• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novelas de cavalaria

Dwain

Banned
Eu realmente amo esse gênero literario :grinlove: ....

Mas a pena é que conheço poucas obras desse estilo, além da Demanda do Santo Graal e do fabuloso Tirant Lo blanc, só conheço mais umas tres obras literarias......ah e abora de Dumas..também possui um pouco da cavalaria, mas não sendo ela totalmente do estilo

É uma penas pois esse estilo, que trata do medievalismo, do como se comporta um cavaleiro, dos bons modos na corte, das justas e liças, se limita a uma pequena gama de obras, mas também por isso criei esse tópic afim de conseguir encontrar outras obras caso vocês também conheçam....sinto muita falta de livros assim
 
Você já leu as obras de Bernard Cornwell?
Cito as Crônicas de Artur, que são totalmente fascinantes.
Eu também me interesso muito por romance medieval^^
 
Já sim Nessa, os li sim, gosto muito....mas ultimamente estava procurando algo mais antigo, sabe da propria época e idade da cavalaria....não sei se me entende...
 
daquela época é muito dificil , o unico que sei é sobre a primeira historia escrita do rei arthur , esqueci o nome agora mas parece que é dividido em 21 partes (uns 4 livros acho), a não conheço ninguem que achou todas as partes
 
Cavalaria? IVANHOÉ. Uma paulada nos cornos. Li quando criança e vou ler em 2007 de novo. Muito bom.
 
Ivanhoé é muito bom Jango! :yep:
A Canção de Rolando é uma dica bem boa também, bem como os contos de gesta de Carlos Magno e seus paladinos. Dia desses encontrei uma surrado e antiqüissímo livrinho numa biblioteca pública que coletava alguns desses contos. Não lembro o nome nem o organizador/tradutor agora...:tsc:
 
VErdade Jango, Invanhoé é uma uma boa pedia também, eu o já li. Mas faalram bem vou procurar alguma coisa a respeito de Carlos Magno, o difícil é encontrar algo que seja um pouco romanceado, a maioria ou é bliografia pura, ou são estritamente históricos o que torna a leitura cansativa...e eu achei mais um livro que estou lenso também agora no estilo que já citei:

Amadis de Gaula!

:joy:
 
Também curto esse tipo de literatura, mas até hoje só li Dumas.
Mas não se esqueça de Dom Quixote, que é uma paródia do que você procura, mas é um romance de cavalaria. :mrgreen:
 
Sim, eú o já li e achei que tinha citado, mas o DOm Quixote segue uma particularidade, sinceramente eu o acho pós novela de cavalaria, não o enquadro nesse ramo litarário, até pela constante sátira e pela criação do falso heroi, se distancia muito dos iedeais nobres da cavalaria é como se fosse um realce, em cima das seculares canções de Gesta....mas se for pra classifica-lo como novela de cavalaria eu sinceramente descordo pois foge da proposta.....

No Dom Quixote no XV capitulo se não me engano ele cita algumas cavalarias legitimas tais como a do virtuoso Tirant Lo Blanc que eu citei anteriormente e concordo.

Já quando você fala de Dumas ( do pai, é claro) eu já aceito muito mais, mesmo sabendo que a época que foi escrito, tal movimento já tenha se sucumbido, ele conseguiu reviver de muito, conseguiu transparecer os antigos valores antes valorizados, o que não vi na Belissima obra de Cervantes.
 
Última edição:
No Dom Quixote no XV capitulo se não me engano ele cita algumas cavalarias legitimas tais como a do virtuoso Tirant Lo Blanc que eu citei anteriormente e concordo.

As citações e referências nessa obra são muitas, principalmente a Rolando, popular e próximo de Cervantes e da Espanha pela canção da Batalha de Roncesvales, em que Rolando morre heroicamente decapitando mouros...vence a batalha quase sozinho...

Eu adoro Dom Quixote:grinlove:
 
As citações e referências nessa obra são muitas, principalmente a Rolando, popular e próximo de Cervantes e da Espanha pela canção da Batalha de Roncesvales, em que Rolando morre heroicamente decapitando mouros...vence a batalha quase sozinho...

Eu adoro Dom Quixote:grinlove:

Verdade, você me lembrou tem as aventuras de rolando também para ler, breve hei de comprar esse livro..obrigado pela lembrança :abraco:
 
Eu também, mas só acho condensado pra ler. :tsc:

Depende da versão. Meu amigo tem uma edição gigantesca de umas 800 páginas, sei lá. Tô tentando pegar emprestado, talvez comprar. O problema vai ser tempo pra ler isso tudo...

Verdade, você me lembrou tem as aventuras de rolando também para ler, breve hei de comprar esse livro..obrigado pela lembrança :abraco:

Foi o que falei sobre os Paladinos de Carlos Magno. Rolando é o mais conhecido deles, mas não o mais agradável, na minha opinião.
 
Falaram em Mouros e me lembrei de um herói romanceado que é o El Cid. Também vale a pena conferir.
Quanto ao Cervantes ele fez uma crítica aos romances de cavalaria que ele considerava ultrapassados e outras coisas negativas também. Então vocês estão cobertos de razão em não incluir D. Quixote no rol dos romances de cavalaria.
Espero que achem essa dica do El Cid.
 
E então Kainof quais seriam os mais agradaveis e em que livros eu os encontraria?

O paladino Astolfo é um dos que mais me chamou a atenção pelo enredo de fantasia extrema que envolve ele. Como, por exemplo, cavalgar um hipogrifo, ou uma "viagem" ainda maior como ir a Lua no animal mitológico para resgatar a sanidade de Rolando: é uma lenda bem estranha de um velho (ou anjo) que guarda a sanidade das pessoas :ahn?:

Os nomes podem mudar dependendo da versão lingüística. E se preferir uma versão menos mítica, a Canção de Rolando é mais indicada, apesar do preconceito explícito em relação aos árabes.

Espero que achem essa dica do El Cid.

Preciso ler El Cid! Onde vou arrumar tempo e olhos pra isso tudo?! :tsc:
 
Se eu não me engano, Ítalo Calvino colocou Carlos Magno em alguns livros por ele escritos. Eu li "O cavaleiro inexistente" há algum tempo e lembro de algumas inferências feitas.
 
tem uma coleção sobre a saga do rei arthur que é antiga
nao é a mais antiga
mas é bem legal
chama "o único e eterno rei", T. H. White
o primeiro livro fala só da infancia do arthur, mas os outros falam mais de cavalaria
mas é um romance... nao um livro só sobre isso
 
e tem um outro que eu nao li mas queria muito ler, só que nao acho em lugar nenhum
chama Gargantua e pantagruel, do escritor Francois Rabelais
SINOPSE:
Gargantua e Pantagruel. Esses livros foram publicados em feiras. Na época despertou a fúria da igreja. A epopéia de Pantagruel e seu pai Gargantua, gigantes de apetites imensos, critica a estagnação medieval, atacando a igreja, a cavalaria e as convenções e foi considerada obscena, na época, devido à expressão dos instintos. Com os seus romances Gargantua e Pantagruel, revolucionou a estética literária. Muitos especialistas, hoje, o colocam ao lado de Shakespeare e Cervantes.

meu professor falou muito bem desse livro
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo