• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Imagens e vídeos sobre astronomia, astronáutica e afins

dermeister

Ent cara-de-pau
Estranho como não temos um "imagens e vídeos aleatórios" especial para assuntos relacionados ao espaço, nos moldes do APOD -- eu estava prestes a usar o termo "SpacePo*n", mas vai que os filtros do Google nos rebaixam por isso.

Para começar: foi bem divulgado que, semana passada, parte de uma coifa (forma horrível de traduzir "fairing", mas está valendo) de uma Falcon 9 da SpaceX foi encontrada em uma praia por um sujeito chamado Kevin Eichelberger. Pelo punhado de fotos que ele tirou das peças, descobrimos que havia uma câmera protegida com uma blindagem presa à coisa e que, se ela resistisse o bastante, poderíamos ter um vídeo do estágio final do lançamento, depois que a coifa é aberta e começa a cair em direção à Terra (não faz muito sentido falar em "reentrada" aqui, a coifa não está em órbita).

E não é que o tal vídeo apareceu?

 
O telescópio Hubble fotografa estruturas do Universo cuja observação seria impossível a partir da Terra.
O Hubble, que é na verdade um satélite equipado com um telescópio, foi lançado pela NASA em 24 de abril de 1990 e nesses 25 anos enviou imagens incríveis de lugares onde nenhum homem jamais esteve. :dente:

Top 10: as melhores fotos do Telescópio Hubble
As dez melhores imagens, imagens reunidas por Zoltan Levay e colegas do Instituto Científico do Telescópio Espacial, podem ser vistas (maiores e com melhor resolução) no site da National Geographic.

A imagem da galáxia espiralada Sombrero, vista pelo ângulo da sua borda, tem “forte ligação emocional” para Levay, que se lembra com carinho de um professor de faculdade que lhe contava das noites em que, maravilhado, estudou esta galáxia em um observatório.
sombrero.jpg


Estrelas brilhantes reluzem perto da Via Láctea. A maioria das outras estrelas aí visíveis, entre elas o aglomerado ao fundo, está na galáxia de Andrômeda. Bilhões de anos-luz mais além, reluzem galáxias inteiras. Segundo Levay, “trata-se nada menos que toda a amplidão do Universo em uma única imagem”.
vlac.jpg
 
Há cerca de duas horas houve um lançamento de um Falcon 9 da SpaceX que era para levar uma nova Dragon com suprimentos para a ISS e, a parte mais interssante, tentar recuperar o primeiro estágio pousando-o em uma plataforma oceânica chamada "Of Course I Still Love You" -- na tentativa anterior, que não deu certo, a essa mesma plataforma usava o nome "Just Read the Instructions" :)

Quem não acompanhou o lançamento ao vivo sabe agora que não eu usei a expressão "era para" à toa no parágrafo acima: o veículo se desintegrou 1 min após o Max-Q, antes da separação do primeiro estágio -- Nada de Dragon em órbita ou teste de pouso hoje, a contagem regressiva zera aos 21m26s do vídeo. Mesmo assim, é só a 2ª falha em 19 lançamentos do Falcon 9, dá uma boa média -- mas pode assustar algumas pessoas já que haverá uma versão human-rated dele em breve.

 
Última edição:
Gosta de Astronomia mas não entende quase nada do assunto?
A USP disponibiliza dois cursos on-line sobre essa matéria: Astronomia, uma visão geral I
e Astronomia, uma visão geral II .

São cursos introdutórios para os alunos de bacharelado em Astronomia e Física.

Astronomia I tem 29 videoaulas:
Programa Resumido
1- Telescópios e Detectores
2- Sistema Solar e exoplanetas
3- Classificação espectral de estrelas; Escalas de magnitudes
4- Diagrama H-R e Evolução Estelar
5- A morte das estrelas
6- Aglomerados de estrelas
7- Estrelas binárias e variáveis
8- Escalas de distâncias


Astronomia II, tem 23 videoaulas:
Conteúdo:

1- A Via Láctea
2- Galáxias
3- Núcleos ativos de galáxias e buracos negros supermassivos
4- Grupos e Aglomerados de Galáxias
5- Distribuição de galáxias no universo
6- Lentes gravitacionais
7- A origem do universo
8- Matéria escura e energia escura

Ambos têm bibliografia e Astronomia II também vem com material de apoio, com textos e muitas fotos.

Comecei hoje a assistir as aulas. =]

Aqui vai a primeira:

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo