1 de Março – Dia do Rei Aragorn

Escrito por Fábio Bettega
Gondor certamente está em festa hoje, isso porque seu Rei, Aragorn II, está comemorando seu aniversário. Para chegar ao trono deste reino, Aragorn enfrentou muitas dificuldades quando jovem, pois teve de escolher se encararia a sua linhagem real, como herdeiro de Isildur ou passaria a se esconder disto até o fim de sua vida.
 
 
 

Nascido em 1º de Março de 2931 da Terceira Era do Sol, do pai Arathorn II e da mãe Gilraen, Aragorn foi concebido como a esperança para seu povo, segundo sua vó Ivorwen. De fato ele foi para os Dúnedain como também para os outros povos que sofriam das forças de Sauron.

Aragorn perdera seu pai morto por um Orc quando ainda era muito jovem. Dessa forma, sua mãe levou-o para Valfenda, para ficar aos cuidados de Elrond. Essa história lembra muito à de Tolkien, que perdeu seu pai aos três anos de idade e foi levado até seus tios e parentes por sua mãe na Inglaterra. O nosso rei era chamado de Estel na terra de Elrond, que significa “esperança�?. Seu nome era mantido em segredo para evitar que caísse nos ouvidos de Sauron, que muito procurava pelo herdeiro de Isildur.

Nestes anos, Aragorn ficou conhecendo de tradições e culturas de guerra na companhia dos filhos do elfo. Ao ano de 2951, ficou sabendo de sua verdadeira linhagem, recebendo de Elrond os fragmentos da espada quebrada, usada contra Sauron. Passeou meio confuso na floresta cantando a Balada de Lúthien, onde conheceu seu grande amor, Arwen.

Apaixonado, pediu a mão dela em casamento, mas para sua infelicidade Elrond rejeitou, por ser de uma raça diferente. De mente e coração pesados, partiu do lugar e enfrentou durante três décadas as forças inimigas. Nesta época conheceu Gandalf, cuja sabedoria lhe ajudou a crescer na vida.

Assumiu a identidade de Thorongil, usando uma capa com uma estrela, justamente significando “�?guia das Estrelas�?. Conheceu Ecthelion II, de Gondor, e juntos numa missão, derrotaram o capitão dos corsários de Umbar. Com isso, conseguiram manter a paz no reino por algum tempo.

Com quase 50 anos reencontrou Arwen na floresta de Lothlórien, lá eles se prometeram um ao outro, fazendo assim com que a elfa adotasse uma vida mortal. Na seqüência ele passou a enfrentar mais batalhas, até que em 3001 Gandalf lhe pediu que vigiasse o Condado, por suspeitar ser terra onde atualmente o Um Anel se encontrava. Anos depois ele e o mago foram em busca da criatura Gollum, encontrando ele perto de Mordor. O ser foi levado até a Floresta das Trevas para que lá fosse mantido.

Alguns meses antes da Guerra do Anel conheceu os hobbits viajantes em Bri, uma terra ao oeste do Condado. Lá ele passou a ser chamado como Passolargo. Numa rápida apresentação eles se conheceram, seguindo viajem depois. Neste momento Aragorn estava ajudando os hobbits e ao mesmo tempo se ajudando, já que por fim acabaria conquistando o reino de Gondor e unindo as coroas com Arwen.

Algum tempo depois ele passou a ser membro da Sociedade do Anel, representando Gondor. Passou a ser líder da Comitiva após a morte de Gandalf, em Moria. Mostrava que estava suficientemente bem preparado com os conselhos de Gandalf. A Sociedade se desfaz com a morte de Boromir e ele segue viajem com Legolas e Gimli, sendo chamados de Os Três Caçadores.

Em Março de 3019, reuniu as últimas forças para à frente do Portão Negro, convocar Sauron e todos Orcs para enfrentarem o herdeiro direto de Isildur e a espada reforjada. Com Frodo do outro lado, destruindo o Anel, Aragorn finalmente fica livre do terror e pode se casar com Arwen, na metade do ano.

Tiveram um filho chamado Eldarion, e permaneceram unidos e felizes até o ano de 120 da 4º Era.

Lembrando ainda que hoje na Martins Fontes de São Paulo, realizou-se uma palestra sobre origens, histórias e curiosidades sobre o rei Aragorn, com Ronald Kyrmse e Claudio Quintino.
Mais detalhes no tópico: 1º de março- Dia Do Rei!

Fontes:
Texto:
Duvendor: Biografia de Aragorn

Imagens:
www.john-howe.com
www.tednasmith.com

Acompanhar
Avisar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex