• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mãos de um rei são mãos de um curador

Pra mim não há dúvidas de que era uma espécie de poder concedido "mágico" ou "divino" para provar a legitimidade de Aragorn, ou seja, que apenas a linhagem direta dos antigos reis teria. E que, é quase certeza, pode ter sido inspirado em antigas crenças sim... Não só as medievais, mas em quase todas as culturas os reis / imperadores / etc usavam como argumento de legitimidade sua "linhagem divina".

E não é que Tolkien escrevesse com a Bíblia do lado. Ele era um grande estudioso de todas as culturas e em especial de mitologia. Consciente ou subconscientemente ele simplesmente sabia essas referências.

Se fosse apenas conhecimento, sabedoria e experiência... Ora, qualquer pessoa dedicada e com grande tempo de vida para tal, poderia reinvindicar o trono. A todo momento, direta ou indiretamente, discretamente ou não, é mostrado alguma prova de que Aragorn seja mesmo quem diz ser... A bandeira feita por Arwen, a espada quebrada e reforjada, até mesmo sua idade e por fim, para tirar todas as dúvidas, as mãos do curador.
Aquela brisa perfumada e refrescante só encheu o ambiente quando Aragorn fez a infusão [ou curativo, não lembro] e não vinha de lugar nenhum... seria coincidência demais.

Além do que, todos estão esquecendo de um detalhe que prova uma linhagem "divina" e que poderia explicar tal dom: ele não é decendente de Melian?! Distante, é verdade... Mas a árvore genealógica que encontrei nos apêndices do Silmarillion é essa:

Elwë (Thingol) e Melian --> Lúthien
Lúthien e Beren --> Dior
Dior e Nimloth --> Elwing
Eärendil e Elwing --> Elrond e Elros

Celebrían e Elrond --> Elladan, Elrohir e Arwen

Elros --> Reis de Númenor; Reis de Arnor e líderes dos dúnedain em descndência direta, ao longo da 2ª e 3ª Era --> Aragorn

E por fim as duas linhagens se re-únem = Arwen e Aragorn
 
Última edição:
.

Se fosse apenas conhecimento, sabedoria e experiência... Ora, qualquer pessoa dedicada e com grande tempo de vida para tal, poderia reinvindicar o trono. A todo momento, direta ou indiretamente, discretamente ou não, é mostrado alguma prova de que Aragorn seja mesmo quem diz ser... A bandeira feita por Arwen, a espada quebrada e reforjada, até mesmo sua idade e por fim, para tirar todas as dúvidas, as mãos do curador.
Aquela brisa perfumada e refrescante só encheu o ambiente quando Aragorn fez a infusão [ou curativo, não lembro] e não vinha de lugar nenhum... seria coincidência demais.

Querida, nao e qualquer pessoa que tem o sangue puro de numenor, e ainda mais, nao que qualquer pessoa que teria uma vida como guardiao! E o principal, nao e qualquer um que teria acesso aos ensinamentos de Elrond!

Na questao da brisa, nao foi so Aragorn que conseguiu esse efeito, como disse a mulher ( me falha a memoria o nome ) velhos as usavam, e tinha esse efeito!
 
Como estava no primeiro tópico, isso de os reis poderem curar com um toque realmente era um "dom" dos reis ingleses e franceses, isso era um dom divino como se acreditava (e ainda se acredita por alguns povos), ser rei/rainha é um poder concedido por Deus, mas para outros povos não era assim, o rei era escolhido por um colegiado, geralmente um conselho de anciões (gregos, germânicos etc) e era uma responsabilidade ser rei, creio que Aragorn (por existir a magia no mundo-Tolkien) teria esse poder realmente, talvez como herança da educação inglesa de Tokien.
 
Morgoth fala...

Tolkien não deixa claro na obra que Aragorn realmente tenha tal "poder". A tradição diz que as mãos do rei podem curar e é quase certa que esta interpretação derive da ideia medieval/moderna que os reis podiam curar pela imposição das mãos. O rei era um ser divino/divinizado.

Falando do Senhor dos Anéis, especificamente, estamos na Terra-média, dentro do Mundo Secundário e de sua realidade. Mais que isso, estamos lendo tudo do ponto de vista de um hobbit, que não eram muito dados à ciência e às artes da cura. A carta 155 fala exatamente isso:

Aragorn's 'healing' might be regarded as 'magical', or at least a blend of magic with pharmacy and 'hypnotic' processes. But it is (in theory) reported by hobbits who have very little notions of philosophy and science; while A. is not a pure 'Man', but at long remove one of the 'children of Luthien'.

Tudo é subjetivo e não há uma verdade vedadeira... o que sabemos, é que, de alguma forma, Aragorn curou de faro :)
 
Estou revendo O Retorno do Rei e fiquei pensando, na cena da coroação, pq diabos o povo de Gondor acreditou que Aragorn era o rei legítimo. Não é possível que a palavra de Gandalf fosse suficiente. Aí fui reler alguns pedaços do livro e a questão da cura é realmente o elo que viabiliza a aceitação de Aragorn pelo povo de Gondor como o verdadeiro rei.

Then an old wife, Ioreth, the eldest of the women who served in that house, looking on the fair face of Faramir, wept, for all the people loved him. And she said: 'Alas! if he should die. Would that there were kings in Gondor, as there were once upon a time, they say! For it is said in old lore: The hands of the king are the hands of a healer. And so the rightful king could ever be known.'

And Gandalf, who stood by, said: 'Men may long remember your words, Ioreth! For there is hope in them. Maybe a king has indeed returned to Gondor; or have you not heard the strange tidings that have come to the City?'

Capítulo 8, The Houses of Healing, O Retorno do Rei.
 
Acredito que isso tenha sido um teste ou prova final para o cumprimento da profecia.

Depois que Denethor e Boromir saem de cena, ao salvar o próximo indivíduo na linha de sucessão da regência o ato se torna numa enorme prova de lealdade e fidelidade a legalidade (confiança pura) uma vez que bastaria um rei ficar fraco para que alguém bruto o derrubasse se se tratasse de um simples mau caráter ou mal feitor.

A cada prova de valor o nome de Aragorn voava por cada vitória e fico pensando que até os bandidos de Gondor não se atreveriam a desafiar um homem cujo exército de mortos ficou obrigado a "comer na mão".

Quando li tudo do personagem de Denethor eu imediatamente pensei que Aragorn teria que em algum momento executar alguma prova grande de que era o herdeiro, sem ser mostrar relíquias ou textos, mas sim algo vivificante, especial que Denethor não poderia replicar e a cura de Faramir (amado pelo povo) somada ao sucesso da comitiva em derrotar Sauron é algo do tipo que além de tudo é extremamente tocante de muitos pontos de vista.

Aragorn começa sendo um estrangeiro, mas vai se tornando cada vez mais íntimo e familiar e não se esquece das obrigações procurando ser duas vezes mais valoroso que a gente de sua terra porque precisa ser digno tanto da terra que deixou (Norte) quanto digno da terra que o receberia. Aqui na América o raciocínio da colonização em parte iniciou assim e muitas nações cresceram nas costas de imigrantes movidos pela honra.
 
Realmente, a cura legitimou o trono... Agora se é algo mágico fica complicado de saber. Acredito que seja mais pela sabedoria dele, através das experiências do que por alguma magica, porém as pessoas enxergam esse dom como magico, justamente como ocorria na Idade Média... É uma questão de fé.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo