• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que você não gostou no Senhor dos Anéis?

O que você menos gostou no SdA?

  • Tom Bombadil

  • Entinhos, Entesposas

  • Canções

  • Outro(s)

  • Fiquei satisfeito

  • Nulo


O resultado é visível apenas após você votar.

Fladrig

Usuário
Olá, criei esse tópico para saber a opinião de vocês sobre as coisas que vocês não gostaram no Senhor dos Anéis(livro). Vou colocar as coisas que eu não gostei:

* Estrutura do texto confusa: Principalmente nas Duas Torres e no Retorno do Rei; vou colocar de exemplo as Duas Torres, as Duas Torres é dividida em dois livros:

Livro III: Que vai da ''A Partida de Boromir'' à ''O Palantir''.
Livro IV: Que vai de '' Sméagol domado'' à ''As escolhas de Mestre Samwise''.

O que ocorreu é que quando você acaba o Livro III, você tem que voltar mentalmente ao primeiro capítulo (A Partida de Boromir), que 'equivale' ao ''Sméagol domado''; isso é muito confuso, pois você acha que isso é bem depois, mas é o mesmo período de tempo.

* Infantilidade: Condado, Tom Bombadil, Entinhos, Entesposas, o amiguinho que o Pippin faz em Minas Tirith, (algumas canções)...
 
Já falei tanto sobre o Tom nesses... 15 anos e meio que estou discutindo sobre isso na Internet.

Por alguma razão que eu não sei dizer porque (deixo pro pessoal das Humanas) a geração atual tem problemas com coisas que caiam fora do padrão de branco e preto, e tenta descartar como "infantis" ou zoeira. O que explica o grande sucesso dos filmes de supereróis.
 
Não quis ofender a opinião de ninguém sobre o Tom; digo infantil, pois ele raramente é compreendido por algum adulto. E o Senhor dos Anéis pela sua complexidade se encaixa no público adulto e juvenil, desculpa se pareceu que ofendi o Tom Bombadil, mas ele aos olhos de um leitor do Senhor dos Anéis parece infantil. A inocência presente nos Hobbits, nos Ents e no Tom Bombadil, faz parecer que o Senhor dos Anéis é uma fábula; o que deixa o leitor meio nas DORGAS, pois o SdA é um romance.
 
Romance? Eu nunca vi o SdA como um romance nao...Mas o Tom e bem legal naquela alegria dele, nao acho ele infantil.
 
Última edição:
Tem algumas canções meio chatinhas, mas não todas. E algumas passagens entre o Frodo e Sam a caminho da montanha são cansativas.
 
É um Romance, não de amor, paixão. Romance é uma obra literária complexa, grande, com muitos personagens...

Eu não usaria o termo, embora ele seja tecnicamente correto enquanto Forma, se confunde com o Gênero (mais conhecido)
 
O Condado infantil? Aquele lugar foi o último sopro de jovialidade e alegria em uma Terra-média totalmente sombria e cruel após o retorno de Sauron a Mordor. E todos os dúnedain do Norte - atendendo a um pedido de Gandalf - fizeram questão manter a morada dos Hobbits protegida e "alheia" ao que estava acontecendo ao redor como: as guerras intestinas que fragmentaram Eriador nos reinos de Arthedain, Cardolan e Rudaur; a ascensão de Angmar e do Rei dos Bruxos; a tomada do Monte Gram, de Gundabad e de Moria pelos orcs, a ameaça dos trolls na Charneca Etten, os lobos e os invernos mortais que flagelaram a população ao longo dos séculos.

Um dúnedain que por ventura passasse próximo a Vila em direção as Emin Beraid ou ao Fosso dos Mortos, poderia contemplar essa alegria dos hobbits e deixar um pouco dos problemas da T-m.
 
Não é exatamente uma parte que não tenha gostado, mas como era iniciante na Terra-Média achei toda a descrição do condado e dos hobbits na introdução um pouco cansativa. Quando li os livros ainda não tinha visto os filmes, então tudo era muito novo, embora já tivesse lido O Hobbit.
 
Eu não gostei de quando você chega na última página, e aí acaba.
Não quis ofender a opinião de ninguém sobre o Tom; digo infantil, pois ele raramente é compreendido por algum adulto. E o Senhor dos Anéis pela sua complexidade se encaixa no público adulto e juvenil, desculpa se pareceu que ofendi o Tom Bombadil, mas ele aos olhos de um leitor do Senhor dos Anéis parece infantil. A inocência presente nos Hobbits, nos Ents e no Tom Bombadil, faz parecer que o Senhor dos Anéis é uma fábula; o que deixa o leitor meio nas DORGAS, pois o SdA é um romance.
Desculpe, meu querido. <respira fundo> parece que você não entende a complexidade que é o alegre personagem chamado Tom Bombadil. Chamá-lo de infantil é como uma faca enfiada no meu coração. Desculpe, mas tem muitas pessoas alegres sim, não considero isso infantil, mas sim superioridade, no caso do Tom.
 
Eu não gostei de quando você chega na última página, e aí acaba.

Desculpe, meu querido. <respira fundo> parece que você não entende a complexidade que é o alegre personagem chamado Tom Bombadil. Chamá-lo de infantil é como uma faca enfiada no meu coração. Desculpe, mas tem muitas pessoas alegres sim, não considero isso infantil, mas sim superioridade, no caso do Tom.

Aliás, se o Tom fosse infantil, será que o Conselho de Elrond consideraria deixar o Um Anel com ele?
 
Pessoas, pessoas... Vamos discutir o que vocês chamam de infantil. Não compreendo porque esse adjetivo é considerado tão negativo, existem obras e personagens infantis complexos, mas as pessoas teimam em pensar justamente o oposto, que infantil é sinônimo de simplório e bobinho (há inclusive um texto do C.S. Lewis falando justamente sobre isso).
Portanto acredito que podemos sim chamar o Condado, Tom Bombadil e algumas canções de partes mais infantis sem estar criticando. Até porque Tolkien quis justamente passar uma imagem de inocência, leveza e alegria e (se não me engano) o Tom Bombadil foi criado inicialmente para os filhos dele. Agora, cabe o leitor ampliar sua visão e procurar entender seu significado mais profundo dentro da história.
 
Pessoas, pessoas... Vamos discutir o que vocês chamam de infantil. Não compreendo porque esse adjetivo é considerado tão negativo, existem obras e personagens infantis complexos, mas as pessoas teimam em pensar justamente o oposto, que infantil é sinônimo de simplório e bobinho (há inclusive um texto do C.S. Lewis falando justamente sobre isso).
Portanto acredito que podemos sim chamar o Condado, Tom Bombadil e algumas canções de partes mais infantis sem estar criticando. Até porque Tolkien quis justamente passar uma imagem de inocência, leveza e alegria e (se não me engano) o Tom Bombadil foi criado inicialmente para os filhos dele. Agora, cabe o leitor ampliar sua visão e procurar entender seu significado mais profundo dentro da história.
Sinto muito, mas minha interpretação, pelo contexto, era que estava sendo usado o termo ''infantil'' no sentido pejorativo, entende?
 
Sinto muito, mas minha interpretação, pelo contexto, era que estava sendo usado o termo ''infantil'' no sentido pejorativo, entende?

Poxa, não, não entendo........ LOL Talvez eu não tenha sido clara, mas como o tópico é sobre o que não gostamos de SdA e a discussão se voltou para os trechos considerados infantis, achei que estivessem usando esse adjetivo como argumento para a opinião negativa, o que considero invalido.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo