• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Diferença de Idades de Gollum e Bilbo.

Ola a todos...

Gostaria de entender um koisa que achei meio q estranho no filme, pois, qdo Gollum possuiu o anel ele viveu por mais de 500 anos, e msm após a perda ele continuou com a msm aparência, já Bilbo permaneceu em poder do anel por 60 anos prolongando sua vida, porém qdo ele deixou o anel com Frodo, ele envelheceu muito mais rápido chegando a ter a aparência dos mais d 100 anos que deveria ter ... J.R.R. Tolkien revela isso em seus livros ?? ou P.J. naum viu uma relevância nesse fato ??

See you ...
 
Segundo o que li, quando Bilbo preserva a vida de Gollum, Gandalf informa que havia um propósito maior a ser cumprido pelo pequeno patife antes do fim, de que ele perdeu o anel não simplesmente para morrer rapidamente, mas para uma missão envolvendo o anel no futuro.


A respeito disso se dá a entender que ao possuir o anel por tanto tempo o próprio corpo de Gollum já não era mais normal pois havia ultrapassado em muito a expectativa de vida de um hobbit comum quando se separou do Um anel.


Diferente de Bilbo que se viu livre da jóia dentro do período de vida Hobbit e adquiriu a aparência de um hobbit de idade avançada em pouco tempo sem extensão sobre/supernatural. Do ponto de vista do destino não haveria mais envolvimento de Bilbo com o Um anel e ele estaria mais livre para partir do mundo. Bilbo não violou a expectativa de vida para os filhos mortais de Eru e por isso podia seguir sem impedimento para a sua dádiva de Eru (a morte dos homens). Já Gollum infringiu as regras e se tornou intocável.


Para efeito de comparação aqui vão as datas importantes do TolkienGateway:


Gollum: Possuiu o Um anel de TE 2463 a TE 2941

Bilbo: Possuiu o Um anel de TE 2941 a TE 3019


Há outros trechos apontando para que certas obras feitas com o Poder maligno de Sauron como a ferida de Frodo não fossem consertadas simplesmente pela separação do portador da jóia ou com a destruição do Um. Que verdadeiramente, se a sede eterna de Gollum de querer poder viver infinitamente ligado ao Um Anel foi o desejo dele realizado utilizando-se do poder do Um, então parte da magia do anel passou a Gollum se instalando e corrompendo seu corpo de uma forma muito parecida ao que vinha ocorrendo aos Nazguls (os quais também tinham anéis). Ao acompanhar o destino de Sauron o sofrimento de Gollum deveria ser também longo bem como seu envelhecimento ou decaimento que poderia ser diminuido ou até suspenso indefinidamente.


Essa é uma das teorias que rolam em alguns tópicos daqui. Definitivamente Gollum possuiu o anel por muito tempo. Só não sei dizer se PJ fez isso intencionalmente ou o fez sem saber.
 
Última edição:
De acordo com o site Clique Aqui, Smeagol nasceu no ano de 2430 da TE. Já Bilbo, nasceu no ano de 2890, portanto, a diferença entre os dois são de 460 anos. Claro que essa diferença se deu devido ao uso prolongado do Anel.

Smeagol não envelheceu de uma vez porque o cara ficou quase 5oo anos sob o efeito do Anel e durante os eventos da Guerra do Anel, o efeito desse artefato no Smeagol era muito forte.
 
No livro entre Bilbo ceder o Anel a Frodo e o encontro de Bilbo e Frodo em Valfenda passam-se 17 anos, de forma que não é tão estranho que Bilbo tenha visivelmente envelhecido nesse intervalo de tempo.

Houve quem argumentou no fórum que o Anel apenas congela a idade do indivíduo, assim se Gollum tomou o Anel na juventude e tinha, sei lá, uns oitenta anos de expectativa de vida restante, ele ainda teria esses oitenta anos, aproximadamente, após deixar o Anel. O que faz sentido, afinal de contas se não houvesse algum tipo de congelamento Gollum teria que morrer imediatamente após deixar o Anel. Assim se Gollum não envelheceu seja talvez porque (1) ele não chegou na terceira idade propriamente dita (2) ele era tão monstrualizado pelo anel que eventual envelhecimento passava despercebido, para isso ser percebido teríamos que ter por exemplo Bilbo encontrando Gollum décadas mais tarde e notando a diferença, notando o envelhecimento.. mas ninguém viu Gollum em períodos tão separados no tempo para observar esse efeito.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo