendo de escolher só um, vou sempre de Jaa Torrano, porque o cara é muito bom e traz sempre um estudo esclarecedor junto com a obra. Acho difícil ter erro com ele, mas é uma edição talvez mais salgadinha.

O Christian Werner também é bastante respeitado no meio, mas ele faz umas escolhas esquisitas que talvez não agradem o leitor casual. Tipo, na quarta capa do livro se lê um exemplo: "luz muito-vê" (?).

Screenshot_20240423_010531_Amazon Shopping.jpg

O estilo parece um tanto confuso em alguns pontos, como na última frase toda, com pontuação excessiva e pouco eficiente.

Se você quiser, posso pedir a opinião dos meus professores de grego. :hihihi:

A título de curiosidade, fui procurar na Amazon e descobri que a editora Kotter publicou uma tradução da Teogonia feita pelo... Henry Bugalho? Dafuq. :think:
 
Além da tradução, esse tipo de obra, para um entendimento pleno, requer um bom aparato histórico e mitológico, recomendo leitura técnica acerca em paralelo.
 
Eu, tendo de escolher só um, vou sempre de Jaa Torrano, porque o cara é muito bom e traz sempre um estudo esclarecedor junto com a obra. Acho difícil ter erro com ele, mas é uma edição talvez mais salgadinha.

era a recomendada pelo meu professor de estudos clássicos na época da graduação. :yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo