• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que línguas você fala?

  • Criador do tópico Ainurian
  • Data de Criação
Inglês graças ao vício de Pokemón no Gameboy :joy: e 8 anos de curso. E rumo a fazer alemão, assim que acabar minha monografia.
Engraçado... eu nunca aprendi inglês em jogos, como tanta gente. Eu me virava na base da tentativa e erro, sem entender uma palavra. Comecei a aprender com música e filmes (SdA, na verdade), e então fiz curso.
Fiz um ano de alemão, mas lembro muito pouco. Aprendi um cadinho de francês antes de ir pra França, mas também quase não lembro. Espanhol, também já soube mais. Maaaas, meu português é quase isento de erros :lol:
 
Olhando o tópico não vi tanta menção expressiva ao italiano, embora eu tivesse tido em vida uma bisavó italiana legítima que eu pude conviver em vida até os meus 13 anos, mas como ela nasceu na ilha da Sardenha, ela se comunicava muito mais num dialeto local que só tem algumas palavras em comum com o italiano da parte continental, ou seja o pouco que estudei aprendendo com ela nem é suficiente pra me comunicar razoavelmente bem com todo aquele país, pois a Itália mesmo sendo um país pequeno tem essa coisa de pessoas que vivem numa região não se entedem totalmente com quem vive em outra.
 
Última edição:
Olhando o tópico não vi tanta menção expressiva ao italiano, embora eu tivesse tido em vida uma bisavó italiana legítima que eu pude conviver em vida até os meus 13 anos, mas como ela nasceu na ilha da Sardenha, ela se comunicava muito mais num dialeto local que só tem algumas palavras em comum com o italiano da parte continental, ou seja o pouco que estudei aprendendo com ela nem é suficiente pra me comunicar razoavelmente bem com todo aquele país, pois a Itália mesmo sendo um país pequeno tem essa coisa de pessoas que vivem numa região não se entedem totalmente com quem vive em outra.

É, a Itália e a Alemanha tem muitos dialetos, isso mais por causa da unificação ser muito recente, nem 150 anos, o que sua vó falava devia ser o sardenho, mas na tália há o napolitano, o corso, o siciliano etc.
 
Eu fiz curso de inglês e hoje tenho uma noção até boa do idioma. Grande parte dos livros da faculdade são em inglês e vez ou outra eu pego uns livros em inglês pra ler. Minha maior dificuldade acho que é a escrita, já que eu raramente escrevo algo em inglês. Falando às vezes eu me embolo também - apesar de, no pensamento, as palavras saírem com naturalidade, minha língua não consegue acompanhar o cérebro algumas vezes. :g:

Período passado comecei com o francês e tô curtindo bastante. Tem uma galera que fala que acha lindo, outros que acham esquisito e blablabla... Tipo, eu vejo como uma língua a mais. Eu não tenho esse senso estético pra línguas pra dizer que o francês é lindo, o italiano é feio ou coisas do tipo. Tenho vontade de aprender tudo quanto é língua porque isso me permite comunicar com muito mais pessoas e ter acesso a uma quantidade muito maior de informações. Meus planos são começar o espanhol ou italiano depois do francês e alemão depois desses dois. Depois do alemão ainda não tenho nada em vista, mas até lá eu penso em alguma coisa.
 
Pelo visto tem uma galera bem nas línguas.. eu além do meu pobre português tenho um inglês +/-

Queria melhorar meu inglês o mais rápido possível pois creio que irei presisar na faculdade que entrei no segundo semestre desse ano..
Alguém tem uma dica pra aprender sozinho? Dicas de livros, sites... ou o melhor seria fazer curso..?
 
Que tópico maravilhoso. Amo idiomas e se não estudasse Física estudaria Lingüística. :yep:

Eu sempre fui auto-ditada, inclusive no aprendizado de idiomas. Sou apaixonado pelos idiomas clássicos e germânicos, gosto de alguns românicos e tenho um grande interesse nos célticos. Sempre que posso aprendo um novo idioma, nunca paro de ler sobre o assunto.

Agora, fazer uma lista, é um tanto quanto complicado, pois como sempre digo, depende de qual parâmetro se toma. Assumindo um o mais geral possível, além de, obviamente, o Português, conheço: Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Islandês, Latim, Grego, Sueco, Finlandês e Português Antigo. E tenho um enorme interesse em Feroês, Sânscrito, Russo, Árabe, Japonês, além de todos os outros idiomas germânicos e célticos.

Numa palavra: se eu pudesse, aprenderia todos os idiomas do mundo. Ou boa parte deles, hahaha.


[]'s!

- - - Updated - - -

Alguém tem uma dica pra aprender sozinho? Dicas de livros, sites... ou o melhor seria fazer curso..?

Particularmente eu não gosto de cursos de idiomas, pois acho que se gasta dinheiro em algo que se poderia fazer de graça, por si mesmo. Eu sempre fui auto-ditada e posso lhe dizer que o segredo para o aprendizado de qualquer idioma está na prática constante e diária: leia, escreva, fale, pense, o máximo que puder, todos os dias, no idioma que você quer aprender. Além disso, procure sempre aprender novas palavras e, se possível, tomar uma pequena lição de gramática por dia. Mas sempre concentrando na prática. Em 6 meses, dependendo do idioma, você já estará bem confortável com ele.


[]'s!
 
Alguém tem uma dica pra aprender sozinho? Dicas de livros, sites... ou o melhor seria fazer curso..?

Olha, eu aprendi inglês sozinho, hoje eu vejo qualquer filme/série/ópera/teatro sem legenda, converso tranquilo com qualquer um em inglês, etc... Agora assim, demorou anos! O que eu aconselho é ver filmes/séries populares (como FRIENDS ou HIMYM), sempre com legenda. Tente fazer amizade com alguém de fora, assim você pode treinar a conversação. Se inscreva em cursos online (Aqueles que mandam um e-mail diário com dicas e exercícios), por fim, se jogue na cultura e no idioma. Para aprender um idioma, você tem que viver a língua.

**

Português: Nativo
Inglês: Fluente
Francês: [...] Em construção.

Antes eu queria muito aprender Italiano, mas aí eu fui trabalhar com Italianos... Acho que não preciso terminar.
 
Última edição:
Particularmente eu não gosto de cursos de idiomas, pois acho que se gasta dinheiro em algo que se poderia fazer de graça, por si mesmo. Eu sempre fui auto-ditada e posso lhe dizer que o segredo para o aprendizado de qualquer idioma está na prática constante e diária: leia, escreva, fale, pense, o máximo que puder, todos os dias, no idioma que você quer aprender. Além disso, procure sempre aprender novas palavras e, se possível, tomar uma pequena lição de gramática por dia. Mas sempre concentrando na prática. Em 6 meses, dependendo do idioma, você já estará bem confortável com ele.
[]'s!

NUss que tanto de língua que você fala.. tanta que muitas nem ouvi falar.
Vou ver se pego alguns livros pra treinar meu Inglês e ver se me viro sozinho mesmo..

Olha, eu aprendi inglês sozinho, hoje eu vejo qualquer filme/série/ópera/teatro sem legenda, converso tranquilo com qualquer um em inglês, etc... Agora assim, demorou anos! O que eu aconselho é ver filmes/séries populares (como FRIENDS ou HIMYM), sempre com legenda. Tente fazer amizade com alguém de fora, assim você pode treinar a conversação. Se inscreva em cursos online (Aqueles que mandam um e-mail diário com dicas e exercícios), por fim, se jogue na cultura e no idioma. Para aprender um idioma, você tem que viver a língua.
Vou ver se acho algum curso online..


Vlw pelas dicas..!
 
Lembrando que nem todo mundo tem facilidade de aprender sozinho ou a disciplina exigida pra isso. Eu, particularmente, posso dizer que praticamente não consigo aprender sem um professor, no mínimo no começo, pra dar os primeiros passos e saber como a língua a ser aprendida se estrutura. Pra ser auto-didata, a pessoa tem que ser rígida consigo mesma: estabelecer horários pra estudo e segui-los rigorosamente. Talvez não o horário em si, mas colocar na cabeça que precisa estudar todo dia, nem que seja uma pequena leitura, tentar escrever um parágrafo na língua, procurar informações sobre a cultura do povo nativo, etc. Tem que ser sistemático, se não não funciona. Nesse ponto, cursos são ótimos, porque necessariamente você tira um tempo pra estudar e se dedicar.
 
Lembrando que nem todo mundo tem facilidade de aprender sozinho ou a disciplina exigida pra isso. Eu, particularmente, posso dizer que praticamente não consigo aprender sem um professor, no mínimo no começo, pra dar os primeiros passos e saber como a língua a ser aprendida se estrutura. Pra ser auto-didata, a pessoa tem que ser rígida consigo mesma: estabelecer horários pra estudo e segui-los rigorosamente. Talvez não o horário em si, mas colocar na cabeça que precisa estudar todo dia, nem que seja uma pequena leitura, tentar escrever um parágrafo na língua, procurar informações sobre a cultura do povo nativo, etc. Tem que ser sistemático, se não não funciona. Nesse ponto, cursos são ótimos, porque necessariamente você tira um tempo pra estudar e se dedicar.

Concordo só em parte. Acho que a parte do "ser capaz" independe de seguir horários rígidos.

Pelo contrário, acho que um jeito mais confortável rende mais do que de um modo "forçado".

Acho 2 ou 3/vezes por semana o sufiviente. Mas essa é a minha opinião.
 
Quenya, Sindarin, Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Latim, Alemão e Grego Antigo eu falo bem. Grego Moderno e Turco nem quero aprender. Entendo uma coisa ou outra e japonês, não tenho interesse no Mandarim. Em Eslávico antigo consigo ao menos dizer Oi.

- - - Updated - - -

Mas, em geral, sou um Filólogo e adoro linguística. Não aprendi nem 1% do que queria. Mas ainda vou aprender muito mais, se Deus quiser.
 
Posso me dizer razoavelmente fluente (digo "razoavelmente" porque creio que idioma é algo tão vasto, que nunca se é 100% proficiente em nenhum) em inglês e espanhol.

Atualmente estudo japonês, porém ainda é uma coisa muuuuito "basiquinha", rs. Aquelas coisas de "hajime mashite, Sarah desu, yoroshiku onegai shimasu" e mais umas expressões e frases.

De resto, conheço algumas partículas, algumas conjugações verbais (mas não me sinto confortável conjugando fora da forma "masu", a qual infelizmente é muito formal para uso corriqueiro e constante), já sei ler e escrever em hiragana e katakana (embora no katakana eu ainda me enrole e confunda BASTANTE vários caracteres, logo nada de muita fluência nele) e mais ou menos 150 kanji em leitura japonesa somente (chinês deve ser um troço... dificil... rs!)

Ainda preciso melhorar MUITO meu japonês. Quando penso que já consigo formar frases, vou ver fiz tudo errado. Justamente pelo idioma ter estrutura MUITO diferente da nossa e de idiomas como o inglês. Gramaticalmente falando parece facílimo, mas tem MUITO detalhe no qual um estrangeiro pode se enrolar.
 
Inglês - advanced (teacher e tradutora)
Espanhol - intermediário - fiz 4 anos de curso, mas aprendi MESMO quando tive de me virar com uma turma de chilenos. :)
Italiano - consigo entender alguma coisa...
e
Sindarin/ quenya - super pré básico, mas estou tentando aprender mais :)))

também aprendi Libras, por fazer trabalho voluntário.
 
Última edição:
A Europa é vastíssima, há centenas de idiomas e dialetos que eu ainda quero aprender, milhares de povos e tradições culturais que ainda quero conhecer, muitas paisagnes que ainda quero ver, muitos solos que quero pisar. Impossível aprender tudo em menos de três séculos, e caso alguém consiga, já estará tudo diferente. Meu sonho é aprender, ao menos, 2 terços das línguas faladas no coração da civilização.
 
Sou professor de inglês e me viro no francês. Faço trabalho voluntário com imigrantes haitianos, então falo um pouco de kreyol, a língua nativa do Haiti. Aprendi umas palavras de wolof, um dialeto falado em algumas regiões do Senegal, pois há muitos imigrantes senegaleses aqui também.

E sempre quis aprender japonês, mas só sei Oyasuminasai e essas frescuras que o cara aprende em animê.
 
Meu francês melhorou bastante, agora eu já posso ver filmes, séries e TV sem problema nenhum, eu irei entender. Consigo me comunicar também, mas fico muito inseguro, a prova é que se você me embebedar eu vou falar tudinho direitinho, agora na pressão eu simplesmente estaco.

E tirei o Klingon da postagem anterior porque era onda.
 
A partir de Agosto vou finalmente começar a estudar mandarim.

Por mais que o inglês abra muitas portas, ele não abre todas e no mundo dos negócios, para comprar diretamente dos chineses dominar o idioma deles aumenta consideravelmente a chance de melhores negócios.
 
A partir de Agosto vou finalmente começar a estudar mandarim.

Por mais que o inglês abra muitas portas, ele não abre todas e no mundo dos negócios, para comprar diretamente dos chineses dominar o idioma deles aumenta consideravelmente a chance de melhores negócios.

Passado algum tempo..
De fato só reforço que escrevi. Apesar de não conhecer a China o bom é que em SP tem vários e não tem coisa mais legal que por exemplo ir a Galeria Pagé na Capital, e quando vejo que tem uma loja com 2 ou mais chineses falando no idioma deles entre si para tentar disfarçar o cliente e consigo pegar de primeira o que estão falando e solto uma frase no idioma deles, não tem coisa mais prazerosa que vê-los com cara de c* por não poder fazer um cliente de trouxa e aí eles não enrolam na negociação, rapidamente baixam a bola e até baixam o preço. :lol:

Por essas e outras que mandarim agora é minha prioridade máxima pra aperfeiçoar. O verdadeiro idioma mais falado do mundo e não da moda é o que realmente mais está me ajudando a economizar e ganhar mais dinheiro. Pra ler e escrever tá complicado, mas um dia chego lá.
 
Que tópico interessante! Adoro idiomas.

Meu Português é fluente (idioma nato). Meu Inglês é excelente, mas não fluente: consigo ler, escrever e ouvir muito bem; porém, minha conversação é bastante limitada, por pura falta de prática.
Com um dicionário do lado eu consigo ler razoavelmente bem em Espanhol, Italiano e Francês, pois meu vocabulário nestes idiomas é bastante limitado ainda. Na medida do possível pretendo resolver isto com leituras diárias, além de começar a pegar mais prática na parte escrita e auditiva da coisa (conversação incluída).
Já dei uma espiada em Alemão, mas não fui além dos pronomes pessoais e de uns poucos verbos básicos. Pretendo prosseguir futuramente, quando tiver mais tempo. Minha prioridade no momento é aprender razoavelmente bem o Russo. Comecei hoje, curiosamente, e estou gostando bastante.

Num futuro ainda meio distante, pretendo voltar ao Alemão e aprender também o Sueco, o Mandarim e o Japonês.
** Posts duplicados combinados **
Passado algum tempo..
De fato só reforço que escrevi. Apesar de não conhecer a China o bom é que em SP tem vários e não tem coisa mais legal que por exemplo ir a Galeria Pagé na Capital, e quando vejo que tem uma loja com 2 ou mais chineses falando no idioma deles entre si para tentar disfarçar o cliente e consigo pegar de primeira o que estão falando e solto uma frase no idioma deles, não tem coisa mais prazerosa que vê-los com cara de c* por não poder fazer um cliente de trouxa e aí eles não enrolam na negociação, rapidamente baixam a bola e até baixam o preço. :lol:

Por essas e outras que mandarim agora é minha prioridade máxima pra aperfeiçoar. O verdadeiro idioma mais falado do mundo e não da moda é o que realmente mais está me ajudando a economizar e ganhar mais dinheiro. Pra ler e escrever tá complicado, mas um dia chego lá.


Nunca conheci ninguém que tivesse aprendido o Mandarim. Você poderia falar um pouco da sua experiência no aprendizado dele? Encontrou muitas dificuldades, levou quanto tempo para conseguir ler/escrever/falar razoavelmente, etc?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo