• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quando e como Saruman se aliou a Sauron?

Esgaroth

Porque fazer 1 filme? FAÇA 3
No filme O Hobbit A Batalha dos Cinco Exércitos, na cena de Dol Gondur, depois daquela bagunça toda, Saruman vira pra câmera e diz: deixem Sauron comigo!

Mas quando foi que Saruman começou a se aliar ao senhor do escuro?
 
No filme O Hobbit A Batalha dos Cinco Exércitos, na cena de Dol Gondur, depois daquela bagunça toda, Saruman vira pra câmera e diz: deixem Sauron comigo!

Mas quando foi que Saruman começou a se aliar ao senhor do escuro?

Sarumam veio a EA com a mmissão de derrotar Sauron contudo com o passar do tempo ele foi se aprofundando no estudo das artes negras e isso corrompeu seu coração. Creio que Sarumam não deixou de querer destruir o senhor do escuro, ele quis se tornar o novo senhor da terra media e para conseguiconseguir esse objetivo ele se tornou mal. Logo para ser mais claro, Sauron e Sarumam tinham o mesmo objetivo e "uniram" forças para derrotar os homens e elfos mas creio que após a derrota dos bons eles lutariam entre si para governar.
 
No filme O Hobbit A Batalha dos Cinco Exércitos, na cena de Dol Gondur, depois daquela bagunça toda, Saruman vira pra câmera e diz: deixem Sauron comigo!

Mas quando foi que Saruman começou a se aliar ao senhor do escuro?

Esqueci de comentar uma coisa: Nos livros (no capítulo deo Conselho de Elrond, para ser mais preciso), Gandalf conta para todos que foi graças ao poder de Saruman que o confronte de Dol Guldur foi vencido, apesar da fuga de Sauron para Mordor posteriormente. Como eu falei no outro tópico, naquele momento, em Dol Guldur, Saruman enfrentou Sauron não como quem encarava um inimigo da Terra-média, mas sim um concorrente pelo controle do Um Anel.

Sarumam veio a EA com a mmissão de derrotar Sauron contudo com o passar do tempo ele foi se aprofundando no estudo das artes negras e isso corrompeu seu coração. Creio que Sarumam não deixou de querer destruir o senhor do escuro, ele quis se tornar o novo senhor da terra media e para conseguiconseguir esse objetivo ele se tornou mal. Logo para ser mais claro, Sauron e Sarumam tinham o mesmo objetivo e "uniram" forças para derrotar os homens e elfos mas creio que após a derrota dos bons eles lutariam entre si para governar.

Onde é dito isso sobre ele estudar artes negras?
 
Contos Inacabados ilumina essa questão um pouco. Outra questão que me parece ser ainda mais confusa é: por que Saruman permaneceu seu ataque aos povos livres após romper com Sauron? Afinal, a vitória de Sauron não lhe seria benéfica. Como vemos em Contos Inacabados:

Ora, Sauron, sabendo da captura de Gollum por seus principais inimigos, foi tomado de grande pressa e temor. No entanto, todos os seus espiões e emissários costumeiros não conseguiam lhe trazer notícias. E isso em grande parte decorria tanto da vigilância dos dúnedain quanto da traição de Saruman, cujos próprios servos emboscavam ou extraviavam os servos de Sauron. Sauron deu-se conta disso, mas seu braço ainda não era bastante longo para alcançar Saruman em Isengard. Portanto escondeu seu conhecimento da duplicidade de Saruman e ocultou sua ira, aguardando o tempo propício e preparando-se para a grande guerra em que planejava varrer todos os seus inimigos para o mar ocidental.
(...)
Dois dias depois de Gandalf ter partido de Orthanc, o Senhor de Morgul deteve-se diante do Portão de Isengard. Então Saruman, já pleno de ira e temor em decorrência da fuga de Gandalf, percebeu o risco de se interpor entre inimigos, sendo traidor conhecido de ambos. Seu pavor era enorme, pois sua esperança de enganar Sauron, ou pelo menos receber seu favor em caso de vitória, perdeu-se totalmente. Agora ele próprio teria de conquistar o Anel ou então cair na ruína e no tormento.
(...)
Penso que ele deveria ter atacado só após ter sido bem sucedido em tomar o Anel para si, e não tão cedo quanto na Primeira Batalha de Isen, pois falhando em pegar o Anel (como de fato falhou), esse ataque facilita a vida de Sauron ao prejudicar os povos livres, e assim prejudica o próprio Saruman. Mesmo na época do ataque ao Abismo, por exemplo, qualquer esperança de pegar o Anel já estava perdida... O perigo maior para Saruman era Sauron, e não os povos livres.
 
Última edição:
No filme O Hobbit A Batalha dos Cinco Exércitos, na cena de Dol Gondur, depois daquela bagunça toda, Saruman vira pra câmera e diz: deixem Sauron comigo!
Mas quando foi que Saruman começou a se aliar ao senhor do escuro?

Amigos, acho que a aliança de Saruman com Sauron tem um quê de ilusão, da parte do primeiro, não é? Para Sauron, Saruman era mais um fantoche que qualquer outra coisa.
E aproveito para deixar um trecho da longa "Carta 181" de Tolkien, em que ele fala da "queda" dos "Magos":
"Também estavam envolvidos dessa maneira, pela mesma razão, no perigo dos encarnados: a possibilidade de “queda”, de pecado, se preferir. A principal forma assumida por esse perigo era a impaciência, que levava ao desejo de forçar outros aos seus próprios fins benignos e assim, inevitavelmente, por fim ao mero desejo de tornar suas próprias vontades efetivas de qualquer modo. A esse mal Saruman sucumbiu. Gandalf não."​
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo