• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especial de aniversario: sobre o radicalismo de Christopher Tolkien

Hobbitse

Frodo vive.
como sabem o tão amado por uns e odiado por outros Christopher Tolkien, esta completando 90 anos hoje (ou ontem, não sei quando vc vai ler isso ) e eu achei que seria mais do que a data perfeita para essa pergunta: o que vcs acham sobre o radicalismo de Christopher Tolkien sobre os direitos autorais e sobre a obra do pai, o nosso amado J.R.R Tolkien ? e ainda abre uma brecha para outra pergunta: o que vcs acham da opnião de Chris sobre os filmes ? vc gosta dos filmes ou o não ?
 
Eu acho que é direito dele zelar pela obra do pai. Eu só lamento que nem ele nem ninguém da família tenham produções próprias dentro do universo do professor. Quer dizer, nem sei se isso seria legalmente possível, mas eu acharia legal ler (de alguém da família Tolkien) mais sobre as origens dos nazgûl, sobre os magos azuis, sobre os acontecimentos em Angmar e etc. Seria uma outra forma de zelar pela obra e Tolkien, né?

Sobre os filmes, tem um tópico interessante sobre isso que pode agregar ao debate: “O trabalho de meu pai teve as vísceras arrancadas” – diz Christopher Tolkien

Particularmente, gosto dos filmes e acho que as duas trilogias tem um papel importante de despertar o interesse de novos leitores. A opinião do Christopher sobre os filmes tem que ser ponderada pelo fato de que a Terra-média é uma parte vida de história dele, de modo que eu dificilmente esperaria outra resposta dele.
 
Eu compreendo o lado dele uma vez que ele cresceu ouvindo essas histórias e já deve ter uma imagem muito clara em mente. Mas acredito que ele deveria separar as duas obras, o filme é o filme, o livro é o livro. E mais: os filmes fazem jus ao livro. Existem várias adaptações que além de não apresentarem fidelidade (não creio que deva seguir cada palavra, mas pelo menos manter a essência e características que não contradigam o livro) são péssimas cinematograficamente, algo que o Peter Jackson conseguiu evitar com exito.
 
A meu ver o Christopher está correto

Embora a trilogia SdA do PJ seja excelente, ela pasteuriza a história, deixando de lado inúmeras sutilezas, histórias laterais, enfim, a mitologia da Terra-média. Personagens como Tom Bombadil ou Ghan-buri-Ghan não estão à toa nos livros, e quando são eliminados ou alterados toda a história sofre. É como se a Terra-média fosse um ambiente 3D mas PJ tenha optado por uma representação 2D, mais plana, mais simples, mais acessível, mas também mais pobre.

O mérito do PJ, a meu ver, é ter feito essa adaptação "2D mais pobre" serem excelentes e fantásticos filmes.

(claro, isso só vale pro SdA. O Hobbit é intragável)
 
Gostei da trilogia SdA mais pela caracterização de alguns personagens como Gandalf, Saruman e Gimli e pelos cenários magníficos da Nova Zelândia do que pelo conteúdo. Trechos importantes como a Travessia do Dilmholt e Tarlang feita por Aragorn e cia se resumiram ao encontro do herdeiro de Isildur com os fantasmas da Senda dos Mortos.

Quanto às reclamações de Cristopher, ele tem todo o direito de ficar insatisfeito; sinal de que não existe maior paixão pelas obras do Professor do que as demonstradas por ele.

Mas... eu não ficaria triste se ele liberasse os direitos do algumas histórias como as dos Filhos de Húrin, Beren e Lúthien ou a travessia dos noldor por Helcaraxë :mrgreen:
 
Concordo com o Deriel nessa. Os filmes do SdA são importantes, são excelentes filmes e até boas adaptações, mas somente boas. Os efeitos de blockbusterização e simplificação está já lá, muito antes do Hobbit. O que me parece que ocorreu foi que PJ se resguardou de muita liberdade com o SdS por um respeito religioso (ou medo mesmo) de mexer com aquele épico.

Aí n'O Hobbit, o respeito não existia, por ser uma obra considerada menor, infantil, o que já demonstra uma incompreensão dessa obra em particular, do universo tolkieniano e do espaço dessa obra nesse universo. Então, a blockbusterização e uma epicização estapafúrdia comeram soltas. PJ se esbaldou...
 
E não é só questão de birra, como tem sido noticiado a aversão do Cristopher pelas adaptações. Ele tem uma visão muito ampla e profunda dos trabalhos do Professor sobre a T-m; afinal, ele participou da gênese do Sda ao receber os originais que seu pai mandava para ser revisado e opinar no desenvolvimento. Isso tudo enquanto estava servindo no exército e no estouro da Segunda Guerra.
 
Sem contar que já chega de Terra-média sendo representada sempre pelos mesmos produtores. Seja pelos mesmos erros ou mesmos acertos, já deu. É bom mesmo que demore bastante pra esses direitos caducarem, que daí caem em mãos diferentes.
 
E eu não vi nenhuma reação do Christopher sobre as outras adaptação de O Hobbit e O Senhor dos Anéis que não foram feitas pelo PJ
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo