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Podemos concluir que Tolkien se inspirou na Bíblia para criar a sua Obra?

Assim, tem o Deus (Eru), os Ainur, os Valar os Maiar os Istari e os filhos de Eru. (além de outras raças).
Ele se inspirou na Bíblia pra criar a sua Obra?
 

Anexos

  • JRPC_06_MS_Middle_Earth_Messiah.pdf
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Última edição:
@Deriel são aproximadamente 50 páginas do "word".....se fizerem uma força-tarefa eu participo na tradução. :)
 
Olha, eu já traduzi os Annals - cerca de 12 vezes essa quantidade. Não acredito em múltiplos tradutores pois acredito que gera inconsistência interna numa obra que é marcada por termos específicos e necessita de um "dicionário de tradução", mas acredito em revisores

Mas é um opinião minha e se vocês quiserem se organizar para traduzir em grupo, por favor, dou todo apoio e suporte técnico pra isso, de verdade :D
 
Bem, tomei a liberdade de comentar algumas passagens até a parte IV ou V:


...the Blessed Realm in the West, Manwé and Varda Elbereth live atop the tallest of the earth's mountains. Thence, they can survey all of Arda at once. To their snow-white mansion, the Elves send prayers to Elbereth,...


-Interessante esse ponto na parte do “at once”, o que significa que tanto a voz do pensamento quanto a voz sonora carregada pelo vento eram na realidade como um só, mas com manifestação dupla, no que o corpo é um eco da alma. A separação extrema entre fear e hroa estava apenas nas terras mortais (“...amarás o teu Deus de todo o coração...”). Ou seja, o gemido vem do trono da alma dentro do corpo (talvez eu volte nesse tema mais tarde).

Sauron, maybe the greatest Maia, was at first less evil than his master in that Sauron was evil's servant, not its cause.

-Essa parte da interpretação é interessante porque dá a entender que se um dia Melkor for totalmente destruído ou se um dia ele se redimir então Sauron não teria mais o que defender e poderia voltar ao que era antes. A não ser que ele mesmo encontrasse uma forma de como se tornar na primeira causa.


Tolkien at first took the Ainur from gods of the mythologies — Celtic, Finnish, Greek, and Norse — that he knew and loved. The Ainur's origin in pagan mythologies accounts for some of their features that contradict the nature of angels in Jewish and Christian Scriptures. For one thing, Scripture never speaks of angels as male and female. Angels get the pronoun "he," but most theologians teach that angels are sexless. Jesus Himself seems to say so: "For in the resurrection they neither marry nor are given in marriage, but are like the angels in heaven" (Matthew 22:30; Mark 12:25; Luke 20:34-36).


-Penso que as escrituras tendam a ver os anjos como servidores que escolhem ou não ser fiéis a um trabalho que gera felicidade. Porém a função do trabalho tende a ser superior ao prazer ou júbilo que ele produz. No caso dos Ainur parece ter havido um cisma diferente da bíblia em que a separação tem motivações diversas, grandemente pelo prazer que sentiam em determinado tipo de obra e até Melkor parece ser uma força natural que sente prazer na maldade ou na forma que a maldade toma. No Silma os Ainur que permaneceram do lado de fora do mundo parecem contabilizar o júbilo, prazer ou glória de forma diferente dos que desceram, pois os que ficaram com Eru não tomam tanto prazer em assumir forma a ponto de imaginar uma forma de realmente usá-las para algum fim. Outra intepretação é que os que ficaram de fora também tenham esse desejo (de especializar em uma força mais masculina ou feminina e ali encontrar alegria, mas não possuem intenção de mudar seu destino no mundo exterior, não ainda).


For another thing, the Ainur live in earthly mansions, not, like the Bible's angels, in heaven with God. The Ainur's mansions share much with the Olympus of the Greek gods, or the Asgard of the Norse gods. The Halls of Mandos share much with the Greek Hades and the Norse Valhalla.


Aqui eu faria um adendo com relação a presença de algumas passagens bíblicas como a descrição dos seres celestes que desceram e se uniram às filhas dos homens vivendo e procriando com as filhas dos homens. (também lembra a história de Thingol). Mas acho que mais a frente ele já tratou disso, deixo aqui apenas porque o foco do texto mais adiante sobre os anjos que descem é outro.


Still, two of Tolkien's Valar share much with two of the Bible's angels. Manwë, as leader of the forces at war with Morgoth, fills the role of the archangel Michael in fighting Satan for the salvation of God's children (Daniel 10:13,21; 12:1; Jude 1:9; Revelation 12:7-8). Mandos, when, as we shall see, he speaks a prophecy of doom upon the rebel Elves of Valinor, fills the role of the archangel Gabriel as the announcer of God's will (Daniel 8:16-26; 9:20-27; Luke 1:11-20, 26-38).

-Elaborando essa parte, no Silma há vários arautos de acordo com a missão, Eonwe também parece ser um dos principais. Talvez porque Manwe fizesse de arauto o grupo de seres que estivesse mais diretamente ligados a ele em vontade. Por exemplo, Aulë também representava a vontade de Manwe (estavam no círculo da lei) mas estava com frequência mais envolvido com desejos pessoais. Da mesma forma todo anjo é também um arauto, mas alguns possuem essa característica anunciadora de forma mais pronunciada igual se diz acima.

To Tolkien, a devout Roman Catholic, Varda, as the Queen of Heaven, was one of several of his female characters who draw on the Catholic concept of Blessed Mary Ever-Virgin Mother of God. As Mary's analog, Varda, from a Catholic viewpoint, is an appropriate person to hear prayers. Twice, inThe Lord of the Rings, Elves or Elf-Friends pray to her as the Starmaker. The first time takes place inRivendell, just afterFrodo reaches it, when the Elvish singers sing the hymnÁ Elbereth Gilthoniel. (The song appears in the movie only as background music.) The second time takes place inCirith Ungol, the Spider's Pass, when Frodo calls on Elbereth as he uses the Phial of Galadriel against Shelob.


-Refletindo nesse ponto existe a dinâmica da luz que brilha muito mais quando está cercada de escuridão. Varda era conhecida como o brilho mais fiel da face de Eru e aquela em que a luz conservava o destino de atravessar a escuridão do mundo com mais força que as outras luzes. No catolicismo há a intercessão ou pedido a Deus por meio da voz que permitiu a luz (Jesus de Nazaré) entrar no mundo.


Tolkien's scholars are unsure of which of his characters fromThe Hobbit andThe Lord of the Ring are Maiar. Sauron and the Balrog certainly are, as are Gandalf,Saruman, Radagast,and the other two Wizards who appear at theGrey Havens in Middle-Earth early in theThird Age. Many seeTom Bombadil ofThe Fellowship of the Ring as a free Maia like Melian.Goldberry, Tom's wife, though, is almost surely aDark Elf.(I'll talk of Dark Elves in a later chapter.)


-Está aí algo que o autor deixou para a posteridade, que os leitores queimassem a massa cinzenta desvendando o que é mais apropriado entre a origem dos personagens fora do mundo de Eru e o que se conta deles dentro de SDA.

Still, Tolkien says inThe Silmarillion that an Ainu, even one as great as Melkor or Manwë, cannot truly create anything, and especially cannot give a body sentience. These limitations on Morgoth's power have important implications for the origins of the evil "speaking peoples" of Middle-Earth. Morgoth could not have created intelligent species on his own. Statements inThe Silmarillion andThe Lord of the Rings make it clear that Morgoth madeOrcs by perverting the species of Elves, andTrolls by perverting the species of Ents.


-Por sinal, biblicamente falando também ocorreu algo semelhante. O resultado da procriação entre celestiais e humanos gerou guerra.


Gods bearing gods and mating with lesser intelligences is a pagan, not a Judeo-Christian, concept. Some, as I said in the last chapter, believe that angels are the sons of God who mated with the daughters of men to father the men of renown, as told in Genesis 6:1-2, 4. Those who believe so, I ask, "Why would angels, who are deathless ministering spirits of flaming fire (Psalm 104:1-5), be able to reproduce, or do so with man, whom God formed from the dust of the ground (Genesis 2:7)?" Oddly enough, however, the account of creation in Genesis 1-2 says nothing of man's bringing forth seed after his own kind.


-Pergunta interessante, mas só daria pra tentar responder presumindo que se compreenda (ou mesmo que o autor compreenda) totalmente o sentido do que é anjo.


If so, Smaug, the Dragon of The Hobbit, is also a Maia.


-A interpretação que faço do livro é que muitos dos seres maldosos e inteligentes de Melkor podiam ser espíritos perversos ou escurecidos (espectros iguais aos que atacavam a lua) que aparecem no Silma mas sem potencial para serem nomeados pelo termo Ainur dos quais Yavanna apenas ouve vagamente falar no pronunciamento de Manwe. Aparentemente, também o reino dos espíritos julgado por Mandos havia sido contaminado pelo Vala caído.

III. THE SPRINGTIME OF ARDA

-Reconheci vários paralelos discutidos também aqui no fórum, a lista funciona como um resumo dos tópicos.

You might draw a parallel between Tolkien's four categories of Elves -- the Unwilling, those who turn aside, those who delay, and those who are faithful -- with the four categories of hearers of the Word of whom Jesus speaks in the Parable of the Sower (Matthew 13:3-9, 18-13). Please don't try, though, to push too far the parallels between the Elves' journey to Valinor and the Jews' journey to Canaan. Although the Elves do cross a great sea to get to their promised land, that sea differs from the Red Sea that the Children of Israel cross to theirs. Ulmo, with his island-ship, is certainly not Moses with his staff (Exodus 14-15).


-Lembra também a separação idiomática do ramo anglo-germânico a partir do continente europeu. Os que estavam insatisfeitos foram morar na grande ilha, Inglaterra. Depois, houve nova separação com migração para a América, Austrália, etc...

Sobre o Êxodo realmente tem migração e funciona mesmo diferente como ele falou, as pessoas não tiveram opção de viajar tanto que foram décadas para se separar quem seria digno de entrar na terra prometida. E não deixa de ser interessante, se cada pessoa for visto como partícula que recebe estímulo e energia então só aqueles muito “carregados” eram levados de um lugar para o outro a cruzarem um mapa inteiro.


The story of Elwë Thingol and Melian is not Biblical in origin. This story comes from a number of Celtic tales of a mortal man who goes into a wood and gets entangled there with a beautiful Elfmaid. Tolkien changes Celtic tradition by getting an Elflord entangled with an angel. There are likely no Sunday-school lessons in the tale of Thingol and Melian beyond that their love is fruitless as long as they're totally absorbed in each other. Only when they rejoin society as husband and wife does their love bear fruit in a family and a kingdom.

The tale is important, however, for the rest of Tolkien's mythology. Thingol and Melian become the parents of Lúthien Tinúviel, the most beautiful of Elfmaids, with whom the mortal warriorBerenfalls in love. He wins her hand only after a terrible trial, and with her begets the ancestor of Elrond, Arwen, and Aragorn.

Aragorn's love for Arwen echos Beren's love for Lúthien. In both loves, the mortal Man must achieve a seemingly hopeless quest to win the immortal maiden's hand, and the immortal maiden must give up her Elvish nature to wed the mortal Man. To make the echo stronger, Aragorn, escorting four Hobbits to Rivendell, sings them a song of Beren and Lúthien. If you've seen the movie ofThe Lord of the Rings,but not read the book, please get the book so that you can read "The Tale of Tinúviel" done properly. The movie doesn't do this scene justice. As we'll see, the two love stories have numerous Biblical parallels.


-Interessante que tanto na Bíblia quanto no Silma ocorre do indivíduo se perder do próprio mundo e em sua luta conseguir encontrar um tesouro totalmente inesperado. Mas só ocorre se o indivíduo estiver disposto a perder o mundo conhecido para receber algo novo e maior. (da perda daquilo que é mundano).

In the terrible pass of Cirith Ungol where Shelob was waiting, Sam Gamgee would see the connection of his own quest with that of the Silmarils when he said to Frodo, "But that's a long tale, of course, and goes on past the happiness and into grief and beyond it — and the Silmaril went on and came toEärendil. And why, sir, I never thought of that before! We've got — you've got some of the light of it in that star-glass that the Lady [Galadriel] gave you! Why, to think of it, we're in the same tale still! It's going on. Don't the great tales ever end?"

-Ou então, quando a agulha e o tecido são um só, quando o personagem e a trama não tem separação. A separação quem criou foi a projeção na cabeça do Sam.
 

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